SEJAM BEM VINDOS

terça-feira, 1 de março de 2011

II Baile de Carnaval da Melhor Idade

Socializando as informações sobre o II Baile de Carnaval da Melhor Idade. Dados enviados pelo amigo e Secretário de Assistência e Promoção Social, Itamir Vieira.

A Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado através de sua Secretaria Municipal de Assistência Social-SMAS realizará na próxima quarta-feira, 02 de março de 2011 às 17h00 no Centro de Formação São José a VI Confraternização dos Idosos do Projeto Conviver.

As atividades deste projeto fazem parte dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos oferecidos pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

Atualmente são atendidos cerca de 130 idosos da zona urbana e também da zona rural que participam de diversas atividades sociais desenvolvidas semanalmente, como oficinas de convivência, orientação social, esclarecimentos sobre direito do idoso, emissão de carteira do idoso, oficinas de artesanato e trabalhos manuais, etc.

Uma vez por mês é realizada uma grande confraternização com o Forró da Melhor Idade, como os idosos preferem chamar esta atividade que vem se configurando como um momento de muita animação e descontração.

A prefeita Lanice Ferreira apoia a iniciativa e garante a realização do evento. “A marca de nossa gestão aqui no município de Governador Dix-sept Rosado é Construindo Cidadania. Temos certeza de que ações como essas, desenvolvidas pelo Projeto Conviver, fazem com que a cidadania aconteça para os nossos idosos. Cuidar deles é cuidar também do futuro de nossa cidade.” declarou a Prefeita.

Neste ano além da equipe técnica composta por orientadores sociais, monitores, Assistente Social e Psicóloga, o Projeto Conviver contará também com o apoio de um Nutricionista admitido recentemente no quadro de funcionários da Prefeitura através do último Concurso Público.

“Já trabalhei em outros municípios com grupos de idosos e sei o quanto é importante esse trabalho principalmente no que diz respeito a orientação sobre como adquirir hábitos de uma alimentação saudável e que previna doenças, resultando numa melhor qualidade de vida” é o depoimento do Nutricionista André de Lima.

Para a confraternização do dia 02 de Março estão previstas uma palestra sobre a importância de bons hábitos alimentares, dinâmicas de convivência e o II Baile de Carnaval da Melhor Idade.

“É muito bom participar deste projeto. Ele valoriza a nós que somos idosos. Aqui nos sentimos melhores, com mais energia. A gente se sente com mais vida. ” declarou Dona Pastora que reside no Sítio Pedrinhas e é uma assídua freqüentadora das atividades do CRAS.

Outros importantes depoimentos são colhidos como resultado do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social com o envolvimento do grupo dos idosos: “Minha mãe é cadeirante e ela vivia muito triste, desanimada, dificilmente queria sair de casa. Depois que começou a participar das atividades do Projeto Conviver, ela não quer perder nenhuma confraternização. A auto-estima dela melhorou muito. Agora ela é quem diz pra onde quer sair.” Declara Luzia Tavares filha de Dona Geraldina, uma senhora de 80 anos que é cadeirante e participa ativamente de todas as atividades.

Além de oficinas, confraternizações, palestras e dinâmicas, a Secretaria realizou no ano passado um passeio até a Praia de Baixa Grande em Areia Branca que ficou marcado como um grande momento de interação e convivência.

Para Itamir Vieira, Secretário de Assistência Social do município este é um trabalho que tem gerado efeitos positivos na sociedade: ”Cuidar dos idosos com toda a atenção e o carinho que eles merecem, oferecendo-lhes uma palavra amiga e afeto. É um trabalho que estamos realizando e que vem colaborando para uma melhora significativa na qualidade de vida dos idosos e idosas da nossa cidade.”

A VI Confraternização do Projeto Conviver e o II Baile de Carnaval da Melhor Idadeacontecerão a partir das 17h00 do dia 02 de março no Centro de Formação São José e terá animação da Banda Embalo Elétrico relembrando as marchinhas de carnaval.
Obs: Informações encaminhadas por Itamir Vieira, via e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário