SEJAM BEM VINDOS

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

E o desrespeito da CAERN continua

No ano passado, não lembro a data, nem isso importa mesmo, tivemos em nosso município uma audiência pública pra tratar do problema da falta d`água em Gov. Dix-sept Rosado. Hoje percebo que a audiência não deveria ter tratado apenas deste ítem, a FALTA DE RESPEITO da CAERN para com os moradores de nossa cidade é percepetível e vergonhosa e isso já deveria ter sido pauta de muitos debates.

Ah, mas houve quem achasse (na realização desta bendita audiência) que os “homens da CAERN” que aqui vieram, trouxeram realmente soluções para nós. A audiência foi de muito proveito, só não vi mesmo pra quê. Houve, na época, quem assimilasse aquele dia como um importante passo que demos para dar cabo deste problema. Sem dúvida, a realização da audiência em si era mais do que necessário, agora acreditar que houve algum rendimento naquele dia, lamento quem assim pensou. Eu particularmente, até hoje, não entendi ao certo o que eles fizeram por aqui, naquele fatídico dia.

As promessas e conversas finíssimas e intelegentíssimas foram bem convicentes, porém, não pra mim. O que mudou daquele dia pra cá??? O que temos de concreto, de ação, de atitude por parte da CAERN, que veio de encontro ao problema atual? Se for possível respondam.

Sinceramente gente, chega a me causar ânsia de vômito o que estamos passando há anos em nossa terra, por causa de um problema como este. A minha indignação chega a ser tão grande que neste momento, mataria qualquer um que passasse na minha frente e criticasse a privatização de empresas públicas.

Ora, se a CAERN fosse privatizada não estaríamos sofrendo tamanhos absurdos. Teríamos certamente um mínimo de respeito para com a situação. Pois bem, caminhemos com o nosso problema. Finjamos que há mais de uma semana, o motor que leva água até as casa dos moradores da nossa cidade, não está quebrado. Façamos de conta que tudo está em perfeita ordem.

Meu povo, a população está enlouquecida sem água. A lamentação é uma constante em todas as ruas e é s[o o que vemos, murmúrio passivo.

Diante do quadro, a CAERN deveria ao menos ter se pronunciado, colocado anúncios para informar aos moradores, sobre as providências e andamentos feitos para dirimir o problema, porém isso não acontece. Não temos sequer uma justificativa, explicação e nem tão pouco previsão para tudo ter fim.

E nós vamos seguindo nesta mesmice, neste marasmo, aceitando as coisas como se elas não pudessem ser diferentes e como se a culpa fosse sempre do outro e não nossa.

Se não fóssemos tão acomodados, passivos, apáticos e outros adjeitvos mais, com certeza a CAERN já teria providenciado ao menos um outro motor, para substituir o atual que abastace a cidade, quando este não mais funcionasse.

Com essa atitude, a caern demonstraria que teria o mínimo (mínimo já está dizendo) de respeito que merecíamos. Porém, como todos os responsáveis para garantir esse serviço sabem que nada é feito e nenhuma punição haverá, por que se preocupar com isto?

E vocês o que me dizem???????????

13 comentários:

  1. É lastimável perceber q a exemplo da Cosern, a coisa só funciona se for privatizada, isso é justamente o q o governo quer, dar uma coisa q nao funciona, p q o povo aceite a privatização "de boa", é vergonhoso, mas lembro muito bem como era a situação daqui, em relação a Cosern, qdo faltava energia, depois q foi privatizada, melhorou bastante....aff...será q nessa país só funciona se for assim, privatizado? Qual será o próximo? a educação? ou a saúde? q coisa triste!!!! Muitos dizem q aki em GovCity é bom d se viver pq o povo é pacífico, mas aki, o povo é pacífico demais, em relação a muita coisa, nao adianta nada, reclamar só p as paredes d casa e nao fazerem nada de manifesto...(os caras da caern ja tem raiva d mim, qdo me veem, pq sabem q vou "xiar" c eles...rs)só vai se for assim???Ninguem merece!

    ResponderExcluir
  2. Islamara vc esta coberta de razão, ora, se esta bendita bomba, em período bastante curto, ela queima, porque a CAERN não disponibiliza uma bomba reserva? Pior ainda Islamara, quando a bomba queima, ficamos a mercês da boa vontade da CAERN vir busca-la para o conserto. Tenho ouvido algumas criticas dirigida aos funcionários da CAERN que atuam em nossa cidade, em minha opinião eles não têm nenhuma culpa, o problema é mesmo de gestão, a diretoria da CAERN é que tem a obrigação de dar condições de trabalho aos funcionários locais. A diretoria da CAERN, não é de agora, já vem de longas datas, não tem o mínimo de respeito por esta cidade, criticar os funcionários locais, é um formula desonesta de desviar o foco do problema, os diretores da CAERN, esses sim, são os verdadeiros responsáveis, e na verdade não tem nenhum respeito pelo nosso Município.

    ResponderExcluir
  3. sei que o problema e da empresa,mais bem que a prefeitura,quem da a concessão poderia tomar alguma atitude,e pressionar a companhia,ou ou podia? acorda meu povo!

    ResponderExcluir
  4. Amigo anônimo, tem toda razão quando afirmas que é realmente o que o governo quer,,, que peçamos por privatização, infelizmente não vejo outra saída. A cultura de que o serviço público deva sempre ser uma porcaria tem sido enraizada fortemente em nosso país, portanto, como desejo melhorias, desejo que esse quadro se reverta, mesmo que seja necessário privatização. De qualquer forma preciso pagar (e caro) pelos serviços mesmo, então que eu possa pelo menos recebê-los com qualidade.

    ResponderExcluir
  5. Pois é amigo Zé Emídio, se tivéssemos ao menos uma bomba reserva para suprir as necessidades básicas da população, estaríamos em melhores condições, mas infelizmente nem isso.

    Quanto ao fato de os funcionários serem culpados dessas situações também não vejo assim, a diretoria da caern, como você disse deveria se posicionar. Contudo, vale ressaltar que temos ouvido inúmeras reclamações de que o escritório local da caern sempre se encontra fechado e se isso tiver acontecendo, convenhamos, é vergonhoso e algo precisa ser feito.

    agradeço pela interação.

    ResponderExcluir
  6. Ao amigo que conclama ao povo a acordar, sou obrigada a concordar com sua ponderação. Contudo, sinto-me impelida também, para chamar-te a atenção pra uma coisa, nós somos culpados de tudo isso que existe em nosso município. quando falo em nós, refiro-me a todos os cidadãos dix-septienses que cruzam os braços e fecham os olhos pra todo e qualquer descaso que aconteça. Se fóssemos cidadãos conscientes de nossos direitos e deveres, certamente isso não aconteceria.

    Chamo-lhe também a refletir sobre o fato de sempre buscarmos no outro a culpa de nossos problemas, já vi isso de perto e posso lhe garantir, quem assim faz não chega a lugar nenhum.

    Se ao invés de lutar pra viver, fosse ficar deitada e culpar os governantes por meus fracassos, não é nem necessário dizer como seria minha vida.

    Agradeço sua inteeração e concluo com sua frase tão forte e reveladora: "acorda meu povo!"

    ResponderExcluir
  7. Na verdade o que acontece aqui em nosso municipio e uma falta de respeito com a populaçao descaso da empresa. em pleno seculo 21 presta um serviço de pessima qualidade concordo com amigo Ze Emidio apenas em partes quem é reponsavel pela sua Sec. quem responde por ela os funcionários local da Caern muito das vezes são omisso, por parte de quem a população fica sabendo da situação eles simplesmente se omiti tantos meio de comunicação. o escritório se que é aberto.

    ResponderExcluir
  8. De fato o que acontece aqui é umd escaso isso nao temos duvidas, porém o acomodo de nossa polulação e visivél, o que fazer, vejo os blogs, sites, twitters e outros mais falareme até eu emsmo0 aqui falar de acomodo, vergonha, culpa nossa, só que alem disso, que caminho seguir, quala solução??? alguem se dispoe a dizer algo que possa ser feito, eu sei que tem solução, ams onde elas estão, a parte da sociedade que v~e esse descaso creio eu ter na sua cabeça alguam solçução rpa isso, eu pergunto Islamara, o ministerio publico pode agir enquanto isso?? se acionado, quanto a prefeitura ela poderia sim pressionar e deve, só não podemso tambem como muitos fazem culpar a mesma por isso totalmente, sabemos que temos representantes mas estes so falm e falam assim como nós, mas não apresentam soluções, resalto que se há alguma coisa a se fazer deveriamos postar aqui e listar isso, isso e aquilo pode ser feito em relação ao problema. Agradeço o espaço, ams reclamar sem ter soluções eu nao vou mais. Vejamso ai islamara o que pode ser feito.

    ResponderExcluir
  9. Eu nao concordo muito com o posicionamento d Zé Emídio, qdo ele fala dos funcionários. Certo q eles nao podem fazer com q os responsaveis maiores atuem melhor em suas competencais, mas é certo q os daqui tbem sao omissos, pois quantas vezes, o abastecimento d água em nossas residencias só se estabiliza depois d inúmeras reclamações? Qdo algumas ruas da cidade (qdo tem água, é claro) tem água todos os dias, e la no conjunto, tem dias q é preciso ficar "na cola" deles reclamando p q "Liberem" a água? E nao é só la no alto, mas em muitas ruas, isso é somente um exemplo....aí, temos q ir la sei la onde reclamar com a diretoria, uma coisa q os caras daqui podem resolver?? Axu q nao, né?

    ResponderExcluir
  10. Zé Emidio está certo os funcionarios nãao tem nenhuma culpa do motor está quebrado. O povo reclama como se na casa deles tivesse agua, essa semana eu ia passando em frnte a casa de um deles e tinha um caminhao pipa colocando agua ai ja vi gente reclamando porque tinha gastado 40 reais com caminhao pipa.







    TODOS NÓS ESTAMOS NA MESMA SITUAÇÃO FUNCIONARIOS DA CAERN,PESSOAS QUE NÃO TRABALHA NA EMPRESA

    ResponderExcluir
  11. Cara amiga Islamara, vc não atualizou seu blog, nem era preciso, o titulo a manchete de sua ultima matéria esta muito atual: E o desrespeito da CAERN continua. E continua mesmo Islamara. A CAERN substituiu uma bomba que captava 57 mil litro de agua/hora, por uma de 35 mil litros/hora, é pra matar ... de raiva, o cidadão dix-septiense. Ora Islamara se com a bomba maior, parte da cidade não era atendido, principalmente a periferia e o conjunto Damião Junior, imagine agora como fica essa situação. Cara amiga, como é bom se discutir com respeito e democraticamente, tem dois comentários em seu blog, discordando de forma elegante da defesa que eu fiz dos funcionários locais da CAERN. Meu caro anônimo vc pode ter razão em algum aspecto, mas a CAERN não dar o suporte necessário aos funcionários locais desta empresa, não justifica um município com mais de 12 mi habitantes, metade mora na zona urbana, só dispõe de um poço deficitário, a produção d’água deste poço não dar para atender a demanda de toda a zona urbana, ainda por cima a CAERN manda uma bomba menor, e o mais grave, não tem uma bomba reserva. Quando este poço foi instalado ainda no Governo Garibaldi Alves, a zona urbana tinha pouco mais de 4 mil habitantes, hoje já são mais de 6 mil, quer dizer, um aumento de 50%, sem que neste período tenha havido qualquer investimento na produção de agua. O abastecimento d’água em nossa cidade só se normaliza com a perfuração de mais um poço, ou a tão sonhada adutora Apodi/Mossoró, em seu projeto comtempla nossa cidade.

    ResponderExcluir
  12. não sou anonimo chamo-me JOÂO MENTIRA

    Companhia promete água para hoje
    Governador Dix-sept Rosado - A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) espera normalizar hoje o abastecimento em parte da cidade de Governador Dix-sept Rosado. O problema imprevisível foi provocado pela queima do equipamento que bombeia água de um dos três poços responsáveis pelo abastecimento da cidade.
    A previsão do gerente regional João Maria de Sousa é religar o poço no início da noite desta quarta-feira (9) com a recuperação do sistema, de forma gradativa, começando pelas partes mais baixas. A queima do equipamento aconteceu na sexta-feira passada (4), provocando a parada no poço que produz 100 metros cúbicos de água por hora.
    Por ser um dos poços com maior vazão, o desabastecimento atingiu um número maior de habitantes. Para evitar que o problema se repita, o diretor Técnico da Caern, engenheiro Ricardo Varela, já autorizou a Regional de Mossoró (que administra o abastecimento de Governador Dix-sept Rosado), a aquisição de uma nova bomba que ficará como reserva para as emergências na cidade.
    João Maria informou que os técnicos da Caern estão trabalhando desde cedo na montagem do poço, reinstalando a bomba que foi consertada em Mossoró.
    MATERIA TIRADA DO JORNAL DE FATO DO DIA 10/02/2011.
    Primeiro não é admissivel que o gerente regional "João Maria" diga que um dos poços esta quebrado pois nos sabemos que so temos um, não existe vazão de 100 m3, não existi bomba reserva,o conserto não foi feito em mossoro e sim em baraunas, a bomba não queimou sexta feira e sim quarta feira 02/02/2011 e so voltou a funcionar quarta feira 09/02/2011, não estou escrevendo inverdade e sim verdade, quando o sistema de governador foi instalado com agua boa segundo o ex prefeito GM, o poço da caern retirava 60m³/H, dai colocaram uma bomba pequena que puxava cerca de 45m³/H, comecou o sofrimento da população veio mais os carrois pipas, ai então agora segundo acessores da caern em mossoro a bomba que foi colocada tem uma vazão de 30m³/H, não estou mentindo peço aos vereadores que investiguem peçam uma CPI da agua para ver se estou falando a verdade.
    QUANTO AO ANONIMO A CAERN EM GOV. DIX-SEPT ROSADO ESTA FALIDA, NÃO TIRE O FOCO DA CAERN E TENTE COLOCAR NOS FUNCIONARIOS, POIS VC PODE ESTA PECANDO.

    ResponderExcluir
  13. Pior de tudo cara colega é o desperdício de agua que acontece sempre nos fins de semana, sábado e domingo, quase todos. Começa a derramar água por volta das 17h, quando a caixa fica cheia, e só para na segunda-feira quando chega alguem para fechar as torneiras.

    ResponderExcluir