SEJAM BEM VINDOS

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Reavaliando

Estamos chegando ao final do sexto mês do ano, ou seja, já vivemos metade de 2010. Isso significa que temos que parar um pouco, refletir sobre os nossos planos, nossos sonhos, nossas metas estabelecidas na entrada do ano novo.

O que dependia de nós para ser realizado e não foi? Essa pergunta deve ser uma espécie de avaliação neste momento. O que planejei realizar e não realizei? Será que realmente fiz minha parte? Será que batalhei suficiente para concretizar o que desejava? Será que corri atrás, me esforcei com determinação a respeito dos meus projetos?

Ainda temos seis meses. Ainda temos muito tempo para realizar o que sonhamos. Você que prometeu estudar mais, ser mais feliz, reclamar menos, aproveitar o tempo ao lado de sua família, amigos, colegas, enfim, ao lado dos seres humanos que lhe rodeia. Você que prometeu ser mais compreensivo, mais batalhador, mais otimista, mais, ler mais, dar mais sentido a sua vida. Fez isso?

Aproveite o tempo que lhe resta e faça o que puder fazer, para correr atrás do tempo perdido. Não sabemos ainda quanto tempo temos neste torrão de barro. Assim, nada mais há fazer do que cumprirmos com o nosso objetivo de vida. Fazer algo de bom que valha a pena ser lembrado, quando partimos desta para outra.

Invista em você, invista nos seus sonhos. Mesmo que todas as adversidades digam o contrário, acredite que você é capaz de vencer e enfrentar os óbices que surgem. Acredite que ainda há tempo para realizar aquilo que sonhou. Acredite e não deixe de sonhar, pois os sonhos são as molas propulsoras da nossa vida.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Duas historinhas

Há alguns dias o amigo João (acredito que João Viana) enviou-me uns comentos contendo algumas historinhas hilárias, dignas de socialização, mas o meu tempo ainda não permitira tal publicação.

Hoje, como é dia de folga, sem necessidade de ir ao trabalho, aproveitei. Apesar de ser folga, afff, ainda tive que acordar cedo e ir à Mossoró resolver uns pepinos. Mas nada que aumentasse o cansaço ou fizesse fugir o aspecto de feriado criado no dia de hoje.

Depois de um final de semana de trabalho eu merecia essa folga toda. Ontem, segunda-feira, dia de jogo da seleção brasileira, trabalhamos metade do expediente e nada de aula a noite. Hoje também nada de trabalho e nada de uern e o que é melhor, amanhã será o arraiá da FAD e mais um dia sem a tormenta de ir pra assistir aula (risos).

Perdoem-me gente, acho que estou dando mau exemplo, mas é que depois de 04 anos de pedagogia, seguidos de 02 de especialização e agora mais 04 de outra faculdade é coisa demais pra uma pessoa só. Quero sombra e água fresca agora. Quero ler sem compromisso de ter de prestar conta do que aprendi. Quero estudar com intuito de aplicar na minha vida e não numa avaliação medíocre, de uma faculdade. Affff, acho que hoje estou inspirada, claro que pra besteira né (risos).

Bem, prometo que termino e repasso as historinhas que prometi. Leiam, assevero que vale a pena.

A Loira Advogada...
A loira se formou advogada(sabe-se lá Deus como)mas está com muitas duvidas, entao resolveu formular um questionário para a OAB.
01- Qual a Capital do estado civil?
02-Dizer que gato preto dá azar é preconceito racil?
03-Com a Nova Lei Ambiental,afogar o ganço é crime?
04- Quem é canhoto pode prestar vestibular pra Direito?
05- Pessoal de má fé são aquelas que não acreditam em Deus?
06- Levar a secretária eletronica pra casa é assédio sexual?
07-Quantos kilos emagrece por dia um casal que optou por regime parcial?
08- Tem algum direito a mulher em trabalho de perto sem carteira asinada?
09- A gravidez da prostituta, no exercício de suas funções profisionais caracteriza acidente de trabalho?
10- A macha processual tem câmbio automático ou manual?

Muito boa essa da loira, João. Gostei mesmo. Vejam a próxima:

Em uma viagem de trem pelo interior do Brasil estavam um brasileiro e um africano.
Durante a viagem uma barata apareceu diante dos dois passageiros e o africanos pegou a mesma e comeu de imediato. O brasielrio observou a cena com ateção mas ficou calado.
Na volta, no mesmo trem, onde os mesmo passageiros se encontravam aparece outra barata, só que desta vez o brasileiro pega o inseto e pergunta para o africano:
- Você quer?
O africano responde que sim, e o brasileiro...
- Custa R$15,00.

Olha ai a prova do interesse que move o brasileiro.

Obrigada ao amigo João pela interação e colaboração a este espaço. sinta-se sempre bem a vontade para interagir conosco.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O “aposentado” (vejam quem é)

Apenas de passagem pela internet, li algumas matérias por indicação de Anselmo Carvalho, e uma destas, não pude resistir a tentação de socializar com vocês.

Não é implicância, nem desafeto político ou algo parecido. Quero tão somente mostrar a discrepância entre discurso e atitude do Presidente Lula. Não que eu tenha a ilusão de ‘achar’ que isso acontece apenas com o presidente Lula, de forma alguma.

Esse mal parece ser mesmo inerente ao ser humano. Mas, como não poderia deixar de registrar minha perplexidade, eis a matéria que nos mostra Lula fazendo uso exclusivo e irrestrito do poder para beneficiar a si mesmo. E que benefício, diga-se de passagem.

A matéria faz um pequenino resumo de um acontecimento com o presidente Lula no passado e o seu final feliz. Vejam:

 Luiz Inácio Lula da Silva, o "aposentado"

Afastado da presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo em 1979, quando liderou a mais importante greve contra o regime militar, no ABC paulista, o hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou preso por 31 dias. Enquadrado na Lei de Segurança Nacional, foi levado a julgamento e condenado em 1981 e absolvido pouco mais de um ano depois.

Em 1985, obteve do Ministério do Trabalho uma aposentadoria especial, que em 1996 foi convertida em indenização pela Comissão de Anistia.

O benefício rende hoje ao presidente R$ 4,2 mil por mês. Fonte Estadão

Este benefício é pago pelo INSS. Está acima do teto de benefício do INSS e é isento de Imposto de Renda, isenção esta decretada pelo próprio beneficiário, Luiz Inácio Lula da Silva.

Não houve contrapartida do estado ou do beneficiário para este benefício, isto significa que eu e você, caro leitor, é que pagamos por este presente ao presidente.

Para reajuste digno de pensão para aposentados e pensionistas não há recursos, mas para beneficiar os companheiros com benefícios milionários, isto há.

Até quanto vamos aceitar desaforos desta corja de corruptos sem reagir?

Fonte: Clique aqui

sábado, 26 de junho de 2010

Largo será interditado para a passagem de veículos

O amigo Jhonatan Hallyson informou-me que a partir de segunda-feira, o largo da estação estará interditado para a passagem de veículos automotores. A medida é uma decisão da Secretaria de Juventude, representada na pessoa do amigo José Emídio. A decisão se deu em decorrência da reinvindicações de pessoas que ali fazem uso daquele espaço, para a realização de caminhada. largo

Sem dúvida uma decisão acertada. Sabemos que o largo é um espaço excelente para o fim especificado, utilizado por inúmeras pessoas, inclusive muitas da terceira idade, para fazer suas caminhadas diárias e que deve ser respeitado para tanto. Entretanto, o que se ver comumente são as pessoas tendo que competir o espaço com motos e carros, que insistentemente desrespeitam e persistem no intuito de fazer daquele lugar, uma passagem de veíulo.largo ii

Partabenizo o amigo Zé Emídio, pela medida e pedimos a colaboração dos donos de transportes, no sentido de respeitar a decisão e cooperar para a manutenção do espaço, compreendendo qual seu verdadeiro valor, para as pessoas que ali transitam.   largo iii Certamente uma medida necessária e urgente, considerando o risco que as pessoas sofrem diante de veículos que ali trafegam. Mais uma vez Zé Emídio, parabéns.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Falecimento

É com muito pesar que comunicamos a morte de Lindalva Rego Pereira. Lindalva era casada com Nilson de Afonso, mãe de Meire Ester e Carlinhos.

O sepultamente acontecerá hoje às 16:00h, no Cemitério São Sebastião.

Os familiares choram a dor de sua partida. Daqui do Ad Finem deixamos nossas condolências aos familiares e rogamos a Deus para que os conforte 

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Reflexão relevante

Recebi um email da minha amiga Francidária com um belíssimo texto que quero socializar com vocês.

O texto nos traz uma reflexão sobre o amor, (em seu sentido amplo), e a forma como agimos diante das pessoas. Temos a forte de tendência de querer moldar os outros, conforme nossas concepções e infelizmente, ou felizmente, isso é impossível de ser realizado. Ninguém molda ninguém. Partindo desse pressuposto, muitas relações de amizades, de pais e filhos, maridos e mulheres, namorados e namoradas, enfim, todos os tipos, passam por diversos problemas e chegam até a sucumbir, por causa da pressão que um transmite ao outro.

Não adianta, não somos iguais e jamais seremos. Respeitar as diferenças não é fácil, todavia, necessitamos compreender, que enquanto queremos moldar alguém, de acordo com nossas convicções, alguém também, assimila inúmeros defeitos nossos e deseja o mesmo em relação a nossa mudança.

Vejam o texto. Ao meu sentir é deveras forte, profundo e relevante para nossa reflexão, entretanto, leiam e tirem suas próprias conclusões:

Você sabe amar ?

Eu estou aprendendo. Estou aprendendo a aceitar as pessoas, mesmo quando elas me desapontam, quando fogem do ideal que tenho para elas, quando me ferem com palavras  ásperas ou ações impensadas.

Não é fácil aceitar as pessoas  assim como elas são, não como eu desejo que elas sejam, mas como elas são! É difícil, muito difícil, mas estou aprendendo. Estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a escutar, escutar com os olhos e ouvidos, escutar com a alma e com todos os sentidos.

Escutar o que diz o coração, o que dizem os ombros caídos, os olhos, as mãos irrequietas. Escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras corriqueiras, superficiais; Descobrir a angústia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta.

Penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada, a vangloria exagerada. Descobrir a dor de cada coração. Aos poucos, estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a perdoar pois o amor perdoa, lança fora as mágoas, e apaga as cicatrizes que a incompreensão e insensibilidade gravaram no coração ferido.

O amor não alimenta mágoas  com pensamentos dolorosos. Não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração. O amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração. Passo a passo, estou aprendendo a perdoar, a amar.

Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vida, valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, pelas experiências duras vividas ao longo dos anos, Estou aprendendo a ver nas pessoas a sua alma, e as possibilidades que Deus lhes deu.

Estou aprendendo, mas como é lenta a aprendizagem! Como, é difícil amar, amar como Cristo amou! Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo... Aprendendo a pôr de lado  as minhas próprias dores, Meus interesses, minha ambição, meu orgulho quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguém. Como é duro amar !!!

- Autor desconhecido

terça-feira, 22 de junho de 2010

Propagando e difundindo

Como acredito que boas novas devam ser propagadas e difundidas repasso a vocês, algumas informações que acabei de ver no The Place, sobre a ação da Caern em nosso município.

É certo, que antes da realização da audiência já víamos a água jorrando nas torneiras de casas, que há muito não viam sequer uma gota. Isso só nos mostra que quando queremos, podemos. Isso nos mostra gente, que detemos um poder em nossas mãos incalculável, pois, se apenas a presença da população produziu efeito, imagine se realmente a coisa tivesse andando diferente do que andou.

Vai contra os meus preceitos negar o que sinto e o que penso. Assim, não posso esconder minha frustração diante da condução dos trabalhos naquela audiência. A população se retirou do local antes da conclusão dos trabalhos, e o que é pior, antes de asseverar o que pensavam e sentiam sobre a situação. Pessoas se inscreveram para falar, todavia, não puderam esperar, dado o alongamento sem necessidade do evento.

Mas, o que importa são os resultados e sinceramente, fiquei deveras feliz quando da afirmação dos investimentos que serão repassados em obras para o nosso município. Fato inclusive que me causa estranheza, uma vez que essa parte da audiência não tinha ouvido. Deve ter sido em um momento que me ausentei do lugar, para atender ao telefone.

Bem, mas isso não vem ao caso, vale dizer que o relevante de tudo é que desejamos realmente que tudo seja regularizado o mais rápido possível e mais uma vez as promessas e projetos não fiquem apenas no papel.

Vejam o post, com a notícia:

AUDIENCIADAAGUA8
“Recebi emails dos amigos Márcio Lima e João Maria, sobre artigo veiculado pelo Caern News, boletim de notícias daquela empresa, que dá conta de investimento programado para a melhora do abastecimento de água na nossa cidade. Vejam a notícia:

Caern investe R$ 1 milhão para ampliar sistema de abastecimento de Governador Dix-Sept Rosado
Por José Flamínio de Oliveira / ACS Caern

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai ampliar o sistema de abastecimento de água da cidade de Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste, implantando 9,8 quilômetros de rede de distribuição, garantindo a oferta de água para os moradores da zona urbana da cidade. A obra que vai ser licitada irá resolver definitivamente o problema de desabastecimento em áreas mais elevadas e afastadas do centro. A Companhia vai investir na obra R$ 1 milhão e os trabalhos devem ser concluídos em 120 dias, após a expedição da ordem inicial de serviço.

De acordo com o gerente de Projetos da Caern, engenheiro Josildo Lourenço, o projeto de engenharia já foi encaminhado para licitação, que deve ser finalizada em 60 dias. Além da ampliação da rede de distribuição, a Caern vai executar 375 ligações prediais. O novo sistema vai atender 6.500 pessoas na primeira fase e o mesmo foi projetado para atender 12,5 mil pessoas, população da área urbana do município prevista para 2030.

Na última quarta-feira (16), uma equipe da Caern participou de audiência pública, proposta pelo vereador Ricardo Martins, realizada na Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado. Estiveram presentes os gerentes da Regional de Mossoró, engenheiro José Ronaldo Medeiros, e de Projetos, Josildo Lourenço, e otécnico de engenharia Francisco Assis Ribeiro. A prefeita Lanice Ferreira e secretários, além dos vereadores, participaram do evento, que discutiu a questão do abastecimento da cidade e as medidas que serão adotadas pela Caern para ampliar a oferta de água em Governador Dix-Sept Rosado.

A Caern está investindo mais de R$ 1 bilhão em obras de Saneamento Básico em todas as regiões. Os recursos vão duplicar a área saneada em todo o Rio Grande do Norte, que vai saltar de 20% para mais de 40% até o final de 2010.

Essa é uma excelente notícia. Já na semana passada a Caern também instalou uma bomba de água para o poço que abastece a cidade que dobrou a capacidade de vazão, e já é possível perceber várias caixas de águas de muitas residências sangrando. Isso demonstra que a distribuição já está se regularizando.

Isso é o resultado da movimentação popular junto com a vontade política de uma cidade. Essa campanha só serve a mostrar que quando povo quer e seus representantes são conscientes das necessidades das pessoas, as coisas acontecem.

Se a pressão não tivesse sido feita ainda estávamos ‘a ver navios’, sem água, nem pelo menos a atenção das autoridades e gestores da Caern.

Agora é cobrar da Caern a realização da ampliação da rede de abastecimento. Vamos ficar atentos, tudo ainda está na base das promessas, e não esqueçam que esse ano é de eleição”.

Piada com ar de verdade

Mais uma das pérolas de Ana Paula. Deixo com vocês uma piadinha sobre o francês, o alemão e o brasileiro, que digamos que tenha… um certo cunho de verdade (risos).

Vejam:

No Polo Norte estavam um brasileiro, dois americanos, um alemão e um francês.

Então os americanos conversando entre si, um disse para o outro: 

- vou fazer aqueles três caras mergulharem na água gelada.

Foi lá e conversou separadamente com os três que de imediato pularam ná água, o francês o alemão e o brasileiro.

Ai o outro americano perguntou: - como foi que você fez isso?

A resposta:

1- Para o francês disse que era a nova moda em Paris
2- Para o alemão disse que era a lei
3- Para o barsileiro disse que era proibido.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mais uma de Lula

Há alguns dias reflito a que ponto nós estamos chegando nesse país. O estado de direito é colocado em xeque e ninguém percebe, ou no mínimo, alguns poucos combatem, timidamente, o que ocorre.

É lamentável o nível que nós brasileiros chegamos. Estamos caminhando para um abismo quase sem volta. Um total estado de letargia, aceitação, acomodação, ignorância e ostracismo juntos, nos rodeia de forma veementemente e nós nem atentamos para tal.

Vejam só:

Constituição Federal:
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
I - zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público;

Art. 78. O Presidente e o Vice-Presidente da República tomarão posse em sessão do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.

Agora façam um contraponto a tudo que estamos vendo acontecer em nosso país. Desfaçam-se o máximo que puderem da parcialidade e, imaginem, se as coisas se encaminhariam a este ponto, caso tudo acontecesse nos Estados Unidos.

O que estou querendo dizer minha gente, e que diante da minha perplexidade não estou conseguindo, é que enquanto o Presidente da República tem o compromisso de cumprir a Constituição e observar as leis, ELE NÃO SÓ DESCUMPRE, COMO CHACOTEIA O TSE de forma totalmente descarada.

Veja a que ponto chegou nossa maior autoridade. Em uma das muitas vezes que ele foi multado, por descumprir deliberadamente a legislação eleitoral, em seu próximo discurso ele disse:

Lula&DilmaR “O que estamos fazendo aqui é reparação [em relação aos governos anteriores] e isso eu tenho certeza que vai continuar, mas eu não posso dizer o nome. Eu já fui multado em R$ 5 mil porque disseram que eu falei o nome [de Dilma].”

O interessante é que a multa aplicada não foi com base nessa afirmação. Ele aproveitou-se, para mais uma vez, voltar a fazer o mesmo que havia feito antes, vilipendiar a norma. Ele ainda acrescentou, a citação abaixo, fazendo galhofa total com a normatização vigente e com oTribunal Superior Eleitoral, provando novamente seu total desrespeito com as leis brasileiras. 

“Se eu for multado, vou a trazer a conta para vocês. Alguém aceita pagar?”

Isso é um absurdo gente. Não estamos falando de qualquer pessoa transgredindo deliberadamente a lei, estamos nos referindo ao Presidente da República, que em tese, deveria ser o guardião e o garantidor da ordem. Mesmo sendo leigos no Direito, temos a condição de compreendeer que se abre neste momento, em nosso país, um precedente sem fim, que poderá por em risco a segurança jurídica de nosso estado.

Pode parecer exagero, mas gostaria de ressaltar só um fato. Se todos os que desejam descumprir as normas vigentes em nosso país, sejam elas de quais ramos forem, assimilar que as consequências para este descumprimento, não tão fortes assim, e, resolver fazer o mesmo que o presidente Lula? O que aconteceria, hein? O que aconteceria se todos que devem pensão alimentícia e são executados no artigo 733, que garante a prisão do devedor, resolver não pagar. Se todos chegarem a entender, que caso não pague, depois de perpassar os noventa dias sem cumprir com a normatização em vigor, a justiça não poderá mais mantê-lo preso?

O precedente está aberto, algo necessita ser feito e urgente. O fato de o próprio Presidente da República fazer o que vem fazendo com as leis brasileiras, deixa claro que a normatização brasileira ainda deixa a desejar em inúmeros pontos.

Neste caso de descumprimento total, como o presidente está fazendo, deveria haver um maior rigor da lei e daqueles que devem zelar pelo seu cumprimento. Chegou a hora de o TSE tomar medidas mais enérgicas e fazer valer o que deve ser feito.

Começando a semana

Para começar a semana bem humorada e descontraída, quero neste primeiro momento, dividir com vocês um vídeo do youtube, que Júnior Afonso me mostrou em seu orkut.

Depois da vitória do Brasil contra a Costa do Marfim temos a obrigação de começar essa semana com o pé direito, de maneira total e completamente leve, aliviada. Claro que o jogo, apesar da vitória, trouxe-nos uma tristeza também, não teremos o prazer de ver Kaká correndo no gramado, no próximo jogo. Mas isso, não é nada que venha abalar nossas estruturas e nos fazer deixar de acreditar na próxima vitória. Vamos rumo ao hexa.

Voltando ao vídeo; sinceramente, já ri muito com alguns vídeos que vi na internet, mas igual a este, posso garantir que não. O vídeo é simples, um bebê dançando, contudo, nunca vi tamanho molejo, numa criaturinha deste tamanho. É híper divertido ver, como essa criança já desenvolveu sua coordenação motora, de maneira que o leva a dominar a arte da dança. Sua desenvoltura surpreende e encanta quem o assiste.

Deixo com vocês agora, o bebê dançarino:

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Indicação de um colega

O amigo Américo Bento, enviou-me via twitter, a indicação de um blog para que eu pudesse ver. O twitter dizia o seguinte “ @Islamara Olhe o nível dessa blogueira”. Seguindo sua recomendação me deparei com uma historinha, creio que com um pouco de mal gosto e pouco humor, mas que deu margem a vários comentários no Blog Abelhinha. Me parece que os mossoroenses não gostaram muito do que leram e sentaram o “pau”.

Apesar de, resolvi socializar com vocês a historinha para que possam constatar por si, a hilaridade, ou não, da piada.

16 de junho de 2010 às 10:28

Brincadeira de mossoroense para Mossoró

Para que um ou outro não fique chateado, a hilaridade foi passada à Abelhinha por um bem humorado mossoroense.

Eis a ‘estorinha’:

Estava de passagem por Mossoró quando percebi que uma pessoa havia morrido…

Fiquei curioso para saber como eram os velórios deles.

Ao chegar, vi que no caixão estava o morto inteiramente nu e ao lado um grande pote cheio de creme, do qual cada um dos presentes pegava um pouquinho e passava no defunto.

Surpreendido pela cena, coisa inusitada, aproximei-me da mulher e perguntei:

- Desculpe-me a ignorância, mas porque estão passando creme no defunto? É tradição aqui?

A esposa respondeu:

- Não! É inédito! Nunca fizemos isto. Ele é que pediu para ser cremado!!!

Fonte: Aqui

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Resultado da audiência

Participei hoje pela manhã da Audiência Pública sobre a problema de abastecimento d’água em Gov. Dix-sept Rosado. Ao chegar no local, fiquei feliz ao ver muitos populares presentes e as entidades de nosso município ali representadas.

Já cheguei um pouco atrasada para o horário marcado e a Câmara já estava cheia, contudo os trabalhos só começaram, com mais de uma hora depois do estabelecido. Instei algumas pessoas, procurando saber o motivo do atraso, e, infelizmente, tomei conhecimento de que algumas coisas, ainda faltavam ser organizadas, para se dar início aos trabalhos.

Bem o fato é que depois das dez da manhã, a audiência teve seu início e prolongou-se até quase catorze horas. No início, os vereadores presentes falaram e mostraram a necessidade de medidas urgentes serem tomadas, no sentido de viabilizar meios para solucionar o problema. A prefeita Lanice Ferreira, também se expressou e mostrou os esforços já envidados para dirimir a questão, afirmando que até então, a resposta que havia recebido da caern, era somente no sentido de se esperar, pois a única solução para o nosso município, seria a construção da famosa adutora.

Depois disso, o trabalho foi prosseguido com o pronunciamento dos técnicos da Caern, Incra e outras entidades que ali se encontravam representadas. Os técnicos explanaram suas justificativas, mostrando projetos brilhantes e gigantescos, que quando forem realizados e concretizados, acredito que se perpassará uns cem anos pra frente, sem problema de abastecimento d’água em nossa cidade.

Enquanto todos se expressavam, via estampada na face dos cidadãos que ali estavam, a angústia por não ouvir de fato, o que desejavam ouvir. Todos que ali estavam careciam de sentir, logo a priori, que medidas enérgicas seriam tomadas, ao menos para minimizar o problema.

Como ressaltei na audiência, ratifico mais uma vez aqui, entendo que os esclarecimentos ali e as reinvindicações feitas, foram e são deveras pertinente. Concebo a necessidade de se explicar tudo o que foi explicado, contudo, assento também, que muito do que foi falado e explanado, os populares que ali estavam, não compreendiam e nem tão pouco se interessavam por aquilo. Eram questões técnicas e burocráticas que não dizia respeito a nenhum de nós.    

Como disse lá, aqui repito, precisávamos sim, de ouvir nessa audiência, propostas e soluções a curto prazo. Necessitávamos ouvir o que se podia ser feito, para solucionar de forma emergencial esse problema, que aflinge hoje, grande parte da população dix-septiense. Infelizmente, isso não ouvimos. Entendo ter sido relevante o fato de realizarmos essa audiência. Apreendo ter sido inclusive, bastante válido o debate, entretanto, não posso deixar de externar minha frustração e dizer, que como já asseverei lá, temo que tudo isso, todos os discursos caiam no vazio e as coisas continuem efetivamente como estão.

Nós pagamos  por um serviço e temos direito a ele, isso é fato. ao meu ver, bem simples até. Como a caern deve fazer para cumprir sua prestação de serviço, não diz respeito a mim e nem a nenhum popular. O que eles podem fazer para dirimir o grande problema que envolve essa celeuma, não problema nosso, é problema da empresa. Se não podem oferecer o que necessitamos, saia do meio e dê lugar a outra empresa para que o faça.

De certo minha gente, é que os resultados, ao meu sentir foram poucos, bem poucos, diga-se de passagem. Entretanto, diante de minha frustração com o desenrolar da audiência, deixo o espaço aberto para quem quiser fazer uso e emitir sua opinião, ratificando ou discordando de tudo que falei.

Se alguém puder discordar de mim, por favor o façam. Desejo ardentemente que alguém tenha conseguido assimilar algo diferente do que assimilei.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Enfim,acontecerá a audiência

Estava me preparando para postar um email enviado pelo Direitor da Câmara, Pádua Júnior, sobre a ratificação da Audiência Pública que ocorrerá amanhã e tratará da situação caótica da falta d’água em nosso município, quando me deparei com um artigo do The Place, tratando do mesmo assunto.

Assim, para evitar esforços inúteis (risos) copio e colo o brilhante post do amigo Wilton Júnior, no qual faz uma retrospectiva necessária sobre a problemática, enfatizando de forma efusiva tudo o que amanhã será pauta no debate.

Fiz um apelo dia desses, para quem tivesse imagens da água que a CAERN está distribuindo em Dix-sept Rosado, se pronunciasse ou enviassem-me.

Recebi então um comentário da amida blogger Aninha Freitas, me informando que no seu blog "pois é…" já continha os registros fotográficos da água.

Realmente parece nem ser água.

Vejam como está a água que a CAERN serve nossas residências:

agua1 DSC04427
Segundo Aninha: “Essa água foi colhida ontem à noite por um morador da rua Manoel Joaquim, diretamente do cano em que ela chega para o consumo em seu lar. Assim como ele, outros vizinhos presenciaram o mesmo fato em suas casas…”

Realmente um verdadeiro ultraje. Só mesmo em Dix-sept Rosado, uma cidadela do interior do Rio Grande do Norte, um pequeno estado do Nordeste do Brasil, é que pode acontecer impunemente um CRIME desses. Mas, já estou até sem voz de gritar contra essa palhaçada, um dia o povo acorda e vai exigir respeito de nossos representantes e das empresas que a ele vendem seus serviços. Enquanto isso nós morremos ou de sede, ou de tomar essa vergonhosa água que eles nos servem.

Amanhã acontecerá a Audiência Pública. O evento começa às 9h00, no plenário da Câmara Municipal.

O diretor daquela casa, Pádua Junior, enviou-me a confirmação da participação dos seguintes servidores da CAERN:

Francisco de Assis Ribeiro – Gerente Administrativo
Soraya Cristina – Gerente de Projetos
José Ronaldo de Medeiros – Gerente Regional/Mossoró
André Vieira – Assessoria Jurídica

Hoje também vi no Jornal de Fato, a matéria sobre o problema de abastecimento de água da nossa cidade. Confiram o artigo:

Governador Iberê Ferreira agenda debate sobre abastecimento
Governador Dix-sept Rosado – A presidência da Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado está convocando diretores da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Petrobras, Assembleia Legislativa, entre outros órgãos para debater amanhã, às 9h, o fato de só existir 50% da água que os 13 mil habitantes do município precisam e assim mesmo não ter qualidade.

A denúncia foi formulada no JORNAL DE FATO no dia 5 de junho pelo vereador Ricardo Martins (PMDB), autor do requerimento aprovado por todos os vereadores do município para discutir o assunto em Audiência Pública. "Esperamos contar com a participação do cidadão, afinal de contas ele é o principal interessado. A Caern e a Semarh já confirmaram presença e outros órgãos estão sendo contactados para também se fazerem presentes", diz Ricardo Martins.

Ricardo Martins observa, no entanto, que o problema, na verdade, não é bem a falta de água e sim a rede de distribuição de água que está velha e não dá mais conta da demanda de consumo na cidade. Explica que é mais ou mesmo o que acontece em Mossoró. "Precisamos que a Caern substitua e amplie a rede antiga para atender a demanda de consumo da cidade, que aumentou em mais de 100% nos últimos quinze anos", destaca o vereador.

Devido à deficiência no sistema de abastecimento, os moradores da área urbana de Governador Dix-sept Rosado estão abastecendo suas casas com carros-pipa e até carroças. Isto porque geralmente a água demora até 15 dias para aparecer nas torneiras e quando raramente aparece não tem força para chegar às caixas que armazenam água. Conforme relatos de moradores, o problema existe há vários anos, mas vem piorando a cada dia que passa.

Ontem, o servidor da Câmara Municipal Pádua Júnior informou que a gerência-geral da Caern já havia confirmado presença na Audiência Pública, assim como a Semarh, Assembleia Legislativa e Prefeitura Municipal. Os demais órgãos como Ministério Público Estadual, Petrobras, Instituto de Colonização e Reforça Agrária (INCRA) e o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), entre outros órgãos.

O vereador Ricardo Martins espera sair da Audiência Pública, que terá início às 9h no Palácio Lourenço Cruz, com uma proposta para resolver o problema em definitivo. "Vamos ouvir as autoridades, o cidadão e discutir a melhor maneira de resolver a questão. Não pode faltar água. É um direito essencial do cidadão", destaca o vereador Ricardo Martins.

Gerência da Caern reconhece o problema
O gerente regional da Caern, José Ronaldo, reconhece que o problema existe e que realmente é idêntico ao problema enfrentado pela população de Mossoró, Caraúbas e Patu. "Existe água nestas cidades. O problema é que a rede de distribuição nestas cidades tem mais de 30 anos e já precisam ser substituídos por um sistema maior", admite o gerente.

No entanto, José Ronaldo destacou que, além da água do poço ou de adutora que já existe nestas cidades, a Semarh já está concluindo nestes dias a licitação para investir R$ 119 milhões na construção da Adutora de Santa Cruz, que vai trazer água da Barragem de Apodi para abastecer Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado e Mossoró.

No caso de Mossoró, Patu e Caraúbas, José Ronaldo informou que a Caern já vai investir num novo sistema. Em Mossoró, já estão assegurados e a licitação está sendo concluída para investir R$ 110 milhões na substituição de 220km de rede e ampliação de 76km para atender os novos bairros. Sobre Patu e Caraúbas, os projetos estão em fase de estudos.

No caso de Governador Dix-sept Rosado, José Ronaldo informa não existir previsão de substituição da rede, mas a Caern não foge do debate. "Estou pronto para ir lá e mostrar o problema e dizer como resolver. O que precisamos é de um bom projeto e recursos para resolver em definitivo o problema do abastecimento de Governador", destaca.

Espero sinceramente que a população compareça em massa, e que nossas autoridades debatam e ajudem na solução do problema.

Infelizmente não poderei estar presente. Amanhã a UFERSA realiza provas escritas para concurso de docentes, e o setor que trabalho é justamente o de Concursos e Vestibulares.

Estarei esperando notícias dos amigos bloggers da cidade, sobre a discussão na audiência pública.

Alerta para nós mulheres

Quem de nós nunca sonhou com o corpo perfeito? Todas nós mulheres já nos deparamos um dia, frente ao espelho e desejamos que isso ou aquilo, em nosso corpo, fosse diferente. Pois é, entendo que é necessário termos auto-estima, estar de bem consigo mesma, gostar-se, se sentir confortável ao vestir uma roupa que gostamos, essas coisas. Isso é fundamental. No entanto, precisamos ter alguns cuidados com certos exageros. A beleza feminina está acima de qualquer apelo midiático. Está acima do que vemos exteriormente. 

O alerta se dá pelo fato de a anorexia ter deixado de ser uma doença de adolescentes, como é mais comum e agora também faz vítimas mais maduras, depois dos trinta.

Foto: Getty Images

Com o apelo midiático hodiernamente, a mulher se sente na responsabilidade de atender as expectativas que a sociedade impõe para o sexo feminino, e cada vez mais, sofre quando não consegue isso.

Essa tendência da beleza está ligada a magreza tem atingido as mulheres com mais de 35 anos e causado a anorexia, que é marcada pela distorção da imagem (mulheres muito magras que se enxergam gordas) e ainda danos físicos e psicológicos bastante relevantes. A Psiquiatra do Programa de Orientação e Atenção ao Pacientes com Transtorno Alimentar (Proata), serviço da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Liliane Kijner Kern, confirma que a situação é preocupante. 

Ela assevera, que nos últimos três anos, a procura pelo acompanhamento da doença, deixou de ser voltada só para meninas com idades entre 13 e 21 e passou a também atingir pacientes mais maduras, que buscam a unidade. Dessas pacientes, duas em cada 10 têm mais de 40 anos. Um dado que considerei ainda mais preocupante, foi o fato de as maiores de 30 anos, uma faixa etária, bem tardia para apresentação do transtorno alimentar, já atingir quase metade dos casos, representando um total de 40%.

Chamo a atenção para a necessidade de encontrar o encanto e a beleza que existe, em cada etapa de nossa vida. É lógico que é maravilhoso ter vinte anos. Ora, esta deve ser uma das melhores fase da vida, no que concerne a bezeza exterior. Entretanto, temos como manter nosso equilíbrio e nossa auto-estima apesar do tempo. Temos a responsabilidade de amadurecermos conforme as linhas de expressão surgem em nossa face. Caso contrário, levaremos uma vida de eterna frustração. 

Desejar se manter sadia e em forma não é nenhum pecado, daí cair na neurose de permanecer eternamente jovem, isso é loucura. Deixo aqui um alerta para nós mulheres, no sentido de buscarmos o equilíbrio na nossa maneira de ser e de encarar a vida. No sentido de buscarmos aproveitar cada momento, cada fase, de forma que nos possibilite viver melhor. Isso é que importa. Acredito que é perfeitamente possível viver em paz consigo, a despeito da idade. 

Brasil joga pela primeira vez na Copa

Eita, hoje é o primeiro dia de jogo do Brasil e mesmo nós mulheres, que afirmamos não gostar de futebol, não resistimos a ficar frente a TV, e assistir de perto todos os lances dos jogadores.copas

É certo, que como diz Luciana Gimenez, as vezes olhando para os jogadores, para ver quem deles é o mais bonito (risos), mas de fato torcendo, torcendo para que o Brasil saia vencedor.

Essa idéia de que mulher não entende nada de futebol, que não sabe nem o que significa impedimento, isso é mais um machismo propagado ao longo dos séculos. Assim, aproveitemos esse momento, para demonstrarmos que também somos patriotas e queremos muito ver nosso time levantar a taça de hexa.

Esperemos então para ver o jogo, logo mais a tarde. Vou arriscar um palpite, 2 X 0 para o Brasil. Acho que estou sendo muito modesta. Não acham? (Risos).

Alguém mais arrisca um palpite?   

segunda-feira, 14 de junho de 2010

É du cassão???!!!!

Recebi da amiga Francidária Romão, (pessoa muita querida com quem tive o prazer de dividir quatro anos de convivência no curso de Pedagogia e que passei muito tempo sem contato com ela, sendo que depois de algum tempo a reencontrei, por acaso, no Laçador) um email intitulado “É du cassão”.burrice

O texto reflete a real conjuntura da educação em nosso país e chegaria a ser cômico, caso não fosse trágico. É com pesar que divido com vocês, esse email. Sinceramente, me sinto tão triste com a situação em que se encontra o nosso país, referente a questão educacional. Já não tenho tanto orgulho, assim, quanto tinha antes, em afirmar que sou pedagoga.

Amo a pedagogia, ela já me abriu inúmeras portas, e, sou o que sou hoje, graças ao que aprendi neste grande curso da UERN, curso este, que recomendo. Contudo o descaso com que a sociedade brasileira trata o setor educional, chega a ser lamentável. Chega a causar repúdio mesmo.  

Mas não pensem que desisto de acreditar em melhorias. Não desisto de acreditar que um dia teremos governantes que desenvolvam realmente políticas sérias e de valorização da educação, pois do contrário, fica a indagação: Onde chegaremos nós?

Leiam o texto:

É DISSO PRA PIOR!!!

As nossas crianças.... Sem comentários!!!!!

A Evolução da Educação.

Antigamente, se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Haviam aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas..

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos, enquanto o gerente tentava explicar e ela, aparentemente, continuava sem entender.

Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

E, se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.

Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta
melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará' em deixar filhos
melhores para o nosso planeta?"

Passe adiante!
Precisamos começar JÁ!

Novidade para as eleições de outubro

Nas eleiçoes que ocorrerão em outubro deste ano teremos uma novidade que julgo deveras importante. No momento da votação, além do título de eleitor, o votante deverá apresentar, obrigatoriamente, também, um documento oficial com foto.eleicoes_2010-1

A novidade foi trazida pela Lei 12.034/09, que acrescentou o artigo 91-A à Lei 9.504/97, conhecida como a Lei Eleitoral. O aludido artigo versa o seguinte:

Art 91-A: “No momento da votação, além da exibição do respectivo título, o eleitor deverá apresentar documento de idenficação com fotografia”. 

O eleitor precisa estar atento para munir-se dos documentos exigidos no dia da eleição, para evitar passar por contrangimentos e esperas infindas nas filas.

A medida visa tornar mais seguro o processo eleitoral, evitando que fraudes venham ocorrer durante o pleito.

Os documentos que serão aceitos no dia da eleição, além do título são: Identidade, Carteira de Reservista, Carteira de Habilitação com foto e Carteira de Trabalho com foto.

Leitura de imagens

O amigo Emerson Gomes, da cidade de São Paulo, me enviou algumas imagens mostrando o porquê as crianças precisarem de pais. As fotos mostram que as crianças são total e completamente desprovidas da noção de perigo e deixa evidente a necessidade e a responsbilidade dos pais ensinar-lhes isso. Por achá-las bem interessante, resolvi socializar algumas com vocês.

As imagens falam por si só. Vejam:

menino ii menino iii

menino9 menino iv menino menio

jacaré

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Jantar do Dia dos Namorados

Amanhã, como ocorre todos os anos, por ocasião do Dia dos Namorados, a Igreja Cristã Evangélica promoverá mais um jantar, a partir das 20:00h, no Centro de Formação São José. logo

A preço de R$ 25,00 por casal, é possível ter a oportunidade de usufruir de uma noite agradável, dividida com pessoas amigas e legais que sempre participam do evento.

Parabenizo a aludida igreja pelo sucesso do evento. Até hoje, todos os quais participei foram dignos de elogios.

Este ano, estou com um pequeno probleminha, no que concerne a minha presença no jantar. Tenho um casamento pra ir, veremos o que fazer.

Quem puder ir, participe. Vale a pena.

Mais uma dix-septiense fazendo história

Sinto-me feliz e orgulhosa quando tenho a oportunidade de enaltecer dix-septienses nesse espaço. Principalmente quando se trata de ascensão na vida profissional e mais especificamente de uma mulher (risos). Homens perdoem-me, mas fomos tão humilhada e desvalorizada durante décadas, que alcançarmos certas conquistas é motivo para alarde mesmo.

Voltando ao cerne do post, entendo que a profissão é um dos pilares da vida de todo ser humano. Realizar-se profissionalmente é mola propoulsora que nos impulsiona e nos faz sentir-se alguém. ´

Embasada nessa satisfação, quero de público deixar minhas congratulações a amiga Aline Kelly de Menezes, por ter obtido êxito, no concurso do Banco do Nordeste, atingindo a 15º colocação.

Aline é contadora, formada pela faculdade Mater Christi. Pessoa com quem já tive a oportunidade de conviver por algum tempo e posso testemunhar sua competência. Posso sem dúvida Aline, asseverar sobre sua inteligência, capacidade e dedicação.

Sempre soube que você iria longe. Com certeza este é apenas um pequeno degrau que subiu, pois vôos mais altos ainda alçarás.

Parabéns e sucesso na sua vida.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Gov. Dix-sept Rosado marcou presença na III Conferência Nacional de Esporte

Nos dias 03 a 06 deste mês, o Secretário Municipal de Esporte, José Emídio de Oliveira e o Vice-prefeito, Júnior Afonso estiveram em Brasília, representando nosso município na III Conferência Nacional de Esporte. DSC06157C DSC06138

A Conferência Nacional é fruto de um processo originado nos municípios. Primeiro ocorreram as Conferências Municipais e/ou Regionais; depois as Conferências Estaduais e, por fim, a Conferência Nacional. José Emídio foi escolhido Delegado na Conferência Estadual. DSC06224C

Segundo informações repassadas por Júnior Afonso, a abertura do evento foi feita pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Abro um parêntese no post, para utilizar-me por completo da pessoalidade e externar minha tristeza, neste fato. Depois de ouvi-lo na abertura, Júnior Afonso passou a ser um admirador ferrenho do presidente e isso sinceramente, me deixa muito irritada (risos).

 DSC06252 Bem, mas ainda conforme o que foi nos repassado, o evento foi extremamente organizado. Na Conferência foi aprovada as linhas estratégicas para o andamento do Esporte no Brasil. O levantamento de todas as metas e objetivos para o esporte nacional foi feito com a intensa participação do plenário, que continha 1.075 delegados de todos os estados brasileiros. 

Na conferência foram aprovadas as linhas estratégicas para o Esporte no Brasil, como: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e valorização profissional; Esporte, lazer e educação; Esporte, saúde e qualidade de vida; Ciência, tecnologia e inovação; Esporte de alto rendimento; Futebol; Financiamento do esporte; Infra-estrutura; Esporte e economia. Foram aprovadas 4 metas por ações e a Carta de Brasília. O resultado de todo este trabalho será encaminhado para o Ministério do Esporte pela Comissão Nacional de Sistematização – Etapa Nacional para um Plano Decenal do Esporte.DSC06261C

O processo todo, teve a participação de mais de 230.000 Brasileiros em todas as etapas com a participação de aproximadamente 3.000 Municípios. Durante o processo reafirmou-se o cerne do debate que envolve o objetivo de fazer o Brasil uma potência esportiva. Esse objetivo visa além do que simplesmente ser destaque olímpico, pois intenta também, conquistar a participação na modalidade paraolímpica. Esse fato novo, sem dúvida traria a valorização de diversas dimensões esportivas, ressaltando o que há de mais importante, que é promover o desenvolvimento humano e social.

Entendemos ser esse momento crucial para o nosso país. Promover um evento deste naipem às vésperas do que está para acontecer no Brasil, sem dúvida foi bem sujestivo. O Brasil neste momento, como é do conhecimento de todos, se prepara para sediar importantes competições de nível internacional, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas e necessita realmente de um Plano decenal que valorize mais o esporte e lazer, para que assim, se consolide, através de políticas públicas, os nossos direitos.  

Joãozinho morreu

Hoje pela manhã, antes de vir para Mossoró, passava pela Rua Padre Florêncio, quando o pessoal da Secretária Municipal de Saúde retirava o corpo de um homem de dentro da casa, localizada à Rua Padre Florêncio, de propriedade do ex-prefeito Adail Vale.

Tomei logo conhecimento de que era o corpo de Joãozinho, João Doido, como era conhecido em nossa cidade. Não poderia deixar de registrar esse fato, pois a partida de Joãozinho representa a ida de um personagem que sem dúvida fez história em nosso município. Assim, publico ipsis literis o artigo de Júnior Wilton, que expressa emotiva e veementemente um pouco deste homem e os pormenores deste acontecimento.

Confirmado…

Nosso querido Joãozinho (João Doido) faleceu hoje. Seu corpo foi encontrado numa casa, em frente a Secretaria de Obras. Reproduzo artigo publicado no Blog O Sistema:

JoaoGovernador Dix-sept Rosado hoje amanhece mais triste, acabo de receber a noticia que o saudoso "Joãozinho" ou "João Doido" como o conhecíamos, faleceu, ao passar pela rua Padre Florêncio estranhei a uma grande quantidade de pessoas em uma casa que localiza-se em frente a Secretaria de Obras, ao perguntar o motivo, responderam-me que encontraram naquele local o corpo do hilariante Joãozinho. Governador fica muito triste, pois Joãozinho muito embora não levasse uma vida muito confortável, sempre o encontrávamos sorrindo e em tom de brincadeira alegrando todos que te rodeavam fata que sempre achei que interessante e como costumava dizer ele tornou-se um personagem folclórico Dix-septiense. Enfim fica aqui desse blog a tristeza e o pesar por esse lamentável acontecimento.

Joãozinho era um cara alegre e bom, de coração e alma. Sempre com seus trejeitos de bêbado, que na maioria das vezes eram só pra parecer ‘brabo’ (como ele sempre falava: “hoje eu tou brabo todo”, “tou doido pra matar um!”), ele trazia risos e a atenção de todos por onde passava.

João Doido era um exímio padeiro, mas a bebida venceu sua capacidade de trabalhar. Esses últimos tempos, João catava latinhas de lixo para reciclagem.

Uma comunidade foi criada em sua homenagem no orkut. Clique aqui para acessar.

Perdemos um homem simples, sem educação nem projeção social, mas que tinha um coração grandioso e a pureza de uma criança, em detrimento disso, o palco do céu ganha mais uma atração. Vá com Deus Joãozinho!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Artigo interessante

Pois é, depois de sete dias sem postagem voltei ontem, de forma um pouco tímida, mas voltei. Passei uns dias impossibilitadas de acessar a net, um pouco que, refugiada, digamos assim. Mas o que importa é que estou aqui. É certo, que estou aqui com o acúmulo de trabalho, tentando atualizar tudo que deixei para trás e com isso o Ad Finem, ainda acaba sofrendo e sendo deixado de lado. Mas, tenham calma, (risos) não serão esses entraves que me farão desistir da função de blogger, que eu tanto amo. Não, isso não.

Aos meus leitores que insistentemente me cobraram atualizações deste espaço, meu muito obrigada. Aproveito o ensejo e agradeço ao amigo Das Chagas Meneses, do Atração Musical, pela presença diária neste espaço. Sinto-me honrada com sua presença Das Chagas.

Bem, vamos ao post. Nessa minha ausência toda, durante a semana que se passou, não tive como comentar um artigo que li em um blog dix-septiense e que me chamou a atenção. Inclusive quero de público, antes de citar o aludido texto, parabenizar o amigo Eduardo Andrade pela forma versátil com que vem conduzindo seu espaço ‘Idéias em Xeque’. Eduardo tem conseguido mesclar informações, e ao mesmo tempo, fazer reflexões cruciais sobre a vida, de forma diferente e criativa.

Uma dessas suas reflexões, Eduardo, me chamou atenção pelo fato de você falar com muita propriedade de algo que já vivenciei. Algo que sem dúvida mudou minha maneira de ver o mundo. Não, de ver o mundo não, mudou a minha forma de ver as pessoas. Me fez compreender o quanto somos frágeis, o quanto somos vulneráveis e que em nenhum momento, somos melhor do ninguém.

Experimentei Eduardo situações parecidas com a que está vivendo. Frequentei durante cinco anos, hospitais e hospitais e vi de tudo. Tudo que é possível imaginar e o que não é. Foi ali, Eduardo, nos corredores de hospitais, vendo pessoas sofrendo, que percebi que no meu mundo, não há lugar para rancor, ódio, ressentimento, diferenças, preconceito, descasos, desprezos, etc.

Não quero ser piegas, demagoga ou algo do gênero. Não quero também aparentar uma falsa perfeição, isso nunca. Até porque, reconheço minha fragilidade humana e minha impossibilidade de alcançar esse estágio nesta terra. Contudo, quando somos obrigados a viver certas coisas na vida, quebramos um pouco da casca dura que criamos ao longo de nossa existência e aprendemos a valorizar mais as pessoas.

Nós, seres humanos, temos a inclinação para temermos o sofrimento, e, para evitá-lo, muitas vezes, nos enclausuramos em nossos medos e passamos a ignorar, fugir, menosprezar e até esnobar os nossos semelhantes. Se alguém falhou conosco, entendemos daí por diante, que todas as demais pessoas farão o mesmo e consequentemente, nos distanciamos de todas elas. Isso é um erro grave que cometemos. Agimos com alguém que erra, como se nunca tívessemos errado com ninguém, embora sejamos convictos que isso é impossível. Querendo ou não, um dia já falhamos horrores, com alguma pessoa.

A bíblia nos ensina que devemos tratar os outros da mesma forma que gostaríamos de ser tratado. Desta feita, custa olharmos para as pessoas com um pouquinho de compreensão? Custa ponderarmos, que algumas titudes, muitas vezes tem, por trás delas, inúmeras situações difíceis? Custa tentar desenvolver o sentimento de empatia?  

Bem, cheguei até aqui e asseverei tudo isso, apenas para copiar um texto belíssimo, de criação de Eduardo Andrade, que me fez viajar pelo tempo e relembrar-me algumas de minhas convicções que hoje considero preponderante para minha vida.

Eis o artigo de Eduardo:

VITORIOSA25 (2)

Esse é o sobrenome fictício que dou a uma personagem de uma história real - Vitoriosa. Talvez perguntem por que um “sobrenome fictício” se a regra é criar um “nome fictício”, quando desejamos contar uma história acerca de alguém sem que seja revelada sua identidade. Explico, então.

Nome é algo que não diz muita coisa. João, José, Eduardo significam apenas simples escolhas feitas por nossos pais, baseadas em preferências e estilo. Diferentemente, sobrenome herda-se. Ninguém escolhe. E ele leva consigo quem somos. O sobrenome procede dos nossos ascendentes e diz muito acerca daquilo que nos foi repassado para formação de nosso caráter. E se durante nossa formação nos foram propiciados bons ou maus exemplos, não importa. As escolhas são nossas. Assim como também não tem relevância se você é apenas mais um Silva Brasileiro ou se seu sobrenome tem “sangue azul”. As escolhas caberão sempre a você. Tem sim importância o fato de que seu sobrenome diz de onde você veio e quais lições você recebeu da vida, decorrentes das pessoas que o ascendem e daquilo que você viveu. Seu sobrenome não dita quem você será, necessariamente, mas pode mostrar quais foram os caminhos que você teve a sua disposição para optar. Um nome, não diz muito. Mas um sobrenome, com certeza, diz muita coisa.

Bem, a verdade é que acerca da minha personagem, sei muito pouco. Sou conhecedor do sofrimento e das angústias decorrentes de vários problemas médicos que lhe afligem, apenas. Não sei nem mesmo o seu nome. Desconheço se é Ana, Joana ou Maria. Unicamente sei que ela é vitoriosa. E ninguém me afirmou tal coisa. Foi por meio de um sorriso que me dei conta. Um largo e belo sorriso demonstrador do quanto minha personagem é especial, merecedora de ter um sobrenome que indica o quanto ela é vitoriosa. Pois bem, como não poderia ser digna de ter por sobrenome Vitoriosa, uma moça linda, em pleno apogeu de sua juventude, que mesmo impossibilitada de viver plenamente, devido a várias doenças, não se abate e luta, ao contrário de alguns que gozam de boa saúde, demonstrando que aprendeu muito com as lições impostas pela vida, e que realmente sabe qual é o segredo da felicidade. Ou seja, ela é uma pessoa vitoriosa.

Vejo muitos Doutorzinhos de meia pataca passeando por aí esbanjando prepotência, pensando serem “os caras”. Suas atitudes demonstram sentimento de superioridade sobre tudo e todos. Ora, que idiotas. Se alguém é superior e sabe algo da vida, esse alguém é minha personagem, uma jovem que vive há muito tempo usando fraudas, sem ter liberdade de fazer por si só nem mesmo as mais básicas das necessidades humanas, mas que, apesar de tudo, não perdeu o dom de ser singela e de demonstrar respeito a alguém por meio de um simples e verdadeiro sorriso. Uma batalhadora que luta contra a teimosia dos seus órgãos vitais em falhar, sempre observando a morte que lhe bate à porta a todo instante. Uma guerreira genuinamente meiga, que mesmo cercada por uma equipe de vários médicos e enfermeiros, que lutam na batalha de tentar salvar-lhe a vida, encontra motivos para sorrir e mostrar generosamente o que é ser vitoriosa.

Existem várias mulheres que jogam fora sua juventude com futilidades. Apesar de saudáveis, preferem usar suas forças para inflar um ego centrado em evidências exteriores. Ou seja, baseado naquilo que demonstra, ou possa demonstrar, “ser” ou “ter”. Muitas preferem ficar ao lado de um idiota que a elas proporcionam benefícios materiais ou status social, apenas. Porém, esquecem que o que vale é ter alguém para dar-lhes carinho e respeitá-las como mulher. Ora, que tolas elas são. Quem dera tivessem a pureza que enxerguei naquele sorriso e fossem ávidas por crescimento tanto quanto minha personagem demonstra ser. O quão feliz não seriam se batalhassem em suas vidas para se tornarem mulheres fortes e independentes, cultas e maduras, tanto quanto batalha a minha personagem pelo simples motivo de poder viver mais um dia em sua vida e poder mostrar a todos o quanto é vitoriosa. Belas seriam se deixassem sua feminilidade agir naturalmente, sem preocupar-se em ter que ser sexualmente atraente precocemente, assim como esplendorosa é a beleza daquele sorriso que demonstra o quanto uma mulher pode ser vitoriosa.

O sorriso que tanto me marcou, recebi por uma porta entreaberta, enquanto transitava pelo corredor de um hospital. Ao término de uma visita feita a um parente muito querido, sai em direção ao mundo fora daquelas paredes, mas, por um motivo inexplicavelmente traçado pelo destino, por poucos segundos me vi perante aquela porta que leva diretamente a um leito, onde uma moça de aparência frágil encontrava-se, naquele momento, rodeada por médicos e enfermeiros. Já tinha ouvido falar dela e de sua situação bastante complicada, mas, apenas isso. Não sei quem é, nem conheço sua história. Todavia, por incrível que pareça, aquela moça me fez enxergar que estava diante de uma vontade arrebatadora de viver. Foi um dos sorrisos mais lindos que já presenciei na minha vida. Cheio de vida e que demonstrou o quanto ela sente prazer em poder vencer um pouco mais, a cada dia de sua dolorosa batalha. Um sorriso que deixou claro que o sobrenome de minha personagem é Vitoriosa.

Governador Dix-sept Rosado. 29/05/2010.

Obs: Este texto tem um pouco de realidade e um pouco de ficção, assim como é a vida. Posso garantir duas coisas, apenas. 1) aquele sorriso nunca esquecerei e me servirá de lição enquanto eu viver; 2) aquela moça é verdadeiramente uma vitoriosa.

Segurança in foco

Há alguns dias temos presenciados diversos problemas que envolvem a segurança de nosso município. Blogs locais já citaram o caso e a população chega amendrontar-se com a situação. Assaltos, furtos e outros casos que colocam em risco a segurança dos moradores de Gov estão acontecendo com frequencia e isso sem dúvida causa preocupação e desconforto à todos nós.

Não tenho autorização para divulgar os pormenores, entretanto, posso afirmar que medidas estão sendo tomadas no sentido de se buscar meios para dirimir todos esses problemas que aumentam cotidianamente.

Quando nos sentimos aflitos ou ameaçados com algo, temos a tendência de buscar apolicia militar qualquer custo a quem possa nos ajudar, ou no mínimo, quem possa ao menos encontrar um meio de diminuir a dor que nos atinge. Assim, a priori, pensamos logo o porquê da polícia não agir energicamente e não fazer o que deve ser feito nesses casos. O porquê dela não coibir definitivamente todos os atos infratores que estão ocorrendo, como manda a lei.

A coisa deveria ser bem simples assim, infelizmente não é. Hoje, li no blog Idéias em Xeque, do amigo Eduardo Andrade, a lembrança do GTC e taí Eduardo, concordo com você,vejo que essa possa vir a ser, uma das medidas que venha contribuir com a segurança de nosso município.

Falo isso, porque hoje pela manhã, convesando com o Policial Militar, Francisco de Assis Lima, ele me externou as dificuldades que eles enfrentam, devido a escassez de policias no nosso município. Segundo ele, muitas vezes são chamados, solicitados e reconhecem seu papel de agir de forma imediata, entendem até a necessidade da urgência e tentam o máximo fazer o seu papel, entretanto, na maioria das vezes, esbarram nas limitações de pessoal e material necessário para fazer o que deve ser feito. 

O policial Lima afirmou por exemplo, que seria impossível fazer uma revista, em um local deveras frenquentado, como alguns locais ‘famosos’ da zona rural de nosso município, que atraem frenquentadores de diversas cidades vizinhas. A impossibilidade se dá devido a falta de pessoal e material necessário, fato que poderia colocar em risco, caso fossem agira como deveriam, não só a vida deles, que estariam cumprindo o seu trabalho, como também dos demais presentes do local.

Lima citou ainda, a questão da extensão territorial de Gov. Dix-sept Rosado, que todos nós sabemos que é uma das maiores de nosso estado. “A distância de uma comunidade para outra e do centro de nossa cidade dificulta e muito o nosso trabalho, principalmente com dois policiais de plantão. Claro que quando somos acionados e chegamos ao local, não temos mais como encontrar ninguém” Asseverou Lima.

Pois é, não sabemos ao certo que ações devem providenciadas, no entanto, entendmos ser elas urgentes, sejam quais forem. Assim, aguardemos o desenrolar de algumas medidas que já se encontram em andamento e esperemos para ver de forma efetiva o que estamos necessitando.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Audiência Pública está marcada

O amigo Pádua Júnior, Diretor da Câmara Municipal de Gov. Dix-sept Rosado, enviou-me um email, que gostaria de compartilhar com vocês.

O email versa informações sobre a audiência pública que tratará do problema da água em nosso município. Conforme o que foi repassado por Pádua Júnior a audiência ocorrerá no próximo dia 16/06, às 9:00h no Plenário da Câmara Municipal.

NO email, Pádua envia a relação das entidades que estão sendo convidadas para participar da audiência. Deixo aqui a lista:

  1. SUDENE - Dr. Guilherme Rebouças Diretor da Diretoria de Planejamento e Articulação de Politicas
  2. CAERN NATAL – Sergio Bezerra – (diretor Presidente)
  3. REPRESENTANTE DA Assembléia Legislativa RN
  4. IGARN – INST. DE AGUAS DO RN
  5. CELSO DE MACEDO – DIRETOR GERAL
  6. SUPERINTENDÊNCIA DO INCRA – SR/RN
  7. PAULO SIDNEY GOMES DA SILVA
  8. SECRETARIA DE RECURSOS HIDRICOS DO RN
  9. LAZARO MANGABEIRA - SECRETÁRIO ESTADUAL
  10. PETROLEO BRASILEIRO SA - UNIDADE MOSSORÓ
  11. SECRETARIA DE RECURSOS HIDRICOS DO RN

Além das entidades listadas acima, estão sendo convidados também, as autoridades de nosso município tais como a Juíza, promotor, Prefeita Lanice Ferreira, Vice-prefeito Júnior Afonso, Secretários Municipais, Caern local, ONGs, Igrejas, sindicatos, todos serão instados a participar e colaborar para a solução desse problema.

Me programarei para neste dia me fazer presente, pois considero esse momento ímpar para o nosso município. A situação da falta d’água continua caótica e temos que fazer nossa parte.