SEJAM BEM VINDOS

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Novidades

Minha gente, saudades de vocês viu!!!! Afff, estou há dias distante daqui, mas não por vontade própria. Acho que nunca fiquei sem abrir meu blog um dia, e acreditem, nesses últimos dois dias, nem isso tive tempo. Mas é isso mesmo, vamos que vamos.

Muitas novidades pra vocês que eu gostaria de dividir, mas por enquanto vou deixando apenas duas. A primeira é que o Ad Finem em breve terá cara nova. Ah, acredito que vocês vão amar. Paulo Henrique Xaxá está fazendo um traballho excelente e em breve o novo layout do blog será inaugurado (risos).

Falando sério meu povo, estou muito feliz com o trabalho que Paulinho vem empreendendo no blog. Estou satisfeitíssima e acredito que também agradará a vocês leitores. Estou fazendo tudo, aliás, Paulinho está (risos), com o intuito de melhor atender as expectativas de vocês e proporcionar momentos agradáveis, enquanto navegam neste espaço.

Estou com saudade de nossa interação por aqui. Preciso me organizar melhor pra poder interagir melhor com vocês e promovermos nossos debates interessantes, para que possamos mais e mais estarmos perto um do outro, até porque preciso de vocês, viu?

A outra novidade, não é nada boa. A conta do meu hotmail foi bloqueada e agora estou sem poder receber tudo de bom, que tantos de vocês me enviavam e contribuiam com este espaço. Pois bem, já recebi promessas, através do twitter, do amigo Júnior Pádua (risos), afirmando que há como recuperar, mas enquanto isso não chega, providenciei um paleativo.

Me adicionem neste novo endereço islamara22@hotmail.com e por favor, não deixem de me mandar as mensagens que sempre se preocuparam e se ocuparam em me mandar. Tenho enorme prazer em recebê-las e em tê-los como amigos on line.

No mais, voltarei amanhã com mais novidades e reflexões. Obrigada a todos que permanecem aqui, mesmo sem as atualizações rotineiras. Abraço e um bom final de semana pra nós. 

terça-feira, 3 de maio de 2011

ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA VIII CONFRATERNIZAÇÃO COM IDOSOS

Da Assessoria de Comunicação:

OBS: O  evento acontecerá hoje, 03/05.

A Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Governador Dix-Sept Rosado através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realiza amanhã - 03/05 a VIII Confraternização com os idosos do Projeto Conviver.

O evento começará às 16h00 no Centro de Formação São José e sua programação contará inicialmente com a palestra motivacional da assistente social e professora Leninha Agripino. Em seguida, os idosos se divertem com o animado Forró da Melhor Idade.

Segundo o secretário de Assistência Social do município, Itamir Vieira os encontros de confraternização ocorrem uma vez a cada mês e são aguardados com expectativa pelos idosos que integram o projeto.

“É um momento em que os idosos têm esclarecimentos sobre vários temas, mas principalmente é uma oportunidade para se divertirem”, explica Itamir Vieira.

Na ocasião a Secretaria de Saúde também estará com a equipe a postos para realizar a vacinação dos idosos contra a gripe.

SOBRE O PROJETO CONVIVER

O Projeto Conviver trabalha com aproximadamente 120 idosos desenvolvendo atividades diversas como orientação social, esclarecimento sobre direito do idoso, palestras sobre nutrição e hábitos saudáveis, dinâmicas de grupo e interação social que favorecem o fortalecimento dos vínculos familiares e fraternos.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dia da Educação e as mais novas pérolas do Enem

No dia 28 de abril Comemoramos o Dia da Educação e sinceramente ainda iniciei um post sobre, mas infelizmente não tive como terminar, ou na realidade, talvez, de forma inconsciente não quis assim fazer.

Parei um pouco pra refletir e fiquei a pensar se temos algo a comemorar, se temos algo a falar sobre este dia, sobre nossa educação. De certo haveria aqui inúmeras reclamações a serem feitas, vários objetivos inalcançados a serem publicados e diversos outros fatores preponderantes para a educação de nosso país, que nunca foram respeitados, para serem expostos.

Bem, apesar de todo o desgaste que nossa profissão tem enfrentado e de todos os óbices, ainda me sinto feliz por ser educadora, por ser uma facilitadora da aprendizagem. Fico feliz quando divido aquilo que Deus me concedeu a oportunidade de assimilar.

Mas acontece, que mesmo tendo nossas alegrias, hoje sabemos que o governo federal investe milhões com propagandas, para incentivar as pessoas a buscarem formação em licenciaturas, que estão sendo cada vez mais menosprezadas. Tudo isso tem um motivo bastante sólido, que só aumenta mais e mais a nossa desvalorização. Um país que precisa de publicidade para incentivar a formação de professores já diz tudo e dispensa qualquer comentário.

Não podemos continuar dessa forma, um país que se gasta com propagandas tentando valorizar a profissão de educadores e permite que que a desgraça continue se alastrando em nosso meio.

Um país que enquanto de um lado se luta pra se conquistar melhorias pra área, os governantes travam brigas judiciais para impedirem ou declararem inconsticional nosso piso salarial (mas essa nós já vencemos).

Pois bem, deixo com vocês o resultado de tudo isso. O resultado de nosso fracasso, digo nosso, porque tenho convcção que somos todos nós corresponsáveis por tudo isso e exatamente neste momento que me envergonho da minha profissão. Socializo neste post, as pérolas mais novas do ENEM, para que possamos, a sociedade inteira, não apenas professores e goverantes, mas todos nós, possamos refletir sobre o caos que se implanta em nosso país.

Vejam que grande maestria conseguir algo desta natureza. Como disse muitas vezes por aqui, seria cômico, se não fosse trágico.

“PÉROLAS” DO ENEM

(Em vermelho os comentários da equipe de professores que vistoriou as “pérolas”.)

·"O Brasil não teve mulheres presidentes mas várias primeiras-damas foram do sexo feminino". · (Ou seja: vários ex-presidentes casaram-se com travestis.)

·"Vasilhas de luz refratória podem ser levadas ao forno de microondas sem queimar". · (Alguém poderia traduzir?!)

"O bem star dos abtantes da nossa cidade muito endepende do governo federal capixaba". · (Vende-se máquina de escrever faltando algumas letras.)·

· "Animais vegetarianos comem animais não-vegetarianos". · (Esse aí deve comer capim.)

·· "Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regresssivo da violência urbana". · (“Sarneamento” deve ser o conjunto de medidas · adotadas por Sarney no Maranhão. Quer dizer, eu “axo”, mas não me “pré-ocupo” muito.)

·· "Fidel Castro liderou a revolução industrial de 1917, que criou o comunismo na Russia". · (Não, besta, foi o avô dele.)

·· "O Convento da Penha foi construído no céculo 16 mas só no céculo 17 foi levado definitivamente para o alto do morro". · (Demorou o "céculo" inteiro pra fazer a mudança.)

·· "A História se divide em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura, a mais estudada hoje". · (Esqueceu a História em Quadrinhos.)

·· "Os índios sacrificavam os filhos que nasciam mortos matando todos assim que nasciam". · (Mas e se os índios não matassem os mortos???!!!)

·· "Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiadores, puchada por dois cavalos". · (Ou era uma "biga" macho que tinha duas "bigas" fêmeas, puxada por um burro?!)

·· "No começo Vila Velha era muito atrazada mas com o tempo foi se sifilizando". · (Deve ter sido no tempo em que lá chegaram as primeiras prostitutas.)

·· "Os pagãos não gostavam quando Deus pregava suas dotrinas e tiveram a idéia de eliminá-lo da face do céu". · (Como será que eles pretendiam fazer isso?!)

·· "A capital da Argentina é Buenos Dias". · (De dia. À noite chama-se Buenas Noches.)

·· "A prinssipal função da raiz é se enterrar no chão". · (E a "prinssipal" função do autor deveria ser a mesma. E ainda vivo...)

·· "As aves tem na boca um dente chamado bico". · (Cruz credo.)

·· "A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva". · (Hehe. Esse é espirituoso...)

·· "Respiração anaeróbica é a respiração sem ar, que não deve passar de 3 minutos". · (Senão a anta morre.)

·· “Ateísmo é uma religião anônima praticada escondido. Na época de Nero, os romanos ateus reuniam-se para rezar nas catatumbas cristãs". · (E alguns ainda vivem nas "catatumbas".)

·· "Os egipícios dezenvolveram a arte das múmias para os mortos poderem viver mais". · (Precisa "dezenvolver" o cérebro. Será que egipício é para rimar com estrupício?)

·· "O nervo ótico transmite idéias luminosas para o cérebro". · (Esse aí não deve ter o tal nervo, ou seu cérebro não seria tão obscuro.)

·· "A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos".· (I will survive.)

·· "O nordeste é pouco aguado pela chuva das inundações frequentes". · (Verdade: de São Paulo até o Nordeste, falta construir aquadutos para levar as inundações.)

·· "Os Estados Unidos tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro asfaltadas". · (Juro que eu não li isso.)

·· "As estrelas servem para esclarecer a noite e não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas". · (Hum... Desconfio que vai ser poeta!)

·· "Republica do Minicana e Aiti são países da ilha América Central". · (Procura-se urgente um Atlas Geográfico que venha com um Aurélio junto.)

·· As autoridades estão preocupadas com a ploleferação da pornofonografia na Internet".· (Deve estar falando do CD dos Raimundos.)

·· "A ciência progrediu tanto que inventou ciclones como a ovelha Dolly".· (Teve a ovelha Katrina, também. Só que ela era meio violenta...)

·· "O Papa veio instalar o Vaticano em Vitória mas a Marinha não deixou para construir a Capitania dos Portos no mesmo lugar".· (Foi quando ele veio no papamóvel, lembra?)

·· "Hormônios são células sexuais dos homens masculinos".· (Isso. E nos homens femininos, essas células chamam-se frescurormônios.)

·· "Os primeiros emegrantes no ES construiram suas casas de talba".· (Enquanto praticavam “Tiro ao Álvaro”.)

·· "Onde nasce o sol é o nacente, onde desce é o decente".· (Indecente: o sol não nasceu pra todos.)

·· "A terra é um dos planetas mais conhecidos e habitados no mundo. Os outros planetas menos demográficos são: Mercurio, Venus, Marte, Lua e outros 4 que eu sabia mas como esqueci agora e está na hora de entregar a prova, a senhora não vai esperar eu lembrar, vai? Mas tomara que não baixe minha nota por causa disso porque esquecer a memória em casa todo mundo esquece um dia, não esquece?".· (Quase chorei. Mas todo mundo deveria esquecer a memória em casa, ao menos um dia: isso é lindo.)

Entrega de Livros Didáticos da Rede Infantil

No final do mês de abril, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação do Ensino Infantil, visitou as escolas do município para realização de entrega do Livro Didático, para  alunos de 03 a 05 anos de idade que compõem a rede de ensino infantil de Gov. Dix-sept Rosado.

100_0229

O livro didático, não pode e nem deve ser o recurso necessário para o desenvolvimento da criança, todavia, sem dúvida é um grande recurso que coopera, para o bom aproveitamento desta etapa de ensino. O programa que atende aos alunos da rede infantil com os livros é de extrema responsabilidade do município e custeado com recursos próprios, sendo ele um verdadeiro incentivo a propagação da alfabetização.

O Programa, implantado já há alguns anos, ganha solidificação cada vez mais e merece ser divulgado. É cediço que a Educação Infantil é a etapa da vida escolar mais importante, que merece atenção, acompanhamento e muitos investimentos. Requer-se do Poder Público cada vez ampliar o atendimento a esta área, considerando que é a etapa primordial para a alfabetização e que o problema com leitores no Brasil só tem crescido nos novos tempos. 

100_0253

Conforme preconiza o artigo 29 d LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação: “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. 

Percebe-se de pronto o quão necessário é a ampliação do atendimento ao rede infantil, para que possamos mudar os índices atuais e formar leitores conscientes de seu papel.