SEJAM BEM VINDOS

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia Mundial da Fotografia

Hoje é Dia Mundial da Fotografia, uma das atividades preferidas do meu filhão querido. Jarson Pedro é fascinado por fotografias, gosta de posar para uma foto como ninguém, (risos).
Bem o fato é que a fotografia é um trabalho por demais interessante. Sabe aquela imagem de coisa, pessoa, paisagem o que for, que já é deveras rotineiro aos nossos olhos, àquilo que vemos com tanta frequência, que já não paramos para apreciar sua beleza, haja vista se tornar tão comum? Pois é, essas imagens que comumente olhamos e não nos apercebemos que elas estão ali, a fotografia congela, paralisa e faz-nos apreender o que realmente são. Desperta-nos para apreciar o que há de mais belo. Aranha na teia (1) Aranha na teia - humberto                                                       
Comparo a fotografia com a poesia, elas conseguem transmitir as coisas de uma forma, que só mesmo quem tem pouco sensibilidade podem interpretá-la. Não é qualquer pessoa que consegue ver o que realmente a imagem ou a poesia quer transmitir. Ler é bastante fácil, decodificar símbolos, mais ainda, todavia, ir além do que é visível é algo complexo, que só se consegue com um pouco de emoção, valorização e muito treino. Aranha na teia (2)FLR_DE~1                                                               
Quando fiz minha especialização em Psicopedagogia a coisa que mais gostava de estudar, era como realizar a leitura de fotos e desenhos. Quando tenho um tempinho livre, ainda estudo um pouco sobre isso. (Mentira, na realidade crio esse tempinho (risos), porque ter, eu não tenho). MSCAS_~1
Gotas de orvalho
O certo é que o mais incrível, gente, é as fotos e os desenhos mostram muito de nós, de quem somos, do que sentimos. Elas paralisam um determinado momento de sua vida, fazendo com que ele jamais seja esquecido. A foto consegue transmitir muito além do nosso exterior, ela perpassa nossa alma, nossos sentimentos e emoções. Vejam essas imagens que ilustram esse post, todas somos acostumadas a ver, porém, não a vemos dessa forma. A fotografia é mágica.
Aranha na teia (3)
                  Insetos (2)
O fato de algumas pessoas  não gostarem de fotos, está acima da exteriorização da imagem. Não é apenas a imagem dela, que ela não gosta de ver refletida, é algo bem mais amplo. Bem, mas isso é assunto para um outro post (risos).ROM_1_~1
ROM_(5~1
Orvalho (1)
Com este, quero apenas parabenizar todos os fotográfos do mundo, em especial aos de nossa terrinha, que dedicam sua vida em busca de imagens que falam.
Quero de forma particular, parabenizar o grande fotógrafo Agacê de Oliveira, pelo brilhante trabalho que ele realiza.
Durante a produção deste post, amigo Humberto, ficava a meditar que tipos de imagens utilizaria para ilustrar essa postagem, quando lembrei-me de seu blog ‘Com Outro Olhar’ (para ver clique aqui). Não sei se fiquei feliz, ou se me preocupei de ter lembrado e resolvido ir até ele para colher imagens (risos). O porque da minha dúvida, se dá ao fato de eu ter parado horas diante das imagens belas e maravilhosas que pude lá contemplar.Cavalgada (10) Mercado _MG_0023 mercado -Agac~e
Impende ressaltar amigo Agacê, que em nenhum momento, dos quais passei vislumbrando suas imagens, os considerei perca de tempo, em hipótese nenhuma. Foi uma viagem única, peculiar, exclusiva e emocionante ao seu quintal. Quem quiser saber do que estou falando acesse o blog e vejam. As imagens que figuraram aqui, no decorrer deste artigo, foram apenas um ensaio do que vocês podem ter acesso no “Com Outro Olhar. Amei, estou simplesmente maravilhada.
Mais uma vez parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário