SEJAM BEM VINDOS

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Computador Portátil para Professores

A partir de hoje, o Ministério da Educação disponibiliza, através do site http://www.computadorparaprofessores.gov.br/, a compra de notebooks para professores. O projeto Computador Portátil para Professores, objetiva: "Criar condições para facilitar a aquisição de computadores portáteis para professores da rede pública e privada da educação básica, profissional e superior, credenciadas junto ao Ministério da Educação - MEC, abaixo custo e condições diferenciadas de empréstimo". (Site do MEC).

A priori, o projeto atenderá 64 municípios, dentre os quais, apenas um pertence ao Rio Grande do Norte (Acari). Segundo informações do MEC, depois de 30 dias a oferta se ampliará para os outras cidades. Os critérios de escolha dos municípios pioneiros no projeto se deu através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país, ou seja as cidades com melhor IDEB foram as agraciadas em primeiro plano.

Os financiamentos para a compra dos notebooks poderão ser efetuados no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Banco Postal dos Correios. Poderão participar todos os professores da rede pública e privada do ensino básico, profissional e superior.

O prazo médio para entrega do produto é de 30 dias e o financiamento poderá ser realizado em 24 a 36 parcelas.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Presidência da República, Ministério da Educação e da Empresa de Brasileira de Correios e Telégrafos, com o setor privado.

Sem dúvida, o presidente Lula tem disponibilizado projetos de extrema relevância na área educacional, fato que em seu primeiro mandato não aconteceu. Uma grande iniciativa, uma vez que, diante da necessidade hodierna, o professor precisa estar cada vez mais preparado para acompanhar as mudanças, principalmente no ramo da tecnologia, coisa que ainda não damos o necessário valor.

sábado, 29 de agosto de 2009

Acordo ortográfico

Publico ipsis litters, mais uma regra do novo acordo ortográfico enviado pelo amigo João Paulo:
Circunflexo
O acento circunflexo, famoso “chapeuzinho”, desaparece sempre que houver letras dobradas nas palavras. Veja alguns exemplos, sempre comparado a grafia antiga com a atual.

Vôo = Voo
Crêem = Creem
Enjôo = Enjoo
Lêem = Leem
Diferencial

Em nossa língua, algumas palavras recebiam acento pelo fato de existirem outra com a mesma grafia, muito embora pertençam a classes gramaticais diferentes, e, portanto, possuam significados distintos. É o caso de para (preposição) e pára (verbo), pêlo (substantivo) e pelo (preposição), dentre outras. Com a nova reforma, o acento diferencial desaparece na maioria das palavras e o significado delas somente poderá ser absorvido analisado o contexto em que são empregadas.
Pedro não pára para descansar. = Pedro não para para descansar.

Não havia sequer um pêlo pelo corpo daquela mulher. = Não havia sequer um pelo pelo corpo daquela mulher.

MAIS ATENÇÃO!!!
1 - O acento diferencial continua em pôr e pôde (verbos).
2 - O acento diferencial é facultativo em fôrma (substantivo: fôrma de bolo, de gelo, de tijolos etc.).

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

NOVA ENQUETE NO AD FINEM

Relendo meu post do dia 13 de agosto, que trata do Fracasso na educação X professores desqualificados, resolvi inserir mais uma enquete no ad finem. Gostaria de saber a opinião de meus webleitores, sobre a pesquisa realizada por instituições internacionais que atribuiu o fracasso da aprendizagem dos alunos em linguagem e matemática à falta de domínio dos professores (mais detalhes no supracitado post).

E você, o que acha? Você concorda com o resultado da pesquisa, ou você acha que há outros fatores que influenciam a aprendizagem das crianças e adolescentes? Participem, opinem, dêem sua opinião.
P.s A Enquete fica no lado direito do blog, logo abaixo do Contador de Visitas.


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A crise

Algumas pessoas têm algumas vezes me interpelado para emitir opinião sobre a crise que passam os municípios brasileiros, sobretudo, o nosso. Confesso que não tenho tido tempo de buscar maiores detalhes, nem tão pouco informações mais precisas sobre a situação da crise mundial, provocada pela quebra do setor imobiliário americano e sua repercursão na economia global; fato este que levou o presidente do Brasil a tomar medidas de impacto, reduzindo drasticamente os impostos do setor industrial e consequentemente atingindo todos os municípios.

Certo é, que os recursos destinados aos municípios caíram assustadoramente e isso tem provocado situações desconfortáveis aos gestores atuais. Em Mossoró, a situação não está diferente daqui, pelo contrário, está também, bem caótica. São cortes de todos os lados, em todos os setores. Todos dias chegam orientações nos diversos setores para contenção de gastos. Diante do exposto, para não me ater mais nesse discurso enfandonho da crise tão divulgada e expandida em telejornais e em todos os meios de comunicação, que já estamos até cansados de ouvir, prefiro acreditar, a nível de nosso município, o que escuto comumente e diariamente do vice-prefeito Júnior Afonso. Pensamento expresso por ele e reproduzido pelo blogueiro Paulo Martins em seu blog: http://paulomartinsblog.zip.net/

Vice convicto

O vice-prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Júnior Afonso, disse que a atual gestão enfrenta muitas dificuldades em seu primeiro ano, sobretudo devido às condições em que encontrou o município. Mas Júnior acredita que a prefeita Lanice Ferreira vai vencer as adversidades.

Fazendo a diferença

O Assessor de Comunicação, Itamir Vieira, como sempre muito competente na divulgação das ações da administração atual, envia-me mais um email, noticiando sobre a ida dele, José Emídio e Marcelo Neves a TCM (TV Cabo de Mossoró) para entrevista sobre o Cine Intinerante. Isso é só mais um dos grandes exemplos de que muitas ações relevantes e fundamentais para o favorecimento de uma boa cultura, não necessitam de altos custos e nem de grandes investimentos, pelo contrário, necessita de ação, atitudes e coragem. Parabéns aos responsáveis pelo projeto e aproveito o ensejo para dizer-lhes que não permitam que os óbices e as críticas, que certamente surgirão, contribuam para o desvanecimento de vocês. Convicta de que necessitam do máximo de apoio possível, proponho-me a no que for possível coloborar com este projeto tão importante. Sei que muitas dificuldades estão enfrentando, porque tudo que empreendemos de bom neste país, faz surgir barreiras, todavia, persistam ad finem, são atitudes como esta que fazem a diferença.

Vejam foto e email de Itamir:














Hoje pela manhã, José Emídio (Secretário de Juventude), Marcelo Neves(Coordenador de Cultura) e Itamir Vieira (Assessor de Comunicação) participaram do Programa Pedagogia da Gestão na TCM (TV Cabo Mossoró) atendendo pedido do apresentador Prof. Clauder Acanjo.
O programa será exibido no próximo sábado às 20h com reprise no domingo às 13h.
A entrevista foi sobe o projeto Cine Itinerante que está sendo realizado pela Assessoria de Comunicação e Secretaria de Juventude na cidade de Gov. Dix-sept Rosado desde julho deste ano, com apoio do CEACRU, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social.
O projeto recebeu elogios do professor e escritor Clauder Arcanjo que é um dos maiores incentivadores da cultura em Mossoró.

Ainda houve participação dos músicos Denílson e Guido.


Mais uma vez, parabéns à todos. Fiquem certos que podem contar com este espaço para qualquer divulgação que necessitarem neste e em outros projetos, que sem dúvida virão.

BOA SURPRESA

Na última quinta-feira, estava eu no Educandário Dix-septiense, quando um aluno me procurou para dizer que alguém solicitava minha presença na turma do 9º ano "A". Levantei-me convicta de que encontraria algum problema para eu resolver, vocês sabem, diretora de escola sempre é chamada para dirimir situações conflituosas. Assim, preparei os ânimos, respirei fundo e fui até lá. Entretanto, para minha surpresa, encontrei a turma totalmente absorta, abstraída, embevecida, em uma aula de inglês, na qual eles cantavam a música Let it be, dos Beatles. Me senti culpada por atrapalhar um momento tão raro e sublime em nossas escolas, não que esteja dizendo que não haja atividades diferenciadas, temos muitos professores que preocupam-se em planejar e apresentar atividades diversificadas, todavia, conseguir deixar os alunos tão compenetrados, da forma como vi, é realmente algo bem pouco frequente.

Sem querer ser piegas, fiquei bastante emocionada, não somente pelo fato de encontrar a turma da forma que fiz referência, mas também por ter sido lembrada para ver algo bom, para presenciar algo que estar dando certo, para levar aos meus alunos, palavras de elogios, quando comumente só levamos palavras de advertência, de aconselhamentos.

A verdade gente, é que fiquei feliz e achei que essa situação que vivi foi mais uma que vale a pena ser registrada, que é de bom tamanho alvitrar e externar. Fica aqui, mais uma vez, meus parabéns a PATRÍCIA EVANGELISTA, professora da Disciplina de Inglês do 9º ano A e muitas outras no Educandário, e também aos alunos da aludida turma. Aproveito o ensejo para dizer-lhes que desejo estar mais vezes com vocês em atividades como a exposta aqui.

Ah, mais um recadinho; passando a SECACE, nos prepararemos para a Colação de Grau de vocês. Vamos reunir todos os esforços possíveis para realizarmos uma grande festa. Parabéns a todos.


Deixo à vocês, a letra e tradução da música dos Beatles que me referi neste post:

Deixa Estar

Quando eu me encontro em tempos difíceis
Mãe Mary vem pra mim
Falando palavras de sabedoria, deixa estar
e nas minhas horas de escuridão
Ela está em pé bem na minha frente
Falando palavras de sabedoria, deixa estar.
Deixa estar, deixa estar.
Sussurrando palavras de sabedoria, deixa estar.
E quando as pessoas de coração partido
Morando no mundo concordarem,
Haverá uma resposta, deixa estar.
Pois embora possam estar separados há
Ainda uma chance que eles verão
Haverá uma resposta, deixa estar.
Deixa estar, deixa estar, yeah.
Haverá uma resposta, deixa estar.
E quando a noite está nublada,
Há ainda uma luz que brilha em mim,
Brilha até a manhã, deixa estar.
Eu acordo ao som da música
Mãe Mary vem para mim
Falando palavras de sabedoria, deixa estar.
Deixa estar, deixa estar.
Haverá uma resposta, deixa estar.
Deixa estar, deixa estar.
Sussurrando palavras de sabedoria, deixa estar

Let It Be

The Beatles

Composição: John Lennon e Paul McCartney

When i find myself in times of trouble
Mother mary comes to me
Speaking words of wisdom, let it be.
And in my hour of darkness
She is standing right in front of me
Speaking words of wisdom, let it be.
Let it be, let it be.
Let it be, let it be.
Whisper words of wisdom, let it be.

And when the broken hearted people
Living in the world agree,
There will be an answer, let it be.
For though they may be parted there is
Still a chance that they will see
There will be an answer, let it be.
Let it be, let it be.
Let it be, let it be.
There will be an answer, let it be.
Let it be, let it be.
Let it be, let it be.
Whisper words of wisdom, let it be.
Let it be, let it be.
Let it be, let it be.
There will be an answer, let it be.

Let it be, let it be.
Let it be, let it be.
There will be an answer, let it be.

And when the night is cloudy,
There is still a light that shines on me,
Shine on until tomorrow, let it be.
I wake up to the sound of music
Mother mary comes to me
There will be no sorrow, let it be.
Let it be, let it be.
Let it be, let it be.
There will be no sorrow, let it be.
Let it be, let it be,
Let it be, let it be.
Whisper words of wisdom, let it be.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

APAE e outras instituições necessitam de nosso apoio

Reproduzo um post, tal e qual, do Tio Colorau pela relevância de seu conteúdo:

No dia 26 de Agosto, amanhã, às 20h, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, o grupo Talentos Anônimos organizado por Sebastião Almeida, irá realizar um show da jovem guarda. Toda renda será revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Mossoró. Adquira a sua senha colaborando com R$10,00. Você se diverte e ajuda as crianças da APAE Mossoró.
As senhas estão sendo vendidas na própria Instituição. Mais informações 3315-2666.


A APAE faz um trabalho belíssimo com crianças que apresentam necessidades especiais, apoiando estas e suas famílias com profissionais competentes e preparados. Diante dos óbices que enfrentam, desenvolvem trabalho em busca de ajuda e apoio financeiro da sociedade. Desde que fui tranferida para a Procuradoria Geral contribuo, com uma pequena quantia é claro, com a referida instituição. Recebo visitas mensais de um representante da entidade, que vem buscar minha doação. Quanto ao valor, que para nós é irrisório, para quem necessita é com certeza fundamental. Aquilo que é insignificante para nós, pode ser mais que necessário para outros.

Não estou agora com os números da APAE, para aqui publicá-los, entretanto, aqueles que desejarem também contribuir com a instituição entre em contato comigo através de email, que enviarei. Gostaria de fazer um apelo aos meus webleitores. Colaborem com as instituições filantrópicas que prestam serviços a pessoas carentes, como já afirmei anteriormente, o que é pouco para mim pode ser a última esperança de meu próximo.

Lembremos sempre de uma coisa, felizes os que têm pra dar.

ÚLTIMO DIA DE MATRÍCULA NA UERN

O tempo está se esgotando, hoje é o último dia para matrícula dos candidatos que foram aprovados no último vestibular da UERN, para o segundo semestre deste ano. Os candidatos terão até a noite para efetuar suas matrículas em seus seus respectivos cursos, caso contrário, perderão suas vagas e os reclassificados serão convidados a se apresentar e preencherem as lacunas.

Já houve inúmeros casos de pessoas que passam no vestibular e por não ficarem atentas ao dia da matrícula, deixa de efetuá-las, perdendo assim, por completo, seu direito E a oportunidade de ingressar em uma faculdade.

Ora se já é por demais difícil passar em um vestibular na UERN e daí depois da conquista deixar seu direito morrer, é quase desumano, rsrsrsrsr.

Destarte, candidatos aprovados fiquem atentos e garantam sua vaga.

Quanto aos que ainda pretendem ingressar na UERN, as inscrições para o próximo vestibular já estão abertas, garanta também, com a maior brevidade possível, a sua no sitio http://www.uern.br/

Agradecimento

Agradecendo ao músico Assis (da Banda Alfredo & Os Caras) pela visita ao Ad Finem e inserção do meu link em seu blog. Agradeço ainda os comentos elogiosos ao meu diário virtual e aproveito também o ensejo, para solicitar que me envie o link do blog de vocês para que possa inseri-lo neste espaço. Fico lisongeada com a presença de vocês e espero que continue sempre ad finem (até o fim) por aqui.

Eis o comento de Assis Neto:

Assis Neto disse...
Olá, Islamara! Sou o Assis (ou Alfredo da banda "Alfredo & Os Caras"). Também temos um blog somente com notícias relacionadas à musica e a cultura de um modo geral. Acho que não nos conhecemos pessoalmente, nem tampouco conhecia o seu blog. Parabéns! Muito bom o conteúdo, o visual e a dinâmica da sua página.Vou adicioná-la. Abraço!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Brasil octacampeão do Grand Prix

Oito vezes. É isso mesmo, oito vezes campeã no grand prix de vôlei, a seleção brasileira provou mais uma vez que os nossos jogadores tem um talento nato. O Grand Prix de vôlei, segundo o wilkipédia foi criado em 2003 como uma estratégia de marketing para divulgar a nível mundial a referida modalidade esportiva.

Baseando-se nos moldes do torneio da liga mundial - o Grand prix vem conquistando espaços relevantes. Cada ano o prêmio em dinheiro cresce e o evento se expande.

Nos anos 1994, 1996, 1998, 2000, 2004, 2006, 2008 e 2009, as brasileiras representaram de forma brilhante o Brasil e deixou os seus patriotas orgulhosos.

Este ano o destaque foi a jogadora Natália - direita na foto acima - nunca vi alguém jogar tanto da forma como a vi. Na quinta-feira passada, acordei de madrugada e não consegui mais dormir, liguei a TV e me deparei com o jogo de vôlei. As brasileiras enfrentavam as chinesas e tive a oportunidade de assistir um show de bola. A temida China foi atropelada pelas brasileiras, não tão fácil assim, como estou exclamando, mas venceram o jogo por três sets a zero.

Dos 31 pontos obtidos no terceiro set, Natália foi responsável por 19. Foi incrível sua atuação.

Fico pensando o que aconteceria se no nosso país tivesse mais investimentos na área esportiva e cultural. Medito na possibilidade de haver mais esforços do poder público e das empresas privadas, no sentido de patrocinar e contribuir para que nossos jovens, crianças e adolescentes fossem instigados a participar de atividades sadias, será que haveria tanta violência? Se ações como estas supracitadas fossem comuns em nosso país, será que o tráfico de drogas cresceriam tanto? Se haveriam tanta ociosidade? Se haveria tantos adolescentes e crianças no mundo do crime?

Até quando viveremos nessa concepção de gente pertencente a um país subdesenvolvido e com a mentalidade medíocre que não conseguimos ver um palmo a frente de nosso nariz?

Parabéns as meninas do vôlei brasileiro que conseguiu vencer todas as dificuldades e fizeram bonito.

domingo, 23 de agosto de 2009

Felicitações

As felicitações do Ad finem hoje vai para duas princesas lindas que eu amo de paixão. A primeira é bela Raissa, filha de Paulo Martins e Graça e irmã de Larissa. Minha linda sobrinha, parabéns, que Deus continue te abençoando ricamente em toda a sua vida.

A segunda princesa, também minha sobrinha, que estou deveras triste não ter uma foto sua para colocar aqui neste momento, é Géssica, a primeira grande amiga de meu filho. Nasceram no mesmo ano e começaram os estudos juntos e desde então, era só amor.

Quando os dois concluiram a alfabetização juntos, Jarson só queria que Géssica fosse sua madrinha e a recíproca era verdadeira. Muito custou a mim a e Aisa convencê-los de que isso não seria possível.

Géssica é a segunda filha de Gilberto Martins e Aisa Costa, irmã de Iana e Gilberto Mateus.

Bem Géssica tudo de melhor lhe desejo, que sua vida seja repleta de bênçãos e todos os seus sonhos sejam realizados. Apesar de o tempo e as atividades nos afastar um pouco, jamais esqueço dos momentos felizes que vi você passar ao lado de Jarson.

Saudade de vocês...

Parabéns as duas. Amo vocês.

Músico poderá vir novamente a Dix-sept

Mais fotos da palestra realizada na escola Municipal Educandário Dix-septiense pelo músico Walter Silva.















Recebi um email (enviado a mim e a outros destinatários) do músico Walter Silva agradecendo o apoio da imprensa ao seu trabalho, entre os agradecimentos está o link do Ad Finem. Resolvi fazer uso do referido email para fazer mais um convite de público ao músico, mas antes, vejam os agradecimentos:
Caros amigos e amigas, saudações!
Quero agradecer de publico o apoio primeiro lugar a todos(a) que apoiam não a mim, mas um ideal de cultura, uma educação melhor para nós e nossos filhos, e dizer que o trabalho, o projeto contra esta cultura do lixo, só ganha força!
Quero a gradecer em particular estes apoios da impressa:
Os blogs que colocaram matérias;
Coco Louco Produções (Alfredo e os Caras- doações de 40 dvd´s para distribuição gratuita).
Hermes Oliveira (Jornal eletrônico), Jornais; de Fato, O Mossoroense, Gazeta do Oeste, Correio da Tarde, TV Mossoró, TCM, FM 96 comunitaria, FM 98, Rádio Difusora, 93 FM, 105 FM.
Vejam no blog abaixo fotos e comentários http://www.islamara.blogspot.com/ da professora Islamara sobre minha apresentação em Gov. Dix-Sept Rosado na última terça-feira! Obrigado a prof(a) Islamara pelo convite e também ao Itamir Vieira pela atenção dada a minha visita e ao Secretário de Educação pela presença!

Abraços a todos(a), e vamos aos próximos passos!

É sobre um próximo passo que gostaria de falar. No mês de setembro estaremos realizando mais uma Semana Cultural na Escola Municipal Educandário Dix-septiense e na oportunidade, será inserida uma palestra para os pais dos alunos, sendo esta uma das atividades da gincana cultural que os alunos concorrerão. A atividade consiste em instigar os alunos a trazerem o máximo de pais possíveis, aqueles que conseguirem trazer mais é quem vencerá.

Assim, no planejamento com os professores e supervisores neste sábado, quando se tratou de sugestões sobre a palestra, não houve outra, o músico Walter Silva foi logo citado. Sugeriram-me de pronto que o convidasse para apresentar a mesma palestra aos pais, pois conceberam como um trabalho por de mais importante e essencial apara os nossos dias.

O Tema da Semana Cultural será:

Saúde Social e Hábitos Modernos: o que temos a ver com isso?

Entrarei em contato, mas desde já espero poder mais uma vez contar com vossa participação em nossa escola. Mais uma vez, muito obrigada.

sábado, 22 de agosto de 2009

III Semana do Advogado do Oeste Potiguar

Ontem participei de cinco brilhantes palestras, inseridas nas atividades referentes a III semana do Advogado do Oeste Potiguar, que teve como tema: "Os novos desafios do direito contemporâneo". As palestras aconteceram na UNP e foram ministradas por ícones renomados do Direito.
O Presidente da Subseccional da Oab - Mossoró, Humberto Fernandes, organizador do evento, se destacava, como sempre, pela sua simplicidade e habilidades natas. Humberto é uma pessoa de sapiência raríssima e participou de todo o evento sem se ausentar nem um minuto, apresentando uma excelente palestra defendendo a exigência de diploma para jornalistas.
Com certeza, não é a toa que Humberto Fernandes, em poucos anos de profissão, conquistou espaços desejáveis por muitos e alçou vôos invejáveis, sem dúvida ele faz por merecer. Nos poucos anos que conheço Humberto, ele tem se mostrado um homem de grande valor e merece obter êxito em seu mais novo empreendimento que é reeleger-se Presidente da OAB.
Outra palestra, que sem sombra de dúvida enalteceu o evento foi a do Advogado Cearense, Paulo Quezado, que com muita maestria e destreza, falou de forma clara, singela e sem rodeios sobre a Delação Premiada.

Parabéns aos organizadores do Evento. Faço apenas uma crítica referente ao som do auditório da UNP, péssima qualidade. Não entendo como uma empreendimento tão rico e majestoso se permite utilizar algo tão ínfimo e ruim. No tocante as demais coisas foram todas excelentes.

24/08 - início das inscrições do vestibular da UERN

Atenção, as inscrições do vestibular da UERN iniciarão nesta segunda-feira, 24/08 e como este ano serão realizadas exclusivamente via internet é bom que os interessados antecipem-se, evitando assim, correr o risco de perder a oportunidade de realizar sua inscrição.

"As inscrições terão inicio às 9h do dia 24 de agosto e finalizarão às 24h do dia 16 de setembro de 2009 e será realizada mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição e o envio dos dados à Comperve. Após a confirmação dos dados salvos, não será possível alteração de nenhum deles. A partir de 0h do dia 17 de setembro, o acesso à internet para geração da ficha de inscrição e do boleto bancário será bloqueado. O boleto gerado até as 24h do dia 16 de setembro poderá ser pago até o dia 18 de setembro".

Para os que desejam realizar sua inscrição bastam acessar o sítio da UERN http://www.uern.br/. Para maiores informações acessem o site e/ou enviar email para: comperve@uern.br.

Parabéns Beto

Hoje é o aniversário de Beto, Roberto Jefferson, meu irmão, que como todos os outros, eu amo muito, mas antes de homenageá-lo, gostaria de confessar uma coisa a vocês.

As vezes não sei porque escrevo certas coisas aqui, mas acredito que esse espaço me imortaliza um pouco, que meus escritos, podem ser, muito breve, tudo o que os entes queridos terão de mim.

Por que eu penso isso? Sei lá, mas a realidade é que penso, que sinto e é por isso que gosto de estar ao lado de pessoas queridas, ao lado de minha família, meus amigos, porque cada minuto pra mim, eu penso que pode ser último.

Bem, mas vamos a minha confissão. Sempre que me aproximo de Beto, tenho uma sensação de dívida com ele, acho que não demonstro o suficiente o quanto o amo, me vejo como se estivesse falhando com sua pessoa. Não me refiro a questões materiais, falo de algo que falta e eu não entendo o porquê, já tentei derrubar essa barreira e ainda não consegui.

Assim, aproveito o ensejo nessa data tão especial para o meu mano, pra dizer-lhe o quanto o amo e o quanto ele é importante pra mim. Expressar o meu orgulho em tê-lo como irmão, pois admiro muito sua coragem e disposição. Quero que saiba de uma coisa Beto, você tem em mim não só uma irmã, mas também uma amiga. Podes contar comigo, pois estarei sempre aqui. Parabéns pelo dia e pelo o que você é. Te amo muito. Beijão.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Estou de volta

Eita, eita minha gente, não desisti dessa minha nova função, rsrsrsrsrs, estou de volta e com certeza, com muita saudade deste meu diário virtual e de vocês webleitores, que já aproveito o ensejo e agradeço-lhes pela persistência de estarem aqui diariamente em busca de atualizações e afirmos-lhes que fiquei deveras feliz pelas reclamações que recebi, provocadas pela minha ausência neste espaço.

Ocorre que as ocupações mil tem me furtado o direito de me dedicar a meus hobbies favoritos que são atualizar um ad finem, uma vez que hoje ele faz parte de mim, assistir um bom filme ao lado de Jarson ou Júnior e/ou os dois juntos e ler um bom livro.

Além das atividades laborais, que estão exigindo de mim um esforço quase sobrehumano, rsrsrsrs, os dias finais do semestre letivo de minha faculdade tem usurpado os únicos e raros momentos que tenho para me dedicar as atividades referidas acima. Para terem uma idéia da situação, o post abaixo que publiquei hoje foi iniciado na quarta-feira - 19 e pela terceira vez que volto a este espaço é que consegui concluí-lo.

Não estou reclamando, de modo algum, agradeço a Deus pelas oportunidades a mim deferidas, considerando que tenho toda a convicção do mundo de que estas não dependeram, não dependem e nem dependerão da minha força, coragem, determinação e nem tão pouco de minha sapiência que é bastante ínfima. Tudo o que tenho e o que sou é tão somente obra de meu Criador, que por sua infinita misericóridia dispensa pra nós muitos, mas muitos, favores e graças imerecidas.

Assim, resta-me apenas agradecer a vocês a compreensão e pedir-lhes que persitam ad finem na visitação deste espaço, pois estou empreendendo esforços para aqui estar com a frequência habitual de antes.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Palestra com o músico Walter Silva foi um sucesso

Ontem a rotina do Educandário Dix-septiense foi mudada, a palestra que esperávamos finalmente foi realizada. O músico Walter Silva, nos presenteou com uma grande reflexão sobre o gosto musical dos jovens de hoje, mostrando que a cultural hoje propagada é reflexo da indústria cultural que dá privilégio a determinados artistas/estilos em detrimento de outros. Uma matéria veiculada no Jornal O Mossoroense fala em detalhes do projeto de Walter o qual faço uso de partes do referido texto:

DIX-SEPT ROSADO - Já dizia Platão "A música é o meio mais poderoso do que qualquer outro, porque o ritmo e a harmonia têm sua sede na alma. Ela enriquece essa última, confere-lhe graça e ilumina aquele que recebe uma verdadeira educação".


Atendendo convite da direção da Escola Municipal Educandário Dix-septiense, o músico e professor Walter Silva da cidade de Mossoró proferiu palestra na referida escola, na última terça-feira.

Há sete anos Walter desenvolve esse trabalho de forma voluntária em escolas de Mossoró, onde conversa com estudantes e professores sobre a "Cultura do Lixo Musical", músicas que em suas letras denigrem a imagem da mulher, incentivam a prostituição, o consumo de drogas e a sexualidade precoce.

Quando vi a divulgação do Projeto de Walter Silva, no Tio Colorau, não pensei duas vezes, imediatamente enviei um email para o músico, pois percebi a relvância de seu trabalho. Em que pese nossos jovens e adolescentes valorizarem música de total mau gosto, e aqui faço uso de um juízo de valor proposital, acredito que o papel da educação é contribuir para a mudança desses hábitos culturais hodiernos e é neste intento que penso em unir esforços para promover mais ações desse tipo no Educandário. Ainda concebo que nós enquanto educadores detemos um poder de influência muito forte e se soubermos utilizar isso para o bem da geração moderna, estaremos realizando um grande trabalho.
Sei que tudo isso não é fácil e nem acontecerá de forma mágica, todavia, ainda creio que é plantando que se colhe, e, que quem espera sempre alcança. Destarte, faço questão de continuar na esperança de ver este mundo transformado pela educação, mesmo que isso venha parecer utópico para muitos.

Conversando com o professor Walter Silva fiquei feliz ao perceber que ainda há pessoas que também pensam como eu, que há pessoas que ainda crêem em mudanças através de atitudes simples e sem muito custo, pessoas que empreendem ações no sentido de contribuir com a melhoria social, que fazem de pequenos atos, grandes acontecimentos.
O projeto do músico é uma coisa belíssima, todavia, como tudo que favorece a propagação de uma cultura sadia, não tem respaldo nem do poder público e nem muito menos de empresários. Eu assisti a palestra e posso assegurar que realmente vale a pena ser investidos esforços e recursos financeiros, no sentido de patrocinar um trabalho deste naipe, entretanto, no Brasil isso é pedir demais.
Se eu tivesse tido a oportunidade de assistir a palestra de Walter antes dele vir para o Educandário, teria incluído os pais dos alunos, para também fazerem parte do público alvo. Ele traz uma reflexão séria sobre a situação degradante que se encontra, que Walter denomina de lixo cultural e que envolve e enlaça os jovens e adolescentes de nossa sociedade hodierna.
Deixo pra vocês mais trechos do texto extraído do Mossoroense, que pormenoriza o trabalho realizado por Walter:
O professor Walter é um defensor da utilização da arte como forma de combater essa cultura. Em seu trabalho, Walter Silva utiliza poesias de Vinícius de Moraes, músicas de Cazuza, Zeca Baleiro, comparando-as com letras de músicas tocadas nas rádios como MC Serginho, Aviões do Forró, entre outras.

Segundo Walter, é preciso saber o que os alunos ouvem no seu cotidiano, "é preciso ter muito cuidado, pois o que eles ouvem certamente é produto da indústria cultural que privilegia determinados artistas/estilos em detrimento de outros", explica.

De acordo com o professor, grande parte das músicas que se ouve nas rádios é paga pelas gravadoras para obviamente estarem ali. Além ainda de serem músicas que, geralmente, são bastante efêmeras (vêm e vão de acordo a moda da época). Vários gêneros e estilos musicais são esquecidos porque simplesmente não são modismos atuais, causando assim uma enorme deficiência aos ouvintes, que na maioria são crianças e jovens.

"A cultura do lixo tira das crianças a inocência própria desta idade tão importante na formação da pessoa. Combater essa produção é um objetivo primordial desse trabalho que venho desenvolvendo junto a estudantes e professores", disse Walter Silva.
Para o secretário de Educação, Francisco de Assis, é nessa hora que entra o papel da escola, que deve funcionar como uma grande rádio que divulgue os mais diferentes artistas, estilos e gêneros musicais, dando aos alunos criticidade para escolherem aqueles que mais lhes convierem.

Por último só me resta agradecer ao músico por ter se desprendido de Mossoró até aqui (de forma totalmente voluntária, uma vez que ele não me cobrou pelo seu trabalho) para nos presentear com uma palestra bélissima e tão relevante para os nossos jovens. Aproveito o ensejo para agradecer o apoio e participação do Secretário Municipal de Educação Diassis Araújo, a todos os funcionários da referida escola e Itamir Vieira, Assessor de Comunicação que reservou o dia inteiro, na terça-feira, para nos auxiliar nos trabalhos referentes a palestra.

domingo, 16 de agosto de 2009

Lázaro virá mais uma vez a Mossoró

O cantor evangélico Lázaro, ex-integrante da Banda Olodum, estará mais uma vez se apresentando em Mossoró. Sábado vi um cartaz em Mossoró anunciando sua vinda ao Porcino Park Center, no dia 17 de setembro. Lázaro, que já esteve em Mossoró e foi récorde de público deve repetir seu sucesso nesta nova apresentação.

Além de ter uma voz encantadora, o cantor tem uma unção especial pouca vista em nosso meio. Seu louvor anela a alma de forma grandiosa

Lázaro em seu show também conta o seu testemunho e mostra como Deus, através de sua infinita misericórdia, pega um ser humano e o transforma.

Hodiernamente, muitas são as críticas ao povo evangélico, os anos perpassam, mais as perseguições, discriminações e exclusão persistem. Sei que, como em qualquer outro meio e em qualquer entidade existem falhas, erros e até corrupção, no meio evangélico não é diferente, todavia, parece-me que este seguimento tem uma luz diferente, que faz com que os holofotes se voltem para ele com mais intensidade, com mais rigor.

Uma coisa eu tenho certeza, muitos, mas muitos mesmo, reconhecem o valor social de uma igreja evangélica, não admite, mas reconhece. Poucas instiuições em nossa sociedade atual, contribuem de forma tão siginificativa, quanto as igrejas evangélicas, poucas cooperam com a recuperação de pessoas magiinalizadas pelas drogas, pela prostituição...

Bem, nem sei porque cheguei até isso, o fato é que gostaria apenas de alertar aos fãs de Lázaro, que sei que são muitos, que cuidem em comprar seu ingresso, porque com certeza será mais um grande e lotado show.

O que eu espero ansiosa é ouvi-lo cantando:
A MINHA VIDA É DO MESTRE
MEU CORAÇÃO É DO MEU MESTRE
O MEU CAMINHHO É DO MESTRE
MINHA ESPERANÇA É MEU MESTRE...

Terça-feira será realizada palestra musical no Educandário

Marcada a data para a palestra musical que será realizada pelo músico Walter Silva no Educandário Dix-septiense. Nesta terça-feira, 18/09 Walter Silva virá a Gov. Dix-sept, através de convite nosso, mostrar aos nossos a diferença entre músicas de qualidade e as músicas que fazem parte da maior divulgação midiática neste país, tais como calcinha preta, aviões do forró entre outras que não me dou ao trabalho ao menos de saber dos nomes.

Fiquei feliz ao ver que desde que aqui publiquei, que o músico viria ao Educandário, os alunos já me procuraram ansiosos pra saber o dia que seria realizada a palestra. Mesmo sem ter feito divulgação para eles, por ainda não estar totalmente definido os pormenores para o dia, eles já se interessavam.

A palestra, nesta terça-feira, será realizada em dois horários diferentes, pela manhã, ocorrerá a partir das 8h30m e a tarde às 13:00h.

O músico Walter Silva desenvolve trabalhos voluntários nas escolas públicas de Mossoró e até hoje não encontrou nenhuma ajuda, no que tange a algum patrocínio para melhorar sua atuação nas escolas.

Segundo ele, já tentou muito conseguir algum iincentivo neste sentido, mas até agora nenhuma das instiuições que ele procurrou lhe deu resposta. O pior de tudo em nosso país, é que reclamamos que os empresários não dão valor a cultura, não investem em nosso país, mas pessoas do meio educacional agem da mesma forma.

Conforme as informações por ele repassadas, ele já procurou ajuda de instituições educacionais privadas e bem sucedidas e as mesmas não lhe consideraram nem ao menos pra lhe conceder uma resposta de sua solicitação.
Agora é só esperar o dia e vermos o show do músico.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fracasso na educação X professores desqualificados

Dia 10 deste, a Uol Educação publicou o resultado de uma pesquisa realizada por instituições internacionais revelando que o desempenho dos estudantes cubanos, em matemática e linguagem é muito superior ao dos brasileiros. Conforme a pesquisa, a razão principal seria a qualificação dos docentes que aqui no Brasil é bem inferior aos professores da Cuba. Ainda de acordo com este estudo, o nível de qualidade produzido pela formação dos docentes na Cuba, se dá pela exigência intensa que se tem na graduação, o que contribui para um efeito cascata, ou seja, a forma como se exige dos professores, faz com que eles também exijam de seus alunos e isso gera uma melhor aprendizagem.

Sinceramente, fiquei triste ao ler a matéria e até agora pensava em postar sobre isso e não tive oportunidade, mas lógico, que não poderia em hipótese nehuma, deixar de fazer uma reflexão em cima desse assunto.

A priori comecei concordando com a pesquisa. Cheguei a conclusão de que nós professores, realmente não estamos preparados, e, nem tão pouco qualificados para ensinar da maneira que nossos alunos necessitam. Percebi de pronto que o fracasso educacional é concebido através de uma inércia involuntária de nossa parte, e, como é muito comum (ao professor), me senti um lixo, um farrapo profissional. Ora, o ano passado ensinei uma turma híper difícil, e por vezes encontrei-me culpando-me por não encontrar uma saída, uma solução, para os problemas daqueles adolescentes, para ajudá-los a sair daquela condição de ignorância e inaptidão.
Lendo o texto, que versava sobre a referida pesquisa, a ficha caiu, passei 06 anos (04 na faculdade e 02 na Especialização) de minha vida estudando para assimilar como o processo de aprendizagem ocorre e quais os fatores influenciam neste, todavia não foram suficientes. Paguei, ao longo da minha jornada de estudante, 07 cadeiras de Psicologia para apreender as necessidades básicas de crianças e adolescentes, mas estas foram em vão.

Refleti muito sobre isso, fiquei a meditar se meus colegas professores também estaria, por ventura, sentindo o que estou. Nos meus devaneios sobre o caso, pensei em um texto que sempre faço mênção, principalmente quando estou conversando com educadores, O texto relata a história de um homem do século XIX, que consegue através de uma máquina do tempo, vir para o século XXI. Ao chegar em nosso mundo, ele fica totalmente perdido, não encontra nada que possa deixá-lo um pouco mais confortável, todavia, ao chegar na escola, percebe que esta continua do mesmo jeito e ali encontra alívio para o seu desespero.

Por que eu me lembrei desse texto? Porque cheguei a conclusão de que as coisas não são tão simples quanto apontam certas pesquisas. É muito fácil, diante de um problema como este da educação pública brasileira, encontrar um culpado. É muito bom para os governantes de nosso país, que nada investem em educação, que tratam os professores como os profissionais mais abjetos, ignóbeis e ínfimos que existem, se verem livres de uma situação calamitosa e catastrófica que perpassa anos e eles não fazem nada pra mudar.

É muito cômodo para os pais e mães de famílias, que se abstêm do seu papel de educar e contribuir para a formação dos filhos, estarem diante de uma afirmação como esta, veiculada em todos os níveis de comunicação brasileira. Isso deve no mínimo fazer com que eles repousem melhor sua cabeça no travesseiro, uma vez que a consciência deve está aliviada, convictos de que não eles não têm nada a ver com os problemas e fracassos de seus filhos na aprendizagem.

E ai minha gente, eu fiquei a meditar se na Cuba existe a miséria que envolve o nosso país, não só miséria de pão, mas miséria de uma boa cultura, de conhecimento, de tecnologia, de oportunidades, de famílias estruturadas, de lares que garantam o mínimo de amor, atenção e educação possível.
Continuei a vagar em meus pensamentos e fiquei imaginando se na Cuba faz-se necessário que a justiça local empreenda esforços no sentido de garantir o bem estar da criança e do adolescente, proibindo a presença destes em locais e horários impróprios a essa faixa etária, porque os pais não têm a mínima decência de impor limites aos seus filhos e nem muito menos de compreender suas necessidades básicas.
Ora, nada melhor do que passar a bola. Voltem-se só um pouquinho ao passado, não muito distante. Voltem a época em que os filhos ainda respeitava pais e autoridades, porque assim lhes era ensinado, como era o resultado de nossa educação? Todo e qualquer brasileiro sabe que não precisamos ir muito longe, há alguns anos atrás, não mais que 20 ou 30, tínhamos um rendimento totalmente do que temos hoje. Porque será? Será que nossas faculdades pioraram? Duvido muito, estou na minha segunda graduação, na mesma instiuição, diga-se de passagem e vejo muitos avanços e melhoria por lá.
Sei que o post ficou por demais prolixo, mas tinha que expor meu pensamento em relação a este assunto e afirmar que o nosso fracasso na educação se dá por enes fatores, que também envolvem nossa formação, mas daí afirmar que esta seria a causa principal, não dar pra aceitar repudio por completo esta pesquisa, independentemente de esta ter sido realizada por países desenvolvidos ou por entidades sérias, ela tem o meu repúdio.
Esse é meu ponto de vista. E o seu??????

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ousadia

Recebi um email de minha amiga Francisquinha que me emocionou e apesar de o texto ser bem extenso, vou ser ousada e acreditar que mesmo aqueles que não gostam de se extender na leitura, irão ad finem nesta. Até mesmo, porque essa deveria ser uma leitura obrigatória de todo e qualquer ser humano. Assim, faço um apelo, independentemente de religião, crença ou filosofia, leiam este texto e extraia dele todas as lições que ele é capaz de nos transmitir. Uma coisa posso assegurar, mal ele não fará em hipótese nenhuma. A reflexão produzida pelo Padre Fábio de Melo serve para todo e qualquer momento de nossa vida.

Eu sempre acho que às vezes na vida, a gente vive tão mal, às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer pra gente saber a importância que elas tinham, e isso uma vez na minha vida isso aconteceu. Estava eu na minha casa de manhã, quando recebi um telefonema que minha irmã estava morta, minha irmã mais nova, cheia de vida de repente não existe mais.Fico pensando assim, que às vezes na vida o ensinamento mais doído seja esse, quando na vida nos já não temos mais a oportunidade de fazer alguma coisa, e o inferno talvez seja isso, a impossibilidade de mudar alguma situação.

E quando as pessoas morrem já não á mais o que dizer, porque mortos não podem perdoar, mortos não podem sorrir, mortos não podem amar, nem tão pouco ouvir de nos que nos os amamos.Eu me lembro que uma semana antes de minha irmã morrer, ela havia me ligado, foi à última vez que eu falei com ela e eu me recordo que naquele dia, eu estava apressado muita coisa pra fazer, e fiz questão de desligar o telefone rápido, sabe quando você fala, mas fala na correria porque você tem muita coisa pra fazer? E foi assim, se eu soubesse que aquela era a última oportunidade de ver minha irmã, de olhar nos olhos dela, de falar com ela, eu certamente teria esquecido toda a pressa, porque quando a vida é assim, e você sabe que é a ultima oportunidade, você não tem pressa pra mais nada, já não há mais o que eu fazer, e essa é a beleza da última ceia de Jesus.Não há pressa, o momento é feito para celebrar, a mística da última ceia está ali, Jesus reúne aqueles que pra ele tinha um valor especial, inclusive o traidor estava lá.

E eu descobri com isso, com a morte da minha irmã, q eu não tenho o direito de esperar amanhã pra dizer que amo, pra perdoar, para abraçar, dizer que é importante que é especial.Não! O amanhã eu não sei se existe, mas o agora eu sei que existe, e às vezes na vida nos perdemos... Eu me lembro quantas vezes na minha vida de irmão com ela, nos passávamos uma semana sem nos falarmos, por que ouve uma briga uma confusão, a gente se dava o luxo de passar uma semana sem se falar, e hoje eu ano tenho mais nem 5 minutos pra conversar com alguém que foi importante, que foi parte de mim.

Não espere as pessoas morrerem, irem embora, não espere o definitivo bater na sua porta, nos não conhecemos a vida e não sabemos o que virá amanhã, viva como se fosse o último dia da sua história, se hoje você tivesse que realizar a sua última ceia, porque é conhecedor que hoje é o último de sua vida, certamente você não teria tempo pra pressa. Você celebraria até o fim e gostaria de ficar no lado de quem você ama.

Viver o cristianismo, é fazer a dinâmica da última ceia todos os dias, viva como se fosse o ultimo dia da sua vida, viva como se fosse a ultima oportunidade de amar quem você ama, de olhar nos olhos de quem pra você é especial.E depois que minha irmã morreu um tempo bem passado, eu descobrir porque eu gostava tanto dessa musica que vou cantar agora, ela não fala de um amor que foi embora, o compositor fez para a filha que morreu em um acidente, então, fica muito mais especial cantá-la e descobrir o cristianismo que está no meio das palavras, por que é assim, quando o outro vai embora é que a gente descobre o tamanho do espaço que ele ocupava.

“Não sei por que você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou na minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Não sei por que você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou em minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!

Agora o triste da música é que a gente precisa conjugar o verbo no passado, a pessoa já morreu, já não a mais o que fazer, mas não tem nenhum sofrimento nessa vida que passe por nos sem deixar nenhum ensinamento,...tem que nos ensinar, não dá pra sofrer em vão, alguma coisa a gente tem que extrair...extraia o sofrimento e descubra o ensinamento. Se ele algum dia me tocou e me deixou algum ensinamento eu faço questão de partilhá-lo com você agora.

Depois da morte da minha irmã eu faço questão de viver a vida como se fosse o ultimo dia.Já que o passado é coisa do inferno e a gente não ta no passado, muito menos no inferno... resta a possibilidade de mudar o verbo de trazê-lo para o presente e de cantá-lo olhando para as pessoas que são especiais, quem sabe cantando pra ela nesse momento...
se ela ta do seu lado, se você tem algum amigo que mereça ouvir isso de você, alguém que faz diferença na sua história...ao invés de você dizer que gostava, você diz que gosta!Vamos mudar o verbo! Vamos amar a vida! Vamos amar as pessoas antes que elas vão embora!

E eu...EU GOSTO TANTO DE VOCÊ! EU GOSTO TANTO DE VOCÊ!

Padre Fábio de Melo

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O vestibular da UERN, para o ingresso em 2010, ainda acontecerá este ano. Essa é uma das novidades empreendidas pela referida universidade, com o intuito de organizar os semestres letivos, que estão atrasados há anos, devido às inúmeras greves que houveram na instituição, a Comissão Permanente de Vestibular da UERN (COMPERVE/UERN), já divulgou o edital do Processo Seletivo Vocacionado 2010 (PSV/2010).

Outra novidade deste vestibular serão as inscrições on-line (ressalte-se, não haverá inscrições presenciais) e a antecipação das provas para dezembro de 2009, com isso a UERN realiza dois processos seletivos neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de dezembro.

Os candidatos poderão optar por inscreverem-se em duas modalidades, optando pelo PSV integral ou o PSV combinado com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2009). É válido frisar, que o escore com a média do ENEM/2009, só será considerado se o resultado favorecer ao candidato.
A UERN ofertará este ano 2.332 vagas nos Cursos de Graduação. Comperve destaca que não haverá inscrição presencial. As inscrições deverão ser efetuada, exclusivamente via Internet no site http://www.uern.br/, que terão início ainda este mês, pois iniciarão no dia 24 deste e terminarão no dia 16 de setembro.
Todos os dados do candidato serão repassados a Comperve através de Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição e o envio dos dados, os quais, depois de salvos não poderá mais haver alteração. Assim, é necessário uma atenção redobrada na hora do preechimento do formulário.
É importante lembrar, que o candidato deverá obrigatoriamente fazer opção por uma das seguintes cidades para realização das provas: Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal ou Caicó.

O maior absurdo que vejo no vestibular da UERN é o valor cobrada pela taxa de inscrição. Este ano, a taxa custará R$ 100,00, havendo a dispensa de metade deste valor para candidatos que atenderem alguns critérios, entre eles:
# ser aluno da 3ª série do Ensino Médio de escola pública do Rio Grande do Norte, em 2009, tendo também cursado a 1ª e a 2ª série desse nível de ensino no referido Estado em escola pública.
# ser aluno da 3ª série do Ensino Médio de escola privada do Rio Grande do Norte, em 2009, na condição de aluno bolsista, tendo também cursado a 1ª e a 2ª série desse nível de ensino, respectivamente nos anos de 2007 e 2008, nessa mesma condição, e o valor da bolsa nas três séries tenha sido igual ou superior a 50% do valor da mensalidade escolar;
# ser doador de sangue e ter efetuado, no mínimo, 3 (três) doações sanguíneas convencionais para Instituições Públicas, vinculadas à Rede Hospitalar Estadual, no período de doze meses anteriores à data de publicação do Edital do PSV/2010, compreendendo o período de 24 de agosto de 2008 a 23 de agosto de 2009.
Para aqueles que desejam submeter-se ao processo seletivo da UERN é estudar e aguardar, atenciosamente os dias para realização das inscrições. Desde já o ad finem deseja sucesso aos futuros candidatos e incentiva a todos participarem, lembrando que, nunca é tarde para alcançarmos os nossos objetivos, principalmente se este refere-se ao estudo, uma necessidade básica hoje do ser humano.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte já se mobiliza no sentido de divulgar a realização da Semana Nacional de Conciliação, que acontecerá de 14 a 18 de setembro do corrente ano.

Objetivando promover audiências que incentivem a conciliação, o Tribunal de Justiça empreende esforços, no sentido de informar as pessoas da semana, para que as partes ou seus advogados, possam procurar as secretarias das varas e solicitar a inclusão de processos do ano de 2005 e anos anteriores, na pauta de audiências até o dia 21/08.

Lançada em março, através da Resolução nº 70 do CNJ, A campanha “Bater recordes é garantir direitos”, objetiva identificar e julgar todos os processos protocolados até 31 de dezembro de 2005.

No início foram identificados 45.456 processos nessa situação em todo o Estado, após 3 meses o número foi reduzido para 36.273 processos.

Basta você procurar a vara em que encontra – até 21 de agosto, e solicitar a inclusão deste para fazer parte da Semana da Conciliação.

Só pra desopilar

Socializo com vocês um email que recebi hoje de Ana Paula. Ela sempre me envia algumas pérolas bem interessante e todas as vezes tenho vontade de postá-las, mas as vezes, fico com medinho, rsrrsrsrsrsrs, é que num quero parecer nem feminista e nem muito menos machista e os textos que ela me manda descrevem situações que envolvem esse risco. São situações reais de nosso dia-a-dia nas relações entre homens e mulheres... Leiam o texto e irão entender o que estou falando... Esse é muito bom...

Desabafo de um Bom Marido...

Minha esposa e eu sempre andamos de mãos dadas. Se eu soltar, ela vai às compras.
Ela tem um liquidificador elétrico, uma torradeira elétrica, e uma máquinade fazer pão elétrica. Então ela disse: ‘Nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar’.
Daí, comprei pra ela uma cadeira elétrica.

Eu me casei com a ‘Sra. Certa’. Só não sabia que o primeiro nome dela era ‘Sempre’. Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la. Mas tenho que admitir, a nossa última briga foi culpa minha. Ela perguntou: ‘O que tem na TV?’ E eu disse ‘Poeira’.

No começo Deus criou o mundo e descansou. Então, Ele criou o homem e descansou. Depois, criou a mulher. Desde então, nem Deus, nem o homem, nem o Mundo tiveram mais descanso.
Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu deveria consertá-lo. Mas eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes, o caminhão, o carro, a pesca, sempre alguma coisa mais importante para mim. Finalmente ela pensou num jeito esperto de me convencer.

Certo dia, ao chegar em casa, encontrei-a sentada na grama alta, ocupada em podá-la com uma tesourinha de costura. Eu olhei em silêncio por um tempo, me emocionei bastante e depois entrei em casa. Em alguns minutos eu voltei com uma escova de dentes e lhe entreguei.‘- Quando você terminar de cortar a grama,’ eu disse, ‘você pode também varrer a calçada.’ Depois disso não me lembro de mais nada. Os médicos dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida’.

‘O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa e a outra é o marido…’

Luís Fernando Veríssimo

domingo, 9 de agosto de 2009

EMAIL RECEBIDO

Sou meio que cismada com algumas mensagens informativas que recebo através de emails. Nunca sei ao certo em que posso acreditar, mas, apesar desta ceticidade a respeito destes, resolvi publicar este email que recebi hoje. Por se tratar de um assunto bastante sério, adivirto que ainda não vi nehuma base científica para as informações abaixo, todavia, no mundo em que vivemos, a prevenção nunca é demais.

ESTA MENSAGEM ESTÁ A SER DIVULGADA POR UMA BIOQUÍMICA URUGUAIA IDENTIFICADA ABAIXO.

Há um tempo atrás, fui a um seminário, sobre Cancro da Mama, conduzido por Terry Birk, com o apoio de Dan Sullivan. Durante os debates, perguntei porque razão a zona mais comum para desenvolver tumores cancerígenos no peito é perto da axila. A minha pergunta não pode ser respondida na hora. Esta informação foi-me enviada recentemente, e alegro-me por a minha pergunta ter sido respondida. Informei uma amiga que está a fazer quimioterapia e ela comentou que já tinha esta informação, obtida num grupo de apoio que está a frequentar. Agora quero compartilhar a informação com vocês.

--------------------------------------------------------------------
A principal causa de Cancro da Mama é o uso de anti-transpirantes!
Sim, ANTITRANSPIRANTES.
A maioria dos produtos no mercado são uma combinação de anti-transpirantes/desodorizantes. vejam bem os rótulos!! DESODORIZANTE está bem, ANTI-TRANSPIRANTE, não. A concentração das toxinas provoca a mutação das células: CÂNCRO. Eis aqui a razão: O corpo humano tem apenas algumas áreas por onde pode eliminar as toxinas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, a área das virilhas e as axilas. As toxinas são eliminadas com a transpiração. Os anti-transpirantes, como seu nome diz, evitam a transpiração; portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas. Estas toxinas não desaparecem por artes magicas. Como não saem pelo suor o organismo deposita-as nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços. A maioria dos tumores cancerígenos do seio, ocorrem neste quadrante superior da área da mama. Precisamente onde se encontram as glândulas.

Nos homens parece ocorrer em menor proporção, mas também não estão isentos de desenvolver Cancro da Mama por causa dos anti-transpirantes. A diferença está no fato de os anti-transpirantes usados pelos homens não serem aplicados directamente sobre a pele; ficam, em grande parte, nos pêlos axiais. As mulheres que aplicam anti-transpirantes logo após raparem ou depilarem as axilas, aumentam o risco devido a minúsculas feridas e irritações da pele, que fazem com que os componentes químicos nocivos penetrem mais rapidamente no organismo.

Oi em Dix-sept - Será?!?!?!


Depois de dias sem abrir meu orkut, por falta de tempo, vi hoje um recado que o amigo JONATHAN HALYSON deixou no meu orkut. Sinceramente, fiquei tão desconfiada que tive até medo de publicar, ainda penso que é vírus, se for amigo me avisa.


Eis o recado: "Dentro de dez dias sinal da oi na nossa querida cidade.
o pessoal ja estavam instalando as antenas na torre central da cidade (antiga telemar) pela manha, eu foi lá e perguntei ao senhor q se encontrava e o mesmo falou q era as antenas pra o sinal da oi dentro de dez dias.



noticias pra o blog da informação kkk
sou fã dele viu
Um forta abraçãoo

Se isso for verdade amigo vou ficar muito feliz, porque esse sinal da TIM e suas promoções, affff, ninguém merece...


Se alguém souber de mais informações nos enviem para que possamos aqui postá-las.

Quanto ao meu fã ai assumido, rsrrsrsrsrs, só me resta ser-lhe muito grata. Fico felicíssima com sua participação e interação neste espaço e saiba que podes contar com o nosso apoio para qualquer divulgação que necessitar. Continue firme nos ideais e permaneça sempre ad finem.


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Congresso da Mocidade em Campo Grande

Copio e colo, ipsis litteris, comunicado do Blog vida - Paulo Martins, sobre o Congresso da Mocidade na cidade de Campo Grande:

Campo Grande
Começa na noite desta sexta-feira, em Campo Grande, o Congresso da Mocidade da Assembleia de Deus. O evento vai até a noite do domingo. O líder da Assembleia de Deus naquela cidade oestana é o pastor Manoel Geraldo.
Gov. Dix-sept também se prepara um Congresso de Mocidade que ocorrerá em outubro. Em breve trarei mais detalhes, sobre data, preletores, cantores e outras informações necessárias sobre o evento. Esperamos ansiosos, também pela inauguração do nosso templo que a cada dia vai tomando forma e beleza.


Jantar no Educandário

Tudo pronto para o jantar dos pais no Educandário Dix-septiense. Hoje às 20:00h estaremos homenageando os pais dos alunos de nossa escola e nos confraternizando. Antes do jantar haverá um torneio sob a responsabilidade do Professor Miguel Borges.

As escolas aproveitam essas datas comemorativas, para sensibilizar os pais no sentido de interagir e participar da vida escolar dos filhos e na necessidade de está mais presente no dia-a-dia da família como um todo.

É válido e oportuno lembrar da grande importância do pai na vida de um ser humano, principalmente para a criança e o adolescente. Nessas fases, o pai é um herói, é tudo para os filhos. Não gosto muito dessa data porque ela me recorda meu pai faz com que a falta e saudade que sinto dele aumentem. Afffff, paremos por aqui...