SEJAM BEM VINDOS

terça-feira, 15 de junho de 2010

Enfim,acontecerá a audiência

Estava me preparando para postar um email enviado pelo Direitor da Câmara, Pádua Júnior, sobre a ratificação da Audiência Pública que ocorrerá amanhã e tratará da situação caótica da falta d’água em nosso município, quando me deparei com um artigo do The Place, tratando do mesmo assunto.

Assim, para evitar esforços inúteis (risos) copio e colo o brilhante post do amigo Wilton Júnior, no qual faz uma retrospectiva necessária sobre a problemática, enfatizando de forma efusiva tudo o que amanhã será pauta no debate.

Fiz um apelo dia desses, para quem tivesse imagens da água que a CAERN está distribuindo em Dix-sept Rosado, se pronunciasse ou enviassem-me.

Recebi então um comentário da amida blogger Aninha Freitas, me informando que no seu blog "pois é…" já continha os registros fotográficos da água.

Realmente parece nem ser água.

Vejam como está a água que a CAERN serve nossas residências:

agua1 DSC04427
Segundo Aninha: “Essa água foi colhida ontem à noite por um morador da rua Manoel Joaquim, diretamente do cano em que ela chega para o consumo em seu lar. Assim como ele, outros vizinhos presenciaram o mesmo fato em suas casas…”

Realmente um verdadeiro ultraje. Só mesmo em Dix-sept Rosado, uma cidadela do interior do Rio Grande do Norte, um pequeno estado do Nordeste do Brasil, é que pode acontecer impunemente um CRIME desses. Mas, já estou até sem voz de gritar contra essa palhaçada, um dia o povo acorda e vai exigir respeito de nossos representantes e das empresas que a ele vendem seus serviços. Enquanto isso nós morremos ou de sede, ou de tomar essa vergonhosa água que eles nos servem.

Amanhã acontecerá a Audiência Pública. O evento começa às 9h00, no plenário da Câmara Municipal.

O diretor daquela casa, Pádua Junior, enviou-me a confirmação da participação dos seguintes servidores da CAERN:

Francisco de Assis Ribeiro – Gerente Administrativo
Soraya Cristina – Gerente de Projetos
José Ronaldo de Medeiros – Gerente Regional/Mossoró
André Vieira – Assessoria Jurídica

Hoje também vi no Jornal de Fato, a matéria sobre o problema de abastecimento de água da nossa cidade. Confiram o artigo:

Governador Iberê Ferreira agenda debate sobre abastecimento
Governador Dix-sept Rosado – A presidência da Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado está convocando diretores da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Petrobras, Assembleia Legislativa, entre outros órgãos para debater amanhã, às 9h, o fato de só existir 50% da água que os 13 mil habitantes do município precisam e assim mesmo não ter qualidade.

A denúncia foi formulada no JORNAL DE FATO no dia 5 de junho pelo vereador Ricardo Martins (PMDB), autor do requerimento aprovado por todos os vereadores do município para discutir o assunto em Audiência Pública. "Esperamos contar com a participação do cidadão, afinal de contas ele é o principal interessado. A Caern e a Semarh já confirmaram presença e outros órgãos estão sendo contactados para também se fazerem presentes", diz Ricardo Martins.

Ricardo Martins observa, no entanto, que o problema, na verdade, não é bem a falta de água e sim a rede de distribuição de água que está velha e não dá mais conta da demanda de consumo na cidade. Explica que é mais ou mesmo o que acontece em Mossoró. "Precisamos que a Caern substitua e amplie a rede antiga para atender a demanda de consumo da cidade, que aumentou em mais de 100% nos últimos quinze anos", destaca o vereador.

Devido à deficiência no sistema de abastecimento, os moradores da área urbana de Governador Dix-sept Rosado estão abastecendo suas casas com carros-pipa e até carroças. Isto porque geralmente a água demora até 15 dias para aparecer nas torneiras e quando raramente aparece não tem força para chegar às caixas que armazenam água. Conforme relatos de moradores, o problema existe há vários anos, mas vem piorando a cada dia que passa.

Ontem, o servidor da Câmara Municipal Pádua Júnior informou que a gerência-geral da Caern já havia confirmado presença na Audiência Pública, assim como a Semarh, Assembleia Legislativa e Prefeitura Municipal. Os demais órgãos como Ministério Público Estadual, Petrobras, Instituto de Colonização e Reforça Agrária (INCRA) e o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), entre outros órgãos.

O vereador Ricardo Martins espera sair da Audiência Pública, que terá início às 9h no Palácio Lourenço Cruz, com uma proposta para resolver o problema em definitivo. "Vamos ouvir as autoridades, o cidadão e discutir a melhor maneira de resolver a questão. Não pode faltar água. É um direito essencial do cidadão", destaca o vereador Ricardo Martins.

Gerência da Caern reconhece o problema
O gerente regional da Caern, José Ronaldo, reconhece que o problema existe e que realmente é idêntico ao problema enfrentado pela população de Mossoró, Caraúbas e Patu. "Existe água nestas cidades. O problema é que a rede de distribuição nestas cidades tem mais de 30 anos e já precisam ser substituídos por um sistema maior", admite o gerente.

No entanto, José Ronaldo destacou que, além da água do poço ou de adutora que já existe nestas cidades, a Semarh já está concluindo nestes dias a licitação para investir R$ 119 milhões na construção da Adutora de Santa Cruz, que vai trazer água da Barragem de Apodi para abastecer Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado e Mossoró.

No caso de Mossoró, Patu e Caraúbas, José Ronaldo informou que a Caern já vai investir num novo sistema. Em Mossoró, já estão assegurados e a licitação está sendo concluída para investir R$ 110 milhões na substituição de 220km de rede e ampliação de 76km para atender os novos bairros. Sobre Patu e Caraúbas, os projetos estão em fase de estudos.

No caso de Governador Dix-sept Rosado, José Ronaldo informa não existir previsão de substituição da rede, mas a Caern não foge do debate. "Estou pronto para ir lá e mostrar o problema e dizer como resolver. O que precisamos é de um bom projeto e recursos para resolver em definitivo o problema do abastecimento de Governador", destaca.

Espero sinceramente que a população compareça em massa, e que nossas autoridades debatam e ajudem na solução do problema.

Infelizmente não poderei estar presente. Amanhã a UFERSA realiza provas escritas para concurso de docentes, e o setor que trabalho é justamente o de Concursos e Vestibulares.

Estarei esperando notícias dos amigos bloggers da cidade, sobre a discussão na audiência pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário