Nos dias 03 a 06 deste mês, o Secretário Municipal de Esporte, José Emídio de Oliveira e o Vice-prefeito, Júnior Afonso estiveram em Brasília, representando nosso município na III Conferência Nacional de Esporte.
A Conferência Nacional é fruto de um processo originado nos municípios. Primeiro ocorreram as Conferências Municipais e/ou Regionais; depois as Conferências Estaduais e, por fim, a Conferência Nacional. José Emídio foi escolhido Delegado na Conferência Estadual.
Segundo informações repassadas por Júnior Afonso, a abertura do evento foi feita pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Abro um parêntese no post, para utilizar-me por completo da pessoalidade e externar minha tristeza, neste fato. Depois de ouvi-lo na abertura, Júnior Afonso passou a ser um admirador ferrenho do presidente e isso sinceramente, me deixa muito irritada (risos).
Bem, mas ainda conforme o que foi nos repassado, o evento foi extremamente organizado. Na Conferência foi aprovada as linhas estratégicas para o andamento do Esporte no Brasil. O levantamento de todas as metas e objetivos para o esporte nacional foi feito com a intensa participação do plenário, que continha 1.075 delegados de todos os estados brasileiros.
Na conferência foram aprovadas as linhas estratégicas para o Esporte no Brasil, como: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e valorização profissional; Esporte, lazer e educação; Esporte, saúde e qualidade de vida; Ciência, tecnologia e inovação; Esporte de alto rendimento; Futebol; Financiamento do esporte; Infra-estrutura; Esporte e economia. Foram aprovadas 4 metas por ações e a Carta de Brasília. O resultado de todo este trabalho será encaminhado para o Ministério do Esporte pela Comissão Nacional de Sistematização – Etapa Nacional para um Plano Decenal do Esporte.
O processo todo, teve a participação de mais de 230.000 Brasileiros em todas as etapas com a participação de aproximadamente 3.000 Municípios. Durante o processo reafirmou-se o cerne do debate que envolve o objetivo de fazer o Brasil uma potência esportiva. Esse objetivo visa além do que simplesmente ser destaque olímpico, pois intenta também, conquistar a participação na modalidade paraolímpica. Esse fato novo, sem dúvida traria a valorização de diversas dimensões esportivas, ressaltando o que há de mais importante, que é promover o desenvolvimento humano e social.
Entendemos ser esse momento crucial para o nosso país. Promover um evento deste naipem às vésperas do que está para acontecer no Brasil, sem dúvida foi bem sujestivo. O Brasil neste momento, como é do conhecimento de todos, se prepara para sediar importantes competições de nível internacional, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas e necessita realmente de um Plano decenal que valorize mais o esporte e lazer, para que assim, se consolide, através de políticas públicas, os nossos direitos.
Pq ficou irritada?
ResponderExcluirO melhor presidente do brasil.
Será o unico.
Infelizmente não posso concordar. Para mim, o melhor presidente foi e talvez sempre será, Fernando Henrique Cardosoo. Ele sim foi Dez.
ResponderExcluirO QUE FEZ FERNANDO HENRIQUE, FOI TOMAR DINHEIRO EMPRESTADO AO FMI, DEIXOU NO ULTIMO FINANCIAMENTO UMA PACELA DE 6 BILÕES DE REAIS DE PRESENTE PARA LULA, PORQUE NÃO DEU TEMPO ELE SACAR, LULA POR SER HONESTO AINDA PERMANESSE O MESMO VALAR DO DINHEIRO NO FMI, JÁ VAI FAZER 08 ANOS DE MANDATO, LULA NÃO QUIS SABER DE FMI.
ResponderExcluirFERNANDO HENRIQUE É MUITO É "LADÃO,VEACO".
fiquei muito decepcionado com essa sua declaração ,pois uma pessoa de suma inteligencia ter uma opinião dessas ,me deixa muito triste.O que será de nossa sociedade?
ResponderExcluirSinto tê-lo decepcionado, caro Márcio, mas esta é minha opinião e me vejo no direito de expressá-la. Respeito a sua e de todos os demais que admiram Lula, infelizmente não posso fazer o mesmo. Entendo que o que deu certo no governo de Lula, se deu pelo fato dele ter dado continuidade ao que FHC fazia.
ResponderExcluirMas é isto. As diferenças existem e o debate é muito salutar. Obrigada por sua interação e sinta-se sempre a vontade para expressar seu pensamento. Esse espaço existe justamente pra isso, para que possamos emitir o que pensamos.
Abraço.