SEJAM BEM VINDOS

sábado, 30 de abril de 2011

Inteligência emocional

A minha atuação profissional na área de educação tem me proporcionado muita coisa boa, muito crescimento pessoal. Além da prática, minha profissão tem me levado a estudar temas bem interessantes e bastantes relevantes para mim como pessoa. Hoje a tarde, na realização de uma das muitas tarefas que devo cumprir na minha especialização Mídias na Educação, encontrei uma entrevista bem interessante que trata de um tema super em alta e que eu gosto muito de aprender.

A inteligência emocional é um conceito em alta nos dias de hoje. Utilizado pela Psicologia esse estudo permite a reflexão dos próprios sentimentos e como eles se exteriorizam, como também o estudo do sentimento e comportamento do outro e a nossa capacidade de lidar com cada uma dessas situações.

Lembrem daquelas pessoas razinzas, que nunca estão satisfeitas, que colocam defeitos em tudo, que está sempre pensando de forma negativa, ou que está sempre implicando com todos ao seu redor. Pensem também nos seus medos e fobias, nas suas dificuldades de relacionamento, na sua forma de agir. Pois bem, dentro de todas essas possibilidades está a inteligência emocional que se divide em Intrapessoal e Interpessoal.

Conhecer a si próprio, suas fragilidades, competências, qualidades e defeitos facilita sua compreensão consigo e consequentemente com o próximo e lhe possibilita interagir melhor com as pessoas.

Estudos tem demonstrado que ultimamente a análise da Inteligência Emocional tem se sobreposto a do QI. Executivos são dispensados em decorrência de sua incapacidade de lidar consigo mesmo e com os seus subordinados, dificultando e muitas vezes impossibilitando sua atuação profissional, mesmo que este tenha um Qi elevadissimo e um curriculum invenjável. Hoje, muitas empresas de sucesso realizam testes para verificar a inteligência emocional do candidato a qualquer cargo, para que já possam evitar problemas de relacionamentos no futuro.

Sem dúvida um assunto interessante e muito, muito importante para toda e qualquer área de atuação. Já realizei diversas palestras sobre o tema, e em todas, vejo as pessoas envolvidas e curiosas para saber um pouco mais do assunto.

Assistindo ao vídeo abaixo, depois de concluída minha tarefa, pensei em socializar com vocês essa entrevista, tenho certeza que ele servirá para enriquecer mais o seu conhecimento. Para saber um pouquinho deste vasto mundo da inteligência emocional assista a entrevista abaixo e comente o que entendeu e o que achou do assunto.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vale ressaltar

Como sou adepta a tudo que nos leve a refletir sobre nossas ações, sobre a maneira como lidamos com nossos amigos, parentes, familiares, com pessoas com quem convivemos todos os dias e em sua maioria não paramos nunca pra dizer-lhes palavras afáveis, participo do movimento “A Corrente do Bem”.

Publiquei um post sobre isso há algumas horas, mas gostaria de asseverar as palavras do amigo Wilton Júnior, uma vez que ele traz de forma detalhada os objetivos da campanha. Bem interessante, leiam o post e participem também.

Lendo os blogs da terrinha, parei por um instante no espaço do amigo Ernando Souza (http://www.osistemadix.blogspot.com/), e percebi a mensagem “Eu fiz a Diferença”, e que cai bem para o dia de hoje.

diaDe acordo com o que venho postando, hoje é o dia da campanha “A Corrente do Bem”. Não vou mais uma vez falar sobre a campanha e sim, só mais uma vez, sobre seus objetivos.

A idéia da campanha original “A corrente do bem” é fazer um benefício, um favor, sem importar a quem, sem medir o tamanho da bondade que vai ser ‘doada’, e, principalmente, não exigir nada em troca, pedir somente que o bem seja replicado, seja extendido a outras pessoas. O cerne da idéia seria:

FAÇA UM GRANDE FAVOR PARA  TRÊS PESSOAS E PEÇA PARA QUE CADA UMA DELAS, FAÇA O MESMO PARA MAIS TRÊS. E AS NOVE PESSOAS DEVEM RETRIBUIR PARA MAIS TRÊS.

Essa premissa já rodou o mundo, e vem virando tema de campanhas sociais, capitaneadas por ONG’s inclusive aqui no Brasil.

ajudar
A campanha “A corrente do bem” pode ser melhor entendida através do sítio de divulgação:http://www.acorrentedobem.org/

Com relação ao texto “Eu fiz a diferença” que vi no blog de Ernando Souza,  ele trata da importância e da nossa necessidade de sermos agentes de transformação social, ele parte do princípio de que qualquer boa ação, não importa a grandeza ou sua dimensão, vale a pena e será importante para quem se beneficiar dela.

Não importa se é apenas uma gota de água no oceano, ela será uma pequena ação, que se for executada em conjunto vai possibilitar uma grande mudança. É esse o pensamento.

Dessa forma, gostaria de copiar+colar o texto do Blog “O sistema” para leitura dos webamigos do The Place.

EU FIZ A DIFERENÇA

icone_fizadiferenca
Esta é a história de um escritor que morava em uma tranqüila praia, junto de uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa escrevendo.

Certo dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Ao chegar perto, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia para, uma por uma, jogá-las novamente de volta ao oceano.

- Por que está fazendo isso? – perguntou o escritor.

- Você não vê! – explicou o jovem – A maré está baixa e o sol muito quente. Elas secarão com o calor, vão morrer se ficarem aqui.

- Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora, e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai perecer de qualquer forma.

O jovem pegou mais uma estrela na praia, jogou de volta ao oceano e olhou dentro dos olhos do escritor e disse:

- Para essa… eu fiz diferença.

Não importa se o que estamos fazendo vai resolver todos os problemas do mundo. O que interessa é que estejamos fazendo sempre o nosso melhor. Isto é fazer a diferença.

Histórias Maravilhosas (José Orlando Nussi).

Movimento a Corrente do Bem

Copiei recentemente, um post do The Place sobre “A corrente do Bem”, movimento que achei deveras relevante e propício para os dias atuais. Como hoje é o grande dia do lançamento do evento, gostaria de também aderir e fazer parte desta campanha.

Refletir sobre nossas ações para com o próximo nunca é demais. As vezes não precisamos fazer muito para propagar o bem, basta que sejamos amigos, que saibamos ouvir, sorrir, dizer algumas palavras de encorajamento, elogiar, dar força a quem necessita.

Foi pensando sobre isso que lembrei de uma dinâmica que realizei num Grupo de Senhoras que eu Coordenava há algum tempo na igreja. Essa dinâmica consistia em presentear três pessoas com uma fita azul, escolher a pessoa pra dar a fita e dizer o motivo de a pessoa ter sido escolhida.

Nossa, tivemos testemunhos fantásticos. Todos as histórias foram surpreendentes, segundo as mulheres que participaram da dinâmica, afirmaram que as pessoas escolhidas ficaram emocionadas de terem sido selecionadas por elas, lembradas, por ouvirem o que elas tiveram a oportunidade de ouvir.

Isso nos mostra que um simples gesto, pode muitas vezes fazer a diferença na vida de alguém. Por isso mesmo também encampo essa luta. Participe você também, tudo que é para o “BEM” ‘tá valendo’. Veja o banner da campanha.

email-mkt-corrente-do-bem

segunda-feira, 25 de abril de 2011

AMOR PRA RECOMEÇAR

Segunda-feira, dia propício para agradecermos a Deus por mais um dia de vida, por mais uma semana que se inicia e por tudo o que já temos conseguido em nossa vida. Dia oportuno também pra refazer planos, traçar novas metas, consertar o que não está bem e renovar as forças.

Não podemos permitir que os óbices e as dificuldades nos faça perder a força, a coragem e a vontade de vencer. Não podemos, em hipótese nenhuma, permitir que o medo nos paralise, nos detenha. Prosseguir, essa deve ser a máxima de nossa vida.

Para começar o dia bem, vou socializar com vocês a letra de uma música muito bonita e muito, muito reflexiva, até filosófica eu diria. Por indicação de Madja Aline eu desejo a vocês um AMOR PRA RECOMEÇAR. Ame a vida, ame o próximo, ame a você principalmente, e acima de tudo, ame a Deus. Vejam a letra da música e ouçam o vídeo, certamente uma grande pedida pra começar essa última semana de abril..

AMOR PRA RECOMEÇAR - FREJAT

Eu te desejo
Não parar tão cedo
Pois toda idade tem
Prazer e medo...

E com os que erram
Feio e bastante
Que você consiga
Ser tolerante...

Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero...

Desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar
Prá recomeçar...

Eu te desejo muitos amigos
Mas que em um
Você possa confiar
E que tenha até
Inimigos
Prá você não deixar
De duvidar...

Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero...

Desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar
Prá recomeçar...

Eu desejo!
Que você ganhe dinheiro
Pois é preciso
Viver também
E que você diga a ele
Pelo menos uma vez
Quem é mesmo
O dono de quem...

Desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar...

Eu desejo!
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Prá recomeçar
Prá recomeçar
Prá recomeçar...

sábado, 23 de abril de 2011

Dicas de filmes e palavras nobres

Certa vez, em uma conversa despretensiosa alguém exclamou dizendo que não sabia como eu, em meio a tantas e tantas responsabilidades, conseguia ainda assistir filmes e recomendá-los aqui no Ad Finem. Não podemos viver apenas de obrigações, nosso cérebro não suportaria isso, por este motivo me dou ao luxo de assistir sempre e sempre, um bom filme. Os filmes, além de nos entreter, nos trazem lições sobre a vida, sobre o homem e sobre nossa essência. Já perdi a conta de quantos assisti, muitos valem a pena, outros não, mas certamente todos me proporcionaram ensinamentos, mesmo os que eu não gostei.

Pois bem, este post é exatamente para isso, para acrescer à lista das indicações deste blog, alguns filmes que valem a pena ser visto. O filme “A última música”, que tive o privilégio de assistir ontem, foi um dos mais emocionantes que já vi. Filme que marca. Entrou para minha lista dos que me fez chorar, que literalmente me fez derramar lágrimas dos meus olhos. Emocionante gente. Sem dúvida uma grande pérola que recomendo. Aproveito o ensejo e recomendo também a “A Força do Destino” um filmaço que serve muito para demonstrar o poder da liderança e da força de vontade pra se conquistar o que se quer. Ainda deixo como recomendação neste post “A Jurada” e a “Câmera Oculta”, mais dois filmes inteligentes, fortes e marcantes.

Ainda quero neste, fazer menção de um post do The Place, do amigo Wilton Júnior, que faz referência ao filme “A corrente do bem”. Assisti e também afirmo convictamente que este é um dos filmes que ficam, que marcam e que deveriam ser vistos e refletidos por todos. Contudo, não quero neste, tratar do que o filme pode nos proporcionar, quero fazer destaque as palavras de Wilton Júnior, já que são palavras nobres e raríssimas de ser ver nos dias de hoje.

Pouca ênfase se dar ultimamente aos sentimentos, as boas ações, a palavras inefáveis. Assim quando isso acontece devemos propagar e expandir tais pensamentos, para que eles possam ser multiplicados e ampliados. Vejam isso:  “O texto fala sobre gentileza e sobre fazer o bem a outras pessoas, sem esperar nada em troca, discorre basicamente sobre as mais básicas de nossas condições de seres humanos, o que nos diferencia dos outros animais: a bondade, a amizade. Gosto de tratar sobre a temática, conversar sobre o assunto. Muita gente acha que um simples gesto de bondade despretensiosa passa despercebida, que não modifica as pessoas, enfim, não vai causar nenhuma grande mudança”.

Viver num mundo racional até que é possível, no entanto, conviver com a mediocidade humana que leva à violência, ao menosprezo, ao desamor, a indiferença para com os problemas do próximo, isso é impossível. Conviver com a falta de humanidade e de empatia a que estamos submetidos nos últimos tempos, sem combater este fato,  roubará de nós a nossa essência humana e nos tornará iguais aos demais animais. Destarte, acompanho as palavras do nobre amigo supracitado e copio na íntegra o post: A Corrente do Bem. O link do blog The Place se encontra na barra  lateral do Ad Finem.

Gostaria de replicar um post do “Qualiblog”, que fala sobre o filme “ A corrente do bem” e da campanha do site www.acorrentedobem.org.

a-corrente-do-bemO texto fala sobre gentileza e sobre fazer o bem a outras pessoas, sem esperar nada em troca, discorre basicamente sobre as mais básicas de nossas condições de seres humanos, o que nos diferencia dos outros animais: a bondade, a amizade.

Gosto de tratar sobre a temática, conversar sobre o assunto. Muita gente acha que um simples gesto de bondade despretensiosa passa despercebida, que não modifica as pessoas, enfim, não vai causar nenhuma grande mudança.

O filme, mostra justamente o contrário, e com muita maestria. Se alguém ainda não assistiu “A corrente do bem”, procure imediatamente o dvd (acho que ainda tenho uma cópia em casa, posso emprestar), e, sugestão de cinéfilo (sem falsa modéstia) inveterado e qualificado, foi uma das melhores películas que já vi.

corrente_bem2

Com relação ao movimento “Corrente do Bem”, consiste em fazer, sem interesse próprio, o bem a três (ou mais) pessoas, seja o que for, seja de que forma for, e em troca do favor, solicitar que o beneficiado faça o mesmo, repasse a gentileza.

Sou partidário de que qualquer ato nosso tem repercussão (positiva ou negativa) em todo o universo. Sou aficcionado da teoria do caos, aquela que diz que o ‘bater de asas de uma borboleta em Tóquio, pode fazer acontecer um furacão em São Paulo’. Assim, tudo que fazemos tem um resultado em igual proporção e na medida do bem ou mal resultado de nossa ação.

Sem mais delongas, pois escreveria o dia todo sobre o assunto, volto-me ao post do “Qualiblog”:

Você já recebeu uma gentileza?

Com certeza alguém, em algum momento, já foi gentil contigo… Sem querer nada em troca.
A vida nos reserva essas surpresas, que ocorrem quando menos esperamos e revelam o lado bom das pessoas.
E que tal, conscientemente você repassar essa gentileza (e outras) para desconhecidos a sua volta de vez em quando?

Que tal ser um agente da mudança de atitude das pessoas, não cobrando delas essa mudança, mas dando o exemplo?

O filme “A Corrente do Bem (Pay It Forward)”, de 2000, baseado no livro homônimo de Catherine Ryan Hyde, inspirou muitas pessoas a testar a teoria do personagem Trevor McKinney (Heley Joel Osment viveu o papel no filme). Uma dessas pessoas foi Blake Beattie, que criou o Dia Corrente do Bem Internacional (28 de Abril). Uma idéia simples e cativante, fácil de executar e que nos torna pessoas melhores a cada vez que praticamos.

No Brasil o movimento está sendo organizado pelo site Acorrentedobem.org, que trás várias idéias para participação, material de apoio, cartazes de divulgação (como este que você vê aí embaixo), depoimentos… Uma infinidade de gestos simples que podem mudar o mundo, se feitos não apenas em 28 de Abril. A corrente é um incentivo, a mudança depende de cada um de nós praticá-la constantemente.

Para lavar a alma, veja o trailer do filme e procure assistir o DVD, garanto que faz um bem enorme!…

terça-feira, 19 de abril de 2011

Sonhos de Deus

Sabem por que eu acho lindo o meu Deus, o nosso Deus? Porque não ha nada que se compare a Ele. Nada que se iguale ao seu amor, à sua misericórdia. Nada há, que se possa comparar ou ao menos tentar se aproximar do que Ele é, e do que Ele pode ser. Ele não faz distinção de cor, de sexo, de raça, de religião. Ele ama a todos incondicionalmente e sem regras. Ele nos dispensa seu amor sem esperar nada em troca. Ama pela simples necessidade de amar sua criatura.

Sabe, há momentos que nos esquecemos deste amor. Há momentos que pensamos não valer nada, não prestar. Pensamos que tudo que todo o caminho percorrido até agora, foi tudo perdido. Você olha e percebe, ou pelo menos pensa, que tudo o que você achou ter construído como pessoa, não foi nada do que pensou. Se sente fracassado, desprezado, desnorteado, comoo se não houvesse ninguém que pudesse ou quisesse te ajudar.

Você já foi atingido com palavras duras e atitudes de descréditos, de zombarias com o que você crer, com o que propaga, com o que você defende? Já percebeu que há momentos em sua vida que por mais que tente, por mais que lute, tudo o que você faz, por mais boa intenção que possa existir por trás, haverá sempre alguém que só verá teus defeitos, tuas falhas, tuas fraquezas ?

Não importa o quanto tente, porque tudo será em vão. Pois bem, esses momentos da vida lhe atinge de forma grotesca, lhe atinge de tal maneira que passas a crer em tudo aquilo que lhe transmitem e passas tambem a ter a mesma concepção do outro sobre si. Já não consegue se gostar, se amar, se admirar. Já não consegue ver nada de bom em si mesmo. Percebe-se pensando, que realmente tudo que pensas é bobagem, alienação, ilusão, utopia. Que você não passa de mais um bobo da corte, pensando ser algo, ou alguém que faça diferença na vida dos seus entes, dos seus amigos, dos seus conhecidos, da sua comunidade… Chega a conclusão de que o melhor mesmo é parar, esperar e “com boca cheia de dente esperando a morte chegar”. Lutar pra quê?

Mas sabem é neste exato momento que entra em cena um Ser que está acima de tudo e conhece o nosso coração. Um ser que está além de toda nossa mediocridade, de nosos sentimentos de posse, de nossa inferioridade, de qualquer outra coisa insignificante que possa existir. Pois bem, esse Ser maravilhoso chega de forma tão inesperada, tão forte, normalmente usando um ser humano, pra nos mostrar que ainda temos saída, que apesar de nossos erros e fracassos Ele nos entende, nos compreende, nos ama e sabe, que não somos imprestáveis e nem tão pouco irreparáveis.

Amo esse Deus, porque quando penso que não há outro caminho, outra saida, ele coloca a pessoa certa, com as palavras certas e me prova sua existência e sua eterna e grandiosa ação em nossas vidas. Me prova veementemente, que Ele esta no controle e que “tudo coopera para o bem daqueles que amam e temem a Deus”. Amo Este Deus, porque cada momento de minha vida, que pensei em parar, em desistir, que pensei que o que penso, o que defendo não passa de ilusão, Ele chega e diz: “Recebe a cura, recebe a unção, unção de ousadia, unção de conquista, unção de multiplicação”.

Quando Ele chega e me fala tudo isso, olha não há nada e nem ninguém que me detenha, sabem por quê? Porque os sonhos de Deus jamais vão morrer. Ele coloca em mim uma força sobrehumana, me enche de maneira inexplicável e me faz me sentir inabalável, inantigível. Ele me lembrou hoje de forma totalmente inesperada, de maneira incrível tudo isso e socializo com vocês. Certamente mais uma experiência fantástica, indescritível e sobrenatural, que Ele reservou para mim. E querem saber, isso não tem preço, não dinheiro, não tem presentes, não tem nada material que possa se igualar a um evento desta natureza. É algo que não se mensura, nem se descreve, apenas se sente.

Deixo para apreciação de todos vocês, um pouco do que Ele me entregou. Pare um minuto e veja esse lindo video e medite na letra desta música de Ludmilla Ferber.

Sonhos de Deus

Se tentaram matar os teus sonhos
Sufocando o teu coração
Se lançaram você numa cova
E, ferido, perdeu a visão

Não desista, não pare de crer
Os sonhos de Deus jamais vão morrer
Não desista, não pare de lutar
Não pare de adorar
Levanta teus olhos e vê:
Deus está restaurando os teus sonhos
E a tua visão

Não desista, não pare de crer...

Recebe a cura! Recebe a unção
Unção de ousadia, unção de conquista
Unção de mutiplicação

sábado, 16 de abril de 2011

É loucura

Gente, sábado lindo de Sol. Momento propício para agradecer a Deus pela vida, pelo pão, pela saúde, pelas alegrias, pelo despertar, e como me disse alguém, pelo simples fato de estar vivo.

Reflexão sabatina no Ad Finem para começarmos bem o nosso dia. Leia e medite:

É loucura...

É loucura Odiar todas as rosas porque uma espetou o seu dedo...

Perder a fé em todas as orações porque numa você não foi atendido...

Desistir de todos os esforços, porque um deles fracassou

Condenar todas as amizades porque uma te traiu...

Descrer de todo amor porque um deles foi infiel...

Jogar fora todas as tentativas de ser feliz, porque uma tentativa não deu certo!

Espero que na sua caminhada não cometa essas loucura...

Lembrando que sempre:

Há uma outra chance

Uma outra amizade

Um outro amor

Uma nova força

É só ser perseverante e procurar ser mais feliz a cada dia

A glória não significa “nunca” cair, mas em erguer-se toda vez que for necessário!

Autor desconhecido

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Coisas que o twitter me proporcionou

Bem gente, quero abrir espaço neste momento para trazer mais uma das minhas grandes e maravilhosas homenagens que aqui publico. Sinceramente, amo este perfil do Ad Finem. Queria ter tempo suficiente pra cada dia escolher alguém querido e dedicar-lhe palavras boas e bonitas neste espaço.

Acho que hoje economizamos palavras suaves e tememos enaltecer, elogiar, reconhecer o mérito do outro, como se isso fosse nos diminuir. Penso diferente, acho que isso nos engrandece como pessoa, como ser humano. Sou melosa, embora prática. Não quero ser piegas, mas se assim me julgam, também não me preocupo. Bem, mas vamos ao que interessa.

MONALISA

A graciosidade de hoje é alguém que conheci via twitter, quer dizer, já a conhecia- de algum tempo, desde criancinha por sinal, só que fazia um tempão que não via pelas bandas de Gov (mesmo ela sempre estando por aqui). Hoje a menininha virou uma jovem-adolescente linda, que deve orgulhar seus pais, avós, tios e irmão. Ela é neta da irmã Euzelita Silva, pessoa que prezo e estimo também.

MONALISA II Monalisa, nome bem sugestivo que denota imperiosidade, força, brilho, determinação, altruísmo e muita perspicácia. Menina-moça cativante, carinhosa, inteligente, meiga e muito doce, que conquistou-me com suas palavras elogiosas no Twitter.

Menina de força exuberante, que demonstra claro em seu perfil do orkut a sua dinamicidade. Vou lhe confessar uma coisinha Monalisa, me identifiquei com seu perfil (risos). Acho que isso nos diz alguma coisa (risos). Ela se define assim:

“Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração! Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente! Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE! Você pode até me empurrar de um penhasco q eu vou dizer: - E daí? EU ADORO VOAR”!

monnalisa "Eu gosto do impossível, tenho medo do provαvel, dou risαdα do ridículo e choro porque tenho vontαde, mαs nem sempre tenho motivo. Tenho um sorriso confiαnte que αs vezes nαo demonstrα o tαnto de insegurançα por trαs dele. Sou inconstαnte e tαlvez imprevisível. Nαo gosto de rotinα. Eu αmo de verdαde αqueles prα quem eu digo isso, e me irrito de formα inexplicαvel quαndo nαo botαm fé nαs minhαs pαlαvrαs. Nem sempre coloco em prαticα αquilo que eu julgo certo. Sαo poucαs αs pessoαs prα quem eu me explico”

Sempre presente no Ad Finem e debatendo comigo no Twitter a respeito dos posts, Monalisa foi me cativando mais e mais ao ponto de necessitar conhecê-la, aliás, revê-la. Pra mim foi uma felicidade reencontrá-la e perceber o quanto ela cresceu e ficou maravilhosamente  linda.

Fico encantada e fascinada com o carinho que ela tem por mim, sempre expressando de forma tão delicada e meiga. Mas, devo confessar que o mais me sensibilizou e deixou-me extremamente feliz, foi ver que consegui fisgá-la como leitora do Ad Finem (risos). Gente, como Pedagoga e Psicopedagoga que sou, tenho plena convcção do quanto é difícil despertar o interesse de jovens e adolescentes; e quando este interesse é pra ser direcionado à leitura, então isso dobra a exigência.

Assim, fica complicado não me emocionar quando vejo, principalmente hoje via Twitter, expressões de jovens e adolescentes leitores e leitoras do Ad Finem, que sempre me interpelam para falar sobre os debates proposto neste espaço. Amo de paixão e isso só me cooncede cada vez mais a força que preciso pra persistir neste espaço.

A você minha querida, que hoje completa mais uma primavera em sua vida, dedico-lhe este post, não apenas como uma forma de expressar minha gratidão pelo carinho que tens me dedicado publicamente, mas também pra dizer-te que a recíproca é muito verdadeira. Te admiro e nutro por ti um carinho todo especial como se te conhecesse há muito. Persista nessa tua força e nos teus ideiais, que não tenho dúvida de que chegará muito longe. Um grande beijo dessa sua amiga virtual, que muito te estima.

Para finalisar este imenso post, quero agradecer a todos os amigos twitteiros de Gov. Gente, vocês não imaginam o quanto fico feliz de interagir com vocês. Hoje me sinto mais perto de minha cidade, de meu povo. Aquilo que a vida e o tempo não nos permite, de ter mais contatos com as pessoas, o twitter tem me proporcionado e mesmo a distância queria dizer-lhe a todos os twitteiros: “Adoooooro”. Beijão a todos.

Recadastramento de filiados

Recebi email do amigo Zé Emídio divulgando o recadastramento dos filiados do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, mas como não consegui abri-lo para pegar os detalhes do evento, copio e colo matéria afim publicada no Teh Place, Blog do amigo Wilton Júnior. Veja convite e participem:

O Presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, José Emídio, me envia convite e pedido de divulgação do RECADASTRAMENTO do seu quadro de filiados.

O RECADASTRAMENTO acontecerá no próximo sábado (16/04/2011), das 08h00 às 12h00, nas dependências da Câmara Municipal.

Sugere-se que o filiado leve o título de eleitor e o documento de identidade.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Palavras dignas de reprodução

Já cheguei afirmar diversas vezes e em diversos lugares, o que acabei de ler no Blog Interação, de Paulo Martins. Claro que não afirmei com palavras tão sábias e tão filosoficas quanto as dele, mas que falei, falei (risos).

Bem, o fato é que eu concordo com Paulo, alio-me ao seu pensamento e também enfatizo suas palavras. Bom seria se nós que fazemos uso de espaços como este, para propagar nosso pensamento, nossas opiniões, tivéssemos a sabedoria de saber diferenciar o O de um 0. Se assim agíssemos, muitas coisas e picuinhas deixariam de acontecer.

Pertencemos a uma cidade de interior, pequena, que todo mundo se conhece e em tese deveriam se respeitar. Mostrar meu ponto de vista, minha indignação, meus pensamentos, minha filosofia, minhas convcções ou outras coisitas mais, não é nenhum pecado e nem muito menos crime, a menos que tudo isso, toda minha liberdade de expressão venha ferir, manchar ou macular a imagem de terceiros.

Posso dizer o que penso, desde que eu saiba separar o ato da pessoa. Quando critico determinada atitude de alguém, devo me deter a atitude em si e não a pessoa. Quem recebe as críticas também deve atentar a este fato. Vivemos num país democrático, onde podemos e devemos exprimir nossas opiniões, saber compreender e aceitar críticas construtivas é uma virtude sem igual, que deve ser alimentada por todos nós.

Pois bem, não só reproduzo o post de Paulo Martins, como aproveito o ensejo para fazer um alerta, que também serve pra mim, para que possamos distinguir os fatos e acontecimentos que possam contribuir para o bem de nossa comunidade e que possamos difundir aquilo que coopere para a cidadania, entretenimento e-ou outros, respeitando os limites da razão e do bom senso. E ainda, aproveito para mais uma vez parabenizar Eduardo Andrade pela “maneira respeitosa” de conduzir o seu espaço, que como muito bem disse Paulo, é salutar.

Ah, vale ressaltar que Eduardo Andrade é dix-septiense e alimenta o Blog Ideiasemxeque. Para acessá-lo basta ir na barra direita do Ad Finem que vocês encontrarão o link por lá.

Veja o post de Paulo:

O Ágora na Dix-sepolis

O servidor público federal Eduardo Andrade comenta no blog e diz que é contra o gasto de recursos públicos com a realização de festas animadas por bandas. Seja na atual administração de Governador Dix-sept Rosado ou mesmo que fosse na gestão anterior.

Eduardo põe o assunto em debate, de maneira respeitosa, o que é salutar. Era assim que os cidadãos de Atenas divergiam no Ágora, a praça da polis (cidade) grega.

Alguém pode dizer: - Menos. Mas também é assim que gostaríamos que se efetivasse neste espaço virtual. Ponto de vista que exale os ventos da cidadania. Opinião que edifica, esclarecedora e reflexiva.

Interação como no Ágora, para o bem da nossa Dix-sepolis.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fato triste

Gente, muitos dias distante daqui, saudades. Ha momentos que as atividades se intensifcam e não temos como recuar, mas isso não importa, vamos ao que interessa. Este espaço é especial pra mim e dele não vou me afastar.

É com muito pesar, que venho neste momento dividir com vocês um fato triste, que abalou muita gente por aqui. Creuma, uma professora bastante conhecida, que professora de nosso município e também no estado, e portanto, bem querida por aqui, sofreu um AVC no sábado passado e ainda se encontra em estado delicado. Conforme informações, Creuma foi transferida para Natal, para submeter-se a uma cirrurgia. Não tenho conhecimento se o procedimento já realizado, contudo, estamos na torcida e intercedendo por ela.

Quero neste momento me solidarizar com a família de Creuma, principalmente com seu filho Caetano, (que pra quem conhece Creuma e lida um pouquinho com ela, sabe que de duas palavras que ela pronuncia, uma é o nome de Caetano. Creuma nunca evitou de mostrar o grande orgulho que tem por seu filho e isso certamente essa é uma das muitas virtudes que ela tem) e pedir a todos que incluam-na em suas orações. Roguem a Deus para que ela encontre a força necessária para reagir e reverter esse quadro. Conheço Creuma há anos e sei de sua vitalidade, vivacidade, determinação e vontade de viver.

Estive com Creuma há duas semanas, participando da comissão de avaliação do Concurso de Redação, que houve nas comemorações alusivas ao aniversário da cidade e como sempre ela se mostrou feliz, disposta e muito, muito sábia em suas colocações. Quem a conhece sabe que ela é uma pessoa extrovertida, feliz, cheia de energia.

Certamente estamos todos aflitos com o que ela está passando, mas também, estamos todos intercedendo pra Deus ampará-la e guardá-la neste momento. Lamentamos o ocorrido e e estamos aqui na luta com todos familiares orando e intercedendo.

sábado, 9 de abril de 2011

Conquiste o seu impossível

Neste sábado que começou o dia chuvoso, mas que já aponta pra ser um dia muito lindo de Sol e de muita vida, temos muito pra agradecer a Deus e exaltá-lo na beleza de sua santidade. Quero nesta oportunidade apenas socializar com vocês o vídeo de jamilly, Conquistando o Impossível – versão em português. Sem dúvida uma letra maravilhosa, uma voz melodiosa e uma música indescritível.

Vale a pena conferir. Somos aquilo que acreditamos e podemos superar barreiras. Quero dedicar este post de forma especial a alguém que ultimamente se tornou minha leitora assídua e minha amiga e que muito tem me ajudado a corrigir os possíveis erros que surgem no decorrer dos posts, fato que comumente acontece, dado a minha correria (risos).

Uma amiga que o mundo virtual me proporcionou e que hoje admiro deveras pela sua sensibilidade, força, sinceridade e muita perspicácia. Certamente não fora a oportunidade de conhecê-la virtualmente, não teria tido a chance de ter conquistado essa amizade. Dedico esse post a você Madja Aline, como forma de agradecer-te por estar sempre por aqui não apenas lendo o que escrevo, como também emitindo opiniões e… você sabe né… (risos).

Madja Aline medite na letra deste hino, convictamente ele serve para nos dar a força necessária para prosseguirmos de cabeça erguida. A todos os amigos leitores meu muito obrigada e um final de semana abençoado.

Conquiste o seu impossível

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mais fácil agradar um homem ou uma mulher?

Há algum tempo recebi um texto bem interessante da amiga Mariana Cardoso, a quem tenho a honra de tê-la como leitora. Bem, guardei na minha caixa de email para um dia adequado e acredito que essa sexta-feira, seja o momento propício para socializar a pérola com vocês.

Dei uma folga na guerra dos sexos porque caso contrário, a coisa iria esquentar demais e ninguém pretende isso (risos). Mas gente, como sabem, quem me acompanha neste espaço, são conhecedores de que defendo a minha classe e não fuja a luta, contudo, o texto que mariana me enviou, convenhamos, é absoluta verdade.

Me sinto impelida a aceitar e assumir de público (risos) que somos um complexo em pessoa e que para agradar a nós mulheres, não é nada fácil. Assim, apesar de o texto zoar um pouco com o sexo frágil (frágil é… risos) o texto traz dicas fantásticas, que ensinam os homens a lidar com a gente e isso é bom (risos). Ai amigo Zé Emídio e André veremos o que Amanda e Cibelly tem a dizer de tudo isso.

COMO SATISFAZER QUALQUER MULHER

01. Acaricie, 02. massageie, 03. cante, 04. suporte, 05. alimente, 06. dê banho, 07. ria, 08. sorria, 09. estimule, 10. console, 11. toque, 12. abrace, 13. excite, 14. pacifique, 15. proteja, 16. seduza, 17. ligue, 18. corresponda, 19. antecipe, 20. perdoe, 21. sacrifique-se, 22. ajude, 23. mostre-se igual, 24. fascine, 25. respeite, 26. encante, 27. ignore, 28. defende-a, 29. faça planos, 30. enfatize, 31. faça serenata, 32. agrade, 33. mime, 34. nine-a, 35. se banhe, 36. se perfume, 37. se barbeie para ela, 38. elogie, 39. faça uma surpresa, 40. acredite, 41. santifique-a, 42. ajude, 43. reconheça, 44. seja gentil e educado, 45. atualize-se, 46. aceite, 47. presenteie-a, 48. peça, 49. escute, 50. entenda, 51. leve, 52. acalme, 53. mate por ela, 54. morra por ela, 55. sonhe com ela, 56. prometa, 57. entregue-se, 58. se comprometa, 59. eleve, 60. alivie, 61. sirva, 62. salve, 63. prove, 64. agradeça, 65. dance, 66. olhe nos olhos, 67. escove, 68. seque, 69. dobre, 70. lave, 71. passe, 72. guarde, 73. cozinhe, 74. idolatre, 75. ajoelhe-se e,

76. volte ao começo e faça tudo de novo...

COMO SATISFAZER QUALQUER HOMEM:

01. Tire a roupa.

Secretaria Municipal de Assistência Social de Governador Dix-sept Rosado oferece passeio para mais de 100 idosos na praia de Baixa Grande.

Mais um trabalho digno de destaque, realizado pela Secretaria Municipal de Ação Social. Socializo com vocês um release enviado pela aludida secretaria e já aproveito o ensejo para agradecer pelo convite feito a minha pessoa, para acompanhá-los nessa grande viagem. Como já disse, a minha ida só não será possível, devido ao fato de amanhã estar ministrando aula.

Parabenizo ao amigo Itamir Vieira pela brilhante trabalho que tem realizado frente a pasta que assumiu. Vejam materia:

No próximo sábado (09/04) a Praia de Baixa Grande em Areia Branca receberá mais de 100(cem) idosos vindos do município de Governador Dix-sept Rosado. Trata-se de mais um passeio organizado pelo Projeto Conviver que atende a idosos vinculados ao Centro de Referência da Assistência – CRAS.

Durante todo o dia, os idosos desfrutarão da tranqüilidade da praia de Baixa Grande e participarão também de algumas atividades como dinâmicas de convivência, almoço e o tradicional forró da melhor idade.

“Será um dia de descanso e lazer!” Enfatiza a Prefeita Lanice Ferreira que tem garantido todo apoio e estrutura necessários para o desenvolvimento das atividades do Projeto. “Trabalhamos para oferecer aos nossos idosos oportunidades de convivência e um espaço para exercitar sua cidadania.” Completa a prefeita.

Para atuar de forma preventiva, garantindo mais segurança e tranquilidade do passeio, a Secretária Municipal de Saúde disponibilizará uma profissional de enfermagem com Kit de Primeiros Socorros.

“Uma viagem dessas serve de terapia pra gente. Pra quem vivia em casa, sem ter pra onde sair, é muito bom poder passear e ocupar o tempo. Faz bem até pra saúde.” É a declaração de Dona Severina Gomes que mora no Sítio Santana e participa ativamente do Projeto.

Para Itamir Vieira, Secretário de Assistência Social do município, o Projeto Conviver tem ajudado a melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos idosos e idosas de Governador Dix-sept Rosado: “É uma satisfação muito grande poder trabalhar e favorecer esses momentos de alegria para os idosos. A cada atividade que realizamos, sentimos a grande felicidade que eles nos transmitem e a melhoria da qualidade da vida de cada um deles.”

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Conquistando o impossível – Versão inglês

A melodia e a voz já anela qualquer alma. Dispensa comentários e faz jus a socialização. Apenas curtam.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

STF decide: Piso não é remuneração mínima é salário base

Caros colegas professores fico deveras feliz em socializar isso com vocês. Finalmente alguma luz no fim do túnel pra nós. Vejam matéria que acabou de ser publicada na Educação Uol.

O STF mui sabiamente decidiu e determinou que a interpratação para o PisoSalarial do professor deva ser entendido como salário base, ou seja, não esta incluído no valor do piso, as gratificações e vantagens. Muito justo o trabalho do STF, muito sensato.

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (6), por 8 votos a 1, a validade da Lei do Piso Nacional do Magistério. Após adiar por duas vezes o julgamento do mérito da matéria, o Supremo rejeitou a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4167. A ação alegava que a lei era inconstitucional, e havia sido impetrada por cinco Estados.

A lei, que foi sancionada em 2008, determinava o rendimento mínimo por 40h semanais de trabalho para professores da educação básica da rede pública. O valor atual do piso é de R$ 1.187,14, que passa a ser considerado como o "vencimento básico" da categoria, ou seja: gratificações e outros extras não podem contar como parte do piso.

Os ministros Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Ayres Britto e Gilmar Mendes votaram a favor do piso; as ministras Cármen Lúcia e Ellen Gracie o aprovaram parcialmente; e o voto do ministro Marco Aurélio Mello foi o único contrário à lei.

Os proponentes da ADI queriam que o termo "piso" fosse interpretado como remuneração mínima, incluindo os benefícios, sob a alegação de que os Estados e municípios não teriam recursos para arcar com o aumento.

“Não há restrição constitucional ao uso de um conceito mais amplo para tornar o piso mais um mecanismo de fomento à educação”, defendeu o ministro Joaquim Barbosa, relator da ação, durante seu voto.

Além disso, os representantes dos Estados contrários ao piso alegaram que haveria cidades que não teriam verbas suficientes para cumprir a lei e que a norma feria o pacto federativo previsto na Constituição, uma vez que dizia respeito ao orçamento e à gestão de Estados.

Tempo para atividades extraclasse ainda será discutido

Por meio da ação impetrada no mesmo ano da sanção da lei, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará também questionavam pontos específicos, tais como a regra de que um terço da carga horária do professor deveria ser reservada para atividades extraclasse, como planejamento de aula e atualização. Esse dispositivo foi suspenso pelos ministros à época da aprovação da lei, e voltou a ser discutido hoje.
Parte dos ministros considerou que há invasão da competência legislativa dos entes federativos (estados e municípios) e, portanto, violação do pacto federativo. Com isso, não se chegou ao quórum necessário de seis votos para a declaração de constitucionalidade ou inconstitucionalidade dessa norma.
O ministro Ayres Britto, que presidiu a sessão, afirmou que a votação deste item deve ser retomada na próxima semana.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Vinculação ou exercício da cidadania?????

Visitando os blogs que comumente leio, deparei-me com algo que me chamou a atenção e que senti-me impelida a necessariamente tecer alguns pontos a respeito. Passando pelo Cotidiano, blog do amigo Jocigleuson Alves, encontrei o seguinte comento, do meu também amigo, João Paulo Menezes.

Caríssimo Jocigleuson,

Nem sei quem esteve à frente da comissão organizadora do mencionado concurso, mas quero acreditar que a intenção dessas pessoas, quando da escolha do tema para as redações, era das melhores. Contudo, a forma como a proposta foi colocada, além sugerir uma vinculação da Administração com a pessoa do administrador, condenável sob o aspecto da Constituição Federal, deu margem à ocorrência de algo presumível e que, de fato, ocorreu. Não quero me colocar como propositor de soluções "pos factum", mas acho que se tiveram o intento de vincular a data com o tema, poderiam muito bem propor que os alunos discorressem a partir da seguinte sentença: "Se você fosse Prefeito(a) do Município de Governador Dix-Sept Rosado/RN, o que você faria?" Isso, no meu sentir, evitava o avalanche de textos direcionados à pessoa da Prefeita, o que era inevitável, pois era justamente o que era requisitado nas propostas. Outro problema consistiu na instrução segundo a qual o aluno deveria assinar a carta, o que identificou os textos e, não raro, traz alguns problemas. Dito isso e à guisa de um “no mais”, é bom que a Prefeita tenha acesso a essas cartas, pois como pessoa pública que é, entende que a coisa pública se torna ainda mais pública quando o povo participa, fiscaliza, critica e sugere. E dessa participação não estão excluídas as crianças, as quais, apesar de não se enquadrarem como cidadãos ativos, recebem o ônus ou arcam com o bônus de uma boa ou má gestão da coisa pública. Saudações fraternais, João Paulo.

A priori amigo João Paulo, gostaria de informar que quem ficou à frente do Concurso de Redação e coordenou todos os trabalhos alusivos a ele foi a amiga Luzia Tavares, Coordenadora do Núcleo do Ensino Fundamental.

Entretanto amigo, na semana da realização do concurso aqui aludido, ela também estava coordenando a licitação dos transportes escolares, fato que estava acontecendo inclusive nas dependências da Secretaria Municipal de Educação.

Diante deste acontecimento, como somos uma equipe, Luzia me delegou algumas tarefas que deveriam ser feitas, para que o concurso acontecesse, dentre estas, estava a idealização de um tema. Quando ela me solicitou isso, confesso que me veio inúmeras coisas a mente, mas pensei em trazer algo inovador, diferente de tudo que já tínnhamos proposto antes.

Com o exposto, assumo o ônus e o bônus da temática. Pensei de imediato trazer algo de novo e entendi (e continuo entendendo) que a proposta de uma carta à executiva deste município, seria uma forma de as crianças, adolescentes e jovens exercitarem sua cidadania. Uma maneira deles explanarem o que pensam, o que anseiam o que desejam de melhor para o nosso município. Acredito que este pensamento não foi isolado. Para melhor arguição do que digo agora, faço uso de parte de um comento de Ivone Carlos, Pedagoga mui respeitada em nossa terra, a quem nutro uma grande admiração, que nunca fiz questão de esconder. O comento foi enviado no dia 31/03/2011 e pode ser visto aqui.

Ivone Carlos disse...

Achei bastante interessante o tema da redação proposto aos alunos do ensino fundamental, já que proporcionou aos mesmos incentivo ao exercício da cidadania…

Bem, continuando amigo João paulo, quando propus o tema a Luzia Tavares e ela de pronto aceitou, pensei em socializá-lo com mais alguém, para que ter certeza de que eu estaria no caminho certo. (Acredito que tudo deva ser feito em equipe e com o máximo de discussão possível).

Pensando nisso, chamei a amiga Neraide Alves, também Pedagoga competente de nossa equipe, para debater sobre o tema e para minha surpresa, ela me notificou que esse teria sido o tema proposto pela IFERN e que ela teria a prova de seu filho em sua casa. Não pensei duas vezes, fomos buscar a prova, para que ela me servisse de base e amadurecesse a minha idéia.

Discordo quando diz “Contudo, a forma como a proposta foi colocada, além sugerir uma vinculação da Administração com a pessoa do administrador, condenável sob o aspecto da Constituição Federal, deu margem à ocorrência de algo presumível e que, de fato, ocorreu”. Não visualizo, em nenhum momento, a vinculação da imagem da executiva com a sua administração neste ato.

Pelo contrário, acredito eu, que este ato ora questionado, poderia ser visto muito mais como uma forma de expor a pessoa dela, a críticas pesadas e talvez desnecessárias que poderiam vir a ocorrer. Fato que depois de idealizado e concretizado, até cheguei a temer.

Quanto ao fato de assinar a carta, assumo, como já disse o ônus. Realmente tivemos o cuidado de não permitir que a comissão identificasse o nome, a escola e o professor, antes de realizar correção de todas elas,  mas, quando solcitei que assinassem a carta, estaria eu pensando em “copiar literalmente” a idéia lançada pelo IFRN, na sua proposição da  carta, que seria: (ASSINE SUA CARTA COMO ELEITOR CIDADÃO).

Realmente quando escrevi a proposta do tema e as informações necessárias, repassei para o nosso técnico digitar e não percebi que tinha esquecido de mencionar o fato de a assinatura ser a de um “leitor cidadão”. Entretanto, certamente, também não vejo isso, como algo que venha a proporcionar aquilo que você SUGERE. Até porque, algumas cartas que foram selecionadas serão postadas neste espaço e reveladas os seus autores, mostrando assim, que sendo assinadas ou não, teríamos a revelação de autoria das mesmas.

Desta feita amigo João Paulo, espero ter esclarecido suas dúvidas ou arguido de forma convincente para sua melhor compreensão. Deixo o espaço aberto para qualquer ponderação posterior que possa vir a fazer. O espaço também ficará aberto a opiniões que possam vir reforçar, ratificar ou contestar nossa opinião.

 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vencedores dos Torneios de Tênis de Mesa e Xadrez

Final de semana movimentado em nossa terrinha. Final de vários torneios, consursos de desenhos, redação e muitas atividades alusivas a comemoração do dia 04 de abril.

Participei na sexta-feira da comissão de avaliação do Concurso de Redação, onde selecionamos as melhores. Como tivemos que repassar o resultado as mãos de Luzia Tavares, Coordenadora do Evento, ainda não tive como aqui postar os nomes dos ganhadores. Traremos a posteriori, inclusive publicarei uma das redações que foi destaque entre as demais. Estou apenas aguardando que Luzia me repasse as informações e redações para que eu possa digitalizá-las publicá-las. 

Enquanto isso, gostaria de parabenizar aos participantes dos Torneios de Tênis de Mesa e Xadrez, pela iniciativa de promover a inserção dessas modalidades nos festejos do 04 de Abril, principalmente o Tênis de Mesa, que foi a primeira vez que houve por aqui. Daqui do Ad Finem deixo as congratulações aos vencedores dos Torneios, principalmente grandes campeões, Jair Júnior e Eduardo Andrade, ganhadores dos Torneios de Tênis de Mesa e Xadrez, respectivamente.

Como não tenho nenhuma propriedade para falar de nenhuma das modalidades desses esportes citados, faço uso das fotos e informações postadas no The Place, Blog dix-septiense alimentado pelo amigo Wilton Júnior, que foi um dos organizadores dos dois torneios aqui aludidos. Segue os vencedores do Torneio de Tênis de Mesa:

Aconteceu hoje das 10h às 13h, a fase final do Torneio 4 de Abril de Tênis de Mesa.

Os quatro finalistas da primeira fase (realizada sábado passado) enfrentaram-se, todos conta todos, decidindo o primeiro torneio de tênis de mesa, e que inicia o ranking municipal do esporte.

JAIR JR

Jair Junior, Paulo Sérgio, Miguel Borges e Edgleuson Sales decidiram o torneio que teve a seguinte classificação:

CAMPEÃO: Jair Junior – 3 vitórias – 9 sets ganhos

2º COLOCADO: Paulo Sérgio – 2 vitórias – 7 sets ganhos

3º COLOCADO: Miguel Borges – 1 vitória – 5 sets ganhos

4º COLOCADO: Edgleuson Sales – 0 vitória – 3 sets ganhos

A seguir os ganhadores do Torneio de xadrez:

Aconteceu ontem, das 09h00 às 16h00, a sexta edição da Copa 4 de Abril de Xadrez.

O torneio aconteceu nas dependências da Escola Estadual Manoel Joaquim e contou com a participação de 13 enxadristas, 11 locais e 2 de Mossoró.

O árbitro do torneio foi o Sr. Leôncio Rodrigues. A Copa 4 de Abril de Xadrez foi promovida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura e organizada pelo Clube de Xadrez Dixseptiense.

EDUARDO A Copa 4 de Abril de Xadrez de 2011, foi realizada em 5 rodadas, pelo método suíço de emparceiramento. As partidas aconteceram com duração de 30 minutos + nocaute.

Abaixo publico o resultado final do torneio:

result

Carlos Eduardo, como todos esperavam venceu o torneio. Em segundo David Emerson conseguiu 4 pontos sem perder nenhuma partida e, em terceiro, esse que vos escreve.

EDU E MAIS DOIS

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um pouco da história e Programação da Emancipação política de Gov. Dix-sept Rosado

Próxima segunda-feira, 04/04/2011,nosso município completará seus 48 anos de emancipação política. São anos de lutas, embates travados, obstáculos, mas também de muitas vitórias e conquistas alcançadas.

Nosso povo já enfrentou ventos, chuvas, raios trovoadas, invernos fortes, enchentes, secas, falta d’água, falta de pão, falta de ensino, falta de energia e muitas outras dificuldades. Enfim, se pudéssemos resgatar cada acontecimento vivido ao longo desses 48 anos, poderíamos constatar com certeza, quão grandes agruras nossa terra sofreu.

Mas é assim mesmo. Isso acontece igualzinho com todo o povo. É assim com toda cidade, mas impende ressaltar, que nós temos algo peculiar, próprio, que vai além dessas similitudes. Nosso povo, é um povo bravo, forte, valente, atencioso, batalhador, que nunca se permite desistir. Se meditássemos um pouquinho em tudo o que nosso povo já enfrentou e ainda resiste firme até hoje, saberão que eu tenho razão.

Hoje vemos certas coisas acontecerem com naturalidade, e nem damos tanto valor. Acreditamos que as coisas sempre foram fáceis assim, mas só para citar um exemplo, não faz tanto tempo que os nossos municípes para cursarem o nível médio, tinham que se deslocar de Gov.City à Mossoró, porque em nossa cidade não tínhamos esse npivel de ensino ainda.

Se nossa geração teve a oportunidade de ter a Escola Estadual Manoel Joaquim, como diria os antigos, nas biqueiras de nossa casa, é porque um dia, alguém pagou o preço para que isso pudesse acontecer. Se um dia tivemos professores que nos preparam para enfrentar os vestibulares na cidade de Mossoró e galgarmos os passos que já galgamos, é porque um dia tiveram os corajosos que se aventuraram em paus-araras e para irem à Mossoró estudar, se formar e se preparar para serem nossos mestres.

No dia da inauguração da OAB Mossoró, fato que aconteceu recentemente, enquanto Paulo Fernandes, um respeitado advogado de Mossoró e ex-professor da UERN falava com ênfase, felicidade e orgulho, de sua luta travada,para trazer o curso de Direito para Mossoró (UERN), lembrei-me da luta que também foi travada aqui em Gov. Dix-sept rosado, para nos dar o direito de termos o nível médio. Interessante, mas há momentos queme parece, que fatos como estes, conquistas relevantes como esta, caem no esquecimento. Mas não importa sabe, porque conquistas assim são enraizadas e por mais que se tente, elas sempre estarão ali, as vistas.

Bem, não poderia em hipótese alguma, relebrar uma conquista tão nobre, tão importante e tão digna, sem homenagear as duas pessoas responsáveis por este feito. Sinceramente, não sei precisar o ano e nem tive tempo de procurar minha titia Senora pra verificar isso e aqui peço de público perdão a ela, por cometer este erro, mas há algum tempo, não muito distante, Francisco Carlos de Oliveira Sobrinho (in memorian), Chico Carlos, como era mais conhecido e minha tia que eu amo e admiro, Maria Senora perceberam a necessidade e urgência de ofertar a oportunidade aos nossos munícipes de cursarem o seu nível médio em terras dix-septienses.

Há um tempo bem remoto, essas duas pessoas tiveram a visão de que os seus conhecimentos poderiam ser utilizados para ajudar o próximo e promover o bem coletivo de sua comunidade. Idealizadores, sonharam e perceberam que precisavam concretizar algo difícil de ser alcançado, mas não impossível. Dar pra imaginar como era difícil uma viagem até a capital do estado naquela época? Partindo apenas deste ponto crucial, dar pra imaginar também, a dificuldade enfrentada pelos dois para obterem este êxito. Certamente a burocracia e os óbices levantados não foram pouco, mas eles não desistiram nos dando um exemplo de luta, coragem e muita dedicação para com o bem da comunidade.

Por que tive que me alongar tanto em minhas palavras para trazer aqui a programação da comemoração dos nossos 48 anos de emancipação política? Ora, é um momento histórico gente, não podemos transformá-lo apenas em alguns dias onde acontecem concursos, torneios, festas e outras atividades mais. É um momento propício para se refletir e se analisar qual a contribuição estamos dando para este torrão de barro. Que tenho feito eu, para que meu município melhore? O que tenho contribuído para que minha gente progrida, amplie conhecimentos, cresça, ascenda?

Quero com tudo isto, apenas mostrar com um humilde e pequeno exemplo, que temos muito a comemorar. Quero asseverar que grandes foram as conquistas ao longo deste tempo. Que não é pelo fato de muita coisa não estar como desejamos, que não temos o que agradecer. Esse chão é nosso, é meu, é seu. Há sim muito a ser agradecido e parabenizado. Somos nós que fazemos a história dessa cidade e por isso devemos sempre lembrar, que nada do que venhamos fazer para o bem de nossa comunidade, será em vão.

Lembre-se disso e faça diferente, contribua com um futuro melhor de seu município, como muitos de nossos antecessores o fizeram. Vejam programação e participem, prestigiem, seu município agradece:

MENSAGEM

É com grande alegria que a Prefeita Lanice Ferreira e o Vice Junior Afonso, convida e ao mesmo tempo saúdam a todos os Dix-septienses, pelos 48 anos de Emancipação Politica de nossa cidade. Dizer da satisfação de servir a sua gante e trabalhar Construindo Cidadania.

PROGRAMAÇÃO DIA 02.04 (SABADO)
· 11:00h FINAL DO TENIS DE MESA - ESTAÇÃO DA CULTURA
PROGRAMAÇÃO EMANCIPAÇÃO DIA 03 DE ABRIL (DOMINGO)
· 8:00h - AÇÃO EDUCATIVA/CULTURAL DE COMBATE A DENGUE NO MERCADO PÚBLICO COM A PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE CAPOEIRA E DANÇA, E.M. MELQUIADES LOPES, SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL E SECRETARIA DE SAÚDE.
· 15:00h TRÊS MARIAS –VISITA AO POSTO DE SAÚDE
· 15:15h DECISÃO DO TORNEIO DE FUTSAL MASCULINO (TRÊS MARIAS)
· 16:00h FINAL DO XADREZ –ESCOLA ESTADUAL MANOEL JOAQUIM
· 17:00h MAURILIO DIAS DECISÃO FUTEBOL DE CAMPO
· 18:00h VICENTE CARLOS –DECISÃO DO FUTSAL FEMININO
· 19:00h DECISÃO FUTSAL MASCULINO (SÍTIO BONITO)
· 19:30h DECISÃO FUTEBOL MASCULINO

PROGRAMAÇÃO DIA 04 DE ABRIL (SEGUNDA-FEIRA)
· 6:00h -ALVORADA
· 6:30h HASTEAMENTO DE BANDEIRAS
· 7:00h - ENTREGA DE CAMISETAS PROJETO CONVIVER
· CAFÉ DA MANHÃ – PROJETO CONVIVER
· PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE REDAÇÃO E DESENHO
· PREMIAÇÃO DA CORRIDA RÚSTICA
· 10:00h MISSA - Igreja Matriz
· 12:00h PROGRAMA DE RÁDIO
· 16:00h CAVALGADA
· 18:00h DECISÃO FUTSAL MASCULINO (SÍTIO CAMURIM)
· 19:30h CULTO EVANGELISTICO –LARGO DE EVENTOS
· 22:00h FESTA DANÇANTE – LARGO DE EVENTOS