SEJAM BEM VINDOS

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Resultado da audiência

Participei hoje pela manhã da Audiência Pública sobre a problema de abastecimento d’água em Gov. Dix-sept Rosado. Ao chegar no local, fiquei feliz ao ver muitos populares presentes e as entidades de nosso município ali representadas.

Já cheguei um pouco atrasada para o horário marcado e a Câmara já estava cheia, contudo os trabalhos só começaram, com mais de uma hora depois do estabelecido. Instei algumas pessoas, procurando saber o motivo do atraso, e, infelizmente, tomei conhecimento de que algumas coisas, ainda faltavam ser organizadas, para se dar início aos trabalhos.

Bem o fato é que depois das dez da manhã, a audiência teve seu início e prolongou-se até quase catorze horas. No início, os vereadores presentes falaram e mostraram a necessidade de medidas urgentes serem tomadas, no sentido de viabilizar meios para solucionar o problema. A prefeita Lanice Ferreira, também se expressou e mostrou os esforços já envidados para dirimir a questão, afirmando que até então, a resposta que havia recebido da caern, era somente no sentido de se esperar, pois a única solução para o nosso município, seria a construção da famosa adutora.

Depois disso, o trabalho foi prosseguido com o pronunciamento dos técnicos da Caern, Incra e outras entidades que ali se encontravam representadas. Os técnicos explanaram suas justificativas, mostrando projetos brilhantes e gigantescos, que quando forem realizados e concretizados, acredito que se perpassará uns cem anos pra frente, sem problema de abastecimento d’água em nossa cidade.

Enquanto todos se expressavam, via estampada na face dos cidadãos que ali estavam, a angústia por não ouvir de fato, o que desejavam ouvir. Todos que ali estavam careciam de sentir, logo a priori, que medidas enérgicas seriam tomadas, ao menos para minimizar o problema.

Como ressaltei na audiência, ratifico mais uma vez aqui, entendo que os esclarecimentos ali e as reinvindicações feitas, foram e são deveras pertinente. Concebo a necessidade de se explicar tudo o que foi explicado, contudo, assento também, que muito do que foi falado e explanado, os populares que ali estavam, não compreendiam e nem tão pouco se interessavam por aquilo. Eram questões técnicas e burocráticas que não dizia respeito a nenhum de nós.    

Como disse lá, aqui repito, precisávamos sim, de ouvir nessa audiência, propostas e soluções a curto prazo. Necessitávamos ouvir o que se podia ser feito, para solucionar de forma emergencial esse problema, que aflinge hoje, grande parte da população dix-septiense. Infelizmente, isso não ouvimos. Entendo ter sido relevante o fato de realizarmos essa audiência. Apreendo ter sido inclusive, bastante válido o debate, entretanto, não posso deixar de externar minha frustração e dizer, que como já asseverei lá, temo que tudo isso, todos os discursos caiam no vazio e as coisas continuem efetivamente como estão.

Nós pagamos  por um serviço e temos direito a ele, isso é fato. ao meu ver, bem simples até. Como a caern deve fazer para cumprir sua prestação de serviço, não diz respeito a mim e nem a nenhum popular. O que eles podem fazer para dirimir o grande problema que envolve essa celeuma, não problema nosso, é problema da empresa. Se não podem oferecer o que necessitamos, saia do meio e dê lugar a outra empresa para que o faça.

De certo minha gente, é que os resultados, ao meu sentir foram poucos, bem poucos, diga-se de passagem. Entretanto, diante de minha frustração com o desenrolar da audiência, deixo o espaço aberto para quem quiser fazer uso e emitir sua opinião, ratificando ou discordando de tudo que falei.

Se alguém puder discordar de mim, por favor o façam. Desejo ardentemente que alguém tenha conseguido assimilar algo diferente do que assimilei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário