SEJAM BEM VINDOS

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Acidente no Alto Santa Catarina

Fui informada há pouco, que a amiga Gabriela, esposa de Samuel Rosa e filha do Irmão gabriel, sofreu um acidente no Alto de santa Catarina. Conforme as informações repassadas por Vilanni, Gabriela estaria pilotando sua moto, quando bateu de fronte a outra moto. Villani também não soube precisar quem era a outra vítima envolvida no acidente e nem tão pouco a gravidade do mesmo.

Sem muito detalhes do ocorrido, Villani falou-me, que segundo informações de pessoas que chegaram a ver Gabriela antes de sair da Maternidade Onzieme Rosado, ela teria quebrado o maxilar.

Infelizmente a Rua Santa Catarina é uma das ruas mais perigosas e difíceis de se conduzir um veículo, como também de transitar a pé. A rua é estreita para o movimento que tem ali e há residências nos dois lados da rua. Essa avenida é a preferencial que dá acesso do centro ao alto e isso faz com que pessoas passem por ali diversas vezes no dia.

Motos e carros desenvolvem uma alta velocidade e os pedestres também não agem com cautela, desafiando motoristas e motoqueiros. É com certeza a rua que dirijo em Gov.Dix-sept Rosado, com mais cautela. Outro fator preocupante naquela rua e que já contribuiu para muitos acidentes, são os carros que ficam no acostamento, ou seja, acostamento não, porque lá não tem acostamento. Os carros são estacionados na rua, na pista de rolamento e impedem o fluxo normal dos carros e motos, fazendo-se necessário que um dos lados da mão, esperem que o outro passe, para poder prosseguir sua jornada.

Como disse, diversos acidentes já ocorreram ali e sempre, na maioria das vezes, se dá pelo fato de haver um carro estacionado em lugar errado, que acaba impedindo o fluxo e o movimento normal, dando desta forma, ensejo ao acidente. Não sei desta vez, o que pode ter contribuído para o ocorrido, mas é algo a se pensar, em buscar-se solução para os problemas que ali existem.

Assim, fiquemos na expectativa, qualquer informação trarei aqui, a posteriori. Torçamos para que nada demais tenha acontecido aos envolvidos no acidente.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jogo do contente

Não sei porque, mas agora, de repente me veio a mente a influência que um livro teve em minha vida. Lido no início da minha adolescência, eu simplesmente amei e encontrei força pra enfrentar um problema que passava na época. Pollyana eis o livro a que me refiro.

polianaPollyanna” é um clássico infanto-juvenil escrito em 1913 por Eleanor H. Porter, que desde então foi capaz de fazer meninas de diferentes décadas e países experimentarem o “jogo do contente”. Todas inspiradas pela pequena e sardenta órfã que amoleceu os corações mais rabugentos que encontrou e levou alegria aos que passaram por sua vida. Mais do que uma personagem, com sua alegria quase irritante, Pollyanna se tornou um adjetivo para definir os otimistas incorrigíveis. Teve uma continuação, “Pollyanna Moça”, e virou filme em 1920, com Mary Pickford, e 1960, com Hayley Mills. Além disso, foi peça montada em teatros de todo o mundo, a começar pela Broadway.

O livro relata a história de uma jovem orfâ, que passa a viver com sua tia Poly, uma megera sem igual. Pollyana encanta e conquista a todos, fazendo com que as pessoas busquem ver o melhor de tudo que lhes acontece na vida.

Lembrando de algumas coisas que passamos, lembrei-me do “jogo do contente”. O referido consiste em levar as pessoas a acreditarem e buscarem sempre algo de positivo, algo para se estar contente, independentemente das circunstâncias.

No livro, com sua personalidade radiante e sua filosofia de vida, Polyana acaba conquistando a todos e sensibilizando as pessoas a sua volta, para também acreditarem no que ela acredita. Até sua tia Poly (megera) também se contamina com o jogo do contente e passa a ter outra visão da vida.

O jogo do cotente fica em risco de desmoronar, quando a fé de Pollyana é abalada e posta à prova, quando ela se ver diante da possibilidade de nunca mais andar, em decorrência de um acidente que sofreu. Isso distorce drasticamente a visão otimista e pecualiar da garota, o que faz com que as pessoas que foram ajudadas e influenciadas por Pollyana, no passado, as procure, para demonstrar o quanto a sua fé, mensagem forte e positiva que passava aos outros, produziram efeitos.

Depois de pensar que jamais teria mais motivos para ser feliz, Pollyana encontrou a felicidade, quando as pessoas lhes contava suas histórias e influência delas em suas vidas. Pollyana percebeu, que se nunca tivera tido pernas um dia, durante o tempo que teve, não poderia ter ajudado as pessoas daquele jeito. E tudo se resolve. Quer mais informações? Leiam o livro. Ele falou pra mim, certamente falará pra vós também.

Mas por que danado cheguei até aqui com essa história toda, escrita há tantos anos atrás? Bem, o fato é que estamos no final de ano de 2010. Nele, com certeza vieram coisas boas e ruins, mas certamente, intensificamos muito as ruins e valorizamos pouco, as boas. Que possamos seguir o exemplo de Pollyana e encontrar sempre algo para nos deixar contente.

Embora seja difícil entendermos situações adversas que ocorrem em nossa vida, é possível, mesmo em meio a tudo, ter fé que a situação que vivenciamos é para o nosso bem. Entender que Deus estar no controle de tudo e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam e teme a Deus.

Creia tão somente, que tudo passa e renove suas esperanças, renove sua fé, mantenha-se firme e aguarde o momento certo pra sua vida. Acredite que os momentos negros passam, que muitos ainda verão e testemunharão sobre sua vitória, porque certamente não será um baque qualquer, que lhe destruirá. Você e eu somos fortes e como tal devemos agir. Mesmo sendo fracos, permaneçamos de pé, firmes, mesmo sem força, mesmo tremendo, não fujamos da realidade. A coragem consiste em nos firmarmos e enfrentarmos nossos temores.

Acredito que 2011 nos trará muita coisa legal, mas tenho convicção que muitas frustrações, decepções, tristezas e outras coisitas mais também, porque esta é a vida. Não importa o que façamos, a vida é, foi e sempre será dessa forma, mas isso não significa que devamos desistir. Que sigamos Ad Finem, mesmo que os obstáculos se levantem. Podemos romper qualquer barreira, desde que coloquemos Deus a nossa frente.

Um feliz ano novo a todos os meus webleitores. Que em 2011 possamos te a condição, coragem e capacidade de jogarmos o jogo do contente Beijão. 

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Intercessão

Isabelly - 00

É com muito pesar, que depois de quase oito dias de ausência do Ad Finem, venho até vocês socializar uma notícia nada boa.

Contudo, em decorrência do fato trágico, não poderia deixar de aqui chegar para pedir-lhes que intercedam por esta linda jovem, que se encontra em coma induzido e necessita de toda e qualquer ajuda possível.

Isabelly Fernandes, que hoje completa 22 anos, é filha de Maricélia e se encontra internada na UTI da Unimed, vítima de um problema pulmonar, decorrente de uma bactéria.

Segundo informações repassadas pela amiga Riselma Freire, Isabelly teve uma leve melhora de ontem pra hoje, mas seu estado ainda inspira cuidados. Desta feita, como nesses momentos constatamos nossa impotência, só nos resta interceder àquele que tudo pode, que impossível pra Ele não existe, nosso Deus e pai.

Assim, independentemente de sua fé, religião ou qualquer outra coisa, intercedam, orem, torça por esta jovem, para que Deus lhes conceda saúde e apresentem também, em vossas orações, os familiares dela, que certamente estão sofrendo  e precisando muito de nossa ajuda.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Meus pensamentos, divagações e decisões

Nos últimos meses tenho avaliado algumas situações na minha vida e buscado ponderar sobre o que é prioridade, urgência e necessidade. Com isso, tenho aprendido. Percebi ao longo de muita ocupação, correria e muito estresse, que o mais urgente é viver e para tanto, buscar a melhor forma e a mais sadia também.

Depois que entendi isso, percebi que há algumas coisas que são dispensáveis, que podemos viver sem e mesmo assim não sofrermos nada. Que não adianta correr tanto, porque o final de tudo nesta vida é sempre igual pra todos. Pois é, diante do relevante aprendizado, que acredito, vindo com a maturidade, vamos nos apercebendo das reais necessidades e das coisas que realmente valem a pena e deixamos outras que assimilamos serem desnecessárias, ou pelo menos, que podem ser postergadas.

Pois bem, foi neste enfoque que resolvi me dar ao luxo de fazer algumas escolhas de cunho pessoal e profissional que me fizeram sentir muito alívio. Podem ter certeza, há muito não sentia tanta paz interior e tanta traquilidade, como estou sentindo agora, por ter aberto mão de algumas ocupações/preocupações que me aflingiam.

De uma coisa estou certa, quero estudar, quero ainda fazer mestrado e quem sabe um doutorado. Quero ainda fazer muitos concursos públicos e já tenho alguns planos mais imediatos para o ano que vem. Contudo, vou fazer tudo isso sem pressa, sem estresse, sem correria e sem muita exigência comigo mesma. Se assim for possível farei, caso não seja, olhem, estou convicta, nunca mais testo os meus limites da forma como fiz agora. Não sou de ferro, nem uma super  mulher, tinha que entender isso e consgeui. Acho que jamais alguém deva fazer o que fiz. Fui além do que pude e sinceramente, não sei como consegui, aliás, sei sim, com a ajuda de meu Deus que jamais tem me desamparado.

Quero ainda lutar para dar o melhor ao meu filho e lhe proporcionar meios de conseguir sua autonomia. Isso sim me dar forças e me faz ainda pensar em lutar tanto na minha vida. Estou me sentindo tão feliz por abrir meus olhos pra certas coisas, que nem sei como agradecer a Deus. Quero mais tempo pra mim, pra meu filho, pra minha família, pra meus amigos e pras coisas simples da vida.

Nossa, há muito não me sentia tão em paz comigo mesma e tranquila. O fato de ter aberto mão de algumas coisas que me sufocavam, parece-me que tirou-me um peso dos ombros, que estavam tornando-se insuportáveis.

O fato de eu me encontrar quase de férias da Faculdade, e ter poucos prazos a serem cumpridos, tem contribuído para este alívio e bem estar e eu agradeço a Deus por tudo isso. Gente, mas o meu lema permanece de pé, confio convictamente que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam e temem a Deus”. É com base nesse lema, que acredito que tudo que passei, depois que iniciei essa faculdade, com dois empregos pra dar de conta e muito mais, apesar de ter provocado muito cansaço, contribuiu também para o meu crescimento pessoal. Não tenho dúvida quanto isso.

Entretanto, hoje vejo, que não vale a pena sofrer por pouca coisa, se angustiar por quase nada. Vejo também, que precisamos ver o lado bom de tudo, extrair o melhor das pessoas. Ouvir apenas aquilo que vá contribuir para o nosso próprio bem ou para o bem de alguém e também só falar palavras que sejam pertinentes para quem vai ouvi-las. A bíblia nos diz em Ef. 4:19: “Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, mas somente a que for boa para edificação das que a ouvem”.

Por vezes nos perdemos com palavras vãs, que só ofendem e denigrem a imagem de terceiro. As vezes, em sua grande maioria, nos sentimos mais a vontades para proferir palavras ofensivas a outrem, do que palavras de elogio. Nos desculpamos e nos preocupamos em poder colaborar e alimentar a vaidade e o orgulho do outro e assim, jamais nos aproximamos dessa pessoa pra ver suas qualidades, preferimos elencar seus defeitos.

É interessante, que sempre temos o grande mal de julgarmos os outros pela aparência e rotularmos as pessoas de besta, vaidosa, orgulhosa ou algo do tipo. Eu sempre sofri com esses pré-julgamentos e antes preocupava-me muito com isso. Hoje, ah, hoje isso nem de longe me preocupa, ou me atinge. A gente chega numa idade, que esse tipo de olhar é insigficante, indiferente. Por que criticarmos a vaidade do outro, se o grande e sábio Salomão nos afirma na bíblia, uma lição sem igual: “Vaidade de vaidade, tudo é vaidade”. Ai, quem não tiver pecado que atire a primeira pedra. Não há um só ser humano nesta terra, que não seja vaidoso, orgulhoso, aqueles que pensam ou dizem que não são, já estão sendo piores do que, os que assumem o contrário.

Mas sabe o que é pior de tudo isso, apesar de sofrer bastante com esses pré-julgamentos, ainda faço uso do mesmo expediente com o meu próximo. Me pego muitas e diversas vezes, fazendo julgamentos precipitados, a respeito de pessoas que o mal concheço, que não sei seus pensmentos, suas intenções, apenas por sua aparência, forma de ser, de se vestir, falar ou mesmo com algo que ouvi mencionar. Julgo-os e acho isso normal. Como podemos ser assim? Como podemos  Nos preocupar muito mais em ofender, do que em agradar o próximo?

Se todos nós (e aqui me incluo literalmente) aprendéssemos a fazer uso das três peneiras, defendida por Sócrates, com certeza muito mal deixaria de ser propagado. Se fizéssemos uso das três peneiras: verdade, bondade e utilidade, muito mal deixaria de existir. Veja o que disse Sócrates: “- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti”.

Devemos atentar ao fato de que seremos lembrado por nossas ações, por isso mesmo, temos de refletir se o que estamos fazendo é algo relevante, útil ou bom pra nós e para o próximo. De ninguém ser perfeito, isso é real, todos sabemos que jamais alcançaremos esse estágio na terra, contudo, a tentativa de se buscar viver de forma mais harmônica possível nesta terra, deve ser o intento maior de nós seres humanos.

Pois bem minha gente, quanto tempo não tinha tempo de assim divagar neste espaço. Nossa, estou híper feliz de ter deixado tudo isso fluir de meu interior. Quando o Ad Finem foi criado, o principal objetivo era este, registrar meus pensamentos sobre a vida. Os afazares que consumiam minha mente, minha vida, meu tempo e minha alma, não estavam me permitindo parar e analisar sobre minhas ações, meus objetivos e minha vida.

Sou deveras feliz por conseguir força de ter chegado até aqui e de continuar lutando para realizar os meus sonhos. Hoje agradeçocom mais veemência, pois estou com os pés bem mais centrados e firmes no chão. Se algum webamigo chegou ao despaltério de findar este texto que reflete meu interior, peço-lhes desculpas pela pessoalidade integral do mesmo, ou melhor, não peço-lhes desculpas (perdoem-me a arrogância – risos) o cunho do blog, vez por outra, tem e continuará tendo este lado.

Criei este espaço pra registrar um pouco de mim, pra me servir de terapia, me fazer viajar nas minhas divagações e pensamentos. Me imortalizar. Sinceramente, penso muito que depois de eu morrer, pessoas virão aqui e tentarão me compreender melhor, me conhecer melhor. Isso faz parte do ser humano. Depois que perdemos queremos recuperar o tempo perdido ou recompensar o que não fizemos por alguém. Não sei se todo mundo costuma pensar tanto quanto eu, sobre a vida e o comportamento das pessoas, mas sei que isso me faz bem e me traz aprendizado sem igual. Não pretendo me expor, aparecer ou algo do tipo, mas acredito que o que aprendemos, seja no estudo, na vida ou com as experiências, devem ser transferidas, socializadas e é neste intento que chego aqui, de vez em quando, da forma como agora cheguei.

Não pensei que fosse tão longe com este post, mas eis aqui postado. Embora quando esteja escrevendo posts dessa natureza, fico pensando que jamais alguém irá ler ou dar alguma importância. Contudo, jamais escrevi algo com o cunho deste que ora concluo, pra eu não ser procurada por alguém, que me busca com o intento de fazer um comento pertinente sobre o mesmo. Assim, ouso a fazê-los e continuarei ousando sempre que me vier inspiração e vontade.

Sinto-me extremamente grata pela participação de vocês neste espaço e espero que permaneçam sempre ad finem.

CONVITE

Quinta-feira já terei programação para noite. Participarei do grande evento, que será promovido pela Secretária de Juventude e prestigiarei, dentre outras atividades que serão realizados, do lançamento do livro do poeta dix-septiense, Vanzinho Rodrigues.

Aproveito o ensejo e convido os webleitores para também prestigiar o evento. Veja o convite que recebi:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOV. DIX-SEPT ROSADO
SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, CULTURA E DESPORTO

Rua Manuel Salviano, 3015, Conj. Damião Junior

CEP. 59.790-000 - CGC 08.349.094/0001-10.

( (084) 3328-2054 e (fax) (084) 3328-3900

CONVITE

Vimos por meio deste, convidar vossa senhoria a participar da SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL ALICE DIAS, ENTREGA DE CERTIFICADOS DO CURSO INCLUSÃO DIGITAL, EMPRESA VIVA, FITOCOSMETICO E LANÇAMENTO DO LIVRO DO POETA VAZINHO, às 19h00min, no dia 23 de Dezembro de 2010, na Quadra Vicente Carlos de Menezes

Certos de contarmos com a vossa valiosa presença despedimo-nos, elevando os mais sinceros votos de consideração e apreço.

Atenciosamente,

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO

2010

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Felicitações

Tenho a imensa alegria de neste momento registrar e parabenizar ao meu irmão, Rony Jefferson, pelo seu noivado que ocorreu na noite de ontem, na Assembléia de Deus Milagres. Ronny, que alguns meses namora Erivânia, resolveu oficializar o relacionamento partindo para um algo mais sério.

ERIVANIA E RONY

Ronny é o meu irmão mais novo e como ele diz, muito bonito (risos). Eu o vi nascer e crescer e lembro-me dele pequeninho, tentando matar todos os sapos que passavam na sua frente, e eu ensinando pra ele, que aquilo não era certo (risos). Ainda bem que ele entendeu, risos. Bem, hoje Ronny já é um homem e ainda tem muito que aprender. Contudo, já vejo nele o desejo de acertar e de se responsabilizar com sua vida, isso já é muito bom.

RONY E ERIVANIA

E a noiva Erivânia, o que dizer dela. Conheço Erivãnia há pouco, todavia, já pude perceber nela, uma menina sensível, doce, meiga e muito carinhosa. Gostaria de dizer que ela será muito bem vinda em nossa família e que desejpo felicidades mil para os dois. Que o Senhor os abençoe grandemente e faça concretizar na vida deles, todos os sonhos que eles cultivarem juntos.

Felicidades.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Advogado contesta decisão de desembargador

Acabei de ler no Blog de Carlos Santos um artigo do advogado Daniel Victor, no qual ele contesta a decisão recente do Desembargador Vladimir Souza de carvalho, aqui publicada no dia de ontem.

Certamente não poderia deixar de aqui trazer seu artigo, que diga-se de passagem, escrito com muita maestria e fundamentação pertinente. O artigo sem dúvida, nos faz refletir sobre a real necessidade do exame da ordem e assimilá-lo como algo necessário. De certo que ainda não tenho uma opinião formada a respeito do tema. O fato enseja muitas discussões e debates relevantes que são necessários debater e ponderar.

Por isso mesmo, trago a baila esse tema, para que possamos embasar nosso pensamento a respeito e decidir de qual lado ficaremos, se assim posso me referir a situação.

Bem, vejam a contestação de Daniel Victor. Bastante pertinente, fundamentada e muito, muito inteligente. Parabéns Daneil Victor, seu texto mexeu com minha opinião.

Advogado defende Exame da OAB e contesta desembargador

Prezado Carlos Santos,
Quem lida com o Poder Judiciário sabe que, em algumas ocasiões, temos que nos deparar com decisões que desafiam o ordenamento jurídico, ou porque não dizer, até mesmo a lógica.
Os fundamentos emanados da decisão do Desembargador Vladimir Souza Carvalho são pueris e não encontram respaldo em nossa Constituição Federal, bem como no entendimento do Tribunal que lhe cabe a guarda, o STF.

Diz o julgador que "de posse de um título, o bacharel em Direito não pode exercer sua profissão". Diante da falsa premissa, lhe pergunto: A faculdade é de Direito ou de Advocacia?
O curso jurídico atualmente é um dos mais procurados pelos egressos do ensino médio pelo fato de ser capaz de ramificar-se nas mais diversas profissões: juiz, promotor, procurador público, oficial de justiça, técnico ou analista judiciário e também, advogado.

Ressalte-se que ao dizer que o bacharel em Direito "não é mais estudante, estagiário ou advogado" e complementar, numa infelicidade sem tamanho, \"que pela ótica da OAB, não é nada", o magistrado despreza uma das carreiras jurídicas mais brilhantes, não citada acima propositadamente, que é a de professor das ciências jurídicas.

Muitos profissionais, bachareis, saem da Faculdade de Direito e decidem se dedicar ao estudo científico, talhando-se brilhantes pedagogos, contribuindo decisivamente para o futuro das demais profissões jurídicas.
Deve ser afirmado, igualmente, que a OAB não é ingênua de acreditar que aqueles que passam no Exame de Ordem estão inteiramente aptos a advogar. A prova serve como um índice mínimo para que o profissional possa habilitar-se ao exercício da advocacia e se tornou ainda mais necessária após a enxurrada de cursos de Direito aprovados pelo MEC nos últimos anos.

Na verdade, quem é do ramo jurídico sabe que a prova não mostra qualquer dificuldade, sendo muito mais simples do que um concurso para técnico judiciário, por exemplo.
Muitas das pessoas reprovadas no Exame de Ordem e, conheço bons alunos de Faculdade e bacháreis que não conseguiram sucesso na primeira investida, são devoradadas muito mais pelo nervosismo que ronda a prova do que mesmo sua dificuldade técnica.

Considero a advocacia, das atividades jurídicas, a mas difícil. Quando um cliente se apresenta ao seu advogado, esse profissional tem que saber a ação certa, o pedido certo, o local certo a ser ajuizada a ação. De alguns alfarrábios, documentos empoeirados, cópias quase ilegíveis, tem de ser construída uma tese jurídica.

Advogar pode ser fácil para alguns, mas advogar responsavelmente é muito difícil. O Exame de Ordem não é solução, mas reduz os prejuízos de termos profissionais não qualificados no mercado.
A advocacia deve ser tratada dignamente, pela sua importância histórica e sua relevância social.
Saudações à advocacia mossoroense, potiguar e brasileira! Saudações ao Exame de Ordem!

Daniel Victor - advogado e webleitor

Fonte: aqui

Reflexão pertinente

Uma reflexão pertinente, dita de forma objetiva, clara, sem arrodeios e bastante imparcial merece ser ressocializada. Uma crítica reflexiva, que vem desprovida de toda e qualquer politicagem separatista, de favoritismo a cores ou partidarismo. Uma constação que merece ser considerada, avaliada e aceita, como um chamamento à nossa responsabilidade, enquanto cidadãos brasileiros, que fazem uso de suas funções para promover o bem estar social da humanidade.

Todos nós somos e devemos nos sentir co-responsáveis pelo processo de evolução e desenvolvimento de nosso país. São reflexões como esta, que socializarei logo mais com vocês, que nos fazem ter esperança, de que ainda existam pessoas, que possam ver além da mediocridade implantada pela política partidária, principalmente em municípios interioranos como nosso. Que nos possibilita refletir sobre a necessidade de se colocar o bem estar da coletividade, acima de seus interesses particulares.

Uma crítica sem direcionamento a partidos ou pessoas, que fazem-nos refletir até que ponto estamos ou não contribuindo para melhoria e progresso de nossa terra. Se aqui reporduzo essa reflexão é porque a assimilei como relevante e além do mais, diga-se de passagem, feita de forma inteligente, que demonstrou fatos e não atingiu especificamente a ninguém em particular.

Quero aqui parabenizar o amigo Marcio Lima, pelo brilhante comento que deixou no The Place, comento este que nos leva a pensar e ponderar muita necessidade nossa, principalmente a de rever nossas prioridades no mundo da gestão pública. Me ponho aqui, como co-participante deste processo, uma vez que estou imbuída, de certa forma, (como funcinária pública e mulher de político), em alguns períodos aqui aludidos e não posso me excusar de ratificar suas palavras. Espero não ser mal compreendida, mal interpretada ou coisa parecida. Sou a favor de um município próspero e desenvolvido e acho que precisamos nos unir para isso.

Acredito também que este seja o pensamento de muitos dix-septienses, inclusive de nossos políticos, que precisam encontrar o caminho certo a seguir. Agora deixemos de chorumelas e vamos ao comento do amigo Marcio Lima, postado na página principal do The Place: www.wiltonjr.com.

CARO AMIGO JUNIOR,

ESTAVA EU AQUI PENSANDO, A PETROBRAS COM INICIO DA OPERAÇÃO DO PRÉ-SAL, APARECE COM A POSSIBILIDADE DE IR EMBORA DO RN, CLARO QUE EM PRINCIPIO, NÃO ACREDITO MUITO QUE VENHA À ACONTECER TÃO CEDO.

MAIS EM SI PENSANDO POR OUTRO LADO, O LEGADO, O QUE FICARÁ DE CONCRETO EM NOSSA CIDADE, NESSES POUCOS MAIS DE DEZ ANOS EM QUE NOSSO MUNICIPIO RECEBE ROYALTES DO PETRÓLEO.

FIZ AQUI UM BALANÇO POR ALTO, SÃO MAIS DE 30 MILHOES DE REAIS, OLHA É MUITO DINHEIRO, NO ENTANTO O QUE MUDOU EM OBRAS ESTRUTURANTES EM NOSSA CIDADE?

DIANTE DE UM MONTANTE TÃO GRANDE DE DINHEIRO DESSES PODEMOS CHEGAR A SEGUINTE CONCLUSÃO, NADA.

NÃO TEMOS HOSPITAL, NÃO FOI CONSTRUIDA NENHUMA NOVA ESCOLA NO CENTRO DA CIDADE, NÃO FOI FEITO UM ESTÁDIO QUE OS DESPORTISTAS TANTO QUEREM NEM MESMO UM GINÁSIO POLIESPORTIVO.

MUDANDO PARA OS PROGRAMAS SOCIAIS, TIRANDO OS DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL, QUAL TEMOS NO NOSSO MUNICIPIO?

NÃO TEMOS UM CALENDÁRIO CULTURAL, AQUI NUNCA SE SABE SE PELO MENOS AS TRADIÇÕES SERÃO MANTIDAS COMO CARNAVAL, FESTA DO PADROEIRO, FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLITICA, SEMPRE QUANDO SE APROXIMA AS DATAS, LA VEM A MESMA CHORADEIRA, NÃO TEM DINHEIRO E ETC….

TRATANDO DO MESMO ASSUNTO COM UM VALOR DESSE, DARIA PRA SER CONSTUIDO UNS DEZ HOSPITAIS QUE ATENDA A NOSSA DEMANDA, UNS 20 GINASIO POLIESPORTIVOS, ENTRE OUTRAS COISAS.

ENTÃO FICA A PERGUNTA SERÁ QUE OS NOSSOS POLITICOS JA PARARAM PRA PENSAR NISSO? SERÁ QUE PENSAM TANTO NO BEM DO NOSSO POVO O QUANTO FALAM NOS PALAQUES NA CAMPANHA ELEITORAL? JA ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DO POVO APRENDER A VER ESTAS QUESTÕES, E COBRAR DESSES POLITICOS NA HORA EM QUE BATER A NOSSA PORTA A PROCURA DOS PRECIOSOS VOTOS.

MÁRCIO LIMA

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Exame de Ordem poderá estar com dias contados

Continua a polêmica com o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Exame necessário, para que os bacharéis de Direito possam atuar como advogados. Com a realização deste último exame, que deu margem a a cada vez mais se presumir uma certa má fé, por parte da empresa e também claro, por parte da Ordem, a polêmica se acirrou.

Notícias dão conta de que as pessoas que passaram na primeira fase do exame e partiram pra segunda tiveram de se rebolar para cumprir com o que o exame exigia. A peça da área de Direito Trabalho, segundo os relatos do país inteiro, era algo quase impraticável na prática forense, tendo o examinador exigido que o candidato fizesse 12 pedidos em uma única peça.

Diante de tamanhos absurdos e do, como disse o desembargador Vladimir Souza, abuso de poder da Ordem dos Advogados do Brasil, ações são impetradas diariamente na justiça brasileira, de pessoas que se sentem prejudicadas em face do tipo de exame que está sendo realizado.

O fato não está sendo questionado apenas em nossa região, pelo contrário, a demanda cresce a cada exame e as pessoas constatam que a única intenção do exame é diminuir o máximo que puderem, a inserção de novos advogados no mercado de trabalho. As vezes,até entendo ser necessário o exame, contudo, não com este intento, pois acredito que a qualificação do bacharél já cuida de fazer isso.

Uma recente decisão do Tribunal regional do Trabalho da 5ª Região pode dar um novo rumo a esta exigência. Certamente uma decisão polêmica, que renderá muitas discussões. Veja a matéria:

Daniella Dolme - 16/12/2010 - 15h54

*Atualizada às 18h01

O desembargador Vladimir Souza Carvalho, do TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região), concedeu liminar determinando que a OAB inscreva bachareis em direito como advogados sem exigir aprovação no Exame Nacional da Ordem. Para o desembargador, a exigência de prova para pessoas com diploma de direito reconhecido pelo MEC é inconstitucional. 

A decisão (leia a íntegra aqui) ocorreu em uma ação movida por Francisco Cleupon Maciel, integrante do MNBD (Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito), contra a OAB do Ceará. O pedido havia sido negado em primeira instância e o autor entrou com agravo no TRF-5. É primeira decisão de segunda instância que reconhece a inconstitucionalidade do Exame.

De acordo com o desembargador Vladimir Souza Carvalho, relator do caso, o Exame de Ordem é inconstitucional, na medida em que a Carta Magna prevê que "é livre o exercício de qualquer trabalho, oficio ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer". Portanto, para o magistrado, não cabe à OAB “exigir do bacharel em ciências jurídicas e sociais, ou, do bacharel em direito, a aprovação em seu exame, para poder ser inscrito em seu quadro, e, evidentemente, poder exercer a profissão de advogado”.

Ainda segundo a decisão, da forma como está regulamentada a norma atualmente, conferindo poder de decisão à Ordem, faz com que as avaliações realizadas ao longo da graduação percam a validade. “Trata-se de um esforço inútil, pois cabe à OAB e somente a ela dizer quem é ou não advogado”, ressalta Carvalho.

Além disso, no entendimento do desembargador, a advocacia é a única profissão no país em que o estudante, já portando o diploma, necessita se submeter a um exame para poder exercê-la, “circunstância que, já de cara, bate no princípio da isonomia”, observa Carvalho, condição também prevista na legislação brasileira.

“De posse de um título, o bacharel em direito não pode exercer sua profissão. Não é mais estudante, nem estagiário, nem advogado. Ou melhor, pela ótica da OAB, não é nada”, aponta o magistrado.

“Usurpação do poder"

Para o relator da decisão, a avaliação realizada pelo Conselho da OAB, obrigatória, “não se apresenta como devida, por representar uma usurpação de poder, que só é inerente a instituição de ensino superior”. Carvalho alega que somente a Presidência da República pode regulamentar, privativamente, a lei – o que, portanto, não deve ser de responsabilidade do Conselho.

O relator ainda argumenta que o STF (Supremo Tribunal Federal) já reconheceu a repercussão geral em um recurso extraordinário (RE 603.583-RS) que discute a constitucionalidade do Exame de Ordem para o ingresso no quadro de advogados da OAB. Segundo ele, “em breve, haverá uma solução definitiva para a questão”.

Conselho da OAB

A reportagem de Última Instância entrou em contato com a OAB e aguarda posicionamento sobre o caso

Fonte: AQUI

O valor do que se diz

Ontem eu recebi um comentário aqui no Ad FInem, da minha querida amiga Kelly Adriana e fiquei pensando se o traria para página principal desse blog. Uma historinha cômica e interessante, que certamente nos faz rir sozinhos em frente ao PC.

Acontece, que apesar de ter esse cunho cômico e descontraído, a historinha revela a essencia feminina e demonstra nossa fragilidade e isso não é lá muito bom de ser revelado. Ninguém gosta que se revele suas fragilidades. Se todo o homem soubesse o valor de se falar uma frase certa, na hora certa, estaríamos todas perdidas aos pés deles. Ainda bem Kelly, que parece que eles nunca aprendem, (risos). Ruim seria pra nós se eles assimilassem que poderia fazer uso dessa estratégia com facilidade, já pensou seríamos marionetes deles (risos).

Bem gente, mas é verdade, embora não seja bom reconhecermos nossas fragilidades, devemos admitir, a mulher realmente se desmancha com coisas boas que ouve. Enquanto os homens são visão, nós somos audição (risos).

Mas vejam a historinha e constatem vocês mesmo. Vejam se vocês ratificam ou não o que estou dizendo. O homem transformou o que poderia ser uma de suas grandes brigas com sua mulher, porque, mesmo sem querer, usou a frase certa, na hora certa.

Kelly Adriana disse...

Isto não tem preço!
Acordei com uma forte ressaca e do lado da cama tinha um copo d’água e duas aspirinas.
Olhei em volta e vi minha roupa passada e pendurada.
O quarto estava em perfeita ordem. Havia um bilhete de minha mulher:
‘Querido, deixei seu café pronto na cozinha. Fui ao supermercado, beijos.’
Desci e encontrei uma mesa cheia, café esperando por mim.

Perguntei à minha filha:
- O que aconteceu ontem?
- Bem, Pai, você chegou às 3 da madrugada, completamente bêbado, vomitou no tapete da sala, quebrou móveis e urinou na cristaleira antes de chegar no quarto.
- E por que está tudo arrumado, café preparado, roupa passada, aspirinas para a ressaca e um bilhete amoroso da sua mãe?
- Bem, é que mamãe o arrastou até a cama e, quando ela estava tirando a sua calça, você gritou:

NÃO FAÇA ISSO, MOÇA, EU SOU CASADO E AMO MINHA ESPOSA !!!
Encher a cara - R$ 70,00
Móveis destruídos - R$ 1.200,00
Café da manhã - R$ 20,00
Dizer a frase certa no momento certo… NÃO TEM PREÇO!
Enviado por Cezimar Nascimento

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO E ELEIÇÃO DA CÂMARA

Começo de noite, depois de um estafante dia, dividido entre faculdade, Prática Jurídica, trabalho, e, mesmo em meio a todo cansaço, ainda vejo a necessidade de aqui chegar. Claro que estou aqui correndo contra o tempo, uma vez que ainda pretendo ir à igreja e vou.

Contudo, não poderia deixar de aqui estar, primeiro pelo respeito que tenho a todos os webleitores que passaram o dia inteiro acessando o Ad Finem, mesmo sem atualização nenhuma. Segundo, porque passei o dia inteiro desejando trazer dois assuntos pertinentes e relevantes que os julgo necessários aqui postar, mas que o tempo não me permitiu.

Dada a importância dos temas e mediante a já publicação dos mesmos, aproveito os posts do amigo Wilton Júnior, que antecipou-se na divulgação, e apenas copio e colo seus artigos.

O primeiro post trata da Homologação do concurso público de Gov. Dix-sept Rosado e o segundo sobre a sucessão da presidência da Câmara Municipal de nosso município.

Veja os posts:

A Prefeita Lanice Ferreira homologou ontem, o resultado do Concurso Público para provimento de cargos da Prefeitura de Dix-sept Rosado, realizado em setembro/2010.

A homologação datada de ontem, dia 14 de dezembro, foi publicada no Portal da Transparência. Para acessar o link da PM de Dix-sept Rosado no portal, clique aqui.

Para visualizar o arquivo com o conteúdo completo da homologação, clique aqui.

 

Marcada a data da eleição de diretoria da Câmara Municipal de Dix-sept Rosado

Confirmado pelo twitter do amigo Pádua Junior, Assessor Legislativo da Câmara Municipal de Dix-sept Rosado, que a eleição para presidente daquela casa acontecerá dia 17 de dezembro.

Até agora o quadro sucessório da augusta casa dixseptiense permance nebuloso. Segundo fontes extra-oficiais o vereador Antonio Bolota teria retirado seu nome da disputa e colocado-se à disposição do grupo governista para apoiar o candidato da situação. O que ocorre é que ainda existem dois candidatos da base governista: Neto da Pedra e Nicélia de Bonifácio, os dois lutando pelos votos de seus colegas de grupo, ou possivelmente, de votos da bancada oposicionista.

Comenta-se que Nicélia já conta com os votos dos Vereadores Ricardo Martins e Edimar Carlos. O vereador Neto da Pedra ainda articula-se junto às lideranças dos partidos locais.

Ainda não ouvi rumores sobre algum possível candidato do grupo da oposição.

Assim sendo, logo que tiver maiores informações aqui retornarei sobre o assunto.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Justificando

Os dias finais de meu curso estão me matando e me deixando total e completamente sem tempo para o ad finem. Minha incapacidade laborativa também tem me roubado inúmeras horas, das quais, poderiam em parte, aqui serem aproveitadas. Não estou conseguindo raciocinar. Não consigo pensar e nem produzir.

Vocês já passaram pela situação de se verem totalmente desprovidos de coragem? Não falo de preguiça, não falo de uma ausência momentânea de força, nem de uma indisponibilidade qualquer. Falo de algo mais forte e mais comprometedor, que te deixa sem força, sem ânimo pra fazer as atividades rotineiras, como estudar e trabalhar. Pois é, estou assim. Este meu período moroso e averso a tudo que possa requerer sacrifício está me deixando cismada.

Preciso urgentemente de algo, um remédio talvez, que me impulsione, que me conceda mais energia para que eu prosseguir com as minhas atividades que são urgentes e necessárias. Espero a compreensão dos meus webleitores para não me abandornarem (risos) neste período nebuloso, mas que persistam ad finem, hoje e sempre. Certamente vencerei mais este obstáculo em minha vida. Já venci tantos, não será agora que desistirei de tudo. Voltarei nesta semana, ao Ad Finem com as publicações normais. 

Para não ficar nessas singelas justificativas, deixo uma poesia de Fernando Pessoa, para que possamos apreciar o mais belo gênero artístico de todos os tempos, o POEMA.

Não Sei Quantas Almas Tenho (Fernando Pessoa)
Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não atem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que sogue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: “Fui eu?”
Deus sabe, porque o escreveu.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O que fazer com unhas fragilizadas

Beleza. Final ano, todo mundo querendo se arrumar, ficar bonita, se sentir bem e outras coisitas mais. Pois bem, o Ad Finem vem já há algum tempo recebendo uns comentários super legais do amigo Jacques. Ele sempre passa por aqui e deixa dicas bem relevantes para nós mulheres.  

Quero de pronto agradecer ao amigo Jacques, que gentilmente tem voltado aqui com frequência e registrado sua presença. Fico extremamente feliz com sua interação neste espaço e espero que retorne sempre.

Quero também socializar o comento de Jacques que acabei de receber. Dessa vez a dica vai para fortalecer as unhas. Quem sofre com unhas quebradiças e sensíveis leiam com atenção.

jacques disse...

LIDERANÇA EM FORTALECIMENTO DE UNHAS
COM ACABAMENTO GLAMOUROSO E PROTEÇÃO DE ESMALTES

Experimente o Escudo Protetor – Top Coat (Durcisseur vernis Brillant Haute résistance) da linha Ecrinal da França ,especializada e líder de mercado de tratamento das UNHAS FRAGILIZADAS E DEFICIENTES.

ELE É TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLIGISTAS.
É um Verniz também nutritivo e fortalecedor .
Suas substâncias ativas formam um filme ultra resistente sobre as unhas,servindo de ESCUDO PROTETOR alem de nutri-las. Aporta Metionina e Sílica para tornar as unhas mais saudáveis e resistentes

ESTUDOS DE EFICACIA MENSURÁVEL
Efeito imediato: ( percentual de respostas positivas )
94% com efeito endurecedor
88% com efeito protetor contra choques
Uso continuo:

100% com melhora no brilho dos esmaltes
90% com melhora na durabilidade dos esmaltes
Pode ser utilizado como base, se aplicado sobre as unhas não esmaltadas ou como finalizador de alto brilho (TOP COAT), se aplicado sobre as unhas já esmaltadas.

NÃO CONTEM ACETONA, FORMOL, TOLUENO NEM PARABENO .
O resultado e glamouroso como a origem dos produtos, produzido em MÔNACO, NA RIVIEIRA FRANCESA .
consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ):
ecrinal.com ( frances e Ingles )
asepta.com ( da França )
asepta.com.br ( no Brasil )

EXPERIMENTEM O ENDURECEDOR DA LINHA ECRINAL DE MÔNACO – FRANÇA (DURCISSEUR VERNIS BRILLANT) JUNTO COM O SEU ESMALTE PREFERIDO VOCÊ NUNCA MAIS VAI QUERER TROCAR

No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.

A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb,dermatan, ,... )

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Últimas sessões do Cine Dix-sept Rosado

Programação das duas últimas sessões do Cine Dix-sept Rosado.

Duas últimas exibições do ano.

Prog viva voz e expresso polar (1)

Sexta-feira 10/12 - FILME: Viva Voz

Viva Voz mostra um dia da vida de Duda, um jovem e inseguro empresário que está prestes a receber uma grande quantia de dinheiro. Tudo que ele queria era pôr sua vida em ordem e a partir deste dia passar a ser tudo que não é: honesto, fiel e seguro de si. O primeiro passo para isto é romper com sua amante, mas sua esposa acidentalmente ouve tudo pelo viva-voz do celular e esta ligação vira tudo de cabeça pra baixo.

Sexta-feira 17/12 - FILME: O Expresso Polar

É véspera de Natal e um garoto (Tom Hanks) está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente ele ouve um grande barulho, indo para fora de sua casa. O garoto então vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar. Após certa relutância, ele decide seguir viagem

Sessões às 19h na Câmara Municipal

Por Itamir Vieira

Mais dicas para o fim de ano

Conversando hoje a tarde, na casa de uma costureira, com Dorineide Fernandes, senti vontade de aqui voltar, para tratarmos de um assunto de muito gosto para nós MULHERES.

Já por diversas vezes tratei do tema aqui, porém, com o final de ano chegando, todas as mulheres se voltam para pensar e planejar o que usar nas festividades natalinas e do ano novo. Não adianta achar que é futilidade, que é coisa de quem não tem o que fazer ou algo parecido. Tenho muito o que fazer e muito com o que me preocupar, mas, em que pese eu ser mulher, com certeza isso faz parte de minhas ocupações (risos).

Essa preocupação é constante no universo feminino e se há alguma mulher que não se preocupa com isso, fique alerta, algo não está muito bem com sua auto-estima e você precisa fazer alguma coisa para melhorá-la.

Bem, o pensamento de hoje é tratar sobre a tendência dos calçados para o final de ano. O que está em voga? O que usar e como usar? TopshopSteve Madden

 

 

 

 

 

 

Sabe-se que a moda atual, diferentemente daquela que há pouco vigorava, tem a tendência de descombinar. Isso mesmo, aquela coisinha perfeita de colocar tudo em cores combinando já era. Combinar calçado com bolsa ou com a blusa é coisa do passado, pelo menos por enquanto. Isso hoje é brega. Opte por cores de sapatos que contrastem com a roupa, claro que de modo que você não caia no ridículo. Assim fique atenta, se as cores das roupas são mais neutras, escolha sapatos de cores fortes e vice-versa.

Outra dica, abandone as havainas, rasteirinhas e todo tipo de sapato baixo. Neste final de ano, comece a se acostumar com a idéia de usar um glamouroso par de sapatos alto de cores metálica, branca, vermelha, marfim ou qualquer cor que faça o seu gosto. Àquelas que gostam de abusar das cores, aproveitem, estamos no verão e hoje as cores fortes estão com tudo. ABUSEM.

 

 

 

 

Vale ressaltar, que a dica acima, serve para àquelas pessoas que irão passar o réveillon em locais apropriados para os saltos. Convenhamos que não seria nada elegante, alguém que vai à praia na entrada de ano, optar por uma sandália ou sapato de salto. Sandálias da Arezzo. Foto:Arezzo

Acreditem, há também uma necessidade preponderante na hora de escolher o calçado, que você irá usar. É imperativo que se atente ao seu estilo e sua maneira de ser. Afinal de contas, para andarmos na moda, não precisamos nos anular, pelo contrário, devemos fazer uso dela, para aperfeiçoar nosso jeito de ser e transmitir aquilo que somos.

Espero que as dicas sirvam de base para ajudar algumas de vocês.

Certamente todas nós queremos mesmo um final de ano com Deus ao nosso lado, com a família unida, com muita paz, saúde, amor, amizades, tranquilidade e tudo de bom que possa existir. Se tivermos isso, á teremos tudo. Mas, (como sempre fica o mas, risos), não faz mal que tudo isso venha aliado a uma boa dose de beleza e elegãncia, feminilidade e glamour. Não é mesmo? Risos. Assim, minhas caras, pensem, escolham e caprichem no look.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Diálogo interessante

Gente essa pérola estava guardada há dias na minha caixa de e-mail e justamente hoje resolvi abri-la. Depois do post abaixo, acredito que essa deva ser uma forma de encararmos as coisas ruins com mais humor.

Recebi a mensagem da amiga Francidária Romão e nela repousa a impessoalidade. Vejam a historinha. É cômica e não geeneralizando, mas as vezes, ela talvez tenha um cunho verdadeiro, mas isso deixo que vocês mesmo julguem. Espero os comentos.

Havia certa vez um homem  navegando com seu  balão, por um  lugar desconhecido. Ele estava completamente  perdido, e  qual grande foi sua surpresa quando encontrou uma pessoa...

Ao reduzir um  pouco a altitude do balão, em uma distância de 10m  aproximadamente, ele gritou para a pessoa:
  - Hei, você aí , aonde eu estou?  E então a jovem  respondeu:
- Você está num balão a  10 m de altura!

Então o homem fez outra pergunta:
- Você é professora, não é?

  A moça respondeu:
- Sim...puxa! Como o senhor adivinhou?
E o homem:
- É simples, Você me deu uma resposta tecnicamente  correta, mas que não me serve para nada...

Então a professora  pergunta:
- O senhor é secretário da educação, não é?

E o homem:
- Sou...Como você  adivinhou???

  E a Professora:
- Simples: o senhor está completamente perdido, não sabe fazer nada e  ainda quer colocar a culpa no  professor.

Tribuna do Norte: Estudantes do RN têm o terceiro pior desempenho no Pisa

Lamentavelmente, tenho que socializar com vocês, uma notícia híper triste para nós educadores do Rio Grande do Norte. Agradeço desde já e mais uma vez a Antonio Wilton pelas indicações de leitura.

É desastroso termos que presenciar um fato desse tipo. É triste testemunharmos o fracasso da educação braileira, da forma como estamos vendo na atualidade. 

Ora, passamos anos e anos de nossas vidas nos dedicando numa faculdade, nos preparando para assumirmos nossa profissão e não vemos outra coisa a ser questionado, senão, a nossa formação continuada. Parece que o professor é o único profssional que tem o dever de se atualizar e que também não aprendera nada, em sua formação inicial. É como se todo o fracasso da educação consistisse no fato de a formação do professor não ser suficiente para capacitá-los.

Não sou contra a formação continuada, pelo contrário, contudo não vejo que o fracasso da educação se encontra basilado apenas nesse ítem.

A má qualidade da educação é sempre atribuída a nossa má formação ou a nossa falta de compromisso, mas necessitamos ponderar a situação, de que o professor é o funcionario público mais mal remunerado que existe em nosso país. Ninguém trabalha tanto, por tão pouco. Isso é fato.

Enquanto não encaramos os problemas do fracasso educacional de frente e os nossos políticos não deixarem de ver os investimentos na educação, como gastos desnecessários, jamais saíremos desse patamar que estamos. Vejam a matéria da Tribuna do Norte. Nosso estado ficou em antepenúltimo lugar, em má qualidade:    

Publicada em 07/12/2010 às 08:20:00
Os alunos do Rio Grande do Norte tiveram a terceira pior média entre os 20 mil brasileiros que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2009. Os resultados foram divulgados hoje (7). A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências.

#SAIBAMAIS#Os estudantes potiguares só ficaram à frente dos estudantes de Alagoas e do Maranhão, que obtiveram a menor nota – 354 e 355 pontos respectivamente. Na sequência, aparecem o Acre, o Amazonas e o Rio Grande do Norte, todos com média 371. Os resultados inferiores do estado do Norte e Nordeste são reflexo do baixo investimento que foi feito nessas regiões nos últimos anos, segundo o ministro da Educação Fernando Haddad.

O melhor desempenho foi dos alunos do Distrito Federal. No DF, a média considerando as três disciplinas foi de 439 pontos – 38 acima da nacional. Em seguida, aparecem Santa Catarina (428), Rio Grande do Sul (424), Minas Gerais (422) e Paraná (417). Seis estados também tiveram resultados acima da média nacional – Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. Em 2009, o Brasil aumentou o plano amostral e o número de alunos participantes para que os resultados do Pisa pudessem ser comparados por estado.

“É muito injusto cobrar do Norte e do Nordeste um desempenho comparável com o do Sul e do Sudeste, sabendo que só muito recentemente nós estamos dando as condições para que esses estados possam formular políticas educacionais consistentes. Vamos corrigir as desigualdades garantindo que não importa onde a criança nasça o investimento público seja o mesmo”, disse o ministro ao se referir ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Criado em 2006, ele repassa recursos aos estados mais pobres que não conseguem investir um valor mínimo por aluno ao ano.

Na avaliação do ministro, todo estado, “tem espaço para melhorar”. “O importante é o movimento de buscar a excelência”, afirmou.

Confira abaixo as médias por estado:
1. Distrito Federal - 439 pontos
2. Santa Catarina - 428 pontos
3. Rio Grande do Sul - 424 pontos
4. Minas Gerais - 422 pontos
5. Paraná - 417 pontos
6. Espírito Santo - 414 pontos
7. São Paulo - 409 pontos
8. Rio de Janeiro - 408 pontos
9. Mato Grosso do Sul - 404 pontos
10. Goiás - 402 pontos
11. Rondônia - 392 pontos
12. Mato Grosso - 389 pontos
13. Paraíba - 385 pontos
14. Bahia - 382 pontos
15. Tocantins - 382 pontos
16. Pernambuco - 381 pontos
17. Amapá - 378 pontos
18. Ceará - 376 pontos
19. Pará - 376 pontos
20. Roraima - 376 pontos
21. Piauí - 374 pontos
22. Sergipe - 372 pontos
23. Acre - 371 pontos
24. Amazonas - 371 pontos
25.Rio Grande do Norte - 371 pontos
26. Maranhão - 355 pontos
27. Alagoas - 354 pontos
* Com informações da Agência Brasil.

Ministério da Previdência poderá ser ocupado por Garibaldi Filho

Henrique Alves revelou agora a pouco no Twitter e Pedro carlos já postou em seu blog. Vejam:

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), confirmou a indicação do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) para o Ministério da Previdência. O nome saiu em comum acordo com o próprio Garibaldi e com o senador Renan Calheiros (PMDB), líder do partido no Senado.

Veja o que Henrique escreveu no Twitter: "Garibaldi será o nome do PMDB para o ministério da Previdência. Eu, Garibaldi e Renan (Calheiros) acabamos de acertar a indicação. (Michel) Temer levará a Dilma (Rousseff, presidente eleita)".

Fonte

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ctrl C Ctrl V

→ Para facilitar as compras do período natalino, o Mossoró West Shopping adotará horários especiais, com abertura das lojas com uma hora de antecedência, às 9h, e o funcionamento prolongado até às 23h. A medida será adotada no período compreendido entre os dias 18 e 23, véspera da Noite de Natal.

Já nos feriados dos dias 13, em alusão à padroeira Santa Luzia, e 25, Natal, funciona apenas a praça de alimentação do empreendimento, das 11h às 22h. Durante o feriado de 1º de janeiro, o Shopping não abrirá as portas. Horário especial também ocorrerá na Noite de Natal, quando o centro de compras estará aberto das 9h às 18h. No dia 31, o empreendimento funciona das 10h às 18h.

Fonte: Aline Linhares

Fato ou mentira?

O que será dessa vez? O que dirá o Governo Lula ao ler a matéria sobre os tributos na conta de luz, que dobraram absurdamente em seus oito anos de governo? Quero contudo, antes de dividir uma matéria com meus webleitores, asseverar que não é o fato de eu gostar ou não gostar de Lula, (acredito até, que quando realmente gostamos de alguém, temos de ter a coragem e ousadia de falar a verdade quando necessário) apenas socializo o que entendo ser pertinente.

A crítica, diferente dos que muitos pensam, ela se faz deveras útil. Podemos afirmar convictamente que crescemos mais ao sermos criticados, do que ao sermos elogiados. Isso também é fato. Enfim, vejam a matéria sobre os impostos que pagamos na conta de luz. 

Eis uma matéria da FOLHA UOL notícias:

O peso dos tributos federais na conta de energia dobrou nos oito anos do governo Lula. A cada R$ 100 pagos em 2002, quase R$ 7 iam para a Receita Federal. Agora, em uma conta no mesmo valor, a fatia é de R$ 14.

O aumento dos tributos federais só não foi ainda maior porque nesse período a CPMF, que tinha peso de meio ponto percentual na conta, foi extinta.

A carga tributária total do setor elétrico saltou de 35,9%, em 2002, para 45% em 2008, segundo estudo da PricewaterhouseCoopers e do Instituto Acende Brasil.

Nesse período, a arrecadação cresceu 115%, ao passar de R$ 21,4 bilhões para R$ 46,2 bilhões -resultado de mais de 20 tributos e encargos sociais e setoriais.

"É um abuso arrecadatório. O setor elétrico virou um varal onde se pendura todo tipo de encargo", diz o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales.

Todos os tributos tiveram aumento de participação na fatura de energia, mas o maior peso recai sobre o PIS/Pasep e a Cofins, cujo regime de cobrança mudou entre 2002 e 2004.

"Antes era 3,65% em toda a cadeia de forma cumulativa. Mudou para incidência não cumulativa. Teoricamente, era para ser melhor, mas acabou subindo para 9,25% do total", diz Sales.

Durante a campanha, a presidente eleita, Dilma Rousseff, prometeu acabar com o PIS/Cofins sobre o setor elétrico, de saneamento e também transportes.

Mas a Folha apurou que no governo essa hipótese é considerada inviável, pois poria em risco o equilíbrio das contas. Isso porque os dois tributos são recordistas em crescimento de arrecadação em 2010, com alta de 18% sobre o ano anterior, em média. E respondem por 33,83% do total de tributos administrados pela Receita.

JUSTIÇA

A cobrança do PIS/Cofins no setor elétrico foi questionada judicialmente, mas em setembro o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu pela legalidade da cobrança.

Consumidores questionaram o repasse às faturas. Para eles, as concessionárias deveriam absorver sozinhas o aumento do custo com a mudança do regime de tributação. Se as empresas de energia perdessem a disputa, teriam de devolver cerca de R$ 27,5 bilhões aos clientes.

Mas não só os tributos federais pesaram no bolso do consumidor de energia elétrica. Cerca de 14 encargos, exclusivos do setor, estão embutidos nos preços da energia elétrica.

Alguns deles já deveriam ter sido extintos, mas foram prorrogados. A RGR (Reserva Global de Reversão), por exemplo, já foi estendida uma vez e a previsão é que acabe no fim deste ano. Como financia o programa Luz Para Todos, que foi prorrogado para o próximo ano, deverá ser estendida também.

Outro exemplo é a CCC (Conta do Consumo de Combustível), usada para subsidiar a tarifa da região Norte, onde a geração é térmica. Em vez de ser extinta, a cobrança praticamente dobrou de 2009 para 2010.

Outro fator que tem impacto nas tarifas é o custo do sistema de transmissão, que cresceu 500% em dez anos. Esse foi o preço para expandir a malha nacional, já que em 2001 o Brasil sofreu um "apagão" porque não tinha transmissão suficiente para trazer energia do Sul para o Sudeste.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Refletindo

Hoje, com o tempo curtíssimo, uma vez que aproveitei o dia sem muito trabalho para resolver umas coisas pessoais, gostaria apenas, de nesse final de tarde socializar com vocês um lindo vídeo que falara muito comigo.

Numa sexta-feira, nada melhor que uma boa reflexão para ponderarmos nossas atitudes. No ensejo, desejo a todos os meus webleitores um final de semana abençoado e cheio de alegria. Que as bênção do Senhor esteja sobre cada um de nós. 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Aveia ajuda a emagrecer e auxilia no funcionamento do intestino

Dentre os cereais, todos muito importantes para a dieta e a saúde, a aveia é o mais rico em fibras e o mais barato. Alguns de seus benefícios são prolongamento da sensação de saciedade, diminuição do colesterol ruim (LDL) e melhora no funcionamento do intestino. Além disso, está disponível em grande parte dos supermercados, tem um gosto agradável para a maioria dos paladares e possui versões em flocos, farelo e farinha, o que permite variar o consumo.

Para quem está em um processo de emagrecimento, a aveia é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar. Segundo a nutricionista Elisa Yaemiiam Jo, do Hospital São Luiz Maria, mais vale comer uma porção de aveia, um carboidrato complexo, que um pão francês, um carboidrato simples. "O pãozinho possui somente a farinha de trigo, que não é suficiente para saciar o organismo durante muito tempo. Já a aveia é cheia de fibras", explica.

São essas fibras, chamadas fibras solúveis, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol ruim e, por consequência, protegem contra doenças cardiovasculares. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concluiu que esse efeito benéfico ocorre porque o cereal atrapalha fisicamente a absorção de vários tipos de gordura no intestino e, por isso, impede sua transformação em colesterol.
O fisiologista da Unifesp Renato Romani ressalta que a queda nos níveis de colesterol varia de pessoa para pessoa. Mas, segundo ele, 70% daqueles que ingerem aveia têm mais chances de conseguir tal diminuição. A probabilidade de sucesso é ainda maior para quem tem uma boa alimentação diária, faz exercícios físicos e controla o estresse.

As fibras que combatem o colesterol alto também são as responsáveis pelos impactos positivos da aveia na função intestinal. "É no intestino que os nutrientes necessários ao organismo são absorvidos e que aqueles que não servem para nada são eliminados", diz a especialista da Setha Consultora Nutricional, Selva Sierro. Mas, para possibilitar esse trabalho das fibras, é necessário beber bastante água.

Consumo
Romani aconselha ingerir aproximadamente 75 gramas de aveia por dia para que o organismo possa tirar o melhor proveito possível desse alimento. Para se ter uma ideia, uma colher de sopa cheia tem em média 20 g. Para saber quanto uma criança deve ingerir diariamente, some a idade dela ao número cinco. Se seu filho tem dois anos, por exemplo, deve consumir sete gramas todos os dias. "A ingestão deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica", orienta Selva.

As formas em que o cereal é encontrado são tão variadas quanto suas vantagens para a saúde. De acordo com Selva, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha. "Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições?.
Independente da versão, a aveia pode entrar em cena já no café da manhã. Acrescente duas colheres de sopa de aveia no leite, no iogurte ou sobre frutas, como mamão, banana e abacate. Ao longo do dia, é possível introduzir a aveia nas refeições sem que ela mude muito o sabor da comida. Uma boa pedida é usar a farinha de aveia no lugar da farinha de trigo nas receitas.

Fonte: Minha Vida

Lado cômico do Ad Finem

A amiga Lilian Menezes , pessoa que tive o prazer de conhecer e conviver profissionalmente, e a quem admiro bastante, pelo seu empenho e dedicação ao que faz, enviou-me um e-mail híper engraçado, que gostaria de socializar com todos os meus queridos e amados leitores e leitoras, deste humilde espaço.

É sempre graticante receber e-mails, tenho sempre o cuidado de ver todos os que me enviam. Se passo algum dia ou dois sem tempo suficiente para abrir todos os e-mails que me enviam, acumulo-os em minha caixa, para que num momento oportuno possa analisá-los.

Sempre encontro pérolas nesses e-mails e isso me deixa muito satisfeita.

Entra agora o lado cômico do Ad Finem com O BÊBADO CULTO. Muito boa essa Lílian.

Riqueza semântica

Um político que estava em plena campanha chegou a uma  cidadezinha, subiu em um caixote e começou seu discurso:
- Compatriotas, companheiros, amigos! Nos encontramos aqui convocados, reunidos ou ajuntados para debater, tratar ou discutir um  tópico, tema ou assunto, o qual é transcendente, importante ou de vida ou morte. O tópico, tema ou assunto que hoje nos convoca, reúne ou ajunta, é  minha postulação, aspiração ou candidatura à Prefeitura deste Município...

De repente, uma pessoa do público pergunta:
- Escute aqui, por  que o senhor utiliza sempre três palavras para dizer a mesma coisa?

O candidato responde
- Pois veja, meu senhor: A primeira palavra é para  pessoas com nível cultural muito alto, como poetas, escritores, filósofos etc.  A segunda é para pessoas com um nível cultural médio como o senhor e a maioria  dos que estão aqui. E a terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele bêbado ali jogado na  esquina.

De imediato, o bêbado se levanta cambaleando e responde:
- Senhor postulante, aspirante ou candidato! (hic) O fato, circunstância ou razão de que me encontre (hic) em um estado etílico, bêbado  ou mamado (hic) não implica, significa, ou quer dizer que meu nível (hic) cultural seja ínfimo, baixo ou ralé mesmo (hic). E com todo o respeito, estima ou carinho que o Sr. merece (hic) pode ir agrupando, reunindo ou ajuntando (hic), seus pertences, coisas ou bagulhos (hic) e encaminhar-se, dirigir-se ou ir diretinho (hic) à leviana da sua genitora, à mundana de sua mãe biológica ou à puta que o pariu!

Mexe com quem tá quieto!!!