SEJAM BEM VINDOS

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A mulher e a eterna luta por espaço

Algumas vezes na vida da gente surgem situações e pessoas em nosso caminho que querem nos calar, nos abater e nos fazer parar. De uma coisa eu tenho convicção, não sou dona da verdade e ando longe de ser perfeita, mas uma coisa aprendi na faculdade da vida, a não ter medo de pessoas por se encontrar em situação mais privilegiada do que a minha e não me acovardar quando julgar que há algo errado.

Respeito as pessoas e conheço os meu limites, mas não me dobro diante de pessoas que se acham acima de tudo e de todos e nem bajulo ninguém pra conseguir algo. Até hoje o que eu tenho (pouquíssimo eu sei) é decorrente de muito sofrimento e esforço; foi conseguido a custas de muitas noites mal dormidas e muitas lágrimas derramadas.

Não preciso derrubar ninguém, nem tentar destruir o meu próximo para alcançar meus objetivos, até porque sei, que se assim fosse, não conseguiria dormir em paz com minha consciência. Mas nos parece, que pessoas que assim pensam, que assim agem, que não se submetem a ditames ditatoriais,  são mal vistas e mal compreendidas, mas isso não importa. É levantar a cabeça e dar a volta a por cima.

Não é por amostração, nem por necessidade de aparecer (até porque pra aparecer acho que não precisaria de tanto) que sou as vezes atrevida e digo o que penso. Apenas entendo que há determinadas coisas que não precisamos coadunar com e podemos refutar, lutar e nos opor. Vivemos em um país democrático, onde todos tem direito a voz e vez, e consciente deste meu direito, é que exijo que o mesmo seja cumprido, independentemente a que grupo pertençamos.

Mas, refletindo sobre a questão, volto a meditar que, em um país onde a mulher passou anos sendo a escória da nação, não é de se estranhar que a mesma ainda seja tratada de forma inferiorizada e sem valor. Ora, há quem ainda utilize nos dias de hoje, o ensinamento do Apóstolo Paulo: “E as mulheres estejam caladas na igreja”. Me chega a sensação neste momento que nada mudou desse tempo de Paulo pra cá, que apesar das muitas conquistas da mulher, a sociedade continua machista e absurdamente preconceituosa, como nas palavras da juíza Luislinda Valois: "Parece que somos iguais , mas só somos iguais na constituição brasileira e nas constituições estaduais . Mas no dia -a-dia , nos cargos e nas oportunidades não somos iguais a ninguém, só somos iguais aos leigos, única e exclusivamente"

Pois bem, o post já está deveras alongado, mas não poderia tão somente relatar e postar uma entrevista dessa magnitude, sem antes contudo, expressar meu ponto de vista. Copiar por copiar não é o meu forte. Tenho que mostrar o que penso e o que sinto. Assim minha gente, às mulheres que continuam sendo vítimas desse mundo desigual e aos homens que temem o que as mulheres poderão fazer quando realmente romper com esse dogma enraizado em nossa cultura, eis a entrevista de uma das mulheres mais corajosas e admiráveis que temos em nosso país.

A entrevista a seguir é longa, mas vale a pena ser lida. A juiza, entrevistada Luislinda Valois, foi a primeira juíza negra de Brasil, que depois de ouvir de um professor seu, que deixasse de estudar e fosse fazer feijoada na casa das brancas, pelo simples fato de seu pai não ter tido dinheiro pra comprar um esquadro de plástico, venceu e hoje estar ai, pra mostrar ao mundo e a sociedade brasileira, que a mulher é mais forte e mais determinada do que possa imaginar. Que apesar de sensível é detentora de uma força inigualável e invejável. Veja a matéria:

Aos 9 anos de idade, a então menina Luislinda Valois passou por uma situação muito difícil na escola. Um professor havia pedido aos alunos esquadros de plástico para a realização de um trabalho. O pai da menina só pôde comprar um de madeira. O professor, irritado, a mandou ir para "a casa da branca, que deixasse de estudar e que lá fizesse uma feijoada". A vergonha da ocasião foi um estímulo para que Luislinda estudasse ainda mais para quando estivesse formada, voltasse e prendesse o professor racista. Era a sua primeira sentença!

Hoje, a juíza baiana Luislinda Valois já soma excelentes trabalhos prestados à população - principalmente a mais carente - e 25 anos de profissão, tempo mais que suficiente para ser desembargadora, mas... "No judiciário a porta não é nem fechada, ela é lacrada. Eu, por algum motivo tive condições de chegar, mas percebo que existe uma certa rejeição, não à minha pessoa, mas ao problema do negro", relata esta mulher de poder, autora do livro O negro no século XXI. E ela não para por aí...

Dá para afirmar que existe discriminação no meio judiciário?
Não somente no meio judiciário! Eu sinto discriminação a todo instante e em todos os meios, é que nem sempre a gente pode e tem a oportunidade de falar. Somente agora que eu estou tendo essa chance de levar ao conhecimento público as situações que o negro passa, principalmente aqui na Bahia onde a discriminação e o racismo são bem mais acentuados do que nos demais estados da federação.

Pelo tempo de profissão (25 anos) era para a senhora ser desembargadora. O negro tem mais dificuldades na promoção também na Justiça brasileira?
Não restam dúvidas, no judiciário a porta não é nem fechada, ela é lacrada. Eu, por algum motivo tive condições de chegar, mas percebo que existe uma certa rejeição, não à minha pessoa, mas ao problema do negro. Porque nós temos aqui 35 desembargadores e apenas 1 é negro. Todos sabem que existem outros magistrados não negros que chegaram à magistratura bem depo de mim e que já são desembargadores. Outros chegaram à capital no ano passado e já foram convocados para o Tribunal de Justiça da Bahia. E eu, sequer fui convocada, para substituir alguém. E tenho 25 anos de serviço!

Acredita que na Bahia é mais difícil para o negro entrar nessas áreas quase que blindadas na sociedade brasileira?
Com certeza, inclusive não somente no judiciário, no legislativo ou no executivo, mas nas empresas privadas também. Se você observar vai ver que no Polo de Camaçari existem muitas multinacionais, mas a maioria dos negros que trabalham lá estão em trabalhos minúsculos, inferiores, geralmente como comandados, como subalternos, jamais como altos executivos ou comandantes.

Pesquisas nos Estados Unidos revelam que a chance de um réu negro ser condenado é infinitamente maior do que um branco. Aqui no Brasil esses dados se assemelham?
Esses dados são mais graves, bem maiores, bem acentuados aqui no Brasil. Tive a oportunidade de ir em alguns presídios na Bahia e constatei: só existem jovens de 19 a 25 anos de idade e negros. É como se estivessem lá pedindo socorro e, mesmo que eles não tenham culpa formada, já estão ali condenados à morte de qualquer forma, porque estão condenados à morte realmente ou por falta de oportunidade. Mesmo que cumpram a pena, não vão ter a oportunidade de se reintegrarem à sociedade como desejamos.

Aspectos históricos, sociais e raciais devem ser levados em conta pelo juiz quando o réu é negro?
Não. Acredito que a lei deve ser aplicada sem importar a raça, a situação social ou econômica. Agora o que observamos é que sempre o negro é condenado. Eu digo sempre que se não tiver a quem condenar, condena-se o negro, mesmo que ele ainda esteja na barriga da mãe.

Como o Judiciário pode melhorar a atuação nos casos raciais?
Com um maior número de julgadores negros. Nós sabemos o que os nossos irmãos de raça sofrem, porém, isso não basta. É necessária uma maior divulgação do que o negro passa, porque se esconde muito o racismo existente e a discriminação. Isso precisa aflorar para que os magistrados conheçam a realidade do negro no Brasil. Parece que somos iguais, mas só somos iguais na constituição brasileira e nas constituições estaduais. Mas no dia-a-dia, nos cargos e nas oportunidades não somos iguais a ninguém, só somos iguais aos leigos, única e exclusivamente.

O que te motivou a entrar para a magistratura?
Aos 9 anos passei por uma situação muito difícil, que se fosse outra pessoa teria parado por ali e aceitado a proposta como de grande valia. Um professor pediu para fazer um trabalho escolar e precisava ser feito em esquadro de plástico. Meu pai comprou um de madeira e quando levei à escola, o professor disse que não foi aquele material que ele havia pedido. Então, respondi a ele: "Mas esse foi o material que o meu pai pôde comprar..." E ele me respondeu: "Se seu pai não pôde comprar o seu material de desenho, vá para a casa da branca, deixe de estudar e lá vá fazer uma feijoada..." Saí correndo da sala morta de vergonha, fiquei pelo pátio, depois voltei e disse ao professor: "Não vou fazer feijoada na casa da branca. Vou ser juíza e volto aqui para te prender..." A partir daquele dia coloquei na minha mente que aquilo não era nada de ruim para mim, era um estímulo para eu estudar mais, mais e mais. Na minha cabeça eu tinha que voltar para dizer a ele que eu era juíza e prendê-lo.

"Recentemente cheguei ao juizado para trabalhar e em minha cadeira estavaa sentada uma advogada, loira por sinal . Disse a ela para me ceder o lugar que eu precisava trabalhar . Aí ela respondeu: Não senhora, esta cadeira é do juiz. Eu disse: Esta cadeira é do juiz, mas neste momento ela é da juíza. e a juíza sou eu"

Há mais de duas décadas o racismo é crime inafiançável no Brasil, mas não tem ninguém preso por isso. A lei é muito dura ou a justiça é muito branda nos casos raciais?
Repito: faltam juizes negros para ver que o racismo realmente está arraigado nas pessoas! Quem não é negro não sentiu na pele, não passou pelo que nós passamos. Eu digo que para as pessoas saberem o que é ser negro no Brasil basta "ficar negro por 48 horas", se for possível. Claro que isso não é possível, então acredito sempre que as sentenças colocam o autor do crime de racismo numa situação mais branda, não como crime inafiançável. Daqui a pouco teremos essa oportunidade, até porque os negros estão levantando com sua competência e sua capacidade, dizendo: "Olha, nós estamos aqui, não se mede as pessoas pela raça, então deixem-nos em paz, queremos viver com nossos direitos assegurados, garantidos e reconhecidos". O direito a discutir o racismo é apenas do negro.

Certa vez fiz um cartum onde um advogado chega na corte e pergunta para uma mulher negra: "Onde está o juiz?". Já passou por situação semelhante?
Em determinado dia cheguei cedo, pois meu pai sempre me ensinou que horário existe para ser cumprido, então chego antes da audiência, do horário de expediente. Sentei na secretaria e comecei a ajudar o pessoal a juntar os documentos e os processos. Entrou uma advogada loira e disse: "O juiz vem hoje?". Sinalizei para uma das funcionárias não dizer nada. Aí a advogada disse que o juiz não chegava e começou a criticar... E eu esperando ali, quando deu o horário da audiência, coloquei a toga e aguardei, mandei fazer o pregão. Quando a advogada chegou e me viu - negra e de cabelo rastafari. E ela, tendo feito aquelas colocações que havia feito anteriormente, ficou perdida. Tive pena da moça e disse a ela: "Doutora, a senhora está um pouco nervosa e tensa. Esperava aqui um juiz e, se fosse uma juíza, não seria uma negra com o cabelo rastafari vermelho". Ela negou e eu marquei a audiência para o dia seguinte com a aprovação da parte contrária.

Aconteceram mais casos como este?
Vários! Recentemente cheguei ao juizado para trabalhar e em minha cadeira - digo a minha cadeira, pois eu sou a juíza de lá no momento - estava sentada uma advogada, loira por sinal. Disse a ela para me ceder o lugar que eu precisava trabalhar. Aí ela respondeu: "Não senhora, esta cadeira é do juiz". Eu disse: "Esta cadeira é do juiz, mas neste momento ela é da juíza. E a juíza sou eu". A advogada em questão ficou me olhando, duvidando que eu fosse a juíza e continuou sentada. Pediu um "minutinho" e eu disse que não tinha um, porque não existe diminutivo de minuto. Pedi, por favor, para ela se levantar, pois eu precisava trabalhar e era a juíza. Ela ainda ficou meio perdida, sem saber se levantava da cadeira ou não. Aí falei: "Se a senhora não se levantar vou chamar o oficial que está lá fora". Ela começou a olhar para o meu cabelo e esqueceu de se levantar. Me aproximei, encostei na cadeira e fiquei esperando. A advogada ficou com vergonha e após esse impacto todo, desnecessário, é que se levantou e eu sentei.

A maioria desses casos foi em seu ambiente de trabalho?
Um deles foi no avião. Eu de férias e disseram que o voo não sairia. Perguntei o motivo e me disseram que eu estava sentada no lugar de um militar. Eu disse que comprei a minha passagem com o meu dinheiro, que não foi uma doação. Pediram para que eu me identificasse, quando mostrei a carteira pediram desculpas, ofereceram refrigerante, café. Eu disse que nunca mais iria viajar por aquela empresa. São essas situações que passamos a todo instante como magistrada! Outra vez foi com o meu filho que é promotor de justiça do Estado de Sergipe. Compramos uma caminhonete e fomos abordados na estrada. Pensaram que éramos assaltantes porque estávamos com a caminhonete 0 km, ainda sem placa. Fomos parar no posto policial. Uma situação muito constrangedora: presumiram que dois negros dentro de uma caminhonete cabine dupla eram assaltantes. Tem outras situações, mas que eu até prefiro esquecer.

Fale um pouco sobre a justiça itinerante, um projeto inovador que serviu de exemplo para outras partes do país.
Esse projeto foi o seguinte: eu era coordenadora do juizado e cheguei em Brasília para participar de um encontro e percebi que poderia criar projetos para levar a justiça célere para as comunidades mais distantes das capitais. De pronto consegui uma verba, não o dinheiro em espécie. Assinei o primeiro projeto terrestre que denominamos de Justiça bairro a bairro. Depois, voltando a Brasília já existia uma verba para outro projeto que é o Balcão Justiça e Cidadania. Não perdi tempo, é bom aproveitar as oportunidades. Quando voltei à Bahia conversei com o então presidente do Tribunal e ele disse: "Faça o projeto e vamos aproveitar". Nós fizemos, o lançamento foi maravilhoso e o pessoal de Direito e Planejamento do Tribunal me ajudou muito. Nós implantamos para também desafogar um pouco a Justiça que está cheia de processos que não se resolvem, pois o número de juízes é pequeno e a demanda, depois da constituição de 1988, ficou muito grande. Por meio dos balcões de Justiça e Cidadania se leva todo o tipo de serviço para o cidadão: carteira de identidade, exame médico... Até tirar fotografia eu consegui, ensinar como se alimentar, se vestir. Não se vestir no sentido amplo, mas sem gastar muito, com elegância, corte de cabelo. E também técnicas de mediação de conflitos e a solução desses conflitos.

Este projeto também foi levado para o interior?
Implantei aqui na Bahia e, depois que passei a ser coordenadora deste Balcão de Justiça e Cidadania, levei para o interior, principalmente no baixo sul, com a colaboração do Dr. Norberto Odebrecht, que foi um grande amigo de meu pai. Ele disse que me ajudaria neste sentido e quando cheguei lá descobri umas comunidades quilombolas. Para mim foi fantástico e ainda criei dentro destes balcões de Justiça e Cidadania o Balcão Itinerante no baixo sul, onde nos deslocávamos através de canoas e barcos para chegar nas comunidades quilombolas, porque como você deve saber são comunidades bem distantes, longe de tudo e de todos. Criei este projeto, instalei e hoje ele está em diversos lugares. Graças a Deus tem tanto êxito que está sendo copiado.

O que precisamos fazer para mudar, diminuir e enfrentar a discriminação?
Sem dúvida o Brasil tem tido um prejuízo muito grande perdendo verdadeiros gênios só porque são negros. Eles não são bem acolhidos aqui, vão embora e quando chegam lá fora eles fluem e não retornam. O prejuízo é sempre nosso, não é do físico do Brasil, mas enquanto população! Nós precisamos conscientizar de que todos somos iguais, todos nós pagamos impostos e que nós temos nossos direitos

Fonte: Revista Raça

FAÇA JÁ A SUA CARTEIRINHA DE ESTUDANTE NA ALTO CARTUCHOS

Com ela você garante o seu direito à meia entrada em espaços culturais.
INFORMAÇÕES: 9619-5051/9667-0243/9948-1994 falar com Jonathan Halyson "Johnnynho" ou Wemerson Allyson "Mesinho"
"OS FILHOS DE ZEZÉ"

E-MAIL/ MSN: altocartuchos@hotmail.com
Rua Maurilio Sales Dias - Alto de Santa Catarina
Governador Dix-Sept Rosado, RN
Obs: Foto 3/4 R$ 12,00
ENTREGA GARANTIDA

domingo, 27 de fevereiro de 2011

FUNDAÇÃO ULISSES GUIMARÃES PROMOVE SEMINÁRIO EM NATAL

image                                         

Digitalizar0001 NO DIA 25/02/2011, SEXTA-FEIRA, O PMBD DE GOV. DIX-SEPT ROSADO-RN esteve em Natal Representado por seus Líderes; José Emídio de Oliveira – Presidente do Diretório Municipal; Lanice Ferreira de Marcedo – Prefeita Municipal; Junior Afonso – Vice-Prefeito, Vereadores Neto da Pedra – Presidente da Câmara Municipal; Antônio Freire; Nicélia Ana de Medeiros, do Secretário Municipal de Administração Francisco das Chagas Ernesto, o Ex-Prefeito Gilberto Martins e a Enfermeira e Coordenadora do PSF - Jane Mary Fagundes, com a finalidade de participar do Seminário de Capacitação para Lideranças Políticas de todo o Estado do Rio Grande do Norte, promovido pela FUNDAÇÃO ULYSSES GUIMARÃES SOB O TEMA "RUMO AOS MUNICÍPIOS 2012: ESTRADAS E BANDEIRAS". O evento aconteceu no Auditório Newton Navarro- Imira Plaza Hotel.Digitalizar0002Estiveram presentes lideranças nacionais e estaduais:

Presidente Nacional da FUG - o Ex-Ministro Eliseu Padilha

Presidente Estadual da FUG - Gleire Belchior

Ministro da Previdência e Seguridade Social – Garibaldi Alves Filho

Presidente Nacional do PMDB – Senador do PA, Valdir Raupp

Senador do RN - Garibaldi Alves

Presidente Estadual do PMDB do RN – Deputado Federal Henrique Alves

Deputados Estaduais do RN – Valter Alves; Gustavo Fernandes; Poti Junior; Antonio Jácome; dentre outras Lideranças.

Digitalizar0004 

Digitalizar0005O evento foi de grande relevância para os participantes, pois além das palestras enriquecedoras abordando temas de formação para futuros candidatos, tanto nas esferas do poder Executivo, como também do Poder Legislativo, preparando-os para o exercício de suas funções, abriram-se inscrições para todos os Diretórios do PMBD em todos os municípios do estado para elaboração de cursos de preparação de novos militantes políticos e de cidadãos para o exercício da Política e Cidadania.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mais um níver

Gostaria de abrir espaço para parabenizar uma pessoa que aprendi a querer bem e admirar. Admiro o seu jeito prestativo, fino, educado e sensível de ser. Apreciador das belas artes, tem uma sensibilidade tamanha para poesia, música, fotografia, leitura, filmes e artes no geral. Excelente companhia pra conversar, bater papo de forma versátil e prazerosa.CLICK DE ITAMIR Já tive oportunidade de passar horas conversando com ele, e sem dúvida, em nenhum momento o diálogo tornou-se enfandonho, cansativo ou desinteressante. A pessoa que me refiro no momento é meu amigo Itamir Vieira, que hoje comemora mais uma primavera em sua vida. Gostaria de dizer-lhe Itamir que desejo tudo de bom pra você e que tudo o que expus anteriormente é da mais absoluta sinceridade.

CLICK DE ITAMIR IITe admiro bastante e gostaria de registrar esse momento importante de sua vida aqui no Ad Finem. Sei que és um leitor meu de muito tempo e isso muito me honra. Já inclusive contribuistes muito com este espaço em tempos outrora. Só tenho que te parabenizar não apenas pelo dia de hoje, mas pelo ser humano bonito que és. Parabéns hoje e sempre e continue firme nos seus ideiais. Sucesso.

 image

Para não ficar apenas em minhas singelas palavras, deixei no post algumas imagens captadas por Itamir e claro que também, uma de suas belas e expressivas poesias.

Despercebido

Nenhum olhar

se ergue

no centro da noite cálida

para escoltar teus

pensamentos

imprecisos, delicados.

Nenhum olhar cruza

tua existência

ignóbil.

Nenhum olhar

[ r e f l e t e ]

o clarão da lua cega

que foge ao ar,

nem as intempéries do tempo...

Nenhum olhar

Se desfez

nem existiu...

Somente a insignificância se

perpetua no leito de agonia

enquanto velo

teu eterno

sono.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vários links novos

Há algum tempo venho recebendo alguns links de blogs, de vários amigos dix-septienses e ainda não tinha tido a oportunidade de aqui postar e anunciar a criação destes.

Aproveito neste momento para dar as boas vindas e desejar sucesso aos amigos que resolveram adentrar no ramo da blogosfera.

Parabenizo a todos os que ousaram e se encorajaram nesta empreitada, certamente só arranjaram mais um vício pra vocês (risos). Muito bom esse trabalho de alimentar um espaço virtual, tenho certeza que tomarão gosto pela coisa e se dedicarão.

Estou a pouco tempo neste meio e sou totalmente leiga no ramo ainda, mas aprendi uma coisa importante, temos que fazer esse trabalho com amor e valorizar nossos leitores. Isso é fundamental. Visitei todos os blogs que faço referência abaixo, gostei muito do que vi. Colocarei os links na barra direita do ad finem.

Dou as boas vindas nesta ocasião ao amigo João Paulo Sales http://www.clickgov.blogspot.com - ao irmão e amigo Paulinha Xa xá http://blog.xaxazim.com - ao pessoal do Isaura Rosado, que decidiram entrar no ramo e mostrar o seu trabalho a todos (parabenizo de forma especial pela iniciativa, que as outras escolas sigam o exemplo também)http://www.escolaisaurarosado.blogspot.com - e também ao amigo Everaldo Gato http://foliveiragato.blogspot.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Meus pensamentos e o níver de alguém especial

Bem gente, parando um pouco a miha rotina diária, pra prestar homenagem a alguém muito importante pra mim. Diferentemente de alguns espaços virtuais que eu conheço, acompanho e admiro, este aqui ( meu diário virutal) foi criado a priori com este intuito, de expressar minha gratidão, meu amor, meu carinho e a necessidade que tenho de minha família e amigos (cada um tem seu estilo próprio).

O cunho informativo e formal do Ad Finem veio com o tempo. Amadureceu com a necessidade de atualização minha e de meus leitores e da exigência que passou a existir com o número de acessos, que graças a Deus e aos meus leitores consegui.

Apesar do cunho personalista de princípio, da simplicidade deste espaço e da total e completa ignorância midiática desta blogger que vos fala, o Ad Finem hoje é uma página acessada por centenas de pessoas diariamente e isso só me concede cada dia mais, o desejo de crescer. Quero continuamente fazer o melhor pra todos que por aqui passam. Pretendo cada dia mais investir esforços em promover algo agradável e de qualidade, para os que por aqui aterrisam.

Mesmo diante do quadro ora apresentado e da necessidade que o espaço teve em se formalizar um pouco, acredito e defendo o ponto de vista, de que nós seres humanos economizamos muito as palavras. Corrigindo: economizamos palavras boas, afáveis. É fácil criticar, zombar, apontar, defender ideias polêmicas, mas falar de nós, do que sentimos, elogiar, dizer o que de bom vemos e pensamos sobre o outro, isso é verdadeiramente um desafio e gosto. Por isso mesmo, ouso neste intento sempre. Gosto mesmo de sondar os meus limites pra ver até que ponto posso ir nesta empreitada de desvendar um pouco o meu interior.

Vou até as últimas consequências para testar minhas limitações em como posso agir e tratar o outro. Acredito que nascemos para viver em sociedade, se assim não fosse, nos acostumaríamos a viver confinados.

Acho que o que sentimos é pra ser expressado, exposto e anunciado. De que adianta eu gostar tanto de alguém, sentir prazer de coversar, estar ao seu lado, se esta pessoa nunca souber disso? De que adianta eu admirar tanto uma pessoa e jamais dizer-lhe isso, com medo do que vão pensar ou de a própria pessoa se envaidecer com as palavras que eu lhes dirigir? Sentimentos existem para serem expressados, anuciados, comunicados.

Como penso muito na morte, penso no que virá depois dela, prefiro dizer enquanto estou viva o que eu sinto. Já disse aqui inúmeras e repetidas vezes, acho que tudo o que escrevo aqui, me imortaliza um pouco e servirá um dia, com certeza, de alento aos que hoje me amam e me têm ao seu lado. Talvez isso seja mais uma forma de alimentar meu ego, como alguém possa pensar, e daí se for? Sou assim, gosto de ser assim e não estou pretendendo mudar.

Bem, acreditem, preciso dizer isso, mesmo sem ter a certeza de que alguém ousará a ler mais do que três linhas que aqui teclo neste momento. O simples fato de registrar o que penso e sinto nesse momento já é por demais prazeroso e suficiente para mim.

Mas vamos ao que interessa. Pois todo esse prólogo foi para dizer que faço uso deste espaço e continuarei fazendo do cunho personalista. Continuarei registrando meus momentos importantes e minha visão do mundo e das pessoas e ainda revelando a significância de várias pessoas na minha vida.

Assim, hoje é um dia especial, um dos meus irmãos está completando mais uma primavera. Um irmão que vi nascer, começar a dar os seus primeiros passos, ouvir suas primeiras palavras e vi sua chegada realizar o sonho da vida de meu pai: ter um filho homem.

JB E AMANDA

Acompanhei-o sempre de perto e em alguns momentos de sua vida, vi ele caminhar por caminhos tortuosos que ninguém deseja ver um dos seus andar. Durante noites e noites chorei e intercedi para que Deus usasse de misericórdia para com ele e mudasse o rumo de sua vida.JB Não deu outra, Deus me ouviu e me ouviu da melhor forma que poderia ser. Nunca sabemos e nem temos a noção da grandeza de Deus em nossas vidas. João hoje é a prova viva e eficaz de que Deus transforma vidas e renova cada dia o seu pacto com o homem. JB I JB III

 

Sempre amei meus irmãos, minha família com toda força do meu ser e com João não é diferente. Amo este menino de forma grandiosa e especial e além de todo amor que sempre tive por ele, hoje acresço o orgulho que sinto de sua pessoa. Sinto-me feliz e bem aventurada de poder dizer em alto e bom som, que João Batista é o meu irmão.

JB IV

Tenho visto Deus operar maravilhas na vida dele e por meio dele, que cada dia mais cresce o orgulho que sinto de sua pessoa. Sei convictamente que João é uma pessoa abençoada e um grande homem de Deus. Claro que com falhas, defeitos e muitas fraquezas, mas também um homem de coragem e ousadia para fazer a obra do Senhor aqui na terra.

jb e pastor

Não é para ele orgulhar-se, mas até hoje desconheço alguém com tamanho despreendimento e desenvoltura para trabalhar para o Senhor como João faz. Nunca vi ele se dedicar a nada em sua vida, como faz pra servir a Deus. Não mede esforços, não tem hora, não tem tempo ruim que impeça ele de caminhar em busca de ajuda e de auxílio para os que necessitam. Como disse a todos, conheço-o e acompanho-o por toda sua vida, mas certamente sei que hoje ele é um homem transformado, renovado, avivado e cheio do poder de Deus.

Só quero dizer-te meu lindo irmão (só é bonito porque nasceu parecido comigo viu gente, senão… risos) que TE AMO, te amo e te amo. Estarei do teu lado e do lado de minha família hoje e sempre e não importa o que digam de ti, você sabe que isso é cumprimento das profescias de Deus em nossas vidas.  Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. (Mt 5, 12)

Você é um bem aventurado irmão. Regozige-se, alegre-se nisso. Sabe João, as vezes fico te olhando e lembrando o que sentiria o nosso pai olhando para o homem que és hoje. Sou feliz por ter você em minha vida. Sou grata Deus pelo irmão que ele me deu. Sou sua fã número 1, pode ter certeza disso.

Não desista dos seus sonhos, não desista da sua luta. Gostaria hoje de ter toda a sabedoria de um poeta, para em poucos versos expressar todo o meu amor que tenho por ti. Como não tenho essa capacidade, encerro minhas infindas palavras dizendo-te que ainda que fizesse uso de todas as palavras e sinônimos, não seriam suficiente para transmitir a grandeza de meu amor. ESTOU DO TEU LADO.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Culto em Ação de Graças

Amanhã a noite – 22/02/2011, a ASSEMBLÉIA DE DEUS MILAGRES, realizará um grande culto em ação de graças, pela passagem do aniversário do Presbítero João Batista da Costa, dirigente da aludida igreja.

Os responsáveis pelo evento convida a todos os que queiram participar, para se fazerem presente no local. Será uma honra pra todos nós recebê-los por lá.

O culto acontecerá na Quadra Vicente Carlos de Meneses, a partir das 19:00 horas.
SINTAM-SE TODOS COVIDADOS E PARTICIPEM.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A importância da leitura e os versos do poeta

Gente, se existe uma coisa que eu admiro muito nesta vida é o dom de alguém prender a atenção de outrem com as palavras escritas. Levar uma pessoa a ficar absorta em algo que se escreve, acredito que seja um dos maiores desafios que existem. Admiro o dom da oratória, claro, muito belo também, mas nada que se compare a prender a atenção de um leitor.

Amo assistir filmes, amo de paixão, mas também, não há nada igual ao prazer de ler um bom livro. Nada se compara ao ato de se deleitar em algo prazeroso e viajar no mundo da imaginação. A leitura permite você conhecer lugares inatingíveis. É algo mágico e indescritível, o que se consegue com a leitura. É um benefício incalculável para mente e para alma. 

Pois bem, foi devido a esse amor pela leitura e pela admiração a este dom da escrita, que ousei tentar (mesmo sabendo e minhas limitações infindas), com muito sacrifício alimentar um blog e aqui estou eu. Em falando de leitura, tem um gênero literário que admiro por demais e os meus leitores mais assiduos sabem que me refiro a poesia. Me fascina o poder das palavras organizadas em verso. Me fascina o domínio de alguém conseguir organizar em poucas estrofes, algo que se quer transmitir. Fico impressionada como a poesia é envolvente e nos transmite fatos, sentimentos, histórias de forma tão diferente e peculiar. É fantastico o poder da poesia, ela consegue em meio a mistério revelação, expor os mais diversos assuntos e sentimentos.

Pois bem, passando por um blog dix-septiense alguns dias atrás, deparei-me com uma poesia que me chamou a atenção. Já admirava a forma peculiar e característica que essa pessoa tem ao escrever e envolver as pessoas em seus escritos, mas sinceramente não imaginava que trouxesse na veia também, o dom pra poesia. E ai eu digo, se aquilo não for dom, não sei o que é realmente. Pode ser quem sabe, que a pessoa a que me refiro aqui, tenha preso em seu quintal, um autor de poesia famoso e renomado, a quem ele obrigue a escrever e faça uso dos textos, como se seu fosse (risos).

Brincadeiras á parte gente. A poesia a que estou me referindo, conta-nos de maneira envolvente e em versos, como se deu o alvoroço do ultimo assalto ocorrido em nossa cidade. Como sempre socializo com vocês aquilo que gosto e acho interessante, com esta poesia certamente não seria diferente. A poesia intitulada “As rimas do poeta e o assalto” é de autoria de Eduardo Andrade, que alimenta seu espaço virtual Idéias em Xeque (link na barra direita do Ad Finem).

Confesso amigo Eduardo, que a primeira vez que me deparei com a então poesia, li e reli, procurando o autor. A priori pensei ser do nosso amigo Vanzinho, depois percebi que não. Assim continuei minha procura pelo autor do texto, tentava descobrir onde você havia colocado a autoria da pérola e não achei. Constatei depois da terceira leitura, que realmente o texto havia sido escrito pelo próprio escritor do blog e pasmei. Criatividade invenjável e digna de reprodução. Sem dúvida, se eu tivesse tamanha capacidade, investiria nessa escrita. Claro que não me refiro a dedicação profissional, falo de hooby mesmo. Admiro demais o gênero e como disse já apreciava sua forma peculiar na escrita, mas não sabia que tinha essa aptidão para a poesia. Parabéns.

Na oportunidade, faço uso do ensejo para também prestar-lhe minhas congratulações Eduardo, pela sua aprovação na primeira fase da OAB. De certo que ainda terás um desafio pela frente, vencer a segunda fase, mas sabendo de quem se trata, sei bem que esse desafio já foi abraçado e não medirá esforços para alcançá-lo. Mas vamos ao que interessa, vamos ao texto. Antes disso contudo, toda poesia que se preza tem um autor e para compreendermos melhor os textos que lemos é bom que tenhamos alguma idéia da pessoa que o escreve, assim, apresento-lhe um pouco do que sei, do autor da poesia AS RIMAS DO POETA E O ASSALTO.

SOBRE O AUTOR: Eduardo Andrade é dix-septiense, graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, filho do sempre amigo e leitor deste espaço Aldenir Silva e da amiga, pessoa que admiro muito, Ivone Carlos. Ele Trabalha na advocacia Geral da União em Mossoró e demonstra ser uma pessoa sensata, responsável e bastante dedicado no que faz. Pelo twitter pude constatar que apaixonado pelo flamengo e um xadregista (acho que se escreve assim, se não for me corrijam, risos) de carteirinha. Agora, sem mais delongas, eis a péroola:

Faz pouco tava em casa deitado

Lendo um poeta da terra.

Um caba bom na rima pra danado

Que só num conta histórias de serra.

Num digo nome agora porque num tô apressado

Só adianto que o caba é quase de Felipe Guerra.


Viajando na rima todo empolgado

Pois num é que esqueci do mundo e da novela.

Mas de repente me vi encabulado

Pois gritou a vizinha da janela:

- Chega, chame o delegado e o soldado

Roubaram duas motos e vao levar minha magrela


Da rede pulei, enchi os peito e sequei a pança

Risquei a faca na calçada, chutei o gato e gritei:

Cadê os caba safado pois sou brabo por herança

Na minha terra num aceito assalto, aqui tem lei.

Num venham acanalhar aqui por num ter governança

Vão fazer presepada nas terra de Sarney.


Diz a cumade que foi um aperrei da mulesta

Chega Mecinho passou mal ao ver o movimento.

O pobi se aperriou, tropeçou, caiu e bateu a testa

Revirou os olhos deu dois passamento.

Quase num torna, cheirou alcool que nem presta

Foi tanto que dois litro num deu vencimento.


Mas pensando bem em tudo isso,

A culpa é toda nossa.

Nós povo precisa criar juizo

Votar num é mandar fezes pra fossa.

Vamo deixar de ser indeciso

E mudar toda essa joça.


Tudo calmo voltei pra minha redinha

Me ajeitei e coloquei a peixeira num cantinho.

Retomei a leitura do poeta da carnaubinha

Um caba bom de rima que chamam de Vanzinho.

Ele é Irmão de Walter o marido de Lurdinha,

E sua rima merece todo nosso carinho.


Enfim, agradeço ao poeta pelo livro enviado

E lhe digo que tô pra ver tamanha coragem.

Hoje num é todo mundo que vende fiado

Ainda mais quando de produto de tamanha linhagem.

Poeta só lhe peço perdão pelo fraco palavreado,

Pois na rima ando longe de ter toda sua bagagem.

AUTOR: EDUARDO ANDRADE.

FONTE: AQUI

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Versão II - “Vereadores expõem problema de insegurança em Dix-sept Rosado”

Passando agora pelos blogs locais vi um post que entendi ser merecedor de reprodução. Me alio aos elogios feito a alguns vereadores de nosso município (Dário Pio e Antonio Freire), sendo que acresço ainda o nome de Neto da Pedra, Presidente da Câmara.

O texto que postarei logo abaixo, será extraido do The Place, blog do Administrador Wilton Júnior, e relata a atitude de os vereadores, na tarde ontem, por ocasião da sessão ordinária daquela casa e da leitura anual da prefeita ali, terem feito apelo para que algo fosse realizado em relação à segurança de nossa cidade.

Num  é fato estranho pra nenhum dix-septiense, que várias pessoas de nossa cidade têm sido vítimas de roubos e furtos em suas casas, lojas ou em repartições públicas, como é o caso dos Correios. É notório e percepetível o temor das pessoas pela situação. Assim, presencia-se comumente, em períodos como este, que as pessoas ficam atemorizadas, e com razão, fato que acaba tornando a situação um tanto quanto delicada.

Bem, mas no que concerne ao post aludido, Wilton Júnior diz em seu artigo, que ouvira comentários de que os vereadores Dário Pio e Antonio Freire utilizaram-se da oratória, para falar dos problemas acerca da falta de segurança em nosso município e que isto deveria ser notificado, para que a população tomasse conhecimento, até porque se divulgamos a ausência de cobrança e de ações, que também divulguemos quando o contrário ocorre.

Considerando relevante as palavras postadas no The Place, gostaria de reproduzí-las, acrescendo como já disse, que apesar de eu ter chegado no aludido evento, na tarde de ontem, super atrasada, ainda pude ouvir as palavras muito bem colocadas de Antonio Freire e de Neto da Pedra, que também frisou incisivamente a questão da falta de segurança em nosso município. Não cheguei a tempo de ouvir os demais vereadores, nem tão pouco nosso amigo Dário, mas de certo, pude tomar conhecimento de que Dário debatera insistentemente neste assunto, razão pela qual parabenizo os vereadores aqui supracitados pela preocupação e atitude.

Ressalto também, que a prefeita Lanice Ferreira de Macedo, se comprometera de tomar as atidudes possíveis e ao seu alcance, para que o problema venha a ser solucionado.

Concluo minha considerações a respeito e publico na íntegra o post do Teh Place:

Ouvi comentários que ontem, por ocasião da leitura da mensagem anual da Prefeita Lanice Ferreira, os vereadores cobraram veementemente uma posição do executivo para com o problema da falta de segurança que assola nossa cidade.

Quando é pra falar, que se fale, quando é pra elogiar, eles precisam ser publicados. Ponto pros vereadores Dário Pio e Antonio Bolota que colocaram o problema na mesa de discussão, cobraram providências e apontaram sugestões.

Não há como ficar ‘com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar’. A situação que se encontra nossa cidade é crítica. Merece e precisa de todas as atenções de nossos agentes públicos. A cada dia, tem-se notícia de um roubo, furto, assalto, ou de tentativas, contra as pessoas de Dix-sept Rosado.

Há que se tomar alguma medida. Está mais que na hora de chegar junto aos nossos deputados estaduais, federais, senadores e nossa queria Governadora e exigir (pedir ou cobrar não!) medidas para aumentar o efetivo local de policiais, conseguir mais estrutura e soluções para trazer sossego a Dix-sept Rosado.

Eu soube que, no envento de ontem, foi posta em discussão a proposta de se ‘pagar’ para que uma viatura do GTO patrulhasse as ruas da nossa cidade. Acho mais que justo a situação. Se o Governo do Estado não tem condições de reverter nossos impostos em saúde, educação e segurança, que a Prefeitura faça isso. Se é legal, imoral ou ‘engorda’, sinceramente não tenho nada a ver com isso, nem eu, nem a população, queremos segurança, não importa os meios para se ter isso!

Não sou pago para pensar e sugerir soluções para um problema social público, mas quem o faz, merece atenção. Por que não ‘subsidiar’ esse patrulhamento, pelo menos a noite, em nossa cidade? é uma possibilidade.

Outra vertente é fazer com que as duas viaturas da polícia local patrulhem realmente as nossas ruas, que elas funcionem, nem que que a prefeitura pague por isso. Acho mais que justo!

Tenho certeza que a prefeita será sensível a essa situação, bem como nossos vereadores precisam continuar pressionando não só o executivo de nossa cidade, mas também as lideranças políticas que eles estiveram juntos na última eleição. É assim mesmo que tem que ser!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fases de uma professora

Gente, essa é pra rir, mas pra rir muito mesmo. Eu ainda estou tentando me controlar. Confesso a vocês que não contive as gargalhadas diante do PC sozinha. Gente, muito hilário, muito mesmo. Entretanto, depois do riso provocado a priori, veio o choque ao pensar na situação. Parei um, parei um pouco pra meditar na veracidade da coisa e fiquei preocupada. Rapidamente constatei, devo fazer algo urgente por mim, antes que seja tarde demais.

Como no princípio encarei apenas como algo cômico, uma piadinha de mal gosto, foi muito bom e divertido, contudo, depois caiu a ficha e vi que não passa da realidade, nua e crua, dura e cruel (risos) E ai pensei: socializo ou não??? (Risos) Fiquei encafifada cá com os meus botões e percebi que ainda há tempo de mudar minha situação, para que o que agora temo, não venha a acontecer.

Sério, tenho que pintar outro quadro pra minha vida, este que vos apresentarei eu não quero (risos). Como não poderia ser diferente, enquanto isso não chega, aproveito-me para divertir-me com a situação e socializar com vocês as fases de uma professora (posso fazer isso, já que sou professora, não estou tirando sarro com ninguém, a não ser comigo mesma (risos)). Agradeço a amiga, colega e companheira de profissão Fracisca Maria, mais conhecida por Nenén, pela pérola enviada.

Recém formada

Pegou 20 aulas e está louca para ampliar sua carga. É uma gatinha cheia de sonhos e toda feliz, fala muito, está sempre contando as novidades. Nos primeiros dias de trabalho, tudo é maravilhoso

Depois de 3 anos

Está trabalhando em jornada ampliada. Já acompanha os movimentos do dia a dia cheia de novas ideias, tem planos para seu trabalho, anda um pouco agitada com tanta expectativa .

Depois de 6 anos

Sua agitação aumentou um pouco, suas amigas e a direção estão percebendo. Já vira noite e dia tentando se encaixar na profissão. Não sabe o que fazer com a turma de aceleração e só falta plantar bananeira pra aumentar a nota do IDEB.

Depois de 10 anos

Engordou um pouco. Culpa dos antidepressivos, motivo: stress, alunos, pais de alunos, direção, coordenação, supervisão, filhos, marido ganhando pouco, trabalha longe de casa... UFA!

Depois de 15 anos

Com muita sorte já está trabalhando perto de casa. Mudou todo o guarda-roupa, para se adaptar a nova silhueta. Mas está feliz, come em casa e tem um caderno já pronto para o início do ano, é só segui-lo. Tem ainda uma dorzinha de cabeça, a garganta já era. Esqueceu-se o significado de 'bom dia'. Se sente como se tivesse acabado de cair da cama.

Depois de 20 anos

Tem depressão regularmente. Não reconhece a rua onde mora, a memória deu PT (perda total), enxerga pouco; escuta pouco; dorme pouco; fala pouco; caga pouco; a única coisa que tem muito são dívidas. Está ficando completamente maluca! E vê se pode... já quer se aposentar!

Pobre corpo docente.....

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

“Mais um pouquinho, só mais um pouco”

O amigo Kildare Gomes me indicou certo dia, no twitter, um texto que certamente me identifiquei com ele. Não foi a toa que ele teve o pensamento de me enviar o link. Com certeza lembrou-se dos nossos úlimos dias de faculdade, nos quais, afff, eu muito reclamava do meu cansaço. Acreditem, quando digo que estou cansada, é porque o esgotamento está ultrapassando os meus limites (risos). Não gosto de lamentações e apesar de diormi pouquíssimo, não sou do tipo que vive esgotada.

Pois bem, o fato é que ele lembrou-se de mim e eu lembrei-me de vocês. Achei relevante socializar o texto neste espaço, vai que alguém sinta-se neste momento tão exausto que esteja pensando em parar. Assim, poderá seguir o conselho, aguente só mais “um pouquinho”.

Tem momentos que realmente dar vontade de chutar o pau da barraca e dizer chega. Deixar de mão todos os afazeres e tudo que nos sufoca, mas é necessário ponderar mais um pouco e aceitar que precisamos ser mais racionais e aguentar só “mais um pouquinho”.

Vejam o o texto, eu gostei e espero que gostem:

Hoje eu explodi, na minha cozinha enquanto pegava os panos de prato para lavar, eu não agüentei e chorei. Meu filho perguntou por que eu estava chorando, então respondi:

_Estou cansada, estou muito cansada!!

_Eu te ajudo mãe!! (ele pensou que me referia ao serviço da casa)

_Estou cansada de ter que passar por tudo de novo de ter que fazer tudo de novo!! (de fazer algo que só eu posso fazer, estudar e enfrentar tudo mais uma vez)

É muita pressão, ansiedade, medo de não conseguir de novo, medo de que esta não seja a última vez. Mais uma vez eu vou fazer a mesma coisa, passar pela mesma situação, enfrentar os mesmos sentimentos. A mesma ansiedade, os mesmos temores, os mesmos medos. E pior, o mesmo medo de não conseguir de novo.

Na lavanderia, prostrada com a cabeça sobre  a máquina de lavar, enquanto chorava pensando em tudo isso eu ouvi uma voz dentro de mim:

_MAIS UM POUCO, SÓ MAIS UM POUCO.

_Ah, mas eu estou tão cansada!!

_NÃO PARE, CONTINUE, MAIS UM POUCO, MAIS UM POUCO, QUANTO MAIS CANSADO VOCÊ ESTÁ, MAIS PERTO ESTÁ DE CHEGAR AO LUGAR ALMEJADO. TEU CANSASO É UM SINAL DE QUE VOCÊ ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE CHEGAR!!

Gostaria de estar correndo dessa vez, mas não estou, dessa vez estou me arrastando e tentando não parar de me arrastar. Sei que no final tem água, aplausos e um troféu me esperando. Mas estou cansada. MAIS UM POUCO, diz a voz dentro de mim.

_Tire os olhos de suas feridas, dos machucados que você adquiriu por andar tanto tempo, por se arrastar quando na verdade você queria parar com tudo. Tire os olhos do chão e veja o que te espera!!

_MAIS UM POUCO, SÓ MAIS UM POUCO. Pode chorar, mas não pare !! Grite de dor se houver forças para isso, MAS NÃO PARE!! MAIS UM POUCO!!

Nesta corrida não importa se você vai ou não chegar primeiro, mas se você vai chegar!! Não importa se outros já chegaram à sua frente, não é uma competição, é um teste de persistência, então, NÃO PARE, SÓ MAIS UM POUCO.

_VOCE ETÁ MUITO CANSANDO? É PORQUE JÁ ESTÁ QUASE CHEGANDO!!

“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo a sua colheita”. (Salmo 126:6)

No meu contexto profissional hoje, as sementes são as matérias que tenho que estudar e a minha colheita consiste nas aprovações e nas  conquistas de todos os meus sonhos.

Não há colheita sem plantação!! Deixemos que as lágrimas então adubem as nossas plantações.

Que  o choro não nos impeça de continuar semeando, de continuar estudando!!

_MAIS UM POUCO, SÓ MAIS UM POUCO!!

São Paulo 11 de fevereiro de 2011

Lilian Divina Leite

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Oportunidade de atualização profissional na área jurídica

Acabei de receber da amiga Fávila Maia, Assessora de Comunicação da OAB Mossoró, um email com informações de cursos tele presenciais, de atualização profissional na área jurídica, muito bons. Uma parceria do Conselho Federal da OAB com a Escola Superior de Advocacia - ESA e Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.

Certamente já escolhi vários para participar. Amanhã mesmo cuidarei de me inscrever.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Mossoró, abre inscrições para os cursos tele presenciais de atualização profissional, promovido pelo Conselho Federal da OAB, em parceria com a Escola Superior de Advocacia - ESA e Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.

Os cursos serão iniciados no dia 14 de fevereiro, no auditório João Soares de Amorim, na sede da OAB Mossoró, no turno da noite.

Inscrições: Na Secretaria Administrativa da OAB Mossoró.

Taxa de Inscrição: 2kg (dois) de alimentos não perecíveis.

Relação de cursos - transmissão via satélite - ConvênioCFOAB/ENA/OAB/AASP
Fevereiro/ 2011
Tema: Atualidades em direito material e processual do trabalho Dias: 14 a 17/2 às 19h
com carga horária de 16

Audiência trabalhista - (NOVO)
Dias 21 e 24/2 às 9h carga horária: 5h

Teoria geral do processo judicial eletrônico (certificação digital e a lei nº 11.419/2006)
Dias 21 e 23/2 às 19h. Carga horária: 5h.

Outlook: gerenciamento seus contatos e sua agenda
Dia: 22/2 às 19h. Carga Horária 3h

Modificação de guarda decorrente da alienação parental. Dias 22 e 23/2 às 9h. Carga Horária 5h

Aspectos psicológicos subjacentes à nova Lei do Divórcio
Dia 24/2 às 9h

O projeto de novo Código de Processo Civil
Dias 28/2 e 1º, 2 e 3/3 às 19h. Carga Horária 8h
Carga horária total no mês
39.

OBS 1: Essa programação é referente ao mês de fevereiro, em breve estaremos enviando programação referente ao mês de março.OBS 2: Horário de Brasília.

Promoção TAM

Gente, recebi da nossa amiga e conterrânea Aurilene Freire uma mega promoção de passagens áreas. Afff, me deu uma vontade enorme de viajar Júnior Afonso (risos). Aceita o desafio?

Preços super, híper promocionais que valem a pena conferir. Só uma coisinha amiga Aurilene, por que não tem nenhum promoção dessa para Brasília hein??? (risos).

Me chamou a atenção esse detalhe, não sei ao certo porquê, mas que chamou, chamou (risos). Vejam as tarifas de passagens de Natal à várias capitais do país (ida e volta).

MEGA PROMO TAM LINHAS AÉREAS

SE CONFIRMADO NA MENOR TARIFA, SEGUE VALORES:

  • NATAL/ SÃO PAULO / NATAL : R$ 460,00 + TAXA DE EMBARQUE

  • NATAL/ RIO / NATAL /   : R$ 418,00 + TAXA DE EMBARQUE

  • NATAL / SALVADOR/ NATAL  : R$ 300,00 + TAXA DE EMBARQUE

  • NATAL/ FORTALEZA / NATAL :R$ 242,00 + TAXA DE EMBARQUE

  • NATAL/ BELO HORIZONTE / NATAL : R$ 485,00 + TAXA DE EMBARQUE

  • NATAL/ PORTO ALEGRE / PORTO ALEGRE : R$ 786,00 + TAXA DE EMBARQUE

  • NATAL/ MANAUS/ NATAL : R$ 880,00 + TAXA DE EMBARQUE

  • NATAL/ RECIFE/ RECIFE  : R$ 110,00 + TAXA DE EMBARQUE

  • NATAL/ CURITIBA/ NATAL : R$ 631,00 + TAXA DE EMBARQUE

Aurilene Freire.
Consultora de Viagens.
Av. Deodoro da Fonseca 454 loja 06 Cidade Alta.
Natal-RN. Cep: 59025-600.
Tel.: 55 (84) 3201-1004 ou Cel: 55 (84) 9403-4609.
MSN: aurilenefreire511@hotmail.com
EMBRATUR: 20.028542.10.0001-9.

Quer alcançar boa forma?

Recebi um email com algumas dicas para manter a forma e dentre estas, uma se destacou pra mim. Pensei em meus botões: hum, quem sabe a dica aqui não interesse a algumas de minhas leitoras,. Então, resolvi socializar com vocês. Toda mulher sonha em se sentir melhor, mais feminina, mais bonita. acho que isso é inerente ao sexo feminino e não vejo nenhum mal nisso. Pois bem, inúmeras são as dicas pra que isso venha acontecer, contudo, esta pra mim foi uma das que vi mais interessante.

De certo, que é um grande desafio para nossa cultura, já que não é uma coisa muito praticada aqui em terras brasileiras, mas como sei que tem mulheres ousadas, atrevidas e corajosas (risos) que gostam de coisas diferentes ai vai a dica:

Dança do ventre: use a sensualidade para alcançar boa forma

Pernas, braços, glúteos e barriga são trabalhados durante a prática

A boa forma física está diretamente ligada a uma íntima sensação de bem-estar. A felicidade é tanto resultado como estímulo para a produção de substâncias químicas fundamentais para a nossa saúde. Para quem precisa encarar com mais seriedade uma rotina de atividade física, é importante lembrar que de nada adianta ela ser perfeita do ponto de vista fisiológico, ou ser a da moda, ou a mais em conta financeiramente. Se você precisa perder peso ou melhorar o seu condicionamento, procure por algo que também desperte bons sentimentos. Para as mulheres, uma ótima opção é a dança do ventre.

Kelly dos Reis Cavalcanti ensina duas turmas por semana na escola de dança Laura Flores em Florianópolis. Já no início da aula, é possível perceber que um corpo saudável e atraente combina muito bem com sorriso e leveza de espírito.

Dança do ventre: use a sensualidade para alcançar boa forma - Foto: Getty Images

O treino é composto de exaustivas repetições, muito suor e dedicação. Em uma hora é possível queimar cerca de 700 calorias. Os benefícios de quem pratica esta dança oriental, um misto entre Arábia e Índia tanto nas cores, nos movimentos de mão e de olhos quanto nas músicas, são muitos. "Depois de alguns poucos meses praticando já possível perceber o fortalecimento de pernas, braços e glúteos. Além disto, os movimentos vibrantes trabalham a região pélvica, intestinos, útero e ovários", explica Kelly.
Além da questão aeróbica, muito ritmo e exercícios intensos de quadril, pernas, braços e cintura, a dança do ventre exige sensualidade. "Em função da correria da vida, deixamos de lado esse importante aspecto, mas com a dança a sensualidade volta", afirma a professora. 

Dança do ventre: use a sensualidade para alcançar boa forma - Foto: Getty Images

Entre tudo que se pode esperar de uma atividade física, a dança do ventre oferece todos os benefícios para o público feminino. Segundo a professora, a prática influencia diretamente na autoestima, no bom humor e na auto-confiança.
Para quem nunca tentou, é importante estar disposto a se descobrir. "A dança do ventre funciona também como uma terapia", afirma Kelly. Muitos dos exercícios são realizados diante do espelho, você em contato com a sua projeção. E nisto surgem as roupas que cumprem vários papéis. "As moedas em torno dos quadris servem de guia para saber se o movimento está sendo realizado corretamente". Além disso, a sensação de fazer parte de uma fantasia proporciona um distanciamento para que a mulher se entregue aos movimentos sem medo ou vergonha de si mesma ou dos outros.  A dança do ventre exige ritmo, disciplina, fortalece os músculos, tem uma alta queima calórica e ainda deixa a mulher mais sensual e feminina.
Os movimentos, por não serem comuns a nossa cultura, assim como a música, as roupas e as
coreografias, exigem uma presença atenta para que o exercício possa ser realizado com competência. E é aí que a modalidade ganha adeptas de todas as faixas etárias. Sem contra indicação, a dança do ventre pode ser realizada por qualquer mulher que queira se conhecer, colocar o corpo para mexer e descobrir formas ainda mais femininas.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Oportunidade

TRT abre vagas de estágio remunerado

11/02/2011

Os estudantes dos cursos de Direito e Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido vão poder concorrer a estágio remunerado no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. Os interessados vão poder efetuar a inscrição no período de 14 a 25 de março, no horário das 9 às 12h e das 14 às 17h. Em Mossoró, as inscrições vão acontecer na 3ª Vara do Trabalho, localizada à Alameda das Carnaubeiras, 833, Bairro Costa e Silva, Mossoró/RN. Haverá também inscrições em Natal, Assú e Macau.

A inscrição é gratuita e poderá ser requerida em formulário próprio, obtido diretamente no Tribunal ou na internet, pelo site www.trt21.jus.br, assinado pelo candidato ou mandatário legalmente constituído. Na oportunidade, o candidato ao estágio deve apresentar histórico acadêmico universitário, expedido pela instituição de ensino, que demonstre o total de períodos do curso; declaração de rendimentos acadêmicos (I.R.A. ou equivalente), declaração ou comprovante de matrícula (P.I.D. ou similar) atualizada e, cópias e originais da Cédula de identidade e do CPF.

Os candidatos do Curso de Direito deverão ter cumprido, no mínimo, uma disciplina de Direito do Trabalho. Os demais candidatos deverão estar cursando, no mínimo, o 4º semestre da grade curricular. Serão considerados aptos para a classificação todos os candidatos que atenderem aos requisitos acima. A classificação obedecerá como critério a nota expressa na Declaração de Rendimento Acadêmico informada pela instituição de ensino na qual se encontra regularmente matriculado.

A seleção terá validade de 12 meses, a contar da publicação da lista classificatória dos resultados, podendo a Administração do TRT da 21ª Região decretar-lhe termo final antecipadamente ou prorrogar, a qualquer tempo, mediante conveniência administrativa. Os resultados da seleção serão afixados na sede do TRT da 21ª Região e nas sedes das Varas do Trabalho de Mossoró, Assu e Macau, bem como no site www.trt21.jus.br.

Fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/noticias/3015

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

RESPONDENDO AO LEITOR

Ah minha gente, esses dias não tem sido fáceis pra mim. As tarefas dos dois trabalhos que acumulo estão como que me consumindo até as últimas consequências (risos), mas agradeço muito a Deus por ter me concedido tão grande bênção. Gosto de viver assim: ocupada. Detesto mesmice, rotina e previsibilidade. Gosto de me movimentar.

Pois bem, tenho muitas coisas pra falar e dividir com vocês. Nossa, quantos temas e assuntos já me vieram à cabeça para fazer posts, porém, nada de conccreto porque não tive como parar e teclar o que estava em minha mente, assim vamos seguindo da forma como dar. De uma coisa estejam certos, deixar o Ad Finem não pretendo, jamais. Persistirei por aqui ad finem.

Vamos adiante. Na terça-feira publiquei uma matéria que tratava (mais uma vez) sobre o desrespeito da caern com o povo de Gov. Dix-sept Rosado. Em decorrência disso, recebi alguns comentários dos leitores, a quem agradeço de coração pela participação. Na medida do possível vou respondendo aos comentários que recebo, pois tenho profunda felicidade de contar com interação de meus leitores e entendo que este deva ser o meu papel, respeitá-los.

Pois bem, o comentário do amigo Pádua me instou a respondê-lo aqui na página principal deste espaço e fazer algumas ponderações sobre a situação. Veja o comento:

Padua disse...

De fato o que acontece aqui é um descaso. Isso não temos duvidas. Porém o acômodo de nossa polulação e visivél, o que fazer? Vejo os blogs, sites, twitters e outros mais falarem e até eu mesmo aqui falar de acômodo, vergonha, culpa nossa, só que além disso, que caminho seguir, qual a solução??? Alguém se dispõe a dizer algo que possa ser feito? Eu sei que tem solução, mas onde elas estão? A parte da sociedade que vê esse descaso, creio eu ter na sua cabeça alguma solução pra isso. Eu pergunto Islamara, o Ministério Publico pode agir enquanto isso?? Se acionado? Quanto a prefeitura ela poderia sim pressionar e deve, só não podemos também, como muitos fazem, culpar a mesma por isso totalmente. Sabemos que temos representantes, mas estes só falam e falam assim como nós, mas não apresentam soluções. Ressalto que se há alguma coisa a se fazer deveriamos postar aqui e listar isso, isso e aquilo pode ser feito em relação ao problema. Agradeço o espaço, mas reclamar sem ter soluções eu não vou mais. Vejamos ai islamara o que pode ser feito?

9 de fevereiro de 2011 11:12

Caro amigo Pádua, vamos por parte. Em primeiro lugar, só agora estou respondendo ao seu comentário porque não tive como fazê-lo antes. As ocupações infindas me impedem muitas vezes (em sua grande maioria) de dedicar-me da forma como desejaria ao Ad Finem, mas sigamos como dá. Entendo sua indignação e seu descontentamento.

Sei o quanto é difiícil vermos situações como estas se repetirem e ainda nos sentirmos impotentes e sem saída diante delas. Mas acredite, nos sentimos assim, pelo fato de pertencermos a uma cultura que nos “domestica” e não nos educa. Não nos ensina a lutar pelo o que queremos, mas apenas esperar pelo o que estar por vir.

Pertencemos a um povo que foi ensinado a entender qual o seu “lugar” e nele se manter de forma acomodada e “contente”. Fazemos parte de uma nação que foi moldada para baixar a cabeça e apenas agradecer por uns poucos benefícios que recebemos. É algo cultural e enraizado, romper com isso é difícil, mas não impossível.

Vejamos, se fóssemos um povo organizado e conhecedores dos nossos direitos, não passaríamos por situações como esta. Pelo menos, não por tanto tempo assim, porque certamente correríamos atrás para solucioná-los logo quando estes aparecessem. Entretanto, essa não é nossa realidade e vamos penando neste caos de problemas.

Suas indagações Pádua são de uma extrema relevância e de uma sabedoria sem igual. realmente está no tempo de tirar do papel ou das palavras e agirmos. Eu poderia listar aqui umas inúmeras saídas para isso, mas acho que podemos começar de forma bem singela e de maneira que não tenho dúvida, repercutirar. 

Fala-se muito de quem é a culpa, contudo acho que o foco deve ser outro, deve ser quais as medidas cabíveis, como você instou em seu comento. Então vou atrever-me a dar minha sugestão, já que o o amigo Pádua me questiona de forma tão incisiva.

Em primeiro lugar lugar acho que a mobilização social fala muito. Vejo que se o povo se organizar poderá fazer muito em seu favor, desde que se unam. Destarte, amigo Pádua, conclamo você e muitos outros dix-septieses que queiram se aliar e buscar soluções para este caos implantado em nossa cidade. A nos reunirmos (eu me proponho a acompanhar o grupo) e fazermos uma visita ao escritório da caern em Mossoró. Vamos fazer uma visita ao diretor da caern e cobrar medidas urgentes e necessárias, para ao menos minimizar esses absurdos que sofremos há anos.

Se formos um número expressivo, com respaldo da sociedade, tenho certeza que teremos alguns resultados positivos. Vamos noticiar isso, para que a imprensa mossoroense nos acompanhe. Certamente, se tivermos um bom grupo chamaremos a atenção para termos um foco em nosso trabalho.

Elaboremos um documento, uma espécie de requerimento solicitando algumas medidas emergenciais e vejamos o que o diretor poderá nos responder. Se conseguirmos um compromisso dele, para providenciar, no mínimo um motor bomba reserva para nós, certamente já teremos um bom ganho. Bem o que pretendo dizer é que devemos nos mobilizar.

Povo parado, passivo, que não fala, não reclama, não grita, não se revolta, não age, sofre mesmo. Posso até ser vista como chata, metida, atrevida ou qualquer outro adjetivo, mas detesto, detesto mesmo, a passividade, me irrita. Nos mobilizemos, esta é saída.

Depois disso, podemos procurar também o MP de nossa cidade e também cobrar dele medidas, já que ele é responsável por defender a ordem jurídica e os interesses da sociedade e garantir a fiel observância da Constituição.

Podemos solicitar (aliás exigir) que o Poder Executivo e Legislativo aliem-se a nós, para juntos cobrarmos soluções emergenciais, lutarmos por dias melhores´. Este é o nosso papel. Agirmos, lutarmos, brigarmos. Não podemos mais continuar de forma inerte e passiva.

Precisamos reagir e seguir a máxima que diz que “toda ação tem uma reação”, pois parece que aqui em “nós” isso não é verdadeiro.

Assim Pádua, amigo Zé Emídio que como disse no comento passado, minha matéria ainda está mais do que atual (risos), e outros mais, juntemos adeptos a este andamento, marquemos uma reunião.

No dia que se propuserem, estarei disposta a participar. Deixo aqui o desafio a todos os leitores deste espaço, quem puder participar e se propuser a fazê-lo, deixe comentário aqui nos informando de como poderemos entrar em contato com vocês.

Me proponho a já na próoxima semana sentarmos e vermos como poderemos agir e o que podemos fazer.

E ai amigo Pádua, me ajuda nesta luta? Juntemo-nos e consigamos mais gente pra nos movimentar. Espero resposta. Fico no aguardo.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

E o desrespeito da CAERN continua

No ano passado, não lembro a data, nem isso importa mesmo, tivemos em nosso município uma audiência pública pra tratar do problema da falta d`água em Gov. Dix-sept Rosado. Hoje percebo que a audiência não deveria ter tratado apenas deste ítem, a FALTA DE RESPEITO da CAERN para com os moradores de nossa cidade é percepetível e vergonhosa e isso já deveria ter sido pauta de muitos debates.

Ah, mas houve quem achasse (na realização desta bendita audiência) que os “homens da CAERN” que aqui vieram, trouxeram realmente soluções para nós. A audiência foi de muito proveito, só não vi mesmo pra quê. Houve, na época, quem assimilasse aquele dia como um importante passo que demos para dar cabo deste problema. Sem dúvida, a realização da audiência em si era mais do que necessário, agora acreditar que houve algum rendimento naquele dia, lamento quem assim pensou. Eu particularmente, até hoje, não entendi ao certo o que eles fizeram por aqui, naquele fatídico dia.

As promessas e conversas finíssimas e intelegentíssimas foram bem convicentes, porém, não pra mim. O que mudou daquele dia pra cá??? O que temos de concreto, de ação, de atitude por parte da CAERN, que veio de encontro ao problema atual? Se for possível respondam.

Sinceramente gente, chega a me causar ânsia de vômito o que estamos passando há anos em nossa terra, por causa de um problema como este. A minha indignação chega a ser tão grande que neste momento, mataria qualquer um que passasse na minha frente e criticasse a privatização de empresas públicas.

Ora, se a CAERN fosse privatizada não estaríamos sofrendo tamanhos absurdos. Teríamos certamente um mínimo de respeito para com a situação. Pois bem, caminhemos com o nosso problema. Finjamos que há mais de uma semana, o motor que leva água até as casa dos moradores da nossa cidade, não está quebrado. Façamos de conta que tudo está em perfeita ordem.

Meu povo, a população está enlouquecida sem água. A lamentação é uma constante em todas as ruas e é s[o o que vemos, murmúrio passivo.

Diante do quadro, a CAERN deveria ao menos ter se pronunciado, colocado anúncios para informar aos moradores, sobre as providências e andamentos feitos para dirimir o problema, porém isso não acontece. Não temos sequer uma justificativa, explicação e nem tão pouco previsão para tudo ter fim.

E nós vamos seguindo nesta mesmice, neste marasmo, aceitando as coisas como se elas não pudessem ser diferentes e como se a culpa fosse sempre do outro e não nossa.

Se não fóssemos tão acomodados, passivos, apáticos e outros adjeitvos mais, com certeza a CAERN já teria providenciado ao menos um outro motor, para substituir o atual que abastace a cidade, quando este não mais funcionasse.

Com essa atitude, a caern demonstraria que teria o mínimo (mínimo já está dizendo) de respeito que merecíamos. Porém, como todos os responsáveis para garantir esse serviço sabem que nada é feito e nenhuma punição haverá, por que se preocupar com isto?

E vocês o que me dizem???????????

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Pérolas do ENEM 2011

Gente pra um sábado de descanso e de muita preguiça, nada de seriedade. Hoje merecemos mesmo é algo cômico e divertido, então vamos lá. Recebi da amiga Francidária Romão um email com as famosas pérolas do ENEM. Nossa, quando leio essas coisas fico mais convictas de que nosso país necessita de uma revolução geral e me pergunto se isso existe em algum outro lugar diferente do nosso.

Vejam as pérolas, seria muito, muito, muito cômico se não fosse ultrajantemente trágico. Me questiono ainda, se as pessoas que escreveram tamanhas barbaridades, compreendem a gozação feitas com suas pérolas ou se no mínimo lembram-se que escreveram tais absurdos.

Chegaram as tão esperadas pérolas anuais!!!

DIVIRTAM-SE.

'O sero mano tem uma missão...'

(A minha, por exemplo, é ter que ler isso!)

'O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas. .'
(Levei uns minutos para identificar o El Niño...)

'O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!'
(Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito)

'A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região.'
(E além de tudo, viajam pra caramba, hein?)

Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele.'
(Faz sentido)

'O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes'
(Achei que fosse a pesca dos pássaros.)

'É um problema de muita gravidez.'
(Com certeza...se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!)

'A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO.'
(Sem comentário)

'Já está muito de difíciu de achar os pandas na Amazônia'
(Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá)

'A natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase se acabando'
(Foi trazida nas caravelas, certo ?)

'O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destroi, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos.'
(Não conte comigo)

'Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom beneficácio para o Brasil' (Vamos trocar as fumaças pelas moto-serras)

.... menos desmatamentos, mais florestas arborizadas. '
(Concordo! De florestas não arborizadas, basta o Saara!)

'Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia.'
(Meu Deus..... Haja pára-raio!)

'Tudo isso colaborou com a estinção do micro-leão dourado.'
(Quem teria sido o fabricante? Compaq ? Apple? IBM?)

'Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu , o verde representa as matas, e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira..'
(Caraca! Ainda bem que temos aquela faixinha onde está escrito 'Ordem e Progresso'..)

'.... são formados pelas bacias esferográficas. '
(Imaginem as bacias da BIC.)

'Eu concordo em gênero e número igual.'
(Eu discordo!)

'Precisa-se começar uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relação ao desmatamento, poluição e depredação de si próprio...'
(Putz, que droga é essa?)

'O serigueiro tira borracha das árvores, mas não nunca derrubam as seringas.
(Esse deve ter tomado uma na veia)

'Vamos deixar de sermos egoistas e pensarmos um pouco mais em nos mesmos.'
(Que maravilha!)

'As chuvas foram fortes, mas não tivemos danos morais'

(só irracionais, verbais, e outros materiais)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dix-septiense no segundo escalão do Governo Rosalba

Apesar das horas e do cansaço enorme, não posso deixar de registrar uma notícia que me deixou deveras alegre, aliás, felicíssima. A noticia merece destaque em primeiro lugar por se tratar de uma conquista feminina e além disso, de uma dix-septiense que muita exalta sua cidade. Isso nos orgulha e nos concede motivos de sobra para esquecer a hora, o cansaço e todo qualquer outro óbice de aqui estar. Em segundo lugar, merece também, porque as boas novas envolve uma filha de uma das minhas leitoras mais fiéis deste espaço (desde que iniciei meu blog que sei que Luzetil Almeida me acompanha sempre e isso muito me honra e me deixa feliz).

Pois bem, é pra noticiar a nomeação de “MARISTELA DE ALMEIDA CARDOSO para exercer o cargo de provimento em comissão de Coordenador do Sistema Estadual de Auditoria, da Secretaria de Estado da Saúde Pública” que estou aqui.

Acredito que Luzetil e Wildson Cardoso (seu pai) devem estar radiantes de alegria de verem a filha galgar um degrau tão importante quanto este.Certamente isso é o reconhecimento do trabalho e dedicação que Maristela tem demonstrado ao longo de sua carreira de estudos e agora de profissão. Parabenizamos a Maristela e desejamos de coração que ela produza bons frutos na sua nova empreitada e que possa sempre, como tem feito todo o tempo, honrar o nome de nossa humilde urbe. Estou certa Maristela, que sua determinação, coragem, força e capacidade farão você ir bem mais longe. Parabéns também a Luzetil e seu esposo Wildson Cardoso pela grande conquista de vossa filha.

Tomei conhecimento da nomeação de Maristela no Blog Interação de Paulo Martins, que nesta feita copio e colo o seu post:

Governadora Rosalba Ciarlini nomeia Maristela Almeida para a Saúde

Maristela (esquerda), com os pais, Luzetil e Dilsinho

A governadora Rosalba Ciarlini nomeou a dix-septiense Maristela de Almeida Cardoso (Dilsinho) para o cargo de coordenador do Sistema Estadual de Auditoria, da Secretaria de Estado da Saúde Pública.

A nomeação de Maristela Almeida saiu no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira. Veja AQUI.

Maristela é filha dos dix-septienses engenheiro civil Wildson Cardoso e da professora Luzetil Almeida.

Go Travel lança mais uma promoção

Planejando passar a Semana Santa descansando e aproveitando o fim de semana prolongado? Eis uma grande oportunidade, a Go Travel agência de nossa querida conterrânea Aurilene Freire, envia a este espaço mais uma promoção a ser socializada com seus webleitores. Vejam e aproveitem:

Semana Santa em SÃO PAULO

De 21 a 24 de abril de 2011

· Bilhete aéreo VOANDO TAM

· Parcelado em 6x sem juros

· TARIFA R$ 580,00 + R$ 39,24 = R$ 619,24

HORÁRIOS:

NATAL-SÃO PAULO 21/04 03:05H/ CHEGADA AS 06:40HS

SÃO PAULO –NATAL 24/04 17:35H/ CHEGADA AS 22:15HS

Hospedagem

De 21 a 24 de abril de 2011 (03 noites com café da manhã)

NORMANDIE DESIGN HOTE

site: www.normandiedesign.com.br

Preço por pessoa R$ 213,00

Forma de pgto: 3x sem juros no cartão.

Roteiro SEMANA SANTA SÃO PAULO

DIA 21/04 Saída de Natal as 03:05hs e chegada as 06:40hs, chegada traslado para o Hotel café da manhã (extra) , guardaremos as bagagens na recepção e saída para o CITY TOUR HISTORICO com duração de 04 horas.Tarde e noite livres.

Dia 22/04 Após café da manhã saída para o HOPI HARI.

Dia 23/04 Após café da manhã saída para TOUR DE COMPRAS. Tarde e noite livres.

Dia 24/04 Café da manhã e manhã livre. Fechamento dos extras no hotel e retorno para Natal.

SERVIÇOS R$ 380,00 por pessoa

Roteiro SEMANA SANTA SÃO PAULO

DIA 21/04 Saída de Natal as 03:05hs e chegada as 06:40hs, chegada traslado para o Hotel café da manhã (extra) , guardaremos as bagagens na recepção e saída para o CITY TOUR HISTORICO com duração de 04 horas.Tarde e noite livres.

Dia 22/04 Após café da manhã saída para o HOPI HARI.

Dia 23/04 Após café da manhã saída para TOUR DE COMPRAS. Tarde e noite livres.

Dia 24/04 Café da manhã e manhã livre. Fechamento dos extras no hotel e retorno para Natal.

Quinta-feira - TOUR HISTÓRICO - Saída: 09:00hs- Retorno-13:00hs

Roteiro:Rua Vergueiro: Panorâmico Catedral Ortodoxa, Central Operacional do Metrô, Centro Cultural São Paulo
Liberdade: Igreja N.Sra. das Almas dos Enforcados, Casa Mãe de Portugual.
Praça da Sé: Parada de 15 minutos, Catedral da Sé, Marco Zero e escultura José de Anchieta
Pátio do Colégio: Parada de 10 minutos, Local da fundação de São Paulo, monumento Glória Imortal)
R. Boa Vista: Panorâmico, Ed. Banespa, Ladeira Porto Geral, Mosteiro de São Bento
Viaduto do Chá: Panorâmico, Prefeitura, Vale do Anhangabaú, Shopping Light
Teatro Municipal: Arquitetura de Ramos de Azevedo
Mercado Municipal: Parada de 30 minutos, apreciaremos parte da gastronomia de São Paulo, como o famoso pastel de bacalhau e o tradicional lanche de mortadela. Av. Consolação: Igreja e Cemitério da Consolação.,
Avenida Paulista: Panorâmico, Masp, Fiesp, Casa das Rosas...,
Parque do Ibirapuera: Parada de 15 minutos, Monumento às Bandeiras, Obelisco, Retorno ao Hotel.

Sábado - Tour de Compras - Saída: 09:00hs- Retorno: 14:00hs

Roteiro:Liberdade: Famoso bairro Oriental, com feira de artesanato, lojas de produtos importados e culinária típica.
Mercado Municipal: Além de sua linda arquitetura, poderá ser apreciada parte da gastronomia de São Paulo, como o famoso pastel de bacalhau e o tradicional lanche de mortadela.
25 de Março: Um dos principais pontos de consumo popular no país, um verdadeiro Shopping a céu aberto.

Aurilene Freire.
Consultora de Viagens.
Av. Deodoro da Fonseca 454 loja 06 Cidade Alta.
Natal-RN. Cep: 59025-600.
Tel.: 55 (84) 3201-1004 ou Cel: 55 (84) 9403-4609.
MSN:
aurilenefreire511@hotmail.com
EMBRATUR: 20.028542.10.0001-9.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Monólogo das mãos

Se existe uma coisa que me fascina há muito é a Psicologia. Não há nada mais interessante do que você estudar e tentar compreender o que se passa em nosso interior. Bom demais.

Só não fiz ainda Psicologia porque em Mossoró não disponibiliza o cursoe não posso ir pra além desses limites (risos). Mas com certeza é algo que pensarei para pós-aposentadoria.  

Quando fiz minha especialização em Psicopedagogia tive a oportunidade de pagar várias disciplinas de Psicologia e antes disso, já tinha pago na faculdade, 05 cadeiras. Pude perceber com isso que essa seria sem dúvida alguma, a minha praia predileta pra pegar umas ondas legais, mas infelizmente ainda não tive como realizar esse sonho.

No decorrer de minha especialização tive duas professoras Psicológas, que fizeram com que àqueles dias transcorressem da melhor forma possível e estranhamente rápido. Com muita perspicácia imbuíram na turma o desejo de querer sempre mais conhecimento e de buscar adquiri-lo.

As aulas delas eram fantásticas e foi a partir daí que comecei a perceber e sentir necessidade de conhecer o que está por trás ou além das palavras.

Foi com elas que aprendi que é possível ver o invível e ouvir o inaudível. Aprendi com essas duas professoras, que nem sempre as palavras expressam o que realmente se sente. Há algo que fala mais alto.

Há um hino lindo que diz: “Silêncio aflito, quando mais você se cala, maior é seu grito”. Há coisas que silenciamos, que guardamos em nosso interior, mas não é pelo fato de ficarem ali trancados a sete chaves, que deixará de existir, jamais.

É por isso que gosto de ler e aprender sobre a leitura das expressões corporais; elas são reveladoras. Podemos, com um pouco de prática desvendar a verdadeira intenção das pessoas, sabendo claro, que não se trata de bruxaria nem tão pouco de vidência. É tudo muito sutil e subjetivo. Há que se ater portanto, que há alguns exercícios práticos que nos dar dicas super legais e alguns macetes bons pra entendermos mais sobre o assunto.

Ontem a noite, via twitter, o amigo Itamir Vieira me indicou um vídeo do you tube e disse-me que queria minha opinião a respeito. Simplesmente amei Itamir. Já tinha lido muito sobre expressões e gestos corporais, mas nunca, jamais, havia visto uma leitura tão perfeita da utilização das mãos. Nunca tinha parado pra pensar realmente, o poder que elas têm pra fazer o bem e ao mesmo tempo pra fazer tanto mal. Maravilhoso o vídeo e recomendo que vejam e opinem.

Lei isenta taxa de estacionamento em shoppings

Bom pra nós. Vejam matéria interessante extraída do Blog Pedro Carlos:

Assembleia promulga lei que isenta taxa de estacionamento em shoppings

O Diário Oficial do Estado de hoje trouxe a promulgação da lei de autoria do ex-deputado e hoje vice-governador Robinson Faria (PMN) que isenta do pagamento da taxa de estacionamento dos shoppings centers os consumidores que comprarem até 10 vezes o valor da taxa, em qualquer estabelecimento dos centros comerciais.

A lei de Robinson tem algumas regras. A primeira delas é que a isenção só vale para compras realizadas no mesmo dia. Outra regra: os shoppings estão obrigados a publicarem em cartazes o conteúdo da lei para que o consumidor tenha conhecimento a respeito disso.

Fica determinado também que o descumprimento pode gerar multas contidas no Código de Defesa do Consumidor.