SEJAM BEM VINDOS

terça-feira, 15 de junho de 2010

Alerta para nós mulheres

Quem de nós nunca sonhou com o corpo perfeito? Todas nós mulheres já nos deparamos um dia, frente ao espelho e desejamos que isso ou aquilo, em nosso corpo, fosse diferente. Pois é, entendo que é necessário termos auto-estima, estar de bem consigo mesma, gostar-se, se sentir confortável ao vestir uma roupa que gostamos, essas coisas. Isso é fundamental. No entanto, precisamos ter alguns cuidados com certos exageros. A beleza feminina está acima de qualquer apelo midiático. Está acima do que vemos exteriormente. 

O alerta se dá pelo fato de a anorexia ter deixado de ser uma doença de adolescentes, como é mais comum e agora também faz vítimas mais maduras, depois dos trinta.

Foto: Getty Images

Com o apelo midiático hodiernamente, a mulher se sente na responsabilidade de atender as expectativas que a sociedade impõe para o sexo feminino, e cada vez mais, sofre quando não consegue isso.

Essa tendência da beleza está ligada a magreza tem atingido as mulheres com mais de 35 anos e causado a anorexia, que é marcada pela distorção da imagem (mulheres muito magras que se enxergam gordas) e ainda danos físicos e psicológicos bastante relevantes. A Psiquiatra do Programa de Orientação e Atenção ao Pacientes com Transtorno Alimentar (Proata), serviço da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Liliane Kijner Kern, confirma que a situação é preocupante. 

Ela assevera, que nos últimos três anos, a procura pelo acompanhamento da doença, deixou de ser voltada só para meninas com idades entre 13 e 21 e passou a também atingir pacientes mais maduras, que buscam a unidade. Dessas pacientes, duas em cada 10 têm mais de 40 anos. Um dado que considerei ainda mais preocupante, foi o fato de as maiores de 30 anos, uma faixa etária, bem tardia para apresentação do transtorno alimentar, já atingir quase metade dos casos, representando um total de 40%.

Chamo a atenção para a necessidade de encontrar o encanto e a beleza que existe, em cada etapa de nossa vida. É lógico que é maravilhoso ter vinte anos. Ora, esta deve ser uma das melhores fase da vida, no que concerne a bezeza exterior. Entretanto, temos como manter nosso equilíbrio e nossa auto-estima apesar do tempo. Temos a responsabilidade de amadurecermos conforme as linhas de expressão surgem em nossa face. Caso contrário, levaremos uma vida de eterna frustração. 

Desejar se manter sadia e em forma não é nenhum pecado, daí cair na neurose de permanecer eternamente jovem, isso é loucura. Deixo aqui um alerta para nós mulheres, no sentido de buscarmos o equilíbrio na nossa maneira de ser e de encarar a vida. No sentido de buscarmos aproveitar cada momento, cada fase, de forma que nos possibilite viver melhor. Isso é que importa. Acredito que é perfeitamente possível viver em paz consigo, a despeito da idade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário