SEJAM BEM VINDOS

sábado, 30 de abril de 2011

Inteligência emocional

A minha atuação profissional na área de educação tem me proporcionado muita coisa boa, muito crescimento pessoal. Além da prática, minha profissão tem me levado a estudar temas bem interessantes e bastantes relevantes para mim como pessoa. Hoje a tarde, na realização de uma das muitas tarefas que devo cumprir na minha especialização Mídias na Educação, encontrei uma entrevista bem interessante que trata de um tema super em alta e que eu gosto muito de aprender.

A inteligência emocional é um conceito em alta nos dias de hoje. Utilizado pela Psicologia esse estudo permite a reflexão dos próprios sentimentos e como eles se exteriorizam, como também o estudo do sentimento e comportamento do outro e a nossa capacidade de lidar com cada uma dessas situações.

Lembrem daquelas pessoas razinzas, que nunca estão satisfeitas, que colocam defeitos em tudo, que está sempre pensando de forma negativa, ou que está sempre implicando com todos ao seu redor. Pensem também nos seus medos e fobias, nas suas dificuldades de relacionamento, na sua forma de agir. Pois bem, dentro de todas essas possibilidades está a inteligência emocional que se divide em Intrapessoal e Interpessoal.

Conhecer a si próprio, suas fragilidades, competências, qualidades e defeitos facilita sua compreensão consigo e consequentemente com o próximo e lhe possibilita interagir melhor com as pessoas.

Estudos tem demonstrado que ultimamente a análise da Inteligência Emocional tem se sobreposto a do QI. Executivos são dispensados em decorrência de sua incapacidade de lidar consigo mesmo e com os seus subordinados, dificultando e muitas vezes impossibilitando sua atuação profissional, mesmo que este tenha um Qi elevadissimo e um curriculum invenjável. Hoje, muitas empresas de sucesso realizam testes para verificar a inteligência emocional do candidato a qualquer cargo, para que já possam evitar problemas de relacionamentos no futuro.

Sem dúvida um assunto interessante e muito, muito importante para toda e qualquer área de atuação. Já realizei diversas palestras sobre o tema, e em todas, vejo as pessoas envolvidas e curiosas para saber um pouco mais do assunto.

Assistindo ao vídeo abaixo, depois de concluída minha tarefa, pensei em socializar com vocês essa entrevista, tenho certeza que ele servirá para enriquecer mais o seu conhecimento. Para saber um pouquinho deste vasto mundo da inteligência emocional assista a entrevista abaixo e comente o que entendeu e o que achou do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário