SEJAM BEM VINDOS

sábado, 27 de fevereiro de 2010

I Conferência Municipal de Defesa Civil

Estive presente, embora que por pouco tempo, uma vez que estive em Mossoró na manhã de hoje, na I Conferência Municipal de Defesa Civil em Gov. Dix-sept Rosado. A Conferência tinha por principal objetivo discutir e estabelecer prioridadades para o enfrentamento dos impactos causados pelos fenômenos climáticos em nosso município.

Mais uma conferência realizada em nossa cidade. A penúltima foi a Conferência das Cidades, da qual participei efetivamente. Com as conferências aqui já empreendidas pude perceber uma participação relevante de pessoas da administração e da sociedade em geral. Ressalto que não falo de uma participação de corpo presente, e sim de debates e discussões envolventes e sérias no decorrer da realização das conferências. Ficou notório hoje, quando cheguei na Câmara Municipal o envolvimento das pessoas que ali estavam e isso, confesso, me deixou feliz.

É muito bom ver que nosso povo está crescendo no sentido de buscar informações e de debater sobre os problemas que envolvem nosso município. Sem dúvida, o conhecimento é a base de toda busca por direito e por ações que venham a contribuir de forma relevante para mudanças significativas.

Parabéns aos organizadores do evento. Vimos que o tempo, nas conferências já realizadas, foi otimizado e aproveitado da melhor forma possível. Mais uma vez parabéns.

Ei, psiu, O Sistema chegou



Gostaria de me desculpar com o amigo Ernando, afirmando-lhe que não foi por descuido, nem tão pouco, por falta de vontade, que deixei de aqui registrar a criação do seu blog, O Sistema. Ocorre que as ocupações tem se intensificado dia-a-dia, de maneira imperdoável e eu vou vivendo cada dia, tentando romper em fé, para não desistir desse espaço que pra mim hoje é por demais relevante e gratificante.

Tem sido deveras complicado conciliar dois empregos, o final do semestre da uern, época que se assevera as cobranças e se intensifica os estudos e ainda minha vida pessoal. Assim, só agora venho aqui registrar a criação de mais um blog, que com certeza já virou mania para o povo de nosso terrinha.

Intento ainda dizer-lhes, que fiquei deveras honrada com seu comento e elogios a mim direcionados. Sou eternamente grata a você e a todos que fizeram desse espaço leitura diária e obrigatória. Desta feita, não só desculpo-me Ernando, pela demora, como também agradeço por sua participação e interação no Ad Finem. Desejo a você sucesso na sua empreitada, afirmando-lhe que o caminho a ser perseguido por blogueiros é árduo, todavia, muito, muito prazeroso. Transmitir em palavras o que significa está aqui neste espaço, interagindo com vocês é realmente impossível, já tentei, mas não consegui.

Delírios da minha mente

Sabe gente, não sei se vocês são igual a mim, mas vejo dia-a-dia como somos mutáveis, como somos transformados pelo tempo. Cheguei muitas vezes a pensar como encararia a vida depois que amadurecesse, 'envelhecesse' e agora vejo que as coisas se tornam até melhores. Não que esteja velha, claro que não (risos), nem seria necessário ressaltar isso, vocês devem concordar comigo, até porque isso é vísivel (risos), ou não. Bem gente, deixando de lado minha eterna tentativa frustrada de obter um cunho humorístico em meus posts, volto a me reportar ao que exatamente me trouxe aqui.

 Hoje, quando vinha de Mossoró estava a meditar a forma como muitas vezes encaramos as coisas da vida e a maneira como também mudamos essa visão. Refletia sobre a nossa maneira de lidar com determinadas situações em um certo tempo e que em alguns anos depois percebemos que se fóssemos viver a mesma situação no momento presente reagiríamos de forma total e completamente diversa da utilizada no passado.

Acontece que com o tempo nossas concepções, nossa maneira de ver e agir diante da vida, certamente é transformada. Mudamos constatemente e as vezes isso nos assusta. Eu sempre fui uma pessoa de temperamento forte, inquieto, decidido, prático e que acreditava que, acima de tudo a 'verdade' deveria ser dita, fosse ela atingir, ou não, alguém. Claro, que quando me refiro a verdade, estou me reportando a minha visão sobre a verdade, que naquele momento, entendia ser universal e achava que os outros deveriam a ela submeter-se. Sempre que acreditava que tinha razão agia com ímpeto e as vezes, de certa forma até agressiva.

Com o passar do tempo percebi que nem sempre temos razão e que não somos donos da verdade. Ainda sou impetuosa, prática, decidida, chegando a me incomodar algumas vezes, se tenho que lidar com determinadas situações que implicam em espera, em decisão demorada. Contudo, aprendi a ponderar as palavras que dirijo às outras pessoas. Percebi que podemos dizer aquilo que pensamos e defendemos de forma enfática, mas não necessariamente grosseira e ofensiva. Entendi que nem sempre o que pensamos deve ser externado ou dito. Não que eu tenha me transformado em uma pessoa omissa ou permissiva, de jeito nenhum, apenas dou-me ao direitro de refletir um pouco sobre as consequências das palavras por mim proferidas.

Sabe, as palavras mal pronunciadas conseguem muitas vezes ser piores do que a escrita. É, parece contraditório, mas não o é. Aquilo que escrevemos pode ser retificado, apagado, deletado, transformado, mas como diz o ditado 'uma palavra dita, jamais volta atrás. Ela adentra em nosso ser e as vezes causa males irreparáveis para o resto de nossa vida.

Impende destacar, que não é fácil agirmos da maneira como estou propondo. Que também, não estou com tudo isso afirmando que sou perfeita, de forma alguma, pelo contrário, sou conhecedora de minhas frazquezas e falhas e sei convictamente que elas são inúmeras, até incalculáveis. Contudo, mediante algumas experiências que vivenciei em minha vida, é que me proponho a chamar-lhes, para refletirem juntamente comigo sobre alguns aspectos relevantes para as relações humanas, principalmente a arte da comunicação.

Comecei a meditar e a perceber que as palavras proferidas ofendia mais do que qualquer outra coisa Entendi assim, que não tínhamos o direito de ofender as pessoas porque acreditávamos está certos. Quando meu pai morreu isso se tornou mais forte e mais perceptível para mim. Eu tive uma infância um pouco difícil, sofri muito, mas lembro com carinho os momentos que tive ao lado de meu pai. Nossa eu o amava de forma incondicional e eu permiti que um pouco de tudo isso fosse estragado, devido a algumas palavras mal faladas. Uma certa vez, quando da minha adolescência meu pai me disse algumas coisas que fiquei deveras triste. Acho até hoje que ele não deveria ter dito tudo aquilo, que disse a mim. Não consegui engolir aquilo, não podia permitir que alguém me ferisse daquela forma e continuasse tudo como antes. Nossa como errei. Meu relacionamento com meu pai mudou muito depois disso.Não tive a condição de compreendê-lo naquele momento e acabei por estragar muito as coisas. Quando ele se foi eu percebi o quanto não somos nada, o quanto somos mesquinhos e agimos pela emoção e ainda que muito das coisas que fazemos, pensamos, assimilamos, não vale a pena. Não mesmo. Sabem quanto eu perdi de oportunidade de está ao lado do meu pai, enquanto podia, por puro orgulho meu e talvez por falta de sabedoria dele em pronunciar as palavras certas. Isso é muito pouco.

A vida passa gente, a vida passa e a gente pouco aproveita do que tem de melhor nela, levando em consideração coisas insignificantes que pouco ou nada valem. Perdemos muito tempo vendo em nosso próximo apenas o que há de mais ruim, apenas suas falhas, seus defeitos. Nós sempre fazemos o contrário do que deve ser feito, potencializamos os defeitos dos outros e minimizamos as qualidades. Sabe, acontece, que quando menos percebemos a pessoa querida, você e as oportunidades tem passado, tem se ido. E o que fizemos com o pouco de tempo que temos aqui, desperdiçamos com coisas vãs, deixamos de lado o que existe de mais valioso nesse mundo, a convivência humana.

Pois é, sinceramente nem sei porque cheguei até aqui, estava eu pensando em postar outra coisa e saiu isso ai. Assim, convoco vocês a refletir um pouco sobre tudo o que vivemos. Sobre as pessoas que nos cerca, nossos familiares, nossos amigos, nossos vizinhos, mais dia menos dia tudo passará. E ai, você tem certeza que agiu da forma correta com as pessoas? Está convicto que suas palavras nunca foram facas afiadas que adentraram no coração do outro, provocando prejuízos sem volta? Aproveitemos o dia de hoje e o que ele nos oferece de bom, nunca sabemos o que virá depois.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Supremo arquiva inquérito contra Rosalba

O Supremo arquivou nesta quinta-feira, inquérito proposto contra a Senadora Rosalba Ciarlini. Rosalba estava sendo acusada de favorecer o dono do Rebouças Supermercado em 2000, quando ainda era prefeita de Mossoró. Veja a matéria extraído do site do Supremo:
Supremo arquiva inquérito contra senadora Rosalba Ciarlini, do DEM
O Plenário do Supremo Tribunal Federal rejeitou a denúncia do Ministério Público contra a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) por seis votos a quatro. Ela era acusada de ter favorecido um supermercado ao autorizar a construção do seu estacionamento, de 1.150 metros quadrados, quando foi prefeita de Mossoró (RN), em 2000. A obra custou R$ 3.832,50.
O julgamento no Supremo estava empatado em quatro votos a quatro desde a semana passada, quando foi suspenso. Faltavam os votos de três ministros ausentes ao Plenário naquela sessão. Na tarde desta quinta-feira (25), o inquérito (Inq 2646) retornou ao Plenário para os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Eros Grau. Ambos foram favoráveis ao arquivamento do inquérito.
“Não está caracterizado o dolo típico da espécie”, disse Lewandowski. Ele julgou que a ação da então prefeita voltou-se em prol do interesse público. “Também verifiquei que não se materializou prejuízo aos cofres públicos, houve, a meu ver, inclusive, vantagem e retorno em termos tributários”, afirmou, em referência ao desenvolvimento gerado pelo supermercado.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Informações

Diante das ocupações e afazares mil do dia de hoje, não pude aqui chegar. Tinha pretensões de dois posts para este dia, contudo, frente ao exposto e a necessidade de já me ausentar da net, na realidade não dispondo de tempo suficiente para escrever o que desejava, visto que ainda irei para faculdade, quero tão somente colpiar e colar, duas informações por demais relevantes, que Paulo Martins postou em seu blog. Eis o post:

Missionária Kelem Gaspar em Dix-sept Rosado
A missionária Kelem Gaspar, do Estado do Pará, vai participar de culto, nesta quarta-feira, às 7 horas da noite, na Assembleia de Deus em Governador Dix-sept Rosado.

Ao lado do marido, o missionário Dulcival Guedes, Kelem Gaspar atende convite do pastor Francisco Coriolano, Líder da Assembleia de Deus naquela cidade, onde vai contar seu testemunho de vida.
Chamada para a obra missionária com 15 anos de idade, Kelem Gaspar trabalhou com indios tembés, waiãpis, kulinas, kashinauas e barranquenõs e em vários países como Bolívia, Peru e Guiana, nas fronteiras com o Brasil.

Há mais de dez anos, Kelem trabalha com missões indígenas. “Através do meu testemunho ‘Coração de Jesus’ tenho alcançado quase dez mil pessoas e pretendo alcançar muito mais”, afirma a missionária.

Confesso que gostaria muito de está no culto hoje e conhecer o trabalho da referida missionária, uma vez que já ouvi muitos elogios a respeito, todavia, como não posso perder aula, tenho que me conformar em convidar todos vocês para virem prestigiar o trabalho de hoje. Sintam-se todos convidados.

Outra matéria que considerei importante aqui copiar:

Silas Malafaia – Nesta quarta-feira, às 6 horas da noite, o pastor Silas Malafaia participará do programa do Ratinho, apresentado por Carlos Massa, no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Ele vai debater sobre a PL 122, a chamada “lei da homofobia”.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Pois é... chegou

Eita, eita minha gente, fiquei felíssima em receber o comento da amiga Anynha Freitas nessa manhã. Vejam o porquê













Anynha Freitas disse...

hehee
mais um blog na área...
->Pois é...<-
http://anynhafreitas.blogspot.com/
resolvi aderir tbm...
=P
Parece que a conclamação para os dix-septienses se aventurarem no mundo  da blogosfera deu certo e isso é muito salutar ao meu ver. Dia-a-dia novos blogs surgem e claro este que vos apresento tem um cunho especial apra mim. Ora minha gente mais uma mulher no ramo, isso me deixa feliz.

'Pois é...' Anynha, parabéns. Desejo sucesso no seu blog, que você persista firme e forte neste intento. Obrigada pelo Ad Finem já fazer parte da lista de seus blogs, com certeza também estará entre os meus preferidos. Grande abraço.

Seleção

Publico tal e qual, sem tirar nem por, email enviado pelo amigo, colaborador dos blogs dix-septienses Jonathan Hallyson, sobre seleção que haverá no CrediAmigo. Os interessados leiam:

 INFORME DE SELEÇÃO


O CrediAmigo em parceria com a Prefeitura Municipal de Gov. Dix-Sept Rosado, RN
informa que no proximo dia 05/03/2010 estará
realizando processo seletivo para admissão de novos funcionários ao seu quadro de pessoal na cidade
de Gov. Dix-Sept Rosado


Para concorrer os candidatos deverão atender aos seguintes pré-requisitos:
> Maioridade (18 Anos completos)
> Ensino Médio Completo
> Desejável alguma experiência proficional em vendas, cobrança e negociação ou algum
conhecimento do mercado

Candidatos interessados deverão entregar os Curriculos, no CrediAmigo de Governador Dix-Sept Rosado
(ATT Adriana), no periodo de 10/02/2010 à 03/03/2010 para o endereço abaixo


CrediAmigo Governador Dix-Sept Rosado End: Rua Josué Dias, Centro - Estação, em frente ao Palácio.
Os Candidatos selecionados irão trabalhar na Area de MicroCrédito (Em Campo), Prestando serviços nas


Agências CrediAmigo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Saiu edital do concurso da UERN

Na tarde de hoje, o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte anunciou o lançamento do edital do concurso público da instituição, para o preenchimento de cargos de nível médio e superior.

Para os interessados, as inscrições já começam agora no período de 1º a 14 de março, com preços bem salgados por sinal. Para nível médio a inscrições será R$ 80,00 e nível superior 120,00.

Para baixar o edital Clique aqui.

SEMANA PEDAGÓGICA

A Secretaria Munhicipal de Educação Cultura e Desporto iniciou na manhã de hoje a Semana Pedagógica de 2010. A prefeita Lanice Ferreira esteve presente trazendo sua mensagem aos educadores municipais e abrindo oficialmente o evento. O Secretário Municipal de Educação falou sobre a principal meta deste ano, que é trabalhar com base nas ações estabelecidas no PPP das escolas.

O ciclo de palestras que ocorrerá esta semana foi iniciada pela Assistente Social Agslene Agripino, com o tema Relações Humanas no Trabalho. Amanhã os trabalhos continuarão a partir das 8:30h, com palestra proferida sobre 'O debate pedagógico e sua importância no contexto escolar' a qual será ministrada por essa blogger que vos fala e pela professora Ivone Carlos.

As 10:00h da manhã, a Visão Mundial fará apresentações dos projetos empreendidos por ela em nosso município. Na quarta-feira, O Secretário de Educação, Diassis Araújo, proferirá palestra sobre o 'Planejamento Pedagógico coletivo: desafio para um sucesso escolar'. Os demais dias da semana serão reservados e direcionados para os planejamentos das escolas.

Esperamos que essa semana seja de forte contribuição para todos nós. Que ela possa acrescer em experiência e aprendizagem para os profissionais da educação. Parabenizo o Secretário Diassis pela organização e desenvolvimento do evento.

Ps. Foto extraída do The Place.

Parabéns

Hoje terá festa na Lorena, infelizmente não poderei me fazer presente pois tenho uma prova na faculdade. Affff, queria muito ir. Bem, mas como não posso, não adianta ficar lamentando. O motivo da festa é algo muito especial para mim, o aniversário de meu irmão João Batista. Ele hoje completa mais uma primavera e juntamente com sua família, amigos e e companheiros da congregação que ele dirige, estarão ali reunidos para louvar e agradecer a Deus por sua vida.

Bem, como ultimamente tenho falado muito em João aqui no Ad finem, (risos). Assim, vou fazer um post bem light. Quero apenas de público registrar meu amor por você irmão e dizer-lhe que sempre terá em mim um ombro amigo. Que sempre poderá contar com sua mana, pois ela estará sempre a disposição. Desejo felicidades mil a ele e a sua família.

João é casado com Amanda Carlos e pai de João Vítor e Ester.

Parabéns a todos vocês. Vocês moram em meu coração. Grande beijo.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Reunião

Ontem tivemos mais uma reunião da Mulheres Unidas em Cristo na casa da irmã Kátia. Como de costume a reunião foi um verdadeiro sucesso. Não nos resta nada a não ser, agradecer a Deus por tudo que Ele tem realizado em nosso meio. Sabemos que a misericórdia do Senhor é o que tem nos sustentado e derramado da sua graça em nossas vidas. Essas reuniões revigora nossa força, firma a nossa fé e nos dá comprovação exata da exitência de Deus. Ela tem sido um refúgio para muitas vidas.

O que aoconteceu ontem em nosso meio superou todas as nossas expectativas. Sinceramente, quando começamos o trabalho, achei que pela primeira vez iríamos ter uma reunião sem muitos atrativos, novidades e surpresas. Enganei-me por completo. A reunião foi maravilhosa e eu aproveito o ensejo para parabenizar Sheilinha. Affff, o lanche que você preparou para nós, estava simplesmente digno de elogios. Raramente repito alguma coisa que como, sou péssima pra comer gente, minha alimentação é pouquíssima sempre. Minha mãe diz sempre que é 'comida de pinto' (risos). Mas, ontem me esbaldei em tudo aquilo e discretamente, até sem jeito, um pouco envergonhada, pedi bis (risos). Parabéns, Sheila, mais uma vez.

Nossa próxima reunião já está marcada, será no dia 20 de março, na casa da irmã Isabel Felipe. É incrível, mas quando concluímos uma reunião, já ficamos ansiosa para que outra chegue. Já deixo de pronto o convite para quem queira juntar-se a nós e participar.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Novo casal

O Ad Finem tem a felicidade de parabenizar o mais novo casal de nossa família, Daniel e Ruama. Daniel é filho de Francisco Ermesto e Cristina Martins. Daniel e Ruama casaram-se ontem e família está muito feliz de ver o pequeno Daniel, ainda bem novo e já assumindo responsabilidades.

Daniel e Ruama já tiveram seu primeiro filhinho Ruan Daniel, que está com um mês de vida. Deixo abaixo as fotos dos dois e parabenizo-os desejando muitas felicidades. Que Deus conceda-lhes muitas bênçãos divinas e que a vida de vocês possa sempre está debaixo da mão potente de nosso Pai celeste.

Siimplylove

Estava agora no messenger e fiquei feliz de saber da existência de mais um blog dix-septiense. O melhor gente, é que o blog é de uma pessoa do sexo feminino. Isso mesmo, não é de uma mulher, porque ela ainda é adolescente, é uma menininha linda, mas que já teve a coragem a ousadia de criar seu próprio diário virtual. E querem saber, já visitei e gostei muito do que vi. Ela, apesar de bem jovenzinha tem uma maneira criativa de falar das coisas da vida, como amizade, felicidade, chega até a filosofar em alguns pontos.

Claro que tudo feito de acordo com sua idade, mas podem ter certeza, os seus textos me fizeram refletir em algumas coisas necessárias a nossa vida. Garanto a vocês, que se visitarem não se arrependerão. Eu confesso que fiquei surpresa. Quando ela me cumprimentou no messenger para dizer-me que havia criado seu próprio blog e que já havia colocado o link do Ad Finem, não achei que fosse encontrar posts reflexivos sobre a vida, até porque se tratava de uma criança ainda. Todavia, ao acessar o http://www.siimplylove.blogspot.com/, vi que a coisa era séria, que esta menina tem muito a contribuir e que ela com certeza irá longe se persistir no ramo.

Bem, mas os dix-septienses devem está se perguntando de quem eu estou falando. Quem será essa menina a que me refiro. Isso mesmo, a menina é essa linda garota da foto ao lado. Seu nome é Bianca Morais, filha do também blogueiro Wilton Júnior e de Naiana. Ela tem 14 aninhos de idade, cursa o 9º ano do ensino fundamental. Em seu perfil ela se apresenta assim: Eu , sou Bianca , mais conhecida como Bia ou Bibisinha, uma sagitariana bastante sincera e super feliz, amo meus amigos,amo muito a minha familia, amo Deus, minha Estersinha, a cada diia me supero mais ainda com as coisas q gosto de fazer , faça o q te deixa feliz , pq ninquem vai fazer por vc!

Ela conseguiu caracterizar seu blog de forma graciosa e jovial. O layout é muito legal e com certeza será mania da garotada na net. Gostei de ver Biaquinha. Amei sua iniciativa. É de mulheres como você que o mundo precisa. Mulheres corajosas, determinadas, decididas, que sabem o que querem e correm atrás. Sinceramente, não tenho palavras pra expressar a felicidade que é ver seu blog. Sabe por quê? Sei o quanto isso tem me custado. Apesar de parecer fácil, criar um blog, não é. E mantê-lo então... Pelo contrário, sei o quanto tenho sofrido e ralado para aqui está. HTML, ah, isso eu vim saber o que era um dia desses e você já esta falando nisso (risos).

Nossa, você é realmente muito ousada e isso é muito bom. Parabéns menina, mais uma vez parabéns mesmo. Ah, só mais uma coisinha viu, nem pensar em desistir, jamais. Vou acessar seu blog todos os dias e quero ver sua atualização ali diária. Você começou híper bem.

Para vocês terem uma idéia do que Bianca trata em seus textos, deixo um para que vocês vejam. É um texto reflexivo escrito por Bianca que demonstra que ela é uma adolescente centrada e que gosta da vida:

SORRIR
Huuum sorrir?!?!!!!, Sorrir é bem legal mostra q vc esta feliz, realizado, orgulhoso, agradecido, entre vários, dizem q sorrir faz bem para o coração, e faz sim , quando vc sorri por algo , nossa vc sente uma coisa boa dentro de vc , é como se o mundo acabasse de le realizar um sonho, ficar feliz é a sensação mais maravilhosa do mundo , pq vc se sente realizado com o q faz. Nunca faça algo q te deixa infeliz, pq sua infelicidade se espalha nas pessoas q vc convive, o mau humor afeta na sua capacidade de amar, e até de sorrir, nunca seja ignorante com os q vc ama eles se afastam de vc,tente ser feliz o Maximo possível , para q as pessoas ao seu redor sejam felizes com vc , já ouviu falar na frase: “ Trate as pessoas , como vc desejaria ser tratado” poiis é , faça isso, sorria! O mundo é lindo!

Qndo vc sorri pra alguém e essa pessoa te retribui o sorriso, ñ é legal? É super legal, ser gentil é muito bom, sorrir, ser educado, são modos de mostrar q se esta feliz q qr compartilhar essa felicidade, sabe tem gente q sorri pra se dar bem, q passa por alguém sorri depois qndo vê outra pessoa sai falando da pessoa, isso é ser falso! , ñ faça isso é triste, e feio e vc se torna uma pessoa infeliz, chata, super insuportável.
Rir nossa tbm é muito bom, vc fica super alegre, ñ importa com oq, mais siim ria, só ñ ria a custas dos outros, dá pena, e é feio, qr rir conte uma piada , se divirta com os amigos , faça por onde rir ser feliz ,sorri, dar gargalhadas , só ñ ria com o q ñ tem nada a ver , é exagero , e tbm é super mega bobo , paga mico se vc rir sozinho e ninguém ri com vc, faça com q riam com vc , ñ q riam de vc!
Seja Feliz, Sorria!

Frase de hj:
"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que haja estrelas na escuridão."
Postado por Bibiisinha M.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ESCLARECENDO

Como disse que voltaria, voltei. Confesso que estou deveras cansada e ainda tenho que ir para faculdade, contudo, promessa é dívida.

Vim apenas para fazer alguns esclarecimentos para os meus webleitores, muitas coisas tem ocorrido nesse período carnavalesco, morreram três pessoas, uma de afogamento, que o ad finem relatou e duas mortes naturais. Ontem, foi encontrada uma ossada humana nas imediações do Abatedouro Municipal, segundo informações enviadas a este blog, pelo amigo Jhonatan, a quem agradeço pela atenção. A ossada foi encontrado pela COSERN.

Bem, a despeito de todos os acontecimentos, há alguns leitores anônimos, que insistem e persistem em me enviar comentos sobre o carnaval dix-septiense, pedindo para que me pronuncie sobre tal. Os comentos vem atingindo terceiros de forma grosseira e ilícita, mediante a qual não posso e nem devo aqui expor.

Impende destacar portanto, que diante do exposto, achei relevante de tecer algumas considerações sobre o assunto. Em primeiro lugar, quero afirmar e já ratificar, que em hipótese nenhuma publicarei comentos que venham atingir a imagem ou a honra de quem quer seja, independentemente de qual bandeira este ou aquele eleve. Esse espaço é utilizado para informação, entretenimento e para acrescer um pouco o meu conhecimento e prática na escrita, algo que faço com muito prazer. Entendem?

Bem, continuando, não gosto, nunca gostei de carnaval, respeito os que gostam, mas me dou ao direito de afirmar que é um tipo de evento que nunca fez o meu gênero.  Ademais, passei pouco tempo em casa, neste período, e os momentos que passei ou estava dormindo, ou estudando, ou lendo, ou assitindo filmes, coisas bem significantes que não me permitem atentar para o envolto. Apesar do exposto, acompanhei através dos blogs de amigos dix-septienses todo os acontecimentos, mas não senti necessidade de relatar, uma vez que não me interessavam. Ocorre, que mediante tanta insistência, estou me pronunciando.

Assim, sobre o carnaval, que julguem os foliões, uma vez que foram eles que participaram e são os melhores para assim o fazer. Não compete a mim dizer se foi bom ou não, se houve organização ou não. Todavia, deixo aqui algumas considerações dos amigos blogueiros que particiaparam e já fizeram seu julgamento.

O blog Terrra do Nunca, do amigo Charles Miller afirmou: Carnaval (Parte I)

Acabou ouou…Acabou ouou…Acabou ouou…Acabou ouou…
Finalmente acabou, não o carnaval, mas a tentativa de fazer um carnaval (Aline Meneses), essa frase representa o tamanho da indignação dos foliões dixseptienses.
Um carnaval cheio de gafes, desorganização e sem o menor respeito com os que estiveram presentes em GovCity, para curtir um dos carnavais mais alegres e atrativos do RN, como já foi chamado.
Os (Des)organizadores desse carnaval tem muito á aprender, principalmente no quesito atrações, infra-estrutura e outros.

O amigo Jocigleuson aduziu em seu blog o Cotidiano:
Encerramento do carnaval dixseptiense

Com esse post encerro a seqüência de post relacionado ao malfadado carnaval de Governador Dix-sept Rosado-RN.
Existe um ditado popular que diz: Nada dá certo começando errado. O encerramento do nosso carnaval condiz com esse ditado.
Uma verdadeira batalha no palco principal do carnaval marcou de forma desastrosa o encerramento do nosso carnaval. O vocalista da banda Prabalá, durante sua apresentação, disse aquilo que já estava na boca do folião: a falta de organização.
O Problema maior foi que ele estava com uma arma poderosa na mão que era o microfone, e diante de uma grande multidão chegou a afirmar que o som era uma merda, isso é uma verdadeira falta de respeito com vocês (folião) que estão aqui para se divertir...
Com isso começou a tentativa de bastidores para calarem o músico da banda, que por alguns instantes teve o som de seu microfone cortado.
Com esse fato o Carnaval de Governador Dix-sept Rosado-RN, iniciou, teve uma sequencia, e terminou com fiasco.

Por fim, o amigo Wilton Júnior publicou em seu Blog The Place o esclarecimento dado pelos organizadores do evento aqui explicitado e, como o texto é um pouco extenso e também considerando a extensão do meue post, remeto vocês ao blog The Place, especificamente ao post aludido através do link: The Place.

Encerro este artigo com um ponto final. Não quero e nem vou voltar a falar do carnaval dix-septiense.

VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ

Depois de dois dias de total ausência neste espaço, volto ao Ad Finem hoje muito feliz. Estou, com certeza morrendo de saudade de todos vocês, afinal já fazem parte de minha vida diariamente. Entretanto, a felicidade aqui relatada, se dá pelo fato de, a despeito de ter sofrido a saudade de vocês, como já afirmei, tenho convicção que a recíproca é verdadeira, e isso me deixa deveras honrada. Perdoem-me a presunção (risos), todavia só posso assim concluir, considerando a permanência de vocês aqui sempre ad finem, apesar da falta de atualização.

Bem o carnaval passou, e como dizem alguns, o ano começou. Assim aproveito o ensejo para dizer mais uma vez a vocês queridos webleitores, que desejo felicidades mil a todos. Que este ano de 2010 seja um ano de realizações e de conquistas. Para aqueles que estão dizendo ou pensando que este ano ainda não trouxe muita coisa boa, que este ano ainda não mostrou a que veio, desejo que suas esperanças sejam renovadas e que encontres força, motivo e razão para empreender e lutar pelos seus sonhos, caminhando rumo a vitória almejada. O nosso lema deve ser sempre, desisitir jamais, pelo contrário, ir sempre ad finem.

Assim, para iniciar o dia, deixo à vocês, a letra de uma música que considero uma das mais belas e fortes. Uma verdadeira poesia, que nos fala da vida e da forma como a vemos. Reflita na letra desta música de Gonzaguinha e acredite na força que há dentro de você. Creia que você é capaz de romper todos os óbices e mostrar a todos que você pode. Prometo, que este é o primeiro de muitos outros posts que virão, para que possa me redimir do meu pecado de ter abandonado vocês esses dois dias.

REFLITAM:
Eu fico, Com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita

Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah meu Deus eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita.

Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah meu Deus eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será

Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita
a vida
E a vida o que é diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão, ê ô

Mas e a vida
Ela é maravida ou é sofrimento
Ela é alegria ou lamento
O que é, o que é, meu irmão

Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo
É uma gota é um tempo que nem dá um segundo
Há quem fale que é um divino mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida e viver
Ela diz que melhor é morrer pois amada não é
E o verbo é sofrer

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der ou puder ou quiser
Sempre desejada

Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte
E a pergunta roda
E a cabeça agita

Eu fico
Com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita
Viver, e não ter a vergonha de ser feliz

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

NOSTALGIA

Há dias que tinha pedido a Hugo Carlos, um poema de sua autoria para aqui postar. Hugo é advogado e nas horas vagas produz poemas belíssimos. Como gosto muito de poesias, queria ter a honra de mostrar ao povo de nossa terrinha, nossos talentos.

Já coloquei aqui algumas poesias de Itamir e acho inclusive, que ainda tem uma das que ele me enviou, que ainda não postei. Bem, concernente ao meu pedido, hoje, ao acessar meu orkut, vi que o amigo Hugo Carlos havia deixado lá, a poesia solicitada; Assim, deixo à vocês, neste começo de noite e último dia de carnaval, o poema, NOSTALGIA.
O poema, um soneto belíssimo, de autoria de Hugo Carlos é inédito, ele o compôs ontem e eu tenho a imensa satisfação de dividir com vocês. Agradeço a confiança Dr. Hugo de ter me creditado a primazia desta publicação e exclusidade. O poema descreve, nas palavras de Dr, Hugo: É simples, mas verdadeiro, pois uma visita ao poço feio, onde não vislumbrei as aves que costumava ver na infância, inspirou-me a compô-lo. Eis:

NOSTALGIA

A escassez do que existia em abundância
É fato – hoje - e grassa tão medonho
Que à criança já não transporta o sonho
Tão próprio e tão saudável na infância.

Não se ver mais nos dias a importância
De outros dias. – Ah! Que tempo enfadonho!
Não se escuta nem mesmo o eco tristonho
Da coruja rasgando sua implicância.

Não se ver mais a casaca-de-couro
Em seu “ninho que não parece ninho”
Ou entoando seu canto na oiticica.

Não se ver mais nem casa de besouro...
E de canto ou gorjeio de passarinho,
Não sobrou nem o “silvo” da peitica.

Hugo Carlos

Depois de muitos anos

Depois de vinte e um anos, reencontrei um velho amigo que conhecera ainda adolescente. Emerson Gomes do Rêgo, esse é o seu nome. Emerson é primo de Narcísio Rêgo. Ele é paulista e está em nossa terrinha passando o carnaval. Hoje tive prazer de reencontrá-lo e conversar bastante com ele.

O conheci por ocasião de sua estadia aqui no ano de 1988. Como disse, na época ainda adolescente, tive a oportunidade de conhecê-lo e desenvolvermos uma boa amizade. O Ad Finem não poderia deixar de registrar a presença do nobre amigo em nossa cidade, dizendo do imenso prazer que foi revê-lo e desejar-lhe que sua estadia aqui seja a mais prazeroza possível.

Emerson veio de são Paulo, com seu irmão e sua mãe. Desejo a todos vocês felicidades.

Ai que vida

Por indicação e empréstimo de minha vizinha, Neneida, assisti domingo a noite, juntamente com Jarson o filme 'Ai que vida'. Drama - Comédia de uma hora e meia que faz a gente rir do início ao fim. O filme, lançado em 2008 é um longa metragem piauiense, do cineasta Cícero Filho, que já foi consolidado um sucesso total de bilheteria.

O filme relata a história da fictícia cidade de Poço Fundo, no interior do Nordeste. Cidade esta, que vive um caos na adminstração pública. O prefeito da cidade, candidato a reeleição, é um homem corrupto, egocêntrico, que faz tudo por dinheiro. A história é marcada pela realidade vivida por  muitas cidades nordestinas, entretanto, o drama é mostrado de forma tão irreverente e humorísitca que nos provoca gargalhadas do início ao fim.

Vocês não podem deixar de ver.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Jovens no retiro

Hoje pela manhã, ainda cedo, saiu uma caravana de jovens da Igreja Evangélica Assembléia de Deus para um retiro espiritual. Os jovens estão no Sítio Gangorrinha, no balneário de Sobrinho, sob a responsabilidade de Romilson calixto e Taciano, dentre outros que dão suporte a eles.
Cerca de 35 a 40 jovens encontram-se ali e passarão mais dois dias, retornando às suas casas apenas na quarta-feira a tarde. Estivemos hoje ao meio dia lá e fiquei feliz de ver aqueles jovens ali se divertindo de forma sadia, com brincadeiras salutares, tomando banho e aproveitando o que há de bom na vida.

Agradeço muito a Deus por meu filho ali está. Fico extretamente feliz de ver meu filho empolgado e satisfeito com eventos desse tipo. Só tenho realmente que expressar minha felicidade e gradecer a Deus por tudo.

Parabéns a Romilson e Taciano pela realização do evento.

FATALIDADE

POPULARES NO LOCAL DO ACIDENTE.
Mais uma fatalidade marca o carnaval dix-septiense. Ontem por volta das 16:00h, o jovem de 26 anos, Francisco Diassis de Oliveira, popularmente conhecido por Franco, filho de Francisco Antonio Oliveira (Francisco Quito) e Maria das Neves Olegário (nevinha), faleceu vítima de afogamento na gruta do Poço Feio, no Sítio Bonito.

Francisco deixou sua esposa, Cristiane Andrade, com dois filhos menores, sendo que o mais novo tem apenas 16 dias de nascido. Não é o primeiro carnaval de Gov que acontecem fatalidades como esta, nossa família já foi vítima também de acontecimento como este, que marcam de maneira inesquecível a nossa vida. Há 19 anos, no período carnavalesco, nós perdemos uma pessoa muito querida, meu cunhado jucivan, irmão de Júnior. Civan, como era conhecido, era extrovertido, cheio de vida, de alegria, de esperança e sua vida foi ceifada por um momento. Não lembro, em todo o tempo que conheci Civan, tê-lo visto com raiva ou triste.
 Carro do ITEP no local
Claro que sei, que esses sentimento são inerentes a todo e qualquer ser humano, todavia, ele tinha um temperamento tão forte e excêntrico, que acabava guardando apenas pra si o que sentia. Ele era sinônimo de alegria, quem estava perto dele tinha de se preparar para conviver com suas brincadeiras e maluquices. Ele era uma pessoa muito especial.

Bem, mas como vinha falando, esse período carnavelsco sempre é marcado por casos de acidente e fatalidade. Essa época aumentam os casos de morte por acidentes de trânsito e afogamentos. Para se ter uma idéia, somente nesses primeiros dias de carnaval, o ITEP registrou de sexta até ontem, domingo, 08 mortes provocadas por acidentes de trânsito e afogamentos em balneários, aqui em nossa região.
O sepultamento de Franco ocorrerá agora as 10:00h, no Cemitério São Sebastião.

É um fato lamentável e o Ad Finem nesta oportunidades vem prestar as condolências à família enlutada.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Divagando

Não sei por qual motivo, mas senti a necessidade, agora de repente, de dividir com vocês a letra de um hino que considero um dos mais belos e fortes, 'Acredite', interpretado pela cantora Jamilly. Nem estava pensando em postar nada, mas certamente Deus sabe o porquê da necessidade. Deve haver alguém precisando. Sabe, acredito que tudo tem o controle de Deus, assim, deve haver um propósito neste intento.

Antes contudo de socializar a letra da poesia aqui acima citada, lembrei-me de algo, de um desejo meu, que disse a Júnior Afonso essa semana e que na oportunidade dissera pra ele, que socializaria com mais gente. Qaundo afirmei pra ele que socializaria com mais gente, não sabia que seria aqui no Ad Finem que faria isso, mas me deu vontade... Convictamente sei que ele não irá gostar de minha colocação aqui, mas, mesmo assim, ai vai... (risos).

Amo de paixão os hinos de Lázaro e os do Conjunto Voz da Verdade, principalmente 'Escudo'. Ouço esse hino, inúmeras e repetidas vezes e não enjôo e nem canso de ouvir. Ele fala de forma profunda e intensa e anela a minha alma, como nenhum outro. Diante do afirmado, falei pra Júnior que quando eu morresse, queria que no meu cortejo fúnebre, tocasse, obrigatoriamente, o hino Escudo e os hinos de Lázaro. A resposta de Júnior foi o que me fez sentir necessidade de socializar essa minha pretensão com mais gente. Ele falou que os de Lázaro ele até colocaria, mas Escudo não. Como eu estaria morta, afirmara ele, não tinha mais querer, ele era quem ia mandar, (risos).

Afff, vocês devem está achando esse post de um grande mal gosto não é??? Ou então devem está pensando que não tenho que postar e estou, como dizemos na faculdade, enchendo linguiça. Acreditem, não é. Apenas gosto de escrever o que me dá vontade. Gosto de falar de minhas convicções, dos meus pensamentos, daquilo que verdadeiramente acredito e gosto. Não entendo porque temos receio de falar na morte, porque fugimos tanto desse assunto. Pode até ser nostálgico e melancólico, todavia é algo que não podemos nos escusar de forma nenhuma. É um fato que não depende de nossa anuência para acontecer, querendo ou não ela virá.

É um acontecimento certo e sem volta, aliás nem tanto, pois a bíblia diz que 'nem todos morreremos, mas seremos transformados", bem mas esse assunto de outro post. O que quero dizer é que a morte é certa para todos nós, mais dia menos dia ela chega, bate a nossa porta e ai? Nada há o que fazer. Por isso, socializo com vocês essa minha pretensão e apesar de está rindo ao realizar este post, lembrando o que passará na cabeça de vocês ao ler tudo isso, podem ter certeza, falo sério. Eu gosto do hino e quero que 'Escudo' faça parte do repertório que irá acompanhar-me até o cemitério. Ora, o que tem demais nisso? Posso contar com vocês para me ajudarem na realização deste desejo, já que este obrigatoriamente vou precisar da ajuda de alguém? Affff, eu falo sério mesmo. Preciso de vocês (risos).

Ei, mas deixemos de lado esse assunto sombrio e sem vida, afff, minha intensão com o post era justamente o contrário, era falar de vida, de confiança, de fé. Não entendo porque cheguei a tudo isso, mas já foi, deixe como está (risos). O objetivo deste era socializar com vocês o hino acima aludido, porque ele nos traz uma mensagem de esperança. Ele expressa a credibilidade que devemos ter para enfrentar os óbices da vida, e que, se crermos, tudo é possível, como nos diz a bíblia.

Vejam, o intento do post, desvirtuou-se no caminho e ficou totalmente o inverso do que me enveredei, (risos). O hino, 'Acredite', aduz uma lição que devemos aprender e por em prática em nossas vidas, e "acreditem" eu penso, acredito e tento colocar em prática tudo o que é descrito na letra desta música. Como diz, não nascemos com jeito para sermos super herói, toda força está dentro nós mesmos. Basta crermos, confiar em Deus e buscar essa força que necessitamos.

Podemos até romper e tocar os céus, se crermos. Estou mais convicta de uma coisa, se eu cheguei até aqui com esse post é porque alguém certamente está precisando de uma palavra de esperança, de fé, de encorajamente, nada é por acaso. Destarte, creia, creia tão somente que Deus está no controle. Creia que o tempo cura todas as feridas e resolve todos os problemas. As vezes tudo parece negro, triste e sem saída, mas a bíblia nos relata que 'todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam e temem a Deus'. Quando estamos passando por dificuldades, realmente não conseguimos ver e assimilar como é que todo aquele mal irá contribuir de alguma forma para o nosso bem, todavia, por experiência própria lhes falo, sempre há uma luz no final do túnel. Sempre há uma saída, e ela sempre traz consigo um bem inesperado. Acredite e força, siga e persista sempre Ad Finem.

Gente, perdoem-me pelas divagações e pessoalidade do post (risos), mas é o que creio e o que penso.
Por fim e apesar de, deixo à vocês, "Acredite":

Acredite,é hora de vencer
Essa força vem de dentro de você
Você pode até tocar o céu se crer.
Acredite, que nenhum de nós já nasceu com jeito pra super heroi.
Nossos sonhos a gente é que constroe;
É vencendo os limites, escaalando as fortalezas, conquiatando o impossivel pela fé.

( Refrão)
Campeão,vencedor, Deus dá asa, faz teu voo.
Campeão, Vencedor, essa fé que faz imbativel ti mostra o teu valor
Tantos recordes você pode quebrar
as barreiras você pode ultrapassar e vencer

Deu no Abelhudonews

Visitando o blog Abelhudonews, do amigo, filipense, João Paulo Barra, vi dois pequenos posts que achei relevante aqui copiar. Um, traz uma notícia de Rodolfo Fernandes, o outro, uma pergunta intrigante, inteligente e sagaz, mas não sem resposta. Vejam:

RODOLFO FERNANDES RECEBE NOVA VIATURA
A cidade de Rodolfo Fernandes, pertencente à 3ª Cia. de Polícia Militar de Apodi, sob o comando do capitão Carvalho, recebe uma nova viatura para melhorar o policiamento naquela cidade, que tem como comandante do destacamento o Sgt. Morais, que recebeu a mesma ontem em Natal. Essa é mais uma ação do governo do estado em prol da segurança pública da região Oeste.

NÃO CUSTA NADA PERGUNTAR...

O fato de Felipe Guerra ainda não ter recebido uma nova viatura policial, mesmo esta já tendo sido prometida há vários meses, tem alguma coisa a ver com o fato do prefeito Braz não ser aliado político da governadora Wilma?
Se for assim, só o povo é que sai perdendo!

Faço das palavras de João Paulo, as minhas. Será que o fato de Gov, também, não ter recebido a viatura policial, mesmo depois de a prefeita ter sido notificada que a receberia, tem alguma coisa a ver com situação dela não ser aliada da governadora Wilma????

Se alguém puder responder a pergunta que ousem e o façam.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

25 anos do PMDB jovem em Dix-sept

Passeando pelos blogs que comumente leio, resolvi dá uma piscadela no blog de Dr. Hugo Oliveira, blog que há muito, ele não o atualizava, e, fiquei feliz com o post novo. Fiquei feliz por sua volta ao blog e não apenas por isso, mas também, pela relevância do artigo publicado. Antes de me ater ao texto lido, aproveito o ensejo para instar o nobre amigo Hugo a nos presentear com seus escritos sábios e perspcazes com mais frequência. Sem dúvida, você tem muito a contribuir para todos nós, no campo da blogosfera.

Dr. Hugo, em seu post intitulado 'retornando', revive um tempo, vivenciado por ele e alguns amigos seus e ainda, anuncia um evento, que em breve ocorrerá em nosso município. Ele relata com saudade o trabalho empreendido pelo PMDB jovem, movimento que marcou a vida de muitos jovens dix-septienses em meados da década de 80, refletindo positivamente em movimentos sociais e políticos de nossa cidade.

O comunicado de Hugo é sobre a comemoração que será realizada, alusivas ao aniversário do movimento aludido, que neste ano completa 25 anos. São bodas de prata minha gente, realmente a comemoração faz jus a data. Na  oportunidade copio e colo, tal e qual, o seu post, uma vez que ele discorre com mais propriedade os detalhes do movimento jovem do PMDB.

Antes contudo, quero parabenizar o Presidente do PMDB, o Secretário Municipal de Juventude, José Emídio de Oliveira, pela realização da referida comemoração e, como não poderia deixar de fazê-lo, incentivo-o a empreender uma campanha de chamamento e despartamento dos nossos jovens atuais, mostrando a importância e prepoderância da participação deles em movimentos iguais a este aqui citado.

E falando no amigo Zé Emídio, aproveito para dizer-lhe que recebi seu comento, eis ai a atualização cobrada, estou me redimindo do meu pecado (risos). Entretanto, devo dizer-lhe que certamente minha ausência aqui e a falta de posts não se deu em decorrência do que afirmou em seu comentário (risos). Mas de uma coisa esteja certo, gostaria que tivesse sido (risos).

Brincadeiras à parte, agradeço ao amigo Zé Emídio, pela sempre participação e interação neste espaço. Não se faz necessário dizer que é uma honra tê-lo como meu leitor assíduo. E agora deixo o post de Hugo Oliveira à todos vocês. Leiam:

 RETORNANDO
Depois de quase sete meses sem postar uma vírgula neste espaço, volto hoje para tratar de um tema que, com certeza, será do interesse de grande parte do nosso povo, posto que remete a uma época na qual a liberdade de expressão ainda era um sonho, para muitos, irrealizável. Falo do PMDB Jovem, movimento idealizado por um grupo de estudantes do município de Gov. Dix-sept Rosado, no ano de 1985, tendo à frente o então radialista mossoroense Fabiano Santos que, com sua honrosa contribuição, ajudou a consolidar o projeto em nossa urbe.

Pois bem, esse movimento do qual tive a honra de fazer parte ao lado de Paulo Martins, Francisco Ernesto, Zé de Dió, Zé Nobre, Alderi e Aldenir da Silva, entre outros, está completando 25 anos agora em março. Para isso, todo o Diretório do PMDB, tendo à frente o seu presidente, ex-vereador e atual secretário de Juventude, cultura e Desportos, José Emídio de Oliveira, está se mobilizando no sentido de realizar uma grande festa para marcar a data, que contará com a participação da cúpula estadual, de políticos de expressão nacional e principalmente do povo de Gov. Dix-sept Rosado.

A prefeita Lanice Ferreira apoia a idéia e também irá participar ao lado do vice-prefeito Júnior Afonso e do ex-prefeito Gilberto Martins, das comemorações alusivas às "bodas de prata" do PMDB Jovem que, diga-se de passagem, foi verdadeiramente um divisor de águas da política local.

Para se ter uma ideia, a primeira e já marcante ação da meninada do PMDB Jovem, à época, se deu por acasião da campanha eleitoral de 1986, quando o então candidato do PMDB e agora ex-governador Geraldo Melo, derrotou o candidato João Faustino que era apoiado na oportunidade pelo governador José Agripino Maia. Além de ajudar na distribuição de todo o material de propaganda do candidato, em comitê montado para esse fim, a ala jovem ainda confeccionou faixas para homenageá-lo quando de sua visita a esta cidade. De lá até aqui, o PMDB Jovem, que quase não sofreu baixa, teve participação decisiva na eleição de todos os prefeitos do partido no município.

Escrito por Hugo Oliveira às 11h21

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Martins é notícia no Brasil

A pequena, pacata e agradável cidade de Martins - RN vira notícia na mídia nacional. Martins é Cidade serrana que denota imponência e atrai turista do país inteiro.

O fato que incidiu na repercursão do nome da cidade, não se deu em decorrência de seu charme, de sua beleza natural, amistosidade, seu clima ameno e agradabílissimo, nada disso. A divulgação em mídia nacional ocorreu devido a uma lei aprovada recentemente na Câmara Municipal daquela cidade.

A lei proíbe terminantemente qualquer manifestação ou eventos que caracterize o movimento carnavalesco e mais, prevê e imputa a punição de uso da foça policial e multa de até R$ 20.000,00, para àqueles que se atreverem desobedecer a regra.

O Presidente do Sindicato do Hotéis, João de Moura, não gostou da norma estabelecida e alega que haverá quedas na procura pelo serviço, porque a proibição afastará o turista. Aduz ainda, o sindicato, que  "É incoerente proibir alguma coisa que faz parte da cultura nacional".

Analisando o ponto de vista de Moura, sobre a incoerência da proibição, eu até concordo, no entanto,  a afrmação de que a procura pelo serviço prestado pelos hotéis caia, em decorrência da proibição do carnaval, me surpreendeu. Até porque, pelo pouco que conheço, quem procura a cidade de Martins, no período carnavalesco, são exatamente àqueles que não gostam do frevo e sim pensam em se resguardar e descansar nessa época. Já passei um carnaval na cidade de Martins e lá não havia nenhum movimento, estranho até a necessidade dessa lei, mas, como as coisas mudam...

Para quem deseja ver a matéria completa na UOL, clique aqui.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Pedido de uma adolescente

Dia 08 deste, recebi um comentário de uma adolescente de 16 anos me pedindo o seguinte:

Anônimo disse...
islaamara


Gostaria que você postasse em seu blog. sobre as confusões que está acontecendo na escola estadual Manoel Joaquim, Na Escola Não vai mais existir 3ª Serie (ensino Medio) no Turno Matutino.


E isso esta provocasndo muita confusão pois a direção da escola colocara apenas uma 3ª serie no turno Vespertino e duas turmas no turno Noturno sendo que o vespertino seja apenas as pessoas da Zona Rural, E no Noturno pessoas da Zona Urbana.

Tenho 16 anos vou cursar a 3ª serie
e chegar tarde em casa não é nada bom.
Aceitei numa boa mais o ruim é
essa Norma so vale para uns e outros naum.
Vendo a lista do Turno Vespertino Eu vi os nomes da Filha da ex vice diretora e de umas parentes da diretora que não são da Zona Rural. Isso é muito errado.
Onde entra os nossos direitos
A noite são ápenas 3 horas de aula e a tarde 4 e 20 minutos.
Eu quero Justiça!
Direitos iguais para Todos

O Povo da Zona Rural Não é melhor do que agente nem na China.
8 de fevereiro de 2010 14:27

Bem querida, a priori, gostaria de dizer da minha felicidade de receber e ler seu comento. É bom saber que apesar de bem jovem, você já está lutando, reivindicando direitos e publicando seu descontentamento sobre fatos que considera injusto.

Já havia aceito sua solicitação, todavia, ainda não tinha postado aqui na página principal, porque esperava conversar com a diretora da aludida escola e averiguar a situação. Como ainda não tive tempo de fazê-lo, registro aqui seu pedido.

Deixo o espaço para que a diretora Ednólia faça suas considerações sobre. Conheço Ednólia há muito e sei que certamente ela o fará e esclarecerá todo o mal entendido.

Obrigada cara leitora por sua interação no Ad Finem

Educação em Comento mais uma vez

Caro amigo Edmilson em primeiro lugar agradeço por você também, começar a fazer parte dos meus leitores, isso muito me honra. Sua interação aqui no Ad Finem, certamente, só vem abrilhantar mais esse espaço e contribuir com os nossos debates. Quero que saiba que é um prazer tê-lo como meu webleitor. Todavia, sinto dizer que concordo com você, porém, apenas em parte. Vejo que realmente os profissionais da educação, são, em sua grande maioria, desunidos, desmotivados e assistemáticos, pois tudo que fazem, toda a luta que empreendem, está sempre aquém do que deveria ser de fato, devido as circunstâncias ora apresentadas.

Ocorre amigo, que no que concerne ao fato de os educadores não fazerem o dever de casa, não posso ter a mesma opinião sobre, porque não vejo o fracasso educacional apenas como consequência da desqualificação dos profissionais que atuam na área. Entendo ser esta, uma problemática que perpassa os séculos e que ela decorre de inúmeros fatores sociais, os quais aqui não posso citá-los, uma vez que isso ensejaria em tema e base para um outro post.

Apesar de me sentir, atualmente desmotivada com minha atuação na educação, não posso contudo, diante do que sinto, atribuir o fracasso a essa desmotivação. Vejo, que é a situação é bem mais complexa, pois não é tão fácil formar cidadãos, quanto tudo e todos só contribuem para que ocorra o contrário, e, infelizmente é isso que acontece nos dias hodiernos. As crianças iniciam sua vida escolar cedo, entretanto, só permanecem na escola 04 horas por dia. Por que se atribuir o fracasso da formação do cidadão apenas a nós, que temos o menor tempo para dedicar-se a tal?

A família e a sociedade como um todo, tem uma forte influência também, neste papel. Infelizmente hoje, essas duas células importantíssima deste corpo, são quem menos cumpre com sua função. Tudo isso que afirmei, tenho consciência que é perceptível e claro à todos, inclusive aos pais, que transferem facilmente o papel de educar aos professores, isso é muito conveniente. Imputar a outrem aquilo que lhe compete é bem mais fácil, até porque passar a bola quente, é mais cômodo do que segurá-la. Diante de tudo que já vivi, do que penso e do que faço, não posso anuir com a posição de que o fracasso educacional é decorrente da desmotivação e desqualificação (apesar de saber que há maus profissionais). Isso eu não posso, porque estaria, com certeza incluindo-me nestes desqualificados, isso não vou fazer.

Obrigada mais uma vez pela interação e caso queira continuar o debate, estamos às ordens.

Para quem deseja ver e também ratificar ou rebater o comento de Edmilson, posto logo abaixo, tal e qual. Edmilson Júnior é Fiscal da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Anônimo disse...

Em todas as profissões, existem particularidades no tocante a "DESVALORIZAÇÃO DA CATEGORIA", é certa que na educação o desrespeito aplica-se em grande proporção. Mas, eu quero contribuir neste tema, observando que, infelizmente existem profissionais que não buscam qualificação ideal para melhor repassar seu conteúdo, prova disso, é que o fruto de seus trabalhos não tem sido motivador, ou seja, em vez de não só lutar pela melhoria de condições de trabalho e de remuneração (que é muito justo) não tem feito seu dever de casa, que é transformar os nossos irmãos brasileiros desfavorecidos, em profissionais qualificados, fazendo desta forma, aumentar o exército de descontentes do nosso sistema. Portanto, amigos de luta, não conseguiremos mudar essa situação, se não fizermos a diferença por todos aqueles que passam pelas nossas mãos, e quase sempre, nada fazemos, a não ser reclamar.

Edmilson F. Júnior
(junior.edmilson@uol.com.br)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mais velinhas


Hoje também tem velinha para duas pessoas super queridas e queria registrar de público meu carinho por elas. A primeira pessoa a que me refiro é minha amiga, Aisa Costa. Há anos que convivo com Aisa e neste tempo perpassado, ela já foi um pouco minha mãe, minha irmã, minha confidente.

Hoje? Hoje nada mudou, apesar da distância e de a vida  impor um certo afastamento pelas circunstãncias que surgem, ela permanece, aquela amiga que quando a coisa aperta, os problemas chegam, e você necessita de um apoio e ombro pra chorar, ela é sempre lembrada. Por isso dedico a voê Aisa, tudo de melhor que há neste mundo. Desejo felicidades mil a você e tod sua família. Declaro de público o amor e respeito que tenho por você. São pessoas iguais a você que me fazem acreditar que vale a pena viver e acreditar na amizade.

Aisa é Assistente Social em nosso município. Mãe de Iana, Géssica, Mateus e esposa do ex-prefeito Gilberto Martins.

Beijão Aisa.

Outra pessoa que também merece nosso respeito entrou na nossa vida por meio do trabalho, mas hoje, é uma das pessoas queridas, que fazem parte do nosso ciclo de amizades. Reginaldo é o tipo de pessoa que nos faz perceber sempre, o quanto ele nos considera e o quanto tem apreço por nós. Nunca, jamais, eu, ou Júnior necessitamos de Reginaldo para sermos decepcionado. Ele sempre está ali pronto para ajudar e fazer o possível e o impossível. Acho que ele é até ruim para si mesmo, pois é bom demais para com os outros.

À você Reginaldo desejo sucesso nos seus empreendimentos. Que possa sempre realizar os seus sonhos e
concretizar tudo o que deseja.

Reginaldo assume a pasta da Secretaria de Saúde em nosso município.

Um abraço Reginaldo.

1º ano do Ad Finem

Hoje tem velinha para o Ad Finem. Faz exatamente um ano quando da criação do meu diário virtual. Estava eu em minha casa, no dia 09/02/2008, como ocorre raríssimas vezes na vida, sem ter muito o que fazer e de repente pensei, pode ser agora que venha a concretizar meu sonho. Na ocasião, acessei o messenger e Lelena estava on line, percebi que seria o momento certo de dar o ponta pé inicial no meu desejo de me tornar blogueira.

Na realidade não pensava muito nisso, em ser ou não blogueira. Queria apenas registrar meu pensamento, dividir com alguém, alguns pontos de vista a respeito de diversos assuntos. Assim, com a ajuda da amiga Lelena fiz meu primeiro post, que reli com saudade, relembrando quantas coisas aconteceram, quantas coisas passaram de lá até aqui.

 Início

Iniciei minha admiração por blogs há alguns anos. Comecei acessando o blog do tio colorau e gostava muito de me enveredar naqueles escritos que considerava instigante e perspicazes. Depois, passei a ser também leitora assídua, do blog The place, do amigo Wilton Júnior, que nos enriquece com sua inteligência e sagacidade. Juntamente a estes , tive também o imenso prazer de começar a compartilhar, com muitas outras pessoas, da agudeza de espiríto de Paulo Martins em seus escritos. E ai vieram outros de colegas de faculdade, outros através de recomendação.

A questão é que passei a admirar a arte da escrita através deste acessório, que ao meu ver parece que virou mania, e comentava sempre com meu amigo João Paulo, colega de faculdade, o meu desejo de ousar também neste ramo. Planejamos fazer algo juntos sobre Direito, mas não era exatamente o que eu queria, ainda não sei ao certo o que quero, mas estou aqui. Via muito, a necessidade de ter a presença feminina nesta área, em minha cidade, fato realizado pioneiramente pela colega Lelena.

Confesso que ela me inspirou a realizar esse meu desejo e não apenas isso, me deu dicas também para que eu pudesse estar hoje tomando essa iniciativa. Não tenho muitas pretensões com este espaço, intenciono apenas escrever, expor algumas idéias, transmitir alguns pensamentos. Penso que isso pode nos imortalizar um pouco. Já faço isso, já escrevo algumas concepções  e idéias a respeito da vida e agora pretendo deixar neste, um pouco de mim. Espero ser persistente e determinada neste intento. Espero ter tempo, para poder aqui chegar com uma frequência razoável.
Então vamos lá.

Comecei tudo meio que perdida, como quem não sabe aonde vai e nem onde se quer chegar, mas comecei. Jamais imaginei que depois de um ano teria a honra de ter os leitores que tenho hoje. Agradeço de coração cada um, cada um de vocês que dia-a-dia se aventuram na busca pelos meus escritos. Estejam certos de uma coisa, sem vocês aqui, este espaço não existiria mais. Não teria encontrado força para aqui está, apesar dos óbices que tenho que enfrentar para. 

Não sabem como fiquei feliz de ver hoje, o post de David, em seu blog http://www.eitaqueeunumsabia.blogspot.com,/ referindo-se a mim como blogueira dix-septiense. Sou imensamente grata a Deus e a vocês por me permitirem esse privilégio. Atualmente tenho mais consciência da responsabilidade que é está nessa posição de blogger. Sei da necessidade de está aqui trazendo atualizações, notícias, entretenimentos e utilidades públicas, para tentar atrair mais e mais e agradar aos que por aqui passam. Todavia, além disso, tenho convicção de meu posicionamento, de que este espaço não foi criado, para denegrir A ou B, nem tão pouco para elevar a aimgem de alguém que possa se utilizar deste meio para isso.

Desta feita gente, e ratificando o que disse no post de um ano atrás, desejo que eu possa encontrar força, e que, Deus me conceda o privilégio de está a daqui mais um ano, agradecendo a vocês pelo carinho, dedicação e interação no Ad Finem. Um ano gente, demora muito, muitas águas rolarão debaixo da ponte, muitas coisas acontecerão, só nos resta rogar a Deus que esteja sempre ao nosso lado e nos conceda a graça de permanecermos sempre Ad Finem.

Sintam-se todos abraçados por esta blogger que vos fala.
Obrigada.

Educação em comento

Recebi um comento hoje, que achei híper relevante aqui postar. O comentário vem de Ivone Carlos, pessoa que tenho grande admiração e respeito. Ivone é uma das profissionais da educação de nosso município mais competente e preparada. Sem dúvida nenhuma, uma das mulheres de destaque de nosso município.

Ela me envia um relato, sobre uma matéria publicada na Veja desta semana, que trata da questão educacional de nosso país, denominada (a matéria) de "Prestígio Zero". Ela aduz em seu comento, sua preocupação em relação a situação porque passa o Brasil e especifica o caso de nosso município.

Não é mais novidade pra ninguém a desvalorização que os profissionais da educação sofre em nosso em nosso país. Não consigo entender o que se tem ou se passa na cabeça dos políticos brasileiros (se é que tem ou passa alguma coisa na mente deles, não é?), para tratarem uma questão tão séria quanto esta, com o descaso e o desrespeito com que fazem. Fico indignada, uso a aludida expressão para não ser mal educada, com essa situação e como as coisas nessa área sempre conseguem ser proteladas.

Meu Deus, até quando vamos nos sujeitar a essa situação??? Até quando a sociedade civil não vai perceber que necessita encampar uma luta, juntamente conosco, profissionais da educação??? Até quando a sociedade vai permanecer inerte, fingindo que esse problema é só nosso (trabalhadores da educação)??? Até quando as pessoas vão fingir que essa situação caótica, não atingi a sociedade inteira e reflete, inclusive na violência, que só cresce? Para ratificar o que digo sobre a violência veja o post no The Place: http://www.wiltonjr.com/. A indagação não é difícil de ser respondia. Sabe até quando??? Quando não houverem mais profissionais na área. Quando nossos filhos e netos ficarem a mercê de uma sociedade sem profissionais da educação, ou a mercê de profissionais com pouca ou nenhuma qualificação. Duvida? Então leia o comento de Ivone abaixo:

Ivone Carlos disse...

Olá Islamara!


A Veja desta semana traz uma reportagem sobre educação denominada "Prestígio Zero" em que mostra uma pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas a pedido da Fundação Victor Civicta. A pesquisa mostra que apenas 2% dos estudantes brasileiros prestes a ingressar na universidade pretendem seguir a carreira de magistério. O agravante que a pesquisa também divulga é que esses poucos que ainda optam pela docência se concentram no grupo dos 30% de alunos com as piores notas no ensino médio. E finalizando a reportagem aponta os baixos salários dos professores como um dos principais fatores que desprestigiam a educação no Brasil. Lendo essa matéria lembrei que outro dia conversando com você sobre a imensa desvalorização do magistério fizemos essas mesmas colocações.Mas, o que eu queria mesmo com esse comentário é demonstrar a minha falta de esperança com relação a educação brasileira em especial no nosso município, que com certeza não é só minha mas de muitos colegas que estão no magistério há 25, 26 e até 30 anos esperando dias melhores. Os incentivos quase não existem. Tratando-se de Plano de Carreira do Magistério (em fase de reformulação no nosso municípios) as propostas de mudanças salariais repassadas pelos assessores da Prefeitura ao Sindicato dos Trabalhadores Municipais (não sei se você já tem conhecimento) simplesmente reduzem em percentuais significativos todas as vantagens como mudança de nível, de classe e de referência, conquistadas no plano em vigor que por sinal é considerado um dos melhores dos municípios da região. Portanto minha opinião é que se é pra mudar pra pior é melhor deixar como estar. Sei que o momento ainda é de negociações mas, pela forma como as coisas sempre acontece não dar pra se esperar muito.

Em se tratando Ivone, do caso específico, do nosso Plano de Carreira, me recuso a acreditar que os percentuais estabelecidos no Plano de Carreira vigente, serão reduzidos. Não consigo conceber, que o Secretário Municipal de Educação encampará ou permitirá que tal fato venha a acontecer. Sei da competência de Diassis Araújo e acredito que ele encontrará uma forma de sanar a situação e não excluir nenhum direito nosso, que foi adquirido com tanto sacrifício.

Porém, Ivone, aproveito a ocasião para instar nossos nobres colegas e também, nossos edis, a procurarem saber o que realmente há de concreto, para que possamos nos ater na luta de nossos direitos. Termino dizendo que concordo em gênero, número e grau com o que disse: 'se é pra mudar pra pior que deixe como está'.

Convoco os demais colegas de profissão a também registrarem sua opinião.