SEJAM BEM VINDOS

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fases de uma professora

Gente, essa é pra rir, mas pra rir muito mesmo. Eu ainda estou tentando me controlar. Confesso a vocês que não contive as gargalhadas diante do PC sozinha. Gente, muito hilário, muito mesmo. Entretanto, depois do riso provocado a priori, veio o choque ao pensar na situação. Parei um, parei um pouco pra meditar na veracidade da coisa e fiquei preocupada. Rapidamente constatei, devo fazer algo urgente por mim, antes que seja tarde demais.

Como no princípio encarei apenas como algo cômico, uma piadinha de mal gosto, foi muito bom e divertido, contudo, depois caiu a ficha e vi que não passa da realidade, nua e crua, dura e cruel (risos) E ai pensei: socializo ou não??? (Risos) Fiquei encafifada cá com os meus botões e percebi que ainda há tempo de mudar minha situação, para que o que agora temo, não venha a acontecer.

Sério, tenho que pintar outro quadro pra minha vida, este que vos apresentarei eu não quero (risos). Como não poderia ser diferente, enquanto isso não chega, aproveito-me para divertir-me com a situação e socializar com vocês as fases de uma professora (posso fazer isso, já que sou professora, não estou tirando sarro com ninguém, a não ser comigo mesma (risos)). Agradeço a amiga, colega e companheira de profissão Fracisca Maria, mais conhecida por Nenén, pela pérola enviada.

Recém formada

Pegou 20 aulas e está louca para ampliar sua carga. É uma gatinha cheia de sonhos e toda feliz, fala muito, está sempre contando as novidades. Nos primeiros dias de trabalho, tudo é maravilhoso

Depois de 3 anos

Está trabalhando em jornada ampliada. Já acompanha os movimentos do dia a dia cheia de novas ideias, tem planos para seu trabalho, anda um pouco agitada com tanta expectativa .

Depois de 6 anos

Sua agitação aumentou um pouco, suas amigas e a direção estão percebendo. Já vira noite e dia tentando se encaixar na profissão. Não sabe o que fazer com a turma de aceleração e só falta plantar bananeira pra aumentar a nota do IDEB.

Depois de 10 anos

Engordou um pouco. Culpa dos antidepressivos, motivo: stress, alunos, pais de alunos, direção, coordenação, supervisão, filhos, marido ganhando pouco, trabalha longe de casa... UFA!

Depois de 15 anos

Com muita sorte já está trabalhando perto de casa. Mudou todo o guarda-roupa, para se adaptar a nova silhueta. Mas está feliz, come em casa e tem um caderno já pronto para o início do ano, é só segui-lo. Tem ainda uma dorzinha de cabeça, a garganta já era. Esqueceu-se o significado de 'bom dia'. Se sente como se tivesse acabado de cair da cama.

Depois de 20 anos

Tem depressão regularmente. Não reconhece a rua onde mora, a memória deu PT (perda total), enxerga pouco; escuta pouco; dorme pouco; fala pouco; caga pouco; a única coisa que tem muito são dívidas. Está ficando completamente maluca! E vê se pode... já quer se aposentar!

Pobre corpo docente.....

7 comentários:

  1. Islamara, quantos anos vc têm de magistério?

    ResponderExcluir
  2. Amigo Zé Emídio, achas mesmo que eu sou louca de revelar uma coisa dessas????? Risos. Ora, ora, jamais. Mas pelo menos por uma coisa eu estou feliz, minha silhueta estou conseguindo manter. Ao menos isso, né não???

    Também, seria cruel demais se fosse o contrário, rsrssrrs.

    Prazer tê-lo aqui. Sempre um prazer, pode ter certeza.

    ResponderExcluir
  3. ''tambem num é mais professora''

    ResponderExcluir
  4. JUNIOR AFONSO.

    É, GOSTEI DA EVOLUÇÃO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO... NÃO SEI SE VOU TER ESTRUTURA PARA COMPARTILHAR COM A MESMA, HAJA VISTA SER CASADO COM UMA PROFESSORA. AQUELA GATA COM 15 ANOS DE TRABALHO É SIMPLESMENTE UM HORROR... RSRSRSRS ...TOMARA QUE EU VOLTE A GOSTAR DE FILMES TENEBROSOS COMO NA ADOLECÊNCIA, SÓ ASSIM DARÁ CERTO. MUITO BOM.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Júnior Afonso,, ocorre que estou bem distante daquela figura da professora com 15 anos de trabalho, bem distante mesmo, risos, basta comparar.

    Mas o caso é preocupante mesmo, se eu fosse você tabmém estaria preocupado (risos). Acho que temos que pensar numa saída pra essa situação, viu. Antes que nos seja tarde (risos).

    Obrigada por sua interação neste espaço, até porque não é todo dia que temos o privilégio de ter um vice-prefeito interagindo conosco aqui, né não,,,, rsrsrs.

    Prazer tê-lo como meu leitor. Sem dúvida uma honra.

    ResponderExcluir
  6. Nossa!Esse é o meu futuro?? Tem jeito de mudar essa história não?!Rrsrsrrsrsrsrrsrsrs
    De qualquer forma, prefiro manter os meus sonhos.

    ResponderExcluir
  7. Eita Magnólia, seu comentário só aumenta a minha convicção de que o texto acima é fato, é realidade. Risos "prefiro manter meus sonhos" coisas de quem está iniciando mesmo, rssr.

    Mas não se preocupe Magnólia, há algumas excessõoes, para a realidade ora apresentada, raríssimas mas há. Se descobrirmos uma saída e desenvolvermos uma boa estratégia, quem sabe não escaparemos dessa realidade. Pensei numa coisa agora, por ventura a estratégia adequada seria até a dica de Eduardo Andrade, ontem no Twitter, a babosa, rssr.

    Pois bem menina, brincadeiras à parte, sigamos a realidade. Acredito e defendo minha profissão. Sem dúvida ainda considero-a uma das mais belas profissõoes que existem. Assim, lutemos por nossa qualificação e valorização. Esse é o nosso papel.

    Uma honra tê-la por aqui. Obrigada pela interação.

    ResponderExcluir