SEJAM BEM VINDOS

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Nova resenha sobre o CD de Lenilson

O amigo Lenilson Marques enviou-me um outro e-mail, no qual fez algumas alterações na resenha que escrevera sobre o cd, que ele tem gravado. Gostaria assim, de aqui mais uma vez, publicar seu escrito.

Aproveito o ensejo, para mais uma vez instar os nobres leitores para adquirirem o cd é algo que vale a pena ser ouvido. Enquanto escrevia essas humildes linhas Lenilson, pensei numa coisa e lanço um desafio a você. Já que não amadureceu ainda a idéia de seu blog, que tal contribuir com o Ad Finem?????

Para mim será uma honra imensurável, poder contar com sua participação e colaboração neste espaço. Assim, fica dito, o Ad Finem encontra-se aberto e a sua disposição, para na hora que quiser, fazer uso dele. O desafio está lançado. Aguardo resposta.

Para Lenilson deixei o desafio e para os demais leitores deixo mais detalhes do CD aqui aludido.

Olá querida Islamara,

Graça e paz!lenilson

Fiquei emocionado com o que você escreveu no blog.

Vocês são sempre muito bem-vindos, por favor, apareçam mesmo!

Vou esperá-los com um vinho do Porto... Pode ser um copo de água? (risos)!

Obrigado muitas vezes e de coração pelo carinho, encorajamento e espaço.

Desculpe-me, mas fiz várias mudanças na resenha, segue abaixo a nova versão.

Ósculo grato,

Lenilson

Resenha:

CD “songs=canções”, é uma coletânea de músicas que foram registradas em Stuttgart, Alemanha, em 2005.  Felizmente, as músicas já estavam gravadas, pois tive um AVC em 12 de outubro de 2009; por causa do acidente, atualmente e por enquanto, não estou conseguindo cantar nem: “Atirei o pau no gato...” O nome do CD é genérico por causa de sua característica “plural”, que mistura estilos diversos: gospel moderno, ópera, musical, instrumental; vários idiomas, solos e duetos.  Tem imperfeições, pois é gravação ao vivo, não foi submetido a retoques e maquiagens, comuns a gravações feitas em Studio. São doze músicas, destaco a segunda: “God and God alone”, por sua mensagem espiritual-atemporal e a última: “Meditation (# 4 Selah)”, composição sem palavras, mas que fala muito, Inspirada nos livros poéticos da Bíblia. Ouça o CD e tire suas próprias conclusões, críticas e elogios são bem-vindos, muito obrigado. Finalizo com o refrão do Salmo 136, com o qual selo este trabalho: “Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!”

por Lenilson Marques – GDSR, 30 Abril 2010.

( E-mail: lenilsonmarques@gmail.com )

Novo blog “Em dia com os fatos”

Insiro hoje, mais um link de um blog felipense no Ad Finem. Já tenho prazer de acompanhar o Abelhudonews, do amigo e companheiro de curso, por algum tempo, João Paulo Barra (a quem aproveito para dar as boas vindas, uma vez que ele hoje é professor de História no Manoel Joaquim, inclusive professor de meu filho. Apesar do atraso João Paulo, espero que esteja gostando de Gov e que sinta-se bem em nossa humilde terrinha) e hoje acresço em minhas leituras ‘Em Dia Com os Fatos’ de Erinaldo Silva.

erinaldo_silva

Recebi hoje o segundo comento de Erinaldo e dessa vez, ele me deixou mais detalhes de sua visita. Na primeira vez que por aqui registrou sua presença, apenas teceu vários elogios ao Ad Finem, o que agradeço de coração, sua bondade.

Já visitei o “Em dia com os fatos” e também lhe parabenizo pelo brilhante espaço. Me surpreendi ao perceber que o link do Ad Finem e de outros blogs dix-septienses, já se encontram em seu blog, agradecemos muito por isso. Júnior Afonso me falou da ligação que fez pra ele e dos elogios que teceu ao meu diário virtual. Confesso que fiquei deveras feliz, pois é sempre bom sabermos que alguém gosta do que e como escrevemos.

Seja sempre bem vindo neste espaço.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

CD DE LENILSON MARQUES

No início da noite dirige-me a mercearia ‘o Ponto da Carne’, com intuito de resolver uma coisa com Júnior de Aurivete, no caminho, tive a imensa alegria de conversar um bom tempo com o amigo e irmão, Lenilson Marques. Momento ímpar, sem dúvida. Conversar com Lenilson é por demais agradável e salutar. Lenilson é um poço de conhecimento, já viajou pelo mundo e conhece culturas diversas. Conversar com ele é um privilégio e um aprendizado.

No meu diálogo com ele, instei-o a criar um blog, para falar de suas experiências, dividir conosco um pouco do que sabe e do que viu. Sobre minha proposta, disse-me que já havia pensado nisso, contudo, ainda não tinha amadurecido a idéia.

Lenilson, recetemente passou por uns problemas de saúde, tendo que enfrentar um AVC – Acidente Vascular Cerebral – mas com isso, demonstrou mais ainda o homem forte que é. Tem enfrentado tudo de cabeça erguida e mostrado que é possível vencer, mesmo os óbices mais difíceis.

Lenilson Marques para quem não sabe é filho de Maria Antonia Marques e Damião Firmino. Ele é dono de uma das vozes, mais potentes, bonitas e emocionantes que já ouvi. Para minha surpresa, hoje tomei conhecimento que ele tem um CD gravado, ressalte-se, gravado na Alemanha, e que agora, teremos a felicidade, como já tive, de ouvi-lo em casa.

Sobre o CD, veja o que ele próprio descreveu e me mandou por email:

lenilson Resenha:

CD “songs=canções”, é o registro de um evento que participei em Stuttgart, Alemanha, em 2005.  O nome do CD é genérico por causa de sua característica “plural”, que mistura estilos diversos: gospel moderno, ópera, musical, instrumental; cinco idiomas; solos e duetos.  Claro, que por ser um registro ao vivo, tem imperfeições, o mesmo não foi submetido a melhoramentos, comuns a gravações feitas em Studio. São doze músicas, destaco a segunda música: “God and God alone”, por sua mensagem espiritual-atemporal e a última música: “Meditation (# 4 Selah)”, composição sem palavras, mas que fala muito; Inspirada nos livros poéticos da Bíblia. Obrigado por ouvir o CD, críticas e elogios são bem-vindos. Finalizo com o refrão do Salmo 136, com o qual sélo este trabalho: “Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!”

por Lenilson Marques – GDSR, 29 Abril 2010.

(E-mail para contato: lenilsonmarques@gmail.com)

A resenha de Lenilson já diz tudo sobre o CD e diria, que depois do que li a respeito do cd e do que ouvi, contando com claro, com a voz melodiosa do cantor, se dispensa aqui, qualquer comentário, pois seria impossível acrescer a importância e beleza das músicas que ouvi. A riqueza, diversidade, variedade contido no CD, por si só, já expressam que o mesmo é sem sombra de dúvida, uma aquisição obrigatória. Assim, fica aqui a dica, para que todos busquem fazer esta aquisição. O CD está sendo vendido em nossa cidade e as pessoas interessadas, poderão procurar Leila Marques, irmã de Lenilson e adquiri-lo por apenas R$ 15,00. Fazendo assim, você, além de passar a dispor de músicas de qualidade, que valem a pena ser ouvidas, apreciadas, ainda contribuirá com o tratamento que Lenilson ainda se submete.

Meus parabéns a você Lenilson, pelo brilhante trabalho. Sei que este é apenas uma pequena demonstração do que podes ainda fazer. Vai daqui, direto da Ad finem, nossos votos de sucesso e recuperação completa pra você. Saiba que tenho uma profunda admiração por você e torço para que os seus sonhos sejam realizados.

Abraço. Numa outra oportunidade, conversaremos mais. 

Crianças são adotadas por casal homoafetivo

Depois de oito anos de vigência, as inovações do Novo Código Civil, que dão margem a interpretações infindas, começam a ser realçadas. Nesta, terça-feira, 26/04, O Rio Grande do Sul que é de longe, o estado brasileiro mais conhecido no meio jurídico, como àquele que mais avança e inova em questões polêmicas, tomou uma decisão que certamente irá render muitos panos pra mangas.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) do aludido estado, decidiu manter o registro de adoção, de duas crianças por um casal homossexual, que fora dado pelo Tribunal de Justiça e recorrido pelo Ministério Público Federal.

cc A adoção das crianças fora autorizada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desde 2006 e diante do recurso do MPF o casal aguardava a decisão. O ministério Público havia recorrido com base no que preceitua o Código civil de 2002, quando afirma: “ninguém pode ser adotado por duas pessoas salvo se forem marido e mulher ou se viverem em união estável”.

O STJ entretanto, contrariando o MPF, contestou sua arguição, assegurando que o dispositivo em momento algum impede ou afirma que um casal homossexual não possa adotar juntos, um filho.

Para o meio jurídico esse é um grande e importante passo, independente das posições e definições que venham surgir, a decisão aqui referida, sem dúvida abriu um precedente incontestável no direito brasileiro. Até ontem, as pessoas homossexuais, que desejavam adotar filhos, teria que fazê-lo de forma individual, como solteiras e jamais em conjunto. Hoje, com a decisão do STJ do Rio Grande do Sul, a coisa muda de figura.

Impende destacar, que o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul ainda tem o direito à recurso, para o Supremo Tribunal Federal, desde que possa arguir a existência de inconstitucionalidade na decisão.

O Ministro Luiz Felipe Salomão, relator do caso, entretanto, ressaltou, que não há o que se considerar inconstitucional, em sua decisão, uma vez que não há nada de ilegal. Afirma ele, que sua decisão baseou-se no fato de as crianças já morarem há oito anos, com o casal de lésbicas e que as elas (crianças) estão sendo bem assistidas.

Asseverou ainda, que a sua decisão, em momento algum foi contrária a lei, pois o CC/2002, não proíbe a adoção neste sentido. Para complementar sua fundamentação, o relator ressaltou a recomendação da assistente social que acompanhava o caso desde o início, e que, orientou que o mais correto, seria a manutenção do registro de adoção.

O presidente da 4ª Vara do STJ, também fez questão de propagar seu posicionamento, arguindo que grande parte das leis brasileiras, que versam sobre o direito familiar, foram criadas por jurisprudências e que neste caso, eles não estão violando nenhum dispositivo, uma vez que o Código Civil, não veda a adoção aqui em foco.

É aguardemos pois o desenrolar dessa celeuma, que com certeza será criada no meio jurídico. Com o argumento do Presidente da 4ª Vara, “que grande parte das leis de família” foram criadas pela jurisprudência, me deixou ainda mais convicta que o papel do legislativo brasileiro está a cada dia sendo tragado pelo Poder Judiciário. Ao que me parece, isso não preocupa nossos legisladores, acho que estão mais preocupados com o que vão ganhar do que com sua própria responsabilidade, não sabendo eles, que isso um dia, poderá implicar e, muito, em seus objetivos. Só quero ver quando nossos legisladores abrirão os olhos.

E ai Tiago, tenho razão ou não quando lhe afirmo que tenho medo da DITADURA DO JUDICIÁRIO.

Eita Brasil!!!!!!

Ctrl-c ctrl-v do The Place

Agora no final da tarde, quando chegava em Gov., vindo de Mossoró, lembrei-me de copiar um post que vi ao meio dia no The Place. A lembrança se deu pelo fato, de que quando ia entrando na cidade, como afirmara, deparei-me com um rebanho de vacas, que atravessavam lentamente a pista, como se desfilassem e mostrassem todo o seu charme, afff.

As vacas atravessavam no sentido do posto de Chapolim para a substação, local exato, onde o amigo João Paulo Sales, na terça-feira, colidiu com um jumento e por felicidade não sofreu maiores danos.

É lamentável nos sentirmos impotentes, mas o fato é que quem trafega na RN-117 preocupa-se muito com isso e não podia ser diferente. O perigo é iminente e algo precisa ser feito com urgência. Andamos o tempo todo, orando e pedindo a Deus sua proteção, uma vez que esta é única coisa que podemos fazer. Quem vai à Mossoró, duas vezes ao dia, então, como eu, o perigo é dobrado.

Uma outra preocupação que gostaria de acrescer a esta, é no que tange aos buracos que também já surgem na RN-117 e que aumenta significativamente o perigo dos que ali trafegam. Esperamos que algo seja feito, o mias urgente possível, antes que a via que dar acesso a Mossoró, torne-se praticamente intransitável. Mas, temos uma grande esperança, como este ano tem eleição para governo do estado, torcemos para que o executivo, que assumiu recetemente o cargo, queira mostrar algum serviço e rapidamente resolva este problema. 

Diante disso e de muito mais, é que me alio ao brado e conclamação do The Place, blog do amigo Wilton Júnior, para que possamos engrossar o coro de despertamento, para quem de direito. Ressalto que este ato, isto é, a voz que brada nos blogs dix-septienses, mesmo que alguns não valorizem, é o pouco que temos ao nosso alcance, para lutar por melhorias em nossa cidade e vamos continuar a fazer uso disso.

Vejam o post:

segurança
Recebi um email ontem, do leitor João Paulo Sales, que me relatou de um acidente sofrido por ele, e que gostaria de comentar. Vejam o texto do email:

Caro amigo Jr:

Peço ao amigo que se possivel relatasse em se blog em que sou leitor assíduo.

Venho aqui através deste e-mail relatar um acidente em que sofri ontem 27/04/2010…  assim que retornava do trabalho. Quando eu vinha chegando de Mossoró aqui em Governador colidi com um jumento na minha moto em frente ao posto de Chapolin e a subestação de energia, e neste relato venho primeiro mostrar o quanto Deus é maravilhoso, onde escapei ileso, com apenas algumas escoriações e dores no corpo. Onde foi o dia em que nasci de novo graças a Deus. Venho através deste relato mostrar minha indignação sobre as autoridades municipais e estaduais em relação a estes animais na pista, onde se no momento em que eu não tivesse sido prudente em relação a velocidade em que eu pilotava a moto talvez viesse a sofrer maiores danos, então deixo aqui como exemplo o que eu passei na noite de ontem, e espero que as pessoas saibam cobrar destes politicos no geral, que saibam fazer uma boa escolha para que possamos ver resultados e não só promessas.

Obrigado desde ja Atenciosamente,

João Paulo de Sousa Sales.

Caro João Paulo,

Você realmente teve sorte. Infelizmente nada do que você afirmou é falso. Nossas estradas estão cheias de animais. Qualquer motorista que disser que realizou uma única viagem para Mossoró, seja qual for o dia ou hora, e não teve que frear bruscamente em virtude de animais na pista, está mentindo categoricamente.

animais
O perigo dos animais soltos é visível, e nunca poderia passar despercebido por nossas autoridades. Sinceramente não sei o que há, se é desinteresse, ou falta de humanidade. Não vejo nada complicado (nem caro) em fazer um consórcio inter-municípios e com os criadores de animais no entorno da RN-117 e cercar toda a extensão da pista.

Os criadores devem ser obrigados a pagar por essa cerca, não só o poder público, haja vista, criarem soltos, os seus animais.

Sempre volto também, minha atenção para a responsabilidade dos criadores. Acho uma forma de bandidagem, um crime mesmo, criar animais soltos na beira de uma estrada. Quando alguém morre, em virtude de abalroar um animal que deveria estar sendo criado preso, considero o dono desse animal um criminoso, que deveria pagar pelo assassinato “culposo” que cometeu.

animais na pista
Infelizmente parece que ninguém pensa assim.

Voltando para os políticos, imagino ser complicado de criar essa cerca, pois ela não é ‘politicamente’ viável, é uma obra que não dá muitos votos.

Assim sendo, enquanto vivermos em uma cidade que tudo acontece ao bel prazer do destino, numa cidade em que o povo não tem consciência de exigir (não é cobrar não… exigir mesmo!) seus direitos, vamos conviver com mortes, acidentes e outras situações negativas que marcou e vai continuar marcando o cotidiano de nossa São Sebastião por todos os séculos dos séculos!!!!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Conselhos de um homem inteligente

Meninas, moças e mulheres, preparem-se para ler um dos mais sábios conselhos de homem para homem. Vocês nem imaginam o que estar por vir (risos). Olha, segundo minha colega de curso, Riquelma Medeiros, que me enviou o texto por email, os conselhos foram escritos por um homem.

Não sei ao certo se um homem consegue desnudar a alma feminina, da forma como o referido texto me mostra, mas se conseguir, se realmente, o texto foi escrito por um homem, convenhamos, minhas caras leitoras, temos que conhecê-lo. Ainda duvido que nessa guerra dos sexos, um homem seja capaz de penetrar tão profundamente na essência feminina, desconheço esse (risos).

Diante do exposto o lado cômico do Ad Finem entra no ar. Meninas, delicie-se com a leitura e mandem os homens que vocês conhecem ler. É obrigatório (risos). Enquanto a gente se satisfaz e se deleita, os homens sofrem com esses conselhos. Vejam:

O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana.

Tenho apenas um exemplar em casa,que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!'

Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:


Habitat

Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.


Alimentação correta

Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.


Flores

Também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.


Respeite a natureza

Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.


Não tolha a sua vaidade

É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.


Cérebro feminino não é um mito

Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.


Não faça sombra sobre ela

Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.

Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.

E meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay.

Só tem mulher quem pode!

Bárbaro não????? (risos). Esse homem sabe das coisas (risos).

Uma coisinha só, que não concordei muito (risos), é no que se refere as flores. Posso até parecer ríspida, mas prefiro livros, roupas, perfumes, outras coisas que durem mais, não gosto de receber flores. E vocês? O que me dizem? Homens e mulheres, concordam com os conselhos? Opinem. Se algum homem tiver algum texto para revanche, o espaço está aberto é só enviar ao meu e-mail. Deixo inclusive meu email pessoal, que abro diariamente: islamara_costa@hotmail.com.

Se querem revanche, busquem fundamentos fortes, porque os aqui elencados, deixaram os homens de saia justa e na nossa cultura, saia justa ficou para mulheres.

Mas gente, deixando as brincadeiras de lado, o texto é realmente muito inteligente. Homens, aceitem os conselhos e mulheres fiquemos de olho.

Bem, para finalizar, pesquisei para ver se encontrava o autor do texto, porque tenho uma leve desconfiança, de que se um homem realmente escreveu tudo isso, só pode ter sido, Arnaldo Jabor, mas infelizmente não descobri. Se alguém souber me ajude.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Juíza Welma Meneses publica decisão, rejeitando as contas de campanha de Anaxmandro

Com o tempo corrido, uma vez que tenho que ir pra faculdade, não posso deixar maiores detalhes sobre o efeito da reprovação das contas eleitorais de Anaxmandro e Adonias. Contudo, gostaria apenas de ressaltar, parte da fundamentação dada pela Juíza Welma Meneses, para reprovar as contas da campanhas dos candidatos aqui aludidos.

A posteriori, trarei mais detalhes do efeito desta reprovação. Vejam as palavras da juíza:

Analisando os autos, verifica-se que ao candidato foi dada ampla oportunidade para sanar as falhas detectadas na presente prestação de contas, contudo, conforme se extrai do parecer conclusivo – pós vista, restaram insanáveis as seguintes irregularidades, conforme pareceres de fls. 314/315 e 364/365, bem como do parecer ministerial plasmado às fls. 372/381:

1. Ausência de registro no Demonstrativo dos Recursos Arrecadados da doação feita por Francinaldo Pires da Silva (item 3 do parecer):
2. Ausência de entrega do recibo eleitoral nº 40.000108835 (item 4 do parecer);
3. Ausência de avaliação dos recursos estimáveis lançados no Demonstrativo do Recursos Arrecadados (item 5 do parecer);
4. Ausência de assinatura do doador no recibo eleitoral nº 40.000.118.954 (item 5 do parecer);
5. Ausência de contrato de locação firmado pelos contratantes e por duas testemunhas com firma reconhecida em cartório (item 6 do parecer);
6. Despesas realizadas com pagamento de energia elétrica registradas como recursos estimáveis em dinheiro (item 6 do parecer).
Embora suficientemente detalhadas as irregularidades nos pareceres da unidade técnica do Cartório Eleitoral e do Ministério Publico Eleitoral, e
dada a oportunidade de saneamento, não foram integralmente sanadas.

No caso em tela, o candidato deixou de registrar doação feita por Francinaldo Pires da Silva; não procedeu de forma correta no que diz respeito às avaliações, ao argumento de que em municípios de pequeno porte não existe órgão para valorar os aludidos serviços. Bem pontuou a unidade técnica em seu parecer ao salientar que “as avaliações não necessariamente tenham que ser feita no próprio município, mas poderia ser
perfeitamente realizadas em empresas localizadas em Mossoró. O que não pode é o candidato/doador fazer uma estimativa do bem/serviço doado,
sob pena de incorrer em subavaliação ou superavaliação da doação estimada, o que compromete a confiabilidade das contas”.

Consta nos autos comprovação de que o candidato realizou despesas com pagamento de energia, água e telefone em nome do Sr. José Edivan de
Oliveira. Despesas que o candidato diz tratar-se de gastos de campanha, realizados no comitê Eleitoral, mas não consegue provar ao não se
manifestar no sentido de juntar aos autos contrato de locação firmado pelos contratantes e por duas testemunhas com firma reconhecida em
cartório, a fim de respaldar tal transação, o que considero formalidade imprescindível para a validar a autenticidade do contrato.

Consta, ainda, nos autos pagamentos de fatura de energia elétrica, consideradas como estimável em dinheiro, quando se sabe que esse tipo de
despesas é realizada somente na forma de dinheiro. Como bem dissecou o Ministério Público em seu parecer, que esse tipo de prática é
considerada ilícita e cita dispositivo da Resolução 22.715/2008, que ora se transcreve: TRE/RN - DJe nº 443/2010 Divulgação: 14/04/2010 Publicação: 15/04/2010 Página 70 Diário da Justiça Eletrônico.

Art. 10. É obrigatória para o candidato e para o comitê financeiro a abertura de conta bancária específica para registrar todo o movimento financeiro
da campanha, inclusive dos recursos próprios dos candidatos e dos oriundos da comercialização de produtos e realização de eventos, vedado ouso
de conta bancária preexistente (Lei nº 9.504/97, art. 22, caput).

Por último, há irregularidade no tocante ao fato de o candidato arrolar no Demonstrativo dos Recursos Arrecadados doação no valor de R$ 5.000,00
(cinco mil reais), por meio do recibo nº 40.000.118.954, sem assinatura do doador nele indicado, o Sr. Francisco das Chagas de Meneses, aliada às
declarações do suposto doador nos autos do Inquérito policial federal nº 0061/2009-DPF de Mossoró e juntado à fl.367, de que não realizou doação
alguma e sim prestação de serviços que lhe fora pago.

Contas de Anax são rejeitadas

Recebi há pouco, o comento de um anônimo me comunicando da reprovação das contas do ex-prefeito Anaxmandro Vale e na busca de me certificar da veracidade dos fatos, percebi que o The Place, já havia se antecipado nisso. Assim copio e colo, tal e qual o post do amigo Wilton Júnior. Vejam:

Recebi agora, comentário de um leitor denominado observador, com inteiro teor de uma decisão da Juíza Eleitoral da Comarca de Gov. Dix-sept Rosado, desaprovando as contas do Candidato Anaximandro Vale e Adonias Melo.

Na decisão, publicada nas páginas 69, 70 e 71 do Diário Oficial da Justiça (http://www.tre-rn.gov.br/dje) do dia 15/04/2010, a Juíza Welma Menezes, torna o ex-prefeito Anax Vale e seu candidato a vice-prefeito, Adonias Melo, “impedidos de obterem certidão de quitação eleitoral durante o curso do mandato ao qual concorram”, isso é, pelos 4 anos subseqüentes ao período que concorreram à prefeitura local, dessa forma, de 2008 a 2012. Isso, pelo menos em primeira instância, torna o ex-prefeito, inelegível.

Veja o texto publicado no DOJ:

1-vert

domingo, 25 de abril de 2010

Pantomima

Há uns dias, paticipei da festa de aniversário da Igreja Cristã evangélica e desde então, sinto a necessidade de falar sobre uma apresentação teatral que lá assisti e me maravilhei.

A peça a que me refiro chama-se pantomima, uma peça teatral cuja apresentação se dá, por meio de gestos, na qual, a história é narrada através da arte de se expressar com o corpo. É simplesmente lindo e tocante. Ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer o gênero teatral, aqui aludido, e, principalmente, ainda não conhecia a história retratada pelos jovens da Cristã, mas confesso, que foi uma das melhores apresentações que já vi em minha vida.

Fiquei maravilhada com o talento dos jovens que ali se apresentaram e com o enredo por eles interpretado. Era algo de arrepiar. Os atores, ressalte-se, todos dix-septienses, deram show de interpretação. Eles não conseguiram apenas a atenção da platéia, foram muito além, emocionaram, absorveram por completo a todos os que assistiam o espetáculo.

A história narrada, contava a vida de uma jovem que travara uma luta espiritual contra o terreno. Uma luta que envolvia escolher entre o salutar e o desprezível, entre o que anela o espírito e o que alimenta a carne, como drogas, bebida, sexo. Muito envolvente o comovente a história. Bom seria que todo jovem, que pensa se enveredar pelo caminho das drogas e dos vícios, pudessem ter a oportunidade de refletir sob a ótica apresentada na peça. Era uma luta entre os padrões morais e as facilidades que o mundo oferece, algo digno de ser visto. Brilhante a apresentação dos meninos.

Quero de público, parabenizar todos os jovens que compõem o grupo que se apresentaram na Cristã Evangélica e ressaltar o talento e habilidade da jovem Helen Fadja, que fizera o papel principal da peça e conseguiu, de forma peculiar, nos envolver por completo durante a peça. Parabéns ao jovens e parabéns a todos que organizaram o evento festivo da Cristã. Perdoem-me o atraso do post.

Para vocês terem uma idéia do que é realmente a pantomima que vos falo,  vejam o vídeo, que Ana Christina, minha sobrinha, enviou-me por email, quando soube que fiquei extasiada com a apresentação dos jovens da Cristã.

Deixo com vocês, a mesma peça que assisti na Cristã, claro que com outros atores. Vale a pena conferir. VEJAM.

sábado, 24 de abril de 2010

Um grande homem

Estive distante daqui, por três dias consecutivos e nem tive a oportunidade de justificar-me aos meus leitores, nem informar-lhes que este espaço ficaria sem atualização neste período. Minha ausência se deu ao fato de, nesta quinta-feira, ter ido participar da 4ª Conferência das Cidades do RN, na cidade de Natal, que aconteceu de 22 a 24 deste. A Conferência foi deveras proveitosa e espero contar com a compreensão dos webamigos. Obrigada a todos, que mesmo sem postagem, continuaram por aqui em busca de novidades. Voltei hoje e continuarei com minhas atualizações. 

Iria neste momento apenas desculpar-me pela ausência, uma vez que neste momento já tenho outro compromisso e dai a necessidade de ter de me ausentar em breve, todavia, ao ler um texto que minha amiga Francidária Romão, enviou-me por email, resolvi dividir com vocês. Agradeço a amiga Francidária e aproveito o ensejo para dizer-lhe, que também estou com muita saudade.

Eis o texto. Ele serve para homens e mulheres refletirem sobre as diferenças existentes entre os dois sexos e a forma como lidamos com isso. Serve ainda, para tomarmos consciência de que as divergências entre os dois sexos podem e devem ser minimizados e para isso, ambos devem ceder e contribuir para tal.

UM GRANDE HOMEMlagrima

Nós homens nos caracterizamos por ser o sexo forte, embora muitas vezes caiamos por debilidade.
Um dia, minha irmã chorava em sua casa...
Com muita saudade, observei que meu pai chegou perto dela e perguntou o motivo de sua tristeza.
Escutei-os conversando por horas, mas houve uma frase tão especial que meu pai disse naquela tarde, que até o dia de hoje ainda me recordo a cada manhã e que me enche de força.
Meu pai acariciou o rosto dela e disse::
“Minha filha, apaixone-se por Um Grande Homem e nunca mais voltará a chorar".
Perguntei-me tantas vezes, qual era a fórmula exata para chegar a ser esse grande homem e não deixar-me vencer pelas coisas pequenas.

Com o passar dos anos, descobri que se tão somente todos nós homens lutássemos por ser grandes de espírito, grandes de alma e grandes de coração,
o mundo seria completamente diferente!
Aprendi que um Grande Homem não é aquele que compra tudo o que deseja, porque muitos de nós compramos com presentes a afeição e o respeito aqueles que nos cercam.
Meu pai lhe dizia:
"Não se apaixone por um homem que só fale de si mesmo, de seus problemas, sem preocupar-se com você... Enamore-se de um homem que se interesse por você, que conheça suas forças, suas ilusões, suas tristezas e que a ajude a superá-las.
Não creia nas palavras de um homem quando seus atos dizem o oposto.
Afaste de sua vida um homem que não constrói com você um mundo melhor ... Ele jamais sairá do seu lado, pois você é a sua fonte de energia.
Foge de um homem enfermo espiritual e emocionalmente, é como um câncer, matará tudo o que há em você (emocional, mental, física, social e economicamente).
Não dê atenção a um homem que não seja capaz de expressar seus sentimentos, que não se ame saudavelmente.

Não se agarre a um homem que não seja capaz de reconhecer sua beleza interior e exterior e suas qualidades morais.
Não deixe entrar em sua vida um homem a quem tenha que adivinhar o que quer, porque não é capaz de se expressar abertamente.
Não se enamore de um homem que ao conhecê-lo, sua vida tenha se transformado em um problema a resolver e não em algo para desfrutar.
Não creia em um homem que tenha carências afetivas de infância e que trata de preenchê-las com a infidelidade, culpando-a, quando o problema não está em você,e sim nele, porque não sabe o que quer da vida, nem quais são suas prioridades.”
Por que querer um homem que a abandonará se voce não for como ele pretendia, ou se já não é mais “ útil ”?
Por que querer um homem que a trocará por um cabelo ou uma cor de pele diferente, ou por uns olhos claros, ou por um corpo mais esbelto?
Por que querer um homem que não saiba admirar a beleza que há em você, a verdadeira beleza… a do coração?

Quantas vezes me deixei levar pela superficialidade das coisas, deixando de lado aqueles que realmente me ofereciam sua sinceridade e integridade e dando mais importância a quem não valorizava meu esforço?
Custou-me muito compreender que GRANDE HOMEM não é aquele que chega no topo, nem o que tem mais dinheiro, casa, automóvel, nem quem vive rodeado de mulheres, nem muito menos o mais bonito.
Um grande homem, é aquele ser humano transparente, que não se refugia atrás de cortinas de fumaça, é o que abre seu coração sem rejeitar a realidade, é quem admira uma mulher por seus alicerces morais e grandeza interior.

Um grande homem, é o que caminha de frente, sem baixar os olhos; é aquele que não mente, embora às vezes perca por falar a verdade e sobretudo, um grande homem é o que sabe chorar sua dor sem fugir dela.
Um grande homem é o que cai e tem a suficiente força para levantar-se e seguir rutando.
Hoje minha irmã está casada e feliz, e esse Grande Homem com quem se casou, não era nem o mais popular, nem o mais solicitado pelas mulheres, nem o mais rico ou o mais bonito.
Esse Grande Homem é simplesmente aquele que nunca a fez chorar… é quem no lugar de lágrimas lhe roubou sorrisos.

Sorrisos por tudo que conquistaram juntos, pelos triunfos alcançados, por suas lindas recordações e por aquelas tristes lembranças que souberam superar, por cada alegria que repartem e pelos 3 filhos que preenchem suas vidas.
Esse Grande Homem ama tanto a minha irmã que daria o que fosse por ela sem pedir nada em troca.
Esse Grande Homem a quer pelo que ela é, por seu coração e pelo que são quando estão juntos.
Aprendamos a ser um desses Grandes Homens, para vivenciar os anos junto de uma Grande Mulher e nada nem ninguém nos poderá vencer!
Envio esta mensagem aos meus amigos "homens", para que lhes toque o coração e tratem de fazer crescer esse GRANDE homem que vive dentro deles.
E às minhas amigas "mulheres" para que saibam escolher esse Grande Homem que Deus tem para elas.

(Desconheço autor)

terça-feira, 20 de abril de 2010

Respondendo aos esclarecimentos

Caro Jocigleuson, a priori, gostaria de dizer, que em nenhum tive o intento de provocar polêmicas, discussões e nem muito menos acalorar um debate tão fervoroso da forma como este se tornou. Não é objetivo deste espaço altercar sobre qualquer assunto que seja, nem o mais relevante. No entanto, não posso me furtar o direito de aqui argüir, alguns pontos que entendo como necessário, diante de seu esclarecimento.

Apesar de está fugindo do caráter, a que este blog se propõe, gostaria de tecer algumas considerações. Não vou mais copiar e nem muito menos colar, nenhuma de suas afirmações em relação ao teste seletivo de nosso município, (até porque estas já foram republicadas, um post aqui e outro no The Place), mas gostaria que você relesse o que escreveu, releia minunciosamente o que disse e veja que, que EM NENHUM MOMENTO, você falou de indícios, porque se assim fosse, não teria tido a preocupação de lhe atentar ao que estava fazendo. Você chegou a afirmar sim, quando disse: Se fosse um concurso público, a Chefe do Executivo não agiria da mesma forma para beneficiar os seus? Já que o fez com apenas um simples processo seletivo, onde o emprego é de forma temporária? Pode até ter tido erros no processo, as melhoras empresas prestadora desses serviços erram, quanto mais uma prefeiturazinha de um  município interiorano. No entanto, nem isso lhe dar o direito de afirmar que alguém agiu de  má fé, não enquanto isso não for provado.

Quanto ao fato de você se indignar e a sociedade dix-septiense também, este é um direito seu, meu, nosso, direito que nos assiste. Não tive a intenção de conter sua indignação, de forma alguma, indignar e criticar é preciso, porém, há formas e formas de praticá-la. O que intencionei foi lhe mostrar que para criticar, se opor, contrapor ou qualquer outra coisa, não significa necessariamente que ajamos como se seres imbatíveis fôssemos. Para se opor e criticar, há meios de fazê-lo, sem descer o nível, sem figurar perseguição a qualquer custo. Há meios de se contrapor a determinada ideologia, grupo partidário, filosofia, ou qualquer outra coisa do ramo, sem esquecer que somos mortais, cheios de falhas. Sem esquecer, que como dizem alguns, quando apontamos o dedo pra alguém, temos quatro, apontando para nós mesmo.   

Quanto aos jornaizinhos apócrifos não posso eu responder por eles, uma vez que não sei qual sua origem. Se foi pessoas cultas ou não, que o fizeram não tenho conhecimento, porque sinceramente, até hoje não sei de onde eles saiam. Se bem, que vale ressaltar, que os jornais foram bem recíprocos, tanto existia de um lado quanto de outro. Agora, uma coisa você pode ter certeza, convicção mesmo, jamais compactuei com tais expedientes, sempre assumi o que penso, nunca me escondi por trás de anonimato e nem tão pouco de alcunha ou nome fictício. O que penso, você me conhece muito bem, e, convictamente sei que podes ratificar, não escondo. Entretanto, tento, digo TENTO, utilizar as palavras corretas, para não ter que sair desferindo ofensas à pessoas, que como você mesmo disse, são cidadãos de bem, honestos e que merecem nosso respeito. Sabe muito Jocigleuson que jamais, jamais concordei cegamente com o que meu grupo político faz, apenas porque sou filiada a ele. Jamais considerei nenhum dos nossos líderes como varões perfeitos. Nunca propaguei neste blog, que a administração atual é perfeita ou coisa parecida, todavia também, nunca publiquei algo, nem tão pouco aceitei comentários anônimos, que possam vir a ferir ou manchar a imagem de A e nem de B.

Para exemplificar o que pretendia lhe transmitir com o meu recado, o que eu queria dizer, era que entendo não ser necessário a ênfase que você dar, como no post “Esclarecimento” ao fato de a prefeita ter sido julgada e condenada em todas as instâncias. Não vejo necessidade, de a todo momento, você ficar ressaltando as falhas, o defeito da executiva de nosso município, a não ser que o propósito do seu blog, seja um diferente do que eu pensara. Impende destacar que Lanice Ferreira e Júnior Afonso foram julgados e condenados e já cumpriram pena. Desse processos a que você se refere, eles não têm mais nada a pagar. Por que não fala dos atuais, onde eles foram inocentados em duas instâncias e seu grupo político nem recorreu, porque sabe que não há provas. Os demais processos que eles respondem, terão seu julgamento, esperemos pois.

As vezes fazemos coisas, que nós mesmos não entendemos sabe. É isso que queria mostrar. Por exemplo, você ressalta tanto os processo de Lanice e esquece que seu irmão José Carlos, (sinceramente, não queria afirmar isso aqui, não queria publicar, não é o meu intento, tenho profundo carinho e respeito por você e amo, amo mesmo, muito sua mãe, mas sinto-me obrigada a responder e depois me calar. Não posso persistir num embate desse tipo, que sou contra, que luto contra. Podem todos achar que sou utópica, mas ainda espero ver o desenvolvimento humano e intelectual em nossa cidade, ainda espero ver certas picuinhas caírem, ainda espero ver dix-septienses, que hoje não se falam, em decorrência da política partidária, voltarem às velhas amizades) também responde a muitos processos, inclusive penais também, e você nunca fez referência a eles. Ele teve seus direitos políticos cassados e também não vejo nada sobre isso no seu blog.

O que queria dizer Jocigleuson é que a política é dinâmica (para não dizer outra coisa), principalmente a partidária. Sei que você também, sabe muito bem disso. Hoje você está de um lado e eu de outro, mas amanhã poderemos estar juntos. Ora, você não pode ter esquecido que já fez parte deste grupo que você tanto critica, que você tanto hostiliza. Você já participou dessa panelinha e foi um dos  beneficiados dela. E que benefícios!!!! Como a sociedade dix-septiense se indigna hoje, como afirmara, com a realização deste malfadado teste seletivo, ela também pode ratificar o que vou afirmar: José Carlos (seu irmão) foi durante anos, o braço direito de Gilberto Martins. Era pessoa da máxima confiança dele e que tinha privilégios diversos na sua administração, como nenhum outro tinha. Você realmente deve conhecer muito bem, melhor do eu até, como o meu grupo político beneficia os seus. Você por muito tempo, foi muito mais beneficiado do que eu e nessa época, não me lembro de ouvir nenhuma crítica de sua parte, e olhe que você tinha chance para isso. Você foi Secretário de Administração no governo de Gilberto e poderia ter feito críticas construtivas, mas parece, que naquele tempo tudo era perfeito, não havia o que criticar.

Falando sinceramente, entendo seu posicionamento, mas meu intento, foi apenas a aconselhar a moderação. O próprio Paulo em uma de suas cartas expressou que nem devemos ser nem demasiadamente santo, nem demasiadamente ímpio, temos de ser temperados. Era isso que queria dizer.

Para finalizar, esse post enorme (desculpem-me minha incapacidade de síntese), gostaria de destacar que quase que diariamente, recebo comentários ofensivos, de baixo nível, que até davam para ser aceitos, mas que eu os modero, por deferência a você e a tantas outras pessoas, que a despeito de serem consideradas minhas adversárias políticas, eu as considero, respeito, estimo e tenho profundo carinho. É disso Jocigleuson que falo. Entendo, que hoje, eu, você e outros bloggers da cidade, temos uma grande oportunidade de acabar, ou, no ao menos, minimizar com a picuinha que foi travada, desde cassação de 2004.

Entendo que temos uma responsabilidade, de enquanto pessoas, que tivemos um maior acesso a a informação, propagar aos nossos jovens e crianças, que o que define uma pessoa, não é a cor que ela veste, não a bandeira que levanta, não o partido que segue ou religião que professa. Entendo Jocigleuson que temos o poder de diminuir com as diferenças raciais, partidárias e religiosas que muitos lutam pra propagar, por pura ignorância ou radicalismo mesmo. Entendo que o respeito e a consideração que temos as pessoas devam estar acima dessa mediocridade que foi criada em nossa mente. Entendo que temos que desfazer a lavagem cerebral porque muitos passaram, de não ter o discernimento de ver, assimilar e aceitar o que é bom para o nosso povo, independentemente por quem venha esse benefício. O asfalto de nossas ruas, não posso dizer que não foi um bem incalculável para Gov. Dix-sept Rosado, apenas pelo fato de ter sido feito, pelo ex-prefeito Adail Vale. Não, não entendo dessa forma. 

Entendo Jocigleuson, que não é pelo fato de muitos, ressalto, MUITOS,  me criticarem, até esnobarem de mim, porque afirmo ter amizades com pessoas que não compactuam com o meu grupo político, que eu vá mudar de opinião. Inclusive, não sei se seria necessário afirmar, mas mesmo assim o faço, já fui por diversas vezes criticada, por expressar, em público, minha amizade por você. Espero do fundo do meu coração, que esta acalorada discussão não mitigue ou leve a cabo, essa nossa amizade, que julgo deveras importante. O queria provocar era tão somente uma reflexão no seu posicionamento.

Ps. Desculpem pelos erros que possam existir no post. Meu tempo, neste momento, impossibilita fazer a correção minuciosa que gostaria.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O valor das pequenas coisas

Em um dia sem nenhuma inspiração para escrever sobre qualquer assunto, resolvi dividir com vocês, um belíssimo texto do Pe. Roque Schneider. A primeira vez que tive contato com esse texto foi há muito tempo, em um livro de minha tia, Maria Senora. Titia gostava muito dos livros do Pe Roque Schneider, ops, gosta, e eu, sempre pegava carona em suas leituras. Hoje, não sei por qual motivo (ou sei), lembrei-me deste texto e fui buscá-lo.

Eis ai, espero que retirem dele o máximo que puderem:

O Valor das Pequenas Coisas

Roque Schneider2rosas

Em cada indelicadeza, assassino um pouco aqueles que me amam.

Em cada desatenção, não sou nem educado, nem cristão.

Em cada olhar de desprezo, alguém termina magoado.

Em cada gesto de impaciência, dou uma bofetada invisível nos que convivem comigo.

Em cada perdão que eu negue, vai um pedaço do meu egoísmo.

Em cada ressentimento, revelo meu amor-próprio ferido.

Em cada palavra áspera que digo, perdi alguns pontos no céu.

Em cada omissão que pratico, rasgo uma folha do evangelho.

Em cada esmola que eu nego, um pobre se afasta mais triste.

Em cada oração que não faço, eu peco.

Em cada juízo maldoso, meu lado mesquinho se aflora.

Em cada fofoca que faço, eu peco contra o silêncio.

Em cada pranto que enxugo, eu torno alguém mais feliz.

Em cada ato de fé, eu canto um hino à vida.

Em cada sorriso que espalho, eu planto alguma esperança.

Em cada espinho, que finco, machuco algum coração.

Em cada espinho que arranco, alguém beijará minha mão.

Em cada rosa que oferto, os anjos dizem: Amém!

Para não ficar apenas no texto, deixo também a oportunidade de vocês apreciarem esse vídeo da música ‘O Sol vai voltar mais uma vez’ de Renato Russo. Reflitam na letra da música, caso não gostem, veja as imagens, elas falam por si só.

domingo, 18 de abril de 2010

Empresários da cal voltam a produção

Publico Ipsis litteris o email enviado pela Assessoria de Comunicação de nosso município, sobre o problema que impossiblitava  o trabalho dos de fornos da cal. Conforme as informações os forneiros assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC se comprometendo a seguir a legislação ambiental, dentro de um prazo prefixado. 

Vejam a matéria:

PREFEITURA CONSEGUE DESEMBARGO DOS FORNOS DE CAL PELO IBAMA

Governador Dix-sept Rosado

Em reunião ontem, 16, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal, com os representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), da Associação dos Produtores de Cal, da Mineradora Ouro Branco e o Ministério Público, a prefeita Lanice Ferreira obteve sucesso quanto ao desembargo dos fornos dos produtores de cal de Governador Dix-sept Rosado.

Segundo a prefeita ao todo foram autorizados a voltar a funcionar 31, dos 68 fornos existentes no município.

O IBAMA embargou os fornos da cidade, no dia 19 de março, por não ter licença ambiental para queimar calcário, extrair rocha nas jazidas do município e lenha da mata da caatinga da região.

Lanice informou ainda que na reunião foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com os produtores do município, para que obedeçam a certos quesitos que a legislação ambiental impõe.

No termo, os produtores, se comprometeram de retirar junto ao IDEMA, as licenças de funcionamento de extração de calcário e da implantação do Plano de Manejo Florestal para extrair a lenha.

Com isso, o Idema e a Promotoria concordaram e aceitaram as propostas dos produtores, que culminou com o desembargo de 31 fornos pelo Ibama.

A prefeita Lanice Ferreira foi peça chave nessa negociação, pois se comprometeu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com Ibama, de fiscalizar e orientar os produtores de cal, no que for necessário para retirar a documentação necessária de funcionamento, como também na implantação do Plano de Manejo Florestal, idealizado pela sua gestão, em parceria com o INCRA, para que os produtores tenham outra alternativa para queimar o calcário, sem utilizar a vegetação nativa da região.

O Manejo Florestal vai funcionar nos assentamentos, onde serão reservado uma área e dividi-la em 16 partes. Cada ano se extrai a lenha de uma parte. “Quando chegar à última etapa, a primeira já tem se recomposto”, conta o fiscal do Ibama Francisco Linduarte, que é especialista em meio ambiente.

Quanto aos fornos que estão poluindo a cidade com fumaça, a prefeita Lanice, está firmando parceria com o SEBRAE para desenvolver um forno que precisa de menos energia e que polui menos o meio ambiente. O Calcário será extraído numa área já licenciada pelo Idema de propriedade da Mineradora Ouro Branco.

“Estou aliviada e tranqüila depois do resultado dessa reunião, vim aqui com o intuito de conseguir esse resultado, pois a população e o comércio de Governador já estavam sofrendo demais com a paralisação da produção caieira, visto que ela tem um grande impacto sobre a economia do município”, falou Lanice e complementa “agora é esperar que os produtores realmente cumpram o que prometeram no TAC e nós iremos está à disposição para ajudar a todos, orientando para que o quanto antes todos os fornos possam está em funcionamentos devidamente legalizados”, finaliza a prefeita.

Ansiosos para voltar à produção, os donos de fornos e trabalhadores que até ontem estavam parados, querem esquecer o prejuízos ocasionados pelo embargo e começar logo a funcionar. Pra isso, no lugar da lenha, vão queimar pedra de calcário que já tinham em estoque usando casca de castanha.

Notícias de Ivone Carlos

Certamente não poderia deixar de postar o comento abaixo, que recebi ontem de Ivone Carlos, e que naquele momento, as ocupações não me permitiram de aqui publicá-lo logo. Ivone, esse com certeza não foi o primeiro comentário que enviaste a este blog, mas com certeza, foi o que me deixou mais feliz. Fico imensamente feliz em saber que na primeira oportunidade acessou o Ad Finem, no entanto, a alegria maior se dá pelo fato de sabermos que já estás bem.

Vejam o comento de Ivone:

Ivone Carlos disse...

Olá Islamara, a primeira oportunidade que tive de entrar na net, graças as meninas maravilhosas que estão cuidando de mim, fui direto ao adfinem para saber as novidades do lugar. Quero dizer a todos vocês que estou bem melhorando a cada dia e com muita esperança e fé em Deus. Agradeço a todos que estão orando por mim neste momento. UM grande abraço.

Desejamos que Deus continue te abençoando e te guardando e que em breve possamos tê-la de volta em nossa terrinha.

Abraço.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Explicando

Já fazem alguns dias que senti a necessidade de aqui tecer algumas informações sobre o Processo Seletivo para provimento de cargos do PSF e do CRAS, todavia, para não incorrer no erro de publicar matéria incompleta ou com alguma informação errada, preferi ser mais metódica e buscar o máximo de detalhes possíveis para fazer a postagem.

Bem, o fato é que desde ontem, que recebo inúmeros comentários sobre o assunto. Comentários anônimos e outros identificados, me instando a aqui me posicionar a respeito. Impende DESTACAR (e nesse momento, faço uso da caixa alta, para que todos atentem esta infomação), que este blog, em nenhum momento, em fase alguma, desde quando da sua criação, até hoje, teve o intento de promover, defender, elevar, enaltecer ou fomentar a a imagem de A e nem de B.

Ainda ressalto, que jamais, esta blogger teve o propósito de omitir, ocultar, esconder ou dissimular qualquer assunto. Nem tão pouco, nunca foi necessário, para que eu venha aqui escrever sobre algo, que seja pedido ou ordenado por alguém. O blog é meu, quem escreve sou eu, quem responde por ele, também sou eu. E em hipótese nehuma, destaco, HIPÓTESE NENHUMA, opino sobre qualquer assunto neste espaço, diferente com o que penso realmente.

Os assuntos aqui abordados e os posiconamentos da blogger que assina este espaço são de minha inteira responsabilidade. Sou adulta, tenho opinião própria, capacidade de raciocinar e tecer minha visão sobre qualquer fato e qualquer assunto. Não necessito seguir o pensamento de ninguém, nem sou mandada, por A nem B. O que escrevo, o que digo, o que expresso é tão somente o que penso, como penso e o que quero.

A priori, gostaria de dizer que aceitei todos os comentários, com críticas construtivas, no entanto, os comentários identificados, porque os anônimos não posso fazê-lo. Principalmente aqueles que afirmam que preferem ficar no anonimato porque não ‘querem confusão comigo’. Caro anônimo, que fez a aludida afirmação, mesmo diante de sua apelação para que aceite seu comento, desculpe-me, não tenho como.

Ressalto, entretanto, que não é pelo fato de você ter feito críticas a minha pessoa, de forma alguma. Acontece que se você não a dignidade de assumir o que pensa, eu não posso também considerar. Para mim, não passa de palavras vãs, se não sei de onde vem. Quanto a situação, caro anônimo, de afirmar que não se identifica porque não quer confusão comigo, (risos), certamente não me conheces, caso contrário não pensaria dessa forma.

Para quem não sabe, sou contra essa picuinha que existe em Gov. Dix-sept Rosado. Essa mediocridade de se dividir as pessoas em cores, em grupos políticos, nossa, isso é coisa de gente pequena. Valorizo as pessoas pelo que são, não pela cor que vestem e nem pela bandeira que levantam. Até quando vamos persistir nisso. Quando vamos agir como gente civilizada e deixar de lado essa pobreza de espírito. A vida é muita curta, pra perdermos tempo com coisas tão insignificantes. Vamos viver a política partidária apenas no tempo de vivê-la. Vamos nos olhar como seres humanos, filhos de um mesmo Deus.

Destaco, para findar este post, que este espaço encontra-se aberto à todos, a quem quer seja, para tecer comentários, criticar, sugerir, opinar, desde que não venha ferir ou ofender direitos de terceiro e que tenham a dignidade e a ousadia de assumir o que diz e o que pensa.

Abaixo, deixo o post sobre o PROCESSO SELETIVO de Gov. Dix-sept Rosado.

Processo Seletivo de Gov. Dix-sept Rosado

Diante de tudo que já ouvi a respeito do Teste Seletivo, que fora realizado recetemente em Gov. Dix-sept Rosado, venho tecer algumas considerações sobre a polêmica levantada, mediante o resultado publicado.

Em primeiro lugar gostaria de ressaltar que fala aqui neste momento, a blogger Islamara Costa, cidadã dix-septiense e educadora, que acredita na liberdade de expressão e que ela garante a nossa democracia. Entretanto, aquela também que sabe, que nenhum direito é absoluto, nem o direito a vida, que encontra excessões albergadas na própria constituição brasileira, quanto mais, a liberdade de expressão.

Diante do exposto (necessidade de inteirar-se melhor dos assuntos), já justifico minha demora em responder aos apelos de meus leitores sobre o enfático e polêmico teste seletivo. Sou uma pessoa deveras ocupada, e busco dividir o meu tempo da melhor forma possível, embora sabendo, que sempre, mesmo sem querer, acabamos por prejudicar uma de nossas prioridades na vida.

Bem, para iniciar meu pensamento sobre o aludido teste, gostaria que lessem o comentário do anônimo abaixo (considerei porque não ofendeu terceiros):

Anônimo disse...

E vc não vai falar nada sobre essa seleção desastrosa que vcs realizaram não, logo vc que tanto falou do outro concurso? É mas eu entendo, não se tem justificativa para essa aberração,vc fez certo enviou a cabeça entre as pernas, melhor é não comentar mesmo, pois não tem mesmo o que dizer...

Caro anônimo, em primeiro lugar, estava sim há dias, querendo falar a respeito da referida seleção, todavia, tenho responsabilidade sabe? Quando vou publicar algo, sobre qualquer assunto, tenho o cuidado de me inteirar da situação, para que eu possa, depois, ter o embasamento para quaisquer questionamentos e/ou divergências de pensamentos. Não faz o meu tipo e nem pode fazer, tomar a atitude de sair acusando quem quer que seja, somente para obter acesso. Isso, certamente não faz o meu gênero. É prazeroso saber que há muita gente acessando seu blog, isso não posso negar, contudo, isso não deve ser obtido a qualquer custo e a qualquer preço.

Tenho zelo por este espaço, e, por acreditar que ele já conquistou a credibilidade de muitos dix-septienses, é que cada dia me dedico e me preocupo mais, em buscar o máximo de informações possíveis, para que não venha a cometer falhas ou denegrir a imagem de alguém, por nada. Posso até vir a cometê-las, ou chegar atingir alguém, não sou perfeita, no entanto, isso nunca será intencional, proposital e nem de forma irresponsável.

Para ratificar o que estou dizendo, que não uso desse expediente, de balburdiar sobre qualquer coisa e de qualquer forma, que ciito um exemplo. veja o caso do Projeto SAMU, ainda não noticiei nada a respeito, da quase reprovação do aludido projeto, diga-se de passagem, que só irá trazer benefício a população de Gov. Dix-sept Rosado, porque ainda tenho que colher mais detalhes, embora entenda, que nada justifica um ato deste. Votar contra ou se abster de vota a favor de um Projeto dessa magnitude, não pode haver justificativas plausíveis.

Não sei se entende, entretanto, eu, como qualquer outro blogger, de nosso município, responde pelo o que escreve em seus espaços virtuais, daí eu não ter a condição de sair acusando as pessoas disso ou daquilo, pelo simples fato de fazer parte ou não de um grupo partidário.

Por fim, apenas para fechar minha resposta a você, caro(a) anônimo(a), e já agradecer por sua interação neste espaço, gostaria de dizer-lhes, que, se me conhecesse um pouquinhho, Saberia que não sou do tipo de pessoa, que esconde a cabeça entre as pernas. Saberia que não tenho a condição de me calar, quando entendo que tenho motivos, razões para falar. Saberia que sou o tipo de pessoa que emite a opinião, mesmo quando não é solicitada. Saberia que sou o tipo de pessoa, que não vivo, como diz o ditado, com a boca na cumbuca, apenas por ser filiada a determinado partido. Tenho opinião própria e faço questão de publicá-la, de demonstrá-la, recuo se tiver errada e as vezes, mesmo não estando, mas, antes de tudo, mostro o que penso e assumo. Um abraço e permaneça sempre ad finem.

Para continuar com este extensivo, espero que não cansativo post, publicarei outros comentos, desta vez,da Odontóloga Marjorie Candice da Silva. A priori, gostaria de agradecer a interação de Marjorie neste espaço e dizer-lhe da minha felicidade de tê-la por aqui. Sinto-me deveras honrada em receber sua visita e seu comento. Parabenizo pela sua coragem em assumir o que escreveu, demontrando que és uma mulher de fibra e de caráter. Parabéns.

Tentarei responder a todos os seus questionamentos e espero assim o fazer. Aliás, intento não só esclarecer as suas dúvidas, como também, a de todos os leitores que estejam interessados, ou que se encontre em situação semelhante a sua. Ressalto, que o espaço continuará  aberto a discussões, até porque é para isso que os blogs existem. Esse é o nosso papel, tentar elucidar as dúvidas dos leitores e favorecer cada vez mais sua interação conosco, e com os demais que quiserem adentrar na discussão.

gostaria de saber se vc nao vai comentar nada sobre o processo seletivo??
ass. marjorie candice da silva

gostaria de lembra a vcs que fui eu quem fui atras de cancelar o concurso realizado por adail.. e nakela epoca vcs criticavam a mesma coisa que acabam de fazer.. o que foi ? o poder muda as pessoas? keria a sua opiniao....
ASS. MARJORIE CANDICE DA SILVA

queria saber como eh que eu tava com 20 ponto e outro dentista tava com 5 pela analise do curriculo.. e depois da entrevista meus pontos se igualharam com os dele.. queria saber qual o peso da analise do curriculo e qual o peso da entrevista. (feita por uma psicologa, por sinal)... se vc puder se informar disso pra mim eu agradeço...
ass. marjorie candice da silva

Pois é, cara Marjorie, desde ontem, que colho informações para chegar até aqui e falar sobre o Processo Seletivo aqui em foco. Hoje, diante de seus comentos e outros mais anônimos, que se aglomeram em minha caixa de comentários, percebi que não havia mais como adiar.

Conversei com Reginaldo Claudino, Secretário de Saúde; Agsneide Agripino, Assistente Social e com a Psicológa, Anny Ednara Torres Benigno de Moura sobre o assunto. Todos eles me deram conta de que o processo seletivo, aqui em debate, foi realizado dentro da total e irrestrita legalidade. Afirmaram-me ainda que todos os requisitos avaliativos, estavam prefixados no edital,que todos os candidatos tiveram acesso. Pra concluir, eles me afirmaram que o supracitado edital, foi exposto no site www.rn.tmunicipal.org.br, ainda nos jornais da região, que circulam em nosso município e também afixado em todos os locais públicos de nossa cidade.

Sobre o peso da pontuação, questão incitada por Marjorie, os três me informaram, que eram iguais para as duas formas de avaliação, quais seriam, análise do currículum vitae e a entrevista com a Psicológa. As duas notas foram somadas e divididas para chegarem ao resultado final.

Sobre a entrevista realizada pela Psicóloga, entendo eu, que ela está sendo a maior causadora de toda celeuma, falei com própria Psicológa sobre e ela informou-me que sua análise baseava-se em aspectos relacionados à personalidade, mas não apenas a isso. Analisava também, aspectos cognitivos referentes a função, ao papel do profissional no Programa a que concorria e ainda sobre o conhecimento da Portaria Ministerial 648, que norteia os princípios gerais dos PSFs, detalhando as suas especificidades e definindo as atribuições dos profissionais da saúde que devem atuar no referido programa.

Anny informou-me ainda, que apesar de não lembrar de todos os participantes das entrevistas, pois ela entrevistara mais de 60 em um dia, disse-me no entanto, Marjorie, que lembrava especificamente de alguns detalhes da sua. Afirmou-me ela, que você chegara ao local da entrevista com o atraso de uma hora e quarenta minutos, fato levantou ainda questionamentos sobre se permitir ou não, que você realizasse a entrevista, considerando, que o edital deixava claro, o horário que o candidato deveria chegar. Esse fato também, conforme informações de Anny, contribuiu para o rebaixamento de sua pontuação.

Eles ainda me esclareceram algumas situações, referentes a sua entrevista, especificamente. No entanto, não acho de bom tamanho aqui expor. Entendo que você poderá ter acesso a esses dados na hora que quiser. Conforme a psicóloga me asseverou, todas as anotações dela, realizadas nas entrevistas, foram guardadas e ela estará a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Agora minha cara Marjorie, falo de minha parte, se você está se sentindo prejudicada ou lesada em seus direitos (estendo o recado a todos os demais que assim se sentirem), recorram, é para isso mesmo que existem os recursos. Se entendem que podem e tem garantido, busquem o vosso direito. Existe um prazo estabelecido no edital, para interpor recursos, no qual vocês podem contestar o resultado publicado.

Se inteirem de tudo e vão à luta. Não sou do tipo que ache, que devemos deixar passar algo, que entendemos que é nosso por direito. Não desistam. Lutem. Se este ato de buscar os recursos previstos no edital, não forem suficientes para elucidar todas as dúvidas existentes, é para isso que justiça está ai. Recorra aos meios judiciais. Quando passei no concurso de Mossoró e percebi que havia um erro grave no resultado daquele certame, que tirava de mim o meu direito, não titubiei, corri atrás. Se eu tinha certeza do meu direito líquido e certo, porque não buscá-lo? Façam o mesmo. Discutir é bom e agradeço que tenham escolhido meu espaço também para isso. Todavia, esse ato não é suficiente para garantir o nosso direito. 

Como você afirmou Marjorie, critiquei o outro concurso sim, critiquei porque vi motivos, razões e provas robustas para que assim agisse. E não falo do fato de parentes de A e nem de B ter passado. Não, não me refiro a isso. Falo da falta de responsabilidade por parte da empresa, quando veio realizar o concurso aqui. Falo da falta de cuidado no simples procedimento de conferir o documento de identificação, fato que possibilitava qualquer pessoa realizar o concurso no lugar de outrem. Falo ainda, da falta de zelo da empresa e das atitudes que ensejavam dúvidas sobre a lisura e idoneidade daquele pleito. Você mesmo deve saber do que estou falando. Você fez o concurso.

Por fim, minha cara, no que pertine ao fato de eu ter mudado ou não… De o poder mudar ou não as pessoas, tenho uma coisa a declarar. Acredito na mutabilidade do ser humano, somos seres em constante transformação, em constante evolução e isso se dá por meio de diversos fatores, dentre eles, com certeza, o meio a que estamos inseridos. Sou pedagoga e acredito na influência do meio, sim em, nossas ações. Todavia, impende destacar aqui um fato, que talvez não conheça, venho de uma família muito humilde, humilde mesmo, difícil até você imaginar o quanto. Mas, foi exatamente este fato que sempre levou-me a lutar, trabalhar, ralar mesmo, para obter o meu sustento. Desde minha adolescência que trabalho, trabalho duro, para nunca necessitar pedir, pois sou sincera, sou meio que orgulhosa, em relação a isso.

De certo é que essa necessidade me ajudou a lutar pelo que eu queria. Me auxiliou a nunca esperar pelas benesses adquiridas facilmente. Me ajudou também a desenvolver o sentimento de empatia, que as vezes acho que me faz até sofrer, mas que julgo necessário ao ser humano. Me ajudou ainda, a não permitir-me o devaneio, seja este causado por questões financeiras ou por quaisquer outras.

Tenho meus pés no chão e ralo muito pra viver. Não vivo a custa da política, como a maioria do povo pensa. Nunca, nem eu ou meu esposo, que hoje se encontra na posição privilegiada de vice-prefeito da cidade, permitimo-nos a acomodação e a espera das coisas que caem do céu. Assim, não seria agora, que iríamos deixar que este posto, tão passageiro e entendo que não tem nada de grande, venha vislumbrar-nos ao ponto de provocar mudanças tão radicais e de fazer-nos esquecer nossas origens. Não mudamos, com certeza não. Não nesse sentido que me instou a responder.  

Para concluir esse alongado artigo, (afff, alongado até demais) e deixar claro de vez o que penso de tudo isso, vou copiar um post, do blog ‘O Cotidiano”, do amigo Jocigleuson Oliveira, para depois encerrar com meu posicionamento.

A repercussão do malfadado Processo Seletivo do PSF de Governador

É minha gente parece que a repercussão do embaraçado e malfadado Processo Seletivo do PSF de Governador ainda não acabou. E dessa vez veio realmente mostrar a verdadeira cara dessa tropa que está no Poder.

Depois do resultado final, onde se escolheu apenas cinco candidatos de cada cargo, a coisa mostra-se mais direcionada ainda, vejam abaixo a indignação de Marjórie Candice, (editado)…, e estava concorrendo ao cargo de dentista.

só mais uma coisa: eu na análise do currículo estava nessa colocaçao que vc tinha colokando.. ou seja em 5 lugar.. mas como nao sou do pmdm.. (e nao sou com muito orgulho.. nao sou pq nao me vendo.. nao sou pq tenho honra e tenho um nome a zelar.. coisa que eles nao tem..)

eu tava com 20 pontos e francisco neuremberg tava com 5 ponto... pela analise do curriculo.. e depois da entrevista eu fikei empatada com ele .. e por idade ele fikou.. kerem que eu engula isso??? sou do pt com muito orgulho e nao me vendo , como eles keriam.. nao me vendo mesmo.....

ESSE POVIM QUE TANTO CRITICOU O CONCURSO DE ADAIL.... MEU DEUS.. FAZEM UMA COISA DESSAS...

ASS. MARJORIE CANDICE DA SILVA

Candice, acredito que a maior e mais provável razão de você não ter sido escolhida entre os cinco cargos de dentista do PSF, aqui em Dix-sept Rosado, deve ser exatamente esse: Não depender de apadrinhados políticos! Que foi no meu ponto de vista e da maioria da população, a principal avaliação de Títulos desse certame, se é que se pode chamar isso de Certame.

Mais um trecho de outro post de ‘O Cotidiano’:

Se fosse um concurso público, a Chefe do Executivo não agiria da mesma forma para beneficiar os seus? Já que o fez com apenas um simples processo seletivo, onde o emprego é de forma temporária?

Analisemos aqui as afirmações acima copiadas. Vemos a afirmação categórica do amigo Jocigleuson, de que houve irregularidade no certame aqui em foco. Ele afirma com todas as palavras e letras, inclusive em negrito, que a prefeita de nosso município cometeu um crime, burlando um resultado de um processo seletivo.

Chamo atenção aqui, caro amigo Jocigleuson, sabes do respeito e do carinho que tenho por você, mas não poderia deixar de alertá-lo quanto a isso. Se não tens condição de provar, tudo que afirmastes em seu blog, entendo eu que podes complicar-se. Levantar questionamentos, por em cheque determinada atitude ou situação é uma coisa, contudo, fazer afirmações da forma voraz como fez, pode ser deveras perigoso.

O crime de calúnia ocorre pelo simples fato de imputarmos falsamente um crime a alguém. Assim, se você não tem provas robustas de que o certame foi fraudado é melhor pensar em procurar, pois você já imputou claramente este fato, a executiva deste município.

Ainda entendo ser necessário e urgente citar, amigo Jocigleuson, pois não sei se você tem conhecimento, mas o certo é que quando afirmas que o concurso foi manipulado, que o resultado foi para favorecer os ‘apadrinhados políticos’, fazendo isto, ratifico, não atinges somente a executiva deste município, como também, a pessoas que julgo não terem nenhum fato que nos leve a duvidar de sua conduta, caráter e idoneidade. Pessoas que fizeram parte da Comissão Especial e que acompanharam todo o processo e assinaram todos os resultados.

Assim, não só citarei o nome dos componentes da comissão, como insto aqui, que eles também utilizem-se deste espaço e dêem o seu ponto de vista, sobre toda esta celeuma levantada. Se eles foram coniventes com as acusações que estão sendo feitas, se eles anuíram de alguma forma para fraudar o resultado do processo seletivo, realizado em gov, por favor, ajudem-me nesta divulgação.

Provoco aqui, principalmente a Eduardo Rêgo, que até onde tenho conhecimento, é uma pessoa respeitada e bem quista em nossa sociedade. Insto também, Ana Lúcia Rêgo, que a conheço muito bem e até hoje, não vi e nem ouvi nada, que desabonasse sua conduta. Por fim, Elzileide Meneses, que também coonhecemos e sabemos que é uma pessoa idônea e que não participaria de atos como este, que ora estão sendo acusados.

E ai, Eduardo, Ana Lúcia, Elzileide, (instei apenas estes, porque os considero imparciais, as demais pessoas poderão ser questionadas, por, de certa forma, serem beneficiadas pelo governo) o que me dizem de tudo isso? Espero o posicionamento de vocês, para elucidarem esses questionamentos, aliás, para desfazerem ou comprovarem essas acusações.

Não poderia deixar de dizer-lhes por último, que quando essa ‘corja’ (como nos intitularam) entendeu que havia irregularidades nos concursos públicos, realizados pelos ex-administradores de nosso município, Adail e Anax Vale, buscamos os meios legais, com provas robustas e fizemos a denúncia. Tivemos a coragem de provocar a justiça para julgar conforme o fatos probatórios apresentados. Façam o mesmo.

Estão esperando por quem? O que pretendem? Não tem provas suficientes para buscar os meios legais e assim, fazem uso do fato para denegrir a imagem de alguém? Ou pretendem mesmo ficar no conformismo e aceitar um fato tão lamentável como afirmam? Lembrem-se, nós mostramos a nossa cara e não tivemos receio de assumir o que pensava. Porém agimos sempre, dentro da legalidade.

Assim, não adiantam ficar enviando comentários anônimos para meu blog, porque eles não solucionarão o problema do ‘malfadado processo seletivo’. Ressalte-se, estes comentos não irão ter influência alguma, pois não aceiterei a nenhum deles, a não ser, que os mesmos venham com identificações reais e com email para comprovação dos mesmos. Mesmo que o comento seja relevante, pertinente, neste caso agora, o mais racional possível, não aceitarei. Querem combater as injustiças? Querem lutar contra a administração, que vocês julgam um fracasso, identifiquem-se, assumam-se. Mostrem a cara. Gente que tem caráter faz assim.

Agora findando mesmo, a Comissão era composta das seguintes pessoas:

Comissão Especial
Reginaldo Claudino da Silva
Presidente / Representante Governo

Maria Agneide Agripino da Silva
Representante Governo

Eduardo Rego de Morais
Representante Sociedade Civil Organizada

Ana Lúcia do Rêgo Sales Medeiros
Representante Sindicato dos Servidores
Públicos do Município

Euzileide Maria de Menezes
Representante Poder Legislativo

Anny Ednara Torres Benigno de Moura
Psicóloga do Município

Aguardo mais comentos e respostas dos componentes da Comissão especial.

Retificando

Há alguns dias, fiz um post com alguns trechos de poemas de Shakespeare. Contudo minha linda sobrinha Karol, informou-me que um dos que publiquei, o primeiro do post, não era de autoria do grande Shakespeare. É na verdade de uma escritora norte-americana chamada Veronica Shoffstall e figura em um dos seus livros de auto-ajuda. Retificando assim minha falha, deixo para vocês o texto completo, que tem como título ‘Depois de algum tempo. É longo, porém, sua mensagem forte, supera em muito, sua extensão. Leiam.

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença de dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos nem promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos diante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai te feri-lo de vez enquanto e você precisa perdoá-la por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que leva-se um certo tempo para construir uma confiança e apenas alguns segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com que você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… Por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.

Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que você pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar uma pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde se está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade ter mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais de seus pais em você do que você supunha.

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar…

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Querem saber? Leiam…

Minha gente, estava eu aqui, entre minhas outras ocupações, pensando em fazer um post, que há dias intento fazer. Pois é, nesta minha intenção, estava a a pesquisar e juntar a fundamentação legal, que necessitava para ratificar meu posicionamento, em relação ao fato, que gostaria de falar. Nessa busca incessante, de algo que proporcionasse robustez ao meu pronunciamento, encontro uma notícia, que não condizia com o que eu queria, é bem certo, mas que não pude esconder minha perplexidade quando a vi.

Confesso que ainda resisti e resisti muito, em aqui não falar sobre. Entendi que realmente, como alguém já chegara afirmar, o assunto já estar deveras batido e efeito que é bom, não surtiu ainda. No entanto meus caros leitores, minha indignação foi tão grande, que não pude escusar-me à socializar com vocês. Gostaria, antes de dividir essa notícia, instar vocês, que por aqui passam todos os dias a me responderem, se possível for, se resposta houver, o que acontece com nossa cidade. O que acontece com Gov. Dix-sept Rosado? Qual o motivo, de quase sempre, tudo dar errado por aqui? Qual o motivo de nossa voz não ecoar, ops, de nossa voz não sair? Qual o motivo de engolirmos tudo a seco e não fazermos nada? Meu povo, acontece tantos absurdos em nosso município que não sei como nossa raça ainda não foi extinta da face da terra. Estou dramática? Ah, não estou, não estou mesmo, estou indignada. Seremos passivos demais? Inertes? Letárgicos, indolentes, ou o quê? Governador-Dix-Sept-Rosado-photo458737-5

Seremos nós negligentes, apáticos ou lesados mesmo? O que somos nós dix-septienses? Alguém por favor me responda. Falem, gritem, se possível for, mas digam-me, o que somos? Por que merecemos tamanho descaso por parte de tudo quanto se diz autoridade? Por que as leis aqui empregadas, divergem dos demais lugares? Por que acontece em nossa cidade, o que não acontece em nenhuma outra? E ai minha gente, nesse momento que vá pro espaço a imparcialidade. se me julgam parcial, neste instante, perdoem-me porque estou desdenhando mesmo, de quem pensa dessa forma.

Para comprovar que em nosso município acontece o que não acontece em nenhum outro, cito um exemplo bem recente e já ratifico, não estou afirmando ser este o ÚNICO absurdo, sei que tem muitos, mas o meu post, não comportaria citá-los todos, aliás, post algum. Me digam em qual município brasileiro um candidato com menos de 30% dos votos válidos, conseguiu derrubar o outro que obteve mais de 60% e não houve outras eleições. Vejam, depois desse fato inédito em nosso município, o Supremo Tribunal Federal, decidiu que ninguém poderia assumir com menos de 50% dos votos válidos, mesmo o primeiro lugar sendo cassado. Se assim acontecer, deverá existir novas eleições. E não bastou por ai. Em qual lugar do país, presenciamos o prefeito e o vice renunciarem seus mandatos, para dar lugar ao Presidente da Câmara Municipal? Isso são pequenos exemplos que nós não existimos, não, não pode ser. Somos uma utopia.   

Não pode ser minha gente, que possamos continuar nesse estado de letargia completa e aceitar tudo, como se nosso município, não estivesse no mapa brasileiro. Amo minha cidade e me irrito quando falam dela. Contudo, estou quase certa que há motivos de sobra, para sermos muitas vezes zombados em face ao nosso subdesenvolvimento. E sabem por quê? Esse subdesenvolvimento perdura até hoje, não é pela praga de Rita, a que muitos atribuem, de forma alguma, é pelo simples fato de sermos a maior parte ignorantes e os que não são, somos cegos, não enxergamos, simplesmente porque não queremos enxergar. É mais fácil  manter-nos acomodados, é bem  melhor deixar a vida me levar, não é assim que muitos dizem, que muitos pensam. Ora, deixar a vida me levar, isso é para quem não tem sonhos, objetivos, quem pensa pequeno.

Gente, se estou ofendendo alguém, se alguém deixará de ser meu leitor por neste momento eu expressar um sentimento de revolta, que ora explode em meu ser, nada posso fazer. Só quero que vejam a que ponto nossa cidade chegou, os problemas que temos e sofremos anos com eles, tem outros municípios, são facilmente sanados. Dias atrás, vi um post no Tio Colorau que tratava da conclusão de uma perfuração de um poço que a caern está fazendo em Mossoró. A notícia ressaltava a preocupação da governadora Wilma de Farias, para solucionar a situação. Parabéns para Nossa governadora. Hoje, em minha pesquisa aqui mencionada, deparei-me com uma notícia, que me deixou revoltadíssima, estou sendo egoísta mesmo, demais até e daí? Quem não é?

logo_caern_vetorial

Agora eu pergunto: Por que a CAERN e a GOVERNADORA se preocupa e busca soluções para outros municípios e nosso fica a mercê do que estamos vivendo. Meu Deus, quando iremos abrir os olhos. Quem estar por trás de tudo isso? Quem está por trás desse silêncio da CAERN, que não tem a mínima dignidade de nos conceder uma resposta, uma justificativa, uma esperança ao menos. Enquanto isso, o problema de Apodi já diligentemente sanado.

Vejam a matéria do DE FATO, ipsis litteris:

Caern regulariza abastecimento na cidade
Apodi - A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) regulariza o abastecimento de água na cidade de Apodi, antes do Carnaval, como havia prometido. A Caern, em uma operação conjunta com a Prefeitura de Apodi e a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), conseguiu colocar em funcionamento o poço cedido pelo pecuarista Gilberto Veríssimo para abastecer a cidade durante o período de Carnaval.
O poço entrou em operação sábado (6) passado. O poço, localizado em terreno particular, fica próximo aos demais poços da Caern. A Companhia fez a limpeza do local com a ajuda da prefeitura e providenciou a energia elétrica para colocá-lo em funcionamento. Vai continuar sendo usado para abastecer a cidade até a Caern concluir a perfuração de dois novos poços para abastecer a cidade.
Esta foi a solução encontrada para resolver emergencialmente o abastecimento da cidade oestana. O gerente da Regional de Mossoró, José Ronaldo, afirma que todos os parceiros foram de fundamental importância, "Sem a colaboração dos clientes da Caern, do senhor Gilberto e da Prefeitura Municipal de Apodi para permitir acesso ao terreno, e da Cosern, que providenciou a ligação de energia elétrica, não teríamos como colocá-lo em funcionamento em tempo recorde", destaca.
Um novo poço, que integrará a captação da Caern na cidade, está sendo perfurado e terá capacidade para produzir 90 mil litros de água por hora. O novo poço deve entrar em operação em 30 dias. José Ronaldo informa que a Companhia vai iniciar a perfuração do outro poço, que terá a mesma vazão e ficará de reserva com o objetivo de garantir o abastecimento de água para a população de Apodi. Quando o novo poço da Caern estiver pronto, o poço na propriedade rural de Gilberto Veríssimo será devolvido.
Há 15 dias, um dos três poços do sistema de abastecimento de água de Apodi teve rompimento do filtro e do pré-filtro, sendo necessária sua desativação. O poço desativado é responsável pelo abastecimento de 30% da população. Logo que tomou conhecimento do problema, a governadora Wilma de Faria determinou ao diretor-presidente da Caern, Walter Gasi, que encontrasse uma solução definitiva para evitar um colapso no abastecimento de água do município.

Vejam esse finalzinho. Lindo não? Muita eficiência. Alguém por favor avise a CAERN e a GOVERNADORA que GOV também faz parte do RN. Please.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Alguns poemas de Shakespeare

Depois de um dia sem postar, por não ter tido o tempo que precisava, estou aqui neste quase final de noite para trazer alguns trechos de poemas de alguns grandes autores. Lembrei-me agora, que há dias não me delicio com uma boa leitura de um dos gêneros textuais mais ricos, fortes e expressivos e que mais me tocam.

De certo, que estou aqui de atrevida, afff, as aulas da UERN gente, retornaram ontem e já temos que seguir em frente com a bola toda, buscar energia de onde não temos, mas devemos seguir. E nesse semestre gente, afff, fiquei com um probleminha nos meus horários, vou está nas terças e quintas assistindo apenas os últimos horários. Isso é um saco, sair de Gov. pra MOssor[o para assistir duas aulas, aff. Mas soube de uma notícia hoje que me deixou muito, mas muito feliz mesmo, (risos). Afff, fui informada que amanhã inicia-se o ENCOPE na UERN e não haverá mais aula essa semana. Oh, coisa boa, pelo menos pra mim, que desejava mais tempo de férias (risos). 

Bem mais vamos ao que interessa. Confiram alguns poemas do grande Shakespeare:

Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. E você aprende que realmente pode suportar...
que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida.

William Shakespeare

Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;
Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;
Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;
Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;
Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;
Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.
Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;
Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;
Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;
Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.
William Shakespeare

Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

William Shakespeare