SEJAM BEM VINDOS

sábado, 30 de maio de 2009

Fatalidade em Dix-sept

Infelizmente, de fato se confirmou a tragédia, Richardson um jovem senhor que deixou sua família e partiu de forma trágica e cruel.

Richardson era dono da Lanchonete e Sorveteria Giovana.

Há mais ou menos meia hora Júnior Afonso ligou de Mossoró dizendo que aguardava apenas a liberação do corpo no ITEP.

Verdadeiramente não somos nada e sinto que a cada dia aproveitamos menos a vida e seus encantos.

Sinto que até parece que ela escapa pelas nossas mãos, pelos nossos dedos, sem que possamos fazer nada.

O trabalho e as ocupações levam nossos dias e não percebemos.

Quanto ao fato, só nos resta agora orarmos pela família de Richardson, para que Deus, com sua infinita misericórdia conceda-lhes consolo neste momento de pesar.

Mais uma fatalidade em Dix-sept?

É com imenso pesar que venho noticiar mais um fato trágico em nossa terrinha. Infelizmente, a mais ou menos uma hora aconteceu um acidente na travessa Santa Catarina com a Dix-huit Rosado, ao lado dos correios, e, segundo informações vindas da maternidade, um dos envolvidos já saiu sem vida daqui.

As vítimas do acidente foram Carlinhos (filho de Nilson de Afonso) e Richardson (casado com Cléia, filho de Maria de Naci de Afonso). As duas vítimas são pessoas novas, acredito terem entre 25 a 28 anos. Não tenho informações mais precisas, mas parece que os dois colidiram de frente em suas motos.

Conforme notificou alguém na maternidade, Richardson já teria saído daqui morto.
Espero poder retornar aqui em breve e retificar a informação, mas, até o presente momento os fatos são esses.

Esperemos.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Situação carcerária de Mossoró

O advogado e Presidente da OAB - subseccional de Mossoró - Humberto Fernandes acaba de me enviar um email que retrata a situação carcerária dos presídios de Mossoró. O email fala da repercussão nacional de um habeas corpus impetrado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN, que tem como presidente o Advogado Olavo Hamilton. O habeas corpus pretende minimizar o problema da superlotação, todavia, não sei até que ponto a ação pode trazer benefício a sociedade. A impetração do habeas corpus significa que a OAB pede a soltura ou a prisão domiciliar de alguns dos presos que estão submetidos a um tratamento desumano e cruel, na Delegacia de Furtos e roubo.

Sinceramenté é bem complexo pronunciar opinião a respeito, uma vez que estando nós de fora, é muito fácil emitirmos juízo de valor, no entanto, mesmo que para alguns possa parecer hipocrisia, gosto de me colocar no lugar dos outros, gosto de pensar o que faria e o que pensaria se estivesse vivendo essa situação? Se fosse alguém meu, pensaria do mesmo jeito, ou desejaria e lutaria para que os direitos humanos fossem realmente efetivados, como garante a Magna Carta?

Uma coisa é assistir e outra é viver. Acho que estou convencida, sou a favor dos direitos humanos. Porém, deixemos minhas concepções de lado e vamos ao email:

"As medidas judiciais tomadas pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-RN, Subseção de Mossoró, passaram a ter repercussão nacional. O Portal G1 da Rede Globo noticiou o Habeas Corpus impetrado pela comissão no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, no qual se pede a liberação ou a prisão domiciliar de todos os presos que lotam a Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró, ante à total falta de condições humanas naquele cárcere".

Vejam a matéria no link abaixo:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1171217-5598,00.html

Não sou adepta a que devemos defender os bandidos em detrimento das demais pessoas, contudo, também não assimilo a idéia de que prisão deva ser apenas castigo, mas sim, uma forma de disciplinar e promover mudanças comportamentais. O Direito Penal existe para coibir e dirimir ações contrárias as normas preexistentes, todavia, o instituto jurídico brasileiro, não visa castigar por castigar, se assim pensamos, defendemos também o errado. Acredito na mudança do ser humano, faço parte dos que concebem, que ninguém deseja adentrar na marginalidade, se, assim o faz é por alguma consequência da vida e não por sua escolha. Ora se todos pudessem escolher, quem não gostaria de ser empresário, médico, arquiteto, engenheiro, trabalhar na PETROBRÁS, etc, etc, etc.

Uzbequistão - Islam Karimov

Curiosidades do mundo. Você já ouviu falar num país chamado Uzbequistão? Sinceramente, nunca tinha ouvido. Pois é, o site do STF divulgou a visita do presidente do supracitado país, ontem, ao Brasil. Confesso que li a matéria, pela curiosidade que o nome do país me despertou, em seguida tive uma surpresa pelo nome do presidente. Eis ai:

"Presidente do Uzbequistão visita o Supremo hoje (28)

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebe a visita do presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, na tarde de hoje (28). Em visita oficial ao Brasil, Karimov será recebido primeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, no Congresso Nacional, e pelo ministro Gilmar Mendes representando o Poder Judiciário.

Localizado na Ásia Central, o Uzbequistão é resultado da união de diversos territórios da região que formam a República Socialista Soviética do Uzbequistão. Desde 1925, passou a integrar a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Os nascidos naquele país são os uzbeques, que falam farsi e também russo.

O Uzbequistão declarou sua independência no dia 31 de agosto de 1991, o que gerou tensão no país e conflitos étnicos e, com isso, cerca de 2 milhões de pessoas saíram de lá para a Rússia. Atualmente, é o segundo maior exportador de algodão no mundo e busca diminuir a dependência agrícola explorando as suas reservas minerais e petrolíferas.

http://www.stf.jus.br/

Na visita ao supremo o presidente propôs ao presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, o aperfeiçoamento de juízes uzbequistaneses no Brasil e, em especial, dos estudantes de direito recém-formados. A proposta foi bem vista pelo Ministro Gilmar Mendes, que demonstrou interesse em assinar convênio neste sentido.

Em reunião Islam Karimov disse: “Temos bastante interesse pelo Brasil, que é um grande país, uma potência que tem adquirido importância mundial”. Afirmou ainda, conhecer o trabalho doutrinártio do Ministro Gilmar e que era sua intenção seguir os passos do Poder Judicário Brasileiro, pois em seu país estão estabelecendo o sistema jurídico.

Eita, ainda nos sentimos a margem do desenvolvimento, imagine o povo deste país. Afff.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Reflita

E para encerrar os posts de hoje, pois há dias não me sinto tão cansada quanto agora, deixo aqui uma pérola do mestre em reflexão sobre a vida, Arnaldo Jabor.

Fico impressionada com a capacidade deste homem em escrever coisas que pensamos, sentimos e queremos externar, só não temos a sabedoria e capacidade, de fazer uso das palavras com tanta maestria e desenvoltura como ele o faz.

Eis o texto bem atual, que nos leva a refletir onde pararemos nós...

Fui criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror…

Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que Meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas.

Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, Filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo?

Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “ temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa.

Abaixo o “TER”, viva o “SER” E definitivamente bela, como cada amanhecer. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como o céu de primavera, leve como a brisa da manhã! Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Vamos voltar a ser “gente” Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases.

A indignação diante da falta de ética, de moral, de respeito... Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?... Precisamos tentar… Quem sabe começando a encaminhar ou transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!

Arnaldo Jabor

Pedido de Liminar é negado pela Juíza

A Juíza Welma Menezes negou o pedido dos 42 aprovados no último concurso público de Gov. Dix-sept Rosado, requerido através de Mandado de Segurança (MS). Os impetrantes do MS pleiteavam serem chamados, alegando que tinham esse direito certo, uma vez que haviam passado dentro dos limites das vagas previsto no edital do certame.

Como era previsível, a juíza julgou o pedido incabido, considerando que há suspeitas de vício e fraude no aludido concurso e ainda que, mediante tal fato, tendo sido este anulado por um ato administrativo legal, não poderia ser diferente.

A investigação do concurso está quase concluída e algumas coisas inexplicáveis já foram verificadas.

Inclusive o químico que passou em primeiro lugar para medicina estudando pelo google... Ele é fera gente, um gênio, não sei porque ficou somente com a graduação de química, pois com essa capacidade, deveria estar na Universidade de Haward.

Quem lembra daquele comercial que dizia: "Araken o show men" salvo o engano, era assim, eu era bem nova sabe,,, rsrsrsrs, não lembro bem, mas recordo-me que tinha...

Bem tem algumas coisitas mais que não vem ao caso agora, prometo, quando do encerramento da investigação, trarei notícias pormenorizadas aqui no ad finem.

Esperemos os fatos.

PROUNI - 190 BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS EM MOSSORÓ


Boas novas para quem deseja entrar em faculdade, cursar uma graduação e se qualificar para a profissão que sonha assumir. Eis ai, matéria publicada no site do MEC e enviada pelo Assessor de Comunicação de nossa terrinha, Itamir Vieira.
Uma notícia por demais relevante que não poderia deixar de publicá-la:

"Prouni oferece 190 bolsas em cursos de graduação de faculdades mossoroenses:
As universidades privadas de Mossoró estão oferecendo 190 bolsas integrais e parciais nos cursos de graduação, para o 2º semestre do Programa Universidade Para Todos (PROUNI), do Governo Federal.

As inscrições para os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas começaram ontem, através do site do programa: www.mec.gov.br/prouni
Os interessados em concorrer a um das bolsas ofertadas pelo programa – integral ou parcial – devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2008 e obtido uma pontuação acima de 45.Em Mossoró a Universidade Potiguar (UNP) é a instituição que está oferecendo o maior número de bolsas de estudo, entre integrais e parciais.

São ofertadas bolsas para os cursos de Administração, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Empreendedora de Negócios, Tecnologia em Marketing de Vendas, Tecnologia em Petróleo e Gás, Tecnologia em Segurança no Trabalho, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia e Nutrição.

Na Faculdade Mater Christi, as oportunidades são para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Sistemas de Informação.De acordo com dados do site do Prouni, também há bolsas de estudo para cursos à distância, promovidos pelas universidades Anhanguera, Castelo Branco e Luterana do Brasil".

Fotos do nosso rio.

Coloco aqui algumas imagens do nosso rio, que já havia baixado muito o seu volume e agora voltou a subir. Esta imagem acima é passagem do rio na localidade de Pedrinhas.
Ponte já está quase coberta novamente.

Ainda ontem uma mãe me procurou na E.M. Educandário Dix-septiense, justificando a ausência de seu filho, pois o mesmo havia assistido o triste acidente com o Motorista roberto calixto e não tinha mais coragem de atravessar o rio de canoa.
Acho perfeitamente compreensível, uma vez que um adulto pode ficar traumatizado em uma circunstância igual a esta, imagine uma criança.
Fotos de Itamir Vieira de um celular.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Reflita

Interessante texto. Simples, objetivo e prático. Acho que é sempre bom está repensando nossas ações e atitudes em relação as demais pessoas, principalmente em relação a nossa família. Reflitamos então:

"Evite brigas no relacionamento por Vanessa Mazza Furquim

Depois que a fase de lua-de-mel termina e passamos a enxergar o companheiro tal como ele realmente é, algumas manias, decisões ou mesmo posturas começam a nos irritar ou trazer descontentamento. A grande questão é que temos que amar o outro pelo que ele é e não por aquilo que gostaríamos que fosse. Isto posto, além do bom e velho respeito, existem algumas dicas que podem nos ajudar a evitar estas discussões, muitas vezes desnecessárias.

Veja abaixo:
1. Não insulte - Lembre-se que numa discussão a única coisa que você deseja é ser compreendido, expondo um ponto de vista, isso não significa que você precise rebaixar a outra pessoa, só porque ela não concorda com você.

2. Não grite - Engana-se quem pensa que falar mais alto vai causar mais impacto ou convencer a outra pessoa daquilo que se diz. Um tom agradável é sempre mais positivo do que um estridente.

3. Não fale mal da família nem amigos dela/dele - Citar a família e os amigos como uma justificativa ou reforço daquilo que você está tentando provar pode ser considerado um "golpe baixo". Não existe a real necessidade de degradar outras pessoas para se sobressair em seus argumentos.

4. Não diga: "Eu te disse" - Novamente existe aqui a questão do rebaixamento. Dizer "eu te disse" é o mesmo que "eu sou melhor que você" ou "se você fizesse as coisas do meu jeito, seria mais feliz" ou pior "você é incapaz de realizar qualquer coisa sozinho".

5. Evite comparações e referências pessoais - Muitas vezes, vendo o erro no outro, temos a tendência a citar nossas próprias experiências de vida como exemplo daquilo que se deve fazer, mas, isso causa os mesmos efeitos do item anterior. O outro, que já está na defensiva, irá pensar que você está se gabando ou se considerando superior. O que fazer? Uma das coisas é entender como funciona a dinâmica homem-mulher".

http://www.vanessamazzafurquim.com/

Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação

Já afirmei em posts anteriores, que Ministro da Educação Fernando Haddad, tem me supreendido em sua atuação frente aos trabalhos da referida pasta. Temos comprovado dia a dia, sua sapiência e capacidade em desenvolver projetos que priorizam o ensino de forma específica. Nesta quarta-feira, o ministro confirma a criação de mais um projeto que visa melhorar a qualidade do ensino no Brasil, fator que tem preocupado todos os setores da sociedade. O projeto será lançado pelo presidente Lula e trata-se de um pacote de medidas que visa a formação do professor atuante.

Denominado Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação, o projeto tem como meta principal, oferecer cerca de 330 mil vagas em cursos superiores com licenciatura para docentes que já atuam na rede pública. Para este fim, calcula-se um investimento, estimado até 2010, de R$ 700 milhões - e de R$ 1,9 bilhão até 2014.

O público alvo serão aqueles professores que não tem sua primeira licenciatura ou aqueles que já têm, todavia não atuam na área de sua formação.

"Segundo o MEC, o professor fará sua inscrição nos cursos por meio de um sistema informatizado, ainda em criação, que se chamará Plataforma Paulo Freire, em homenagem ao educador e pesquisador brasileiro.
Cada docente poderá cadastrar seu currículo no sistema. As vagas serão ofertadas pelas instituições de ensino e, se houver maior procura do que o número de cadeiras disponíveis, a sugestão do ministério é que haja um sorteio. As instituições de ensino poderão, ainda, criar prova de ingresso para os professores, caso desejarem". (FONTE: http://www.educacao.uol.com.br/).

Excelente oportunidade para aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos e melhorar sua atuação profissional. Se bem que um projeto semelhante a este, já foi elaborado e posto em prática pela UERN (PROFORMAÇÃO), só que o custeio ficava por conta do Estado e do Município. Ótima iniciativa esta do Ministro. Merece nossa admiração.

Prefeita Lanice Ferreira e Secretário Municipal de Saúde Reginaldo Claudino participam do 2º Fórum de Mortalidade Materna e Neonatal

Publico ipsis litters email enviado pelo assessor de comunicação Itamir Vieira

"No próximo dia 28, considerado o "Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna", a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), por meio do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Neonatal e do Programa Saúde da Mulher, promoverá o "II Fórum de Mortalidade Materna e Neonatal", a ser realizado das 8h às 16h, no Hotel Portal da Serra, em Portalegre – RN.

Direcionado a prefeitos, secretários municipais de saúde, diretores de hospitais e profissionais da área, o evento tem como objetivo mobilizar e motivar os participantes para a redução da mortalidade de mulheres durante a gravidez, parto e pós-parto e do neonato.
O fórum será iniciado com uma discussão, conduzida pela consultora do Ministério da Saúde, Regina Coeli, sobre a importância da investigação da causa do óbito da mulher em idade fértil para reduzir a morte materna. Essa investigação, segundo a presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Neonatal da Sesap, Maria do Carmo Lopes, "é fundamental, para que se possam definir as ações de saúde cabíveis, tais como a oferta de um pré-natal de qualidade, a garantia de assistência ao parto e a melhoria dos hospitais, em termos de estrutura física, medicamentos e qualificação profissional".

A programação do evento contará também com mesas-redondas, nas quais serão abordados temas como a mortalidade materna no RN, a mortalidade infantil e neonatal, a assistência integral à saúde materno-infantil e a obrigatoriedade da emissão da declaração de óbito.
De acordo com Maria do Carmo Lopes, o fórum será primeiramente voltado, aos municípios da 2ª e 6ª Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap), com sedes, respectivamente, em Mossoró e Pau dos Ferros, por apresentarem a maior incidência de casos de mortes maternas e neonatais do RN. As demais unidades regionais serão contempladas em seguida, de modo a envolver todo o Estado na busca da redução desses índices.

DADOS - De 2006 a 2008, a Sesap registrou uma média de 25 mortes maternas por ano no Estado, índice considerado alto pelo Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Neonatal, na medida em que cerca de 95% das mortes são decorrentes de causas evitáveis."
FONTE: http://www.saude.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesap/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=12174

terça-feira, 26 de maio de 2009

Coisas que a vida ensina depois dos 40


Recebi um texto bem interessante sobre coisas que a vida ensina depois dos 40. Ainda não estou lá, todavia, achei bastante relevante para aprendermos o quanto antes. Eis ai:

Coisas que a vida ensina depois dos 40

*Amor não se implora, não se pede, não se espera. Amor se vive... ou não.
*Ciúme é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
*Animais são anjos disfarçados, mandados por Deus pra mostrar ao homem o que é fidelidade.
*Crianças aprendem com o que você faz, não com o que você diz.
*As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.
*Perdoar e esquecer nos tornam mais jovens.
*Água é um santo remédio.
*Deus inventou o choro pro homem não explodir.
*Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
*Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
*Amigos de verdade nunca te abandonam.
*As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
*Há poesia em toda a Criação divina, Deus é o maior poeta de todos os tempos.
*Acreditar não faz ninguém tolo.Tolo é quem mente.
*Obrigado(a), desculpa, por favor... são palavras mágicas, chaves que abrem portas pra uma vida melhor.
*O amor... ah, o amor... quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças...
*Quem ama é muito amado.
E vive a vida mais alegremente!

(Artur da Távola)

# Eu creio que, se alguém julga-se esperto e inteligente não há de esperar
passar dos 40 para aprender.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

ESCOLA ATIVA ESTÁ DE VOLTA

O Assessor de Comunicação, Itamir Vieira me enviou mais um email, que pela sua relevância não poderia deixar de aqui postá-lo.

Trata-se de uma capacitação referente ao Programa de Formação Continuada da Escola Ativa. Conheço de perto a didática do Programa e posso afirmar, que indubitavelmente este é um dos projetos criados pelo governo federal mais sério e eficaz que já foi desenvolvido na área educacional. Implantado no período do Ministro da Educação Paulo Renato, no governo de Fernando Henrique Cardoso, o aludido programa tem uma sitemática diferenciada, que trabalha as particularidades e especificidades dos alunos da zona rural.

Acompanhei a implantação do programa em Dix-sept Rosado, que deu início nos sítios Horizonte e Pau da Légua. Lembro-me com satisfação de como éramos recebido de forma cordial pelos alunos da professora Tereza aquino no sítio Horizonte. Tereza que estava à frente de uma das turmas que trabalhava em estágio experimental, simplesmente desempenhou um trabalho brilhante e louvável. Sentia muita falta de programas desta natureza no governo de Lula, todavia de 02 anos para cá, não podemos obscurecer o excelente trabalho que o Ministro Fernando Haddad tem promovido na pasta da educação.

Proposta de Metodologia deferenciada para classes multisseriadas do 1º ao 5º ano, oferecida pelo Governo Federal – MEC / FNDE / DIPRO / FUNDESCOLA – aos Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em parceria com estados e municípios.

Objetiva que o aluno atue como um sujeito ativo e partipativo na construção do saber, fugindo aquela regra de passividade repassada pela metodologia tradicional. Outro ponto relevante que o programa trás é desenvolver o relacionamento solidário e o companheirismo, como forma de melhorar sociabilidade e consequentemente promover uma melhor atuação frente à sociedade. Ressalte-se ainda, que outro objetivo primordial do programa é que o aluno possua sensibilidade ecológica e respeite o meio-ambiente, e , por fim, aspira que o professor seja mediador na construção do conhecimento, comprometido com a educação do campo, promovendo o cultivo afetivo as pessoas da comunidade escolar

O secretário de Educação Diassis Araújo, deve está bem feliz por reiniciar um programa tão importante para promoção da qualidade da aprendizagem, pois em tempos outrora, ele já trabalhava conosco na SEMEC e também acompanhou a implementação e desenvolvimento dos programas da área. Quando falo em reiniciar, não sugiro que o programa houvesse acabado, todavia, ele se encontrava, digamos que adormecido, e agora acredito que ele voltará a ativa, como o próprio nome sugere. Parabenizo ao secretário pela iniciativa e apoio que sei que está dando a essa nova fase da escola ativa e desejo de coração ver novamente este projeto caminhar e produzir frutos como em tempos anteriores.

A programação da capacitação e publico alvo segue abaixo:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REALIZAM:

CAPACITAÇÃO: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA METODOLOGIA DA ESCOLA ATIVA.

DATA: 25 a 29 de maio de 2009 na Biblioteca Pública Municipal Alice Dias
PÚBLICO ALVO: Diretores(as), Supervisores(as) e Professores(as) do campo que atuam nas classes multisseriadas do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Ziran e Eduardo Silva estará mais vez em Dix-sept

O Departamento de Senhoras da Assembléia de Deus de Gov. Dix-sept Rosado se prepara para um grande evento evangelístico que ocorrerá em julho deste ano.
O movimento trará a dupla de cantores Ziran Araújo e Eduardo Silva.
Eles estiveram em nossa cidade no mês de Janeiro em um culto de adoração, louvor e gratidão a Deus.
O site da Banda Oásis já divulgou o evento e eu copio aqui:


A Paz do Senhor
Neste dia 02 de Julho de 2009 (Quinta-Feira) teremos mais uma vez um grande evento em nossa cidade.
Desta vez teremos a honra de receber novamente o Pastor e Cantor Eduardo Silva e a Cantora Ziran Araujo, onde juntos estarão louvando e bendizendo o nome do Senhor.
Evento será organizado pelo Departamento de Senhoras e nossa igreja.
Programação:
14h30min: Circulo de Oração das Senhoras
Louvor: Pr. Eduardo Silva, Ziran Araujo e Banda Oásis.
Palavra: Pr. Eduardo Silva

17h00min: Culto Campal (Em frente ao Templo Provisório)
Louvor: Pr. Eduardo Silva, Ziran Araujo e Banda Oásis.
Pregando a Palavra de Deus: Pr. Eduardo Silva.
Participem.

Concurso na UFRN

Publico aqui, tal e qual, mais um email enviado pelo amigo e já considerado por mim, colaborador deste blog, Itamir Vieira. O email fala sobre concurso que será realizado pela UFRN. Aos concurseiros de plantão, deixo uma frase que ouvi de Aldenir Silva, certa vez, (desconheço a autoria, se pertence ou não a ele): "Não devemos fazer concurso para passar, devemos fazê-lo até passar". Deixo aqui este recado híper relevante para todos nós, uma vez que necessitamos persistir em nossos ideais e ser brasileiro - ir sempre ad finem - e não desistir nunca.


Fonte: DN Online
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte abrirá inscrições para concurso público Técnico Administrativo em nível médio e superior, para o seu quadro permanente.

As inscrições poderão ser realizadas, exclusivamente, via internet, a partir das 8h do dia 22 de junho até às 23h59 do dia 19 de julho.

Serão oferecidas vagas para os cargos de Farmacéutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Bibliotecário-documentarista, Administrador e Assistente Social, para os candidatos de nível superior, e cargos de Técnico de laboratório/Eletrotécnica, Técnico de Artes Gráficas, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico de laboratório/Eletromecânica, Técnico de laboratório/ Cenotécnica, Técnico de laboratório/Microscopia Eletrônica e Técnico de laboratório/Química, para os candidatos de nível médio.

A taxa de inscrição é de R$ 44,00, para nível superior, e de R$ 34,00, para nível médio. Os programas com os conteúdos das provas serão disponibilizados no site da Comperve, a partir do dia 15 de junho. As provas serão aplicadas no dia 23 de agosto. Mais informações e o edital completo no site: www.comperve.ufrn.br ou pelo telefone 3211-9203.

domingo, 24 de maio de 2009

SALVEM AS MULHERES

Minha colega de curso na UERN, Riquelma Medeiros, me envia por email um texto bem legal, até um pouco, porque não dizer, bem humorado. Não sei se ele agradará aos meus webleitores, digo aos leitores do sexo masculino, mas, como pertenço ao universo feminino vou arriscar (rsrrsrsrsrsrs) socializar com vocês. Isso faz parte da guerra entre os sexos... rsrsrsrss. Vale ressaltar que ele foi escrito por um homem. Eis o texto:

"O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e, entre os mais ameaçados, está a fêmea da espécie humana.Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!'. Tomem aqui os meus parcos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:

Habitat - Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Alimentação correta - Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo' no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todoo dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar.

Flores também fazem parte de seu cardápio - Mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.

Respeite a natureza - Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação. Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.

Não tolha a sua vaidade - É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Só não incentive muito estes últimos pontos ou você criará um monstro consumista.

Cérebro feminino não é um mito - Por insegurança, amaioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, agüente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

Não confunda as subespécies - Mãe é a mulher que amamentou você e o ajudou a se transformar em adulto. Amante é a mulher que o transforma diariamente em homem. Cada uma tem o seu período de atuação e determinado grau de influência ao longo de sua vida.Trocar uma pela outra não só vai prejudicar você como destruirá o que há de melhor em ambas.

Não faça sombra sobre ela - Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um chute.

Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios.

Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo".

Luis fernando Veríssimo


Outra visão do envelhecer

O amigo Itamir Vieira, como sempre muito prestativo, auxilia aos blogueiros de nossa terrinha com matérias que noticiam assuntos relevantes e atualizados, sem falar nas grandes pérolas que vez por outras ele repassa ao meu email. Agradeço ao amigo.

Sobre o post "ENVELHECER" ele diz o seguinte:

"Interessante o Post sobre o envelhecer.
Estou eviando uma outra visão sobre o envelhecer de fato.
Ney Matogrosso, (67 ANOS) canta em seu último disco "Inclassificáveis" esta música: LEMA.
Muito interessante!!
Um abraço e bom domingo!
LETRA:
http://letras.terra.com.br/ney-matogrosso/1248773/

Lema
Ney Matogrosso
Composição: Carlos Rennó E Lokua Kanza

(Ioba iê)

Não vou lamentar
a mudança que o tempo traz, não
o que já ficou para trás
e o tempo a passar sem parar jamais
já fui novo, sim
de novo, não
ser novo pra mim é algo velho
quero crescer
quero viver o que é novo, sim
o que eu quero assim
é ser velho.
Envelhecer
certamente com a mente sã
me renovando
dia a dia, a cada manhã
Tendo prazer
me mantendo com o corpo são
eis o meu lema
meu emblema, eis o meu refrão
Mas não vou dar fim
jamais ao menino em mim
e nem dar de, não mais me maravilhar
diante do mar e do céu da vida
e ser todo ser, e reviver
a cada clamor de amor e sexo
perto de ser um Deus
e certo de ser mortal
de ser animal
e ser homem
Tendo prazer
me mantendo com o corpo são
eis o meu lema
meu emblema, eis o meu refrão
Eis o meu lema
meu emblema, eis minha oração
Eis o meu lema
meu emblema, eis minha oração(Ioba iê)
P.S Realmente amigo uma visão bem interessante.

Reflita

Envelhecer

ENVELHEÇO
quando me fecho para as novas idéias e me torno radical...

ENVELHEÇO
quando o novo me assusta e minha mente insiste em não aceitar...

ENVELHEÇO
quando me torno impaciente, intransigente e não consigo dialogar...

ENVELHEÇO
quando meu pensamento abandona sua casa e retorna sem nada acrescentar...

ENVELHEÇO quando muito me preocupo e depois me culpo por não ter tido motivos para me preocupar...

ENVELHEÇO
quando penso demasiadamente em mim mesmo e conseqüentemente, dos outros, completamente me esqueço...

ENVELHEÇO
quando penso em ousar e já antevejo o preço que terei que pagar pelo ato, mesmo que os fatos insistam em me contrariar!

ENVELHEÇO
quando tenho a chance de amar e daí o coração se põe a pensar:"Será que vale a pena correr o risco de me dar? Será que vai compensar?"

ENVELHEÇO
quando permito que o cansaço e o desalento tomem conta de minha alma e ponho a me lamentar...

ENVELHEÇO,
enfim, quando paro de lutar...

sábado, 23 de maio de 2009

Evento evangélico

Foto de Barnabé
Visitando meu orkut agora, percebi um pedido do irmão Barnabé para divulgação de uma festa em uma congregação de Mossoró. Peço-lhes desculpas, pois não olho com frequencia o meu orkut e não tinha visto o teu pedido. Mas como ainda não fizalizou o evento eis ai sua nota tal e qual:

"DIVULGUE EM SEU BLOG POR FAVOR
A IGREJA EVANGELICA ASSEMBLEIA DE DEUS, NA CONGREGAÇÃO NOVA VIDA I, SOB DIREÇÃO DO PRESBÍTERO JOSÉ WILSON, COMEMORA O 15º ANIVERSARIO DE CÍRCULO DE ORAÇÃO DE SENHORAS.
SEGUE PROGRAMAÇÃO:
SÁBADO. > DIA 23/05/2009 > AS 14:30 HORAS > LOUVOR ADORAÇÃO E PALAVRA >PRELETORA > IRMÃ GENEVA MORAIS > GOV. DIX SEPT ROSADO
LOUVOR > GRUPO GRATIDÃO E CANTORES LOCAIS

SABADO. > DIA 23/05/2009 > AS 19:30 HORAS > CULTO FESTIVO (ABERTURA) PRELETORA > IRMÃ ISABEL > MOSSORÓ
LOUVOR > CANTORA >IRMÃ CLEONICE > MOSSORÓ
CANTORA >IRMÃ IDIANARA > MOSSORÓ
GRUPO GARTIDÃO

DOMIGO. >DIA 24/05/2009 > AS 19:15 HORAS > CULTO FESTIVO
PRELETORA >IRMÃ GENEVA MORAIS > GOV. DIX SEPT ROSA
LOUVOR > GRUPO GRATIDÃO E CANTORES LOCAIS

SEGUNDA.>DIA 25/05/2009 > AS 19:15 > CULTO FESTIVO (ENCERRAMENTO)
PRELETOR > DIACONO CARLOS MORAIS > MOSSORÓ
LOUVOR >GRUPO GRATIDÃO E CANTORES LOCAIS"

P.S. As pessoas que desejarem que eu faça divulgação de algum evento ou mesmo que queira me enviar sugestões, críticas ou outras coisitas mais, podem mandar comentários ou emails. Irei em breve criar um email exclusivo para o ad finem, todavia, enquanto isso poderão me enviar em meu email particular (os que tiverem acesso a ele), pois assim terão a certeza que os verei.

Aproveitando o ensejo, parabenizo Barnabé pela passagem de seu aniversário neste dia 21/05. Barnabé é filho de Sinval e irmã Tica, casado com Zuleica e pai de dois lindos filhos. Ao casal, nós desejamos tudo de melhor pra vocês. Que Deus continue rendendo-lhes graça e concedendo-lhes o desejo dos vossos corações. Parabéns. Ah, não posso me esquecer..., em breve estaremos marcando o dia para comermos àquela PIZZA, Júnior me falou que você tinha cobrado, rsrrsrsrsrs. Brincadeiras à parte, mas com certeza ligaremos para marcar o dia.

Mossoroense na Europa pregando a palavra de Deus

Estava agora no PC apenas passando o tempo, não pretendia fazer nenhum post por hoje, pois estava sem inspiração para a escrita, rsrrsrsrs, estava com preguiça né!? tenho de assumir, rsrrsrsr. Contudo, visitando os blogs que costumo ler diariamente vi uma notícia que me deixou muito feliz e não poderia deixar de aqui, fazer mênção do fato. O blog Vida de Paulo Martins publicou que o Missionário Jonas Gomes se encontra na Europa pregando a palavra de Deus. Jonas é um jovem mossoroense, que dedicou sua juventude à obra deDeus e tem trilhado caminhos abençoados. Já tem pregado em vários estados do Brasil, é bastante conhecido em terras potiguares, já foi a Venezuela por duas vezes, para também ministrar a palavra santa, e, agora se encontra em terras européias. Apesar de bem jovem, Jonas tem sido agraciado por Deus com sapiência e sabedoria do alto e isso tem feito dele uma bênção nas mão de Deus. Jonas casou-se recetemente com a jovem Rebeca e atualmente mora na capital do estado. Cursava Direito na UERN e teve de ser transferido para a UFRN por motivo de trabalho. O Ad finem envia parabéns e felicitações ao jovem casal.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

RESPOSTA

Recebi um comentário ontem que pensei em recusá-lo, não porque me ofendesse, mas porque achei irrelevante e sem valor. Todavia, esse foi apenas um pensamento momentâneo, tendo em vista, que depois percebi o quanto ele era importante e valoroso, percebi quanto o seu conteúdo era significativo para mim e resolvi não só aceitá-lo, como também postá-lo em minha página principal. Eis o comento:

Anônimo disse...
Mulher, tente tirar umas férias, pois seu blog está nos dando enxaqueca, mais terrivel do que a hora do Brasil, e quanto vc falar que não vê nada de excepcional no cantor VANDO, ele é maravilhoso, ou vc acha que excepcional é vc, ou vc se acha uma desembargadora, a não ser que seja das 40.


Caro querido(a) anônimo(a), em primeiro lugar lamento por você não ter tido a coragem de se identificar, pois isto a meu sentir, já demonstra sua fraqueza de caráter e personalidade, mas tudo bem, isso faz parte da vida. Mas, não poderia deixar de responder seu comento, sabe por quê? Pela certeza de que não só o ad finem como a minha vida produz fruto. Se estou incomodando tanto assim, é porque realmente o que estou fazendo está valendo a pena.
Me diz só uma coisa, já viu alguém jogando pedra em árvore sem fruto? Eu nunca vi.


Segundo, se você se deu o trabalho de ler meu blog ao ponto de achá-lo terrível e fazer comentário, é porque alguma coisa nele lhe chamou a atenção. Ora, você não perderia seu precioso tempo, com uma coisa chata, que não tivesse nada de interessante, se bem que para mim, isso é um dado irrelevante. Escrevo no ad finem e gosto do blog, não tirarei férias, até porque sei, que não são todos os meus leitores diários que comungam com sua idéia.


Bem vamos lá, no que concerne ao cantor Wando, realmente não gosto e não vejo nada de excepcional nele. Pessoas que valorizam uma boa música, não se contenta com qualquer coisa. Vivo em um país democrático onde posso ter opinião e expressá-la. Não gosto de Wando, isso é um fato e daí? Isso diz respeito a mim.

Agora quanto ao fato de eu me achar excepcional, ah, me acho viu, me acho sim excepcional e vou lhe dizer o porquê. E olhe, não se preocupe, minha auto-estima não fica abalada com esse tipo de comentário, muito pelo contrário.

Nasci em família humilde, diga-se, muito humilde, meu pai trabalhava numa fazenda de Dix-Huit Rosado, fazendo cerca, minha mãe costurava e lavava roupa para ajudar a dar comida para seus filhos. Passei muita necessidade, talvez você, e, muita gente nem imagina quanto, todavia, não esqueço de minhas origens e não me envergonho delas, pois foi através destas, que consegui força pra vencer.

Continuando... aos doze anos comecei a trabalhar de empregada doméstica de fato, não de direito, não sei se você entende o que é isso, mas...
trabalhei também de babá, cuidando de Euclides de Gatinha, acho que você deve conhecê-lo, tudo isso ainda adolescente. Tive de me afastar de minha mãe também com doze anos e sofri muito nas casas dos outros, mas nada foi suficiente para me derrubar.

Casei com 16 anos e ai pode ter certeza, iniciou-se outra fase difícil em minha vida, não pelo meu marido, (pois Deus me deu um marido que tem caráter, me respeita e que sempre esteve ao meu lado me dando força) mas pelas condições financeiras que tínhamos na época.

Bem, o fato é que nunca desisti de lutar, de correr atrás dos meus sonhos. Nunca tive ajuda de ninguém, ralei muito, mas já consegui muita coisa do que eu desejava.

Olhe, hoje eu sou PEDAGOGA e PSICOPEDAGOGA, tenho 02 empregos obtidos (graças a Deus) através de concurso público e além destes dois concurso que renderam meus empregos, passei em mais 4 (INSS, Município de Mossoró, Areia Branca e Caraúbas). Agradeço todos os dias a Deus porque tenho do que viver, graças a Ele, em primeiríssimo lugar e aos meus esforços, pois não parei no tempo me preocupando com a vida dos outros.

Hodiernamente, administro a maior escola do munípio, você pode alegar que é por uma situação política, mas posso lhe garantir, se não tivesse estudo e competência, jamais estaria aqui. Além disso, trabalho na Procuradoria Geral do Município de Mossoró e curso o 7º Período de Direito na UERN.

No que tange a questão de eu ser desembargadora, caro(a) anônimo(a), em que pese eu estar fazendo Direito, não sei se estarei viva para realizar todos os meus sonhos, ou se continuarei com força suficiente para me disciplinar e estudar o quanto devo, contudo, de uma coisa eu tenho convicção, desejo fazer carreira nessa nova área que adentrei e pretendo que esta seja na Magistratura, não sonhei em ser desembargadora, ainda..., pois acredito que devemos ir por etapa. Destarte, pretendo adquirir disciplina para tentar a carreira de juíza, não sei se conseguirei, mas lutarei até o fim para atingir este propósito.

Quanto ao Conjunto Fausto Martins (as QUARENTA - 40 - como você o denomina) se houvesse esse cargo e função no local aludido e eu tivesse oportunidade, sem sombra dúvida, assumiria com maior gosto e satisfação. Sabe por quê!? Gosto de lá, gosto do povo que mora lá, pois são pessoas, em sua maioria, honestas, trabalhadoras, decentes, corajosas, dígnas, conterrâneos meus e que merecem todo o nosso respeito. São cidadãos como todos os demais, inclusive, minha mãe querida, mora lá. Não acho que eles mereçam nenhum comento de desvaloração, principalmente de quem não tem a decência e nem a dignidade de assumir o que diz e o que pensa, que precisa se esconder atrás do anonimato.

Agora meu caro(a) devo ou não me sentir excepcional??? Ora, me sinto viu... me sinto mesmo. Não me peça para não sentir, pois isto é impossível. Diante da descrição sumaríssima que fiz da minha labuta, só te peço uma coisa, reconsidere alguns conceitos na tua vida, reveja alguns de teus caminhos, dos teus sonhos e corra atrás deles, tenho absoluta certeza, que se persistires nos teus ideais, chegarás mais longe do que cheguei. Acredite em você.

Por último, não poderia deixar de dizer, peço desculpas aos meus outros webleitores, não quero parecer arrogante e prepotente, quem me conhece de perto, sabe muito bem que não sou, todavia tenho que dizer para esta pessoa em apreço, que há algo que grita em silêncio dentro de mim, e, não ousarei abafar.

CARÍSSIMO(A), só não me sinto a ÚLTIMA coca-cola do deserto, porque em Dix-sept já tem uma, e, também não é meu refrigerante preferido, mas com certeza me sinto a ÚLTIMA SODA LIMONADA.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Concurso, concurso...

Depois de realizar post sobre o concurso público de Gov. Dix-sept Rosado, reservei alguns minutos para ler alguns blogs que costumeiramente leio, por coincidência ou não, passiei pelos comentários enviados aos blogs, coisa que raramente faço, pois o tempo não me permite. Bem, neste passeio encontrei dois comentos que achei deveras relevante e resolvi aqui copiá-los, serve para àqueles que não vêem nenhum fato concreto, que venha incidir em vícios no certame realizado ano passado em nosso município. Sem maiores delongas, eis os comentos, copiados do The Place:

1 - "Oi, eu li agora no blog Tio Colorau, que algumas pessoas que passaram no concurso de Gov Dix Sept Rosado estão entrando com uma mandado de segurança para serem efetivados…, porque nao se conseguido provar que houve fraude neste concurso. Nao see se você é desta comissão, mas se não é, gostaria que você repassasse essa informaçao para esta comissao. O rapaz chamado Aranken Alburqueque Silva, aquele mesmo que passou no concurso ai pra o cargo de Médico do PSF e disse que havia estudado pelo Google. Sim, esse rapaz que ja foi fiscal desta empresa, tambem ja passou em outro concurso organizado por esta mesma empresa so que agora para o cargo de Administrador de Empresas, este realizado no municipio de Serra do Mel.Agora me diga o que leva uma pessoa que não é formado em medicina nem em administração, que mora la na capital, vim “bater” aqui fazer estes dois concursos que ele nao poderia assumir. O Ministerio Publico tem que entender que nós cidadaos comuns não temos nenhuma arma para provar de fato uma fraude como esse. Esse caso é um indicio muito forte de que houve fraude neste concurso, cabe agora ao MP fazer sua parte tambem , e não ficar sempre esperando denuncias com provas. Uma dica, quebrem o sigilo bancario deste rapaz pq ta na cara que ele recebeu um bom dinheiro pra ta se arriscando desta . Obrigada"
Roberta18mai2009

2 - "Relatório de Classificados por Cargo
Total de Vagas: Total de Candidatos Classificados:
Insc. Nome do Candidato Func Dt.Nasc Ord Teórica A. Física Títulos
507401 ARAKEN ALBUQUERQUE DA SILVA N 13/1/1982 1 81,2500
513338 OKATIO OLIVEIRA DA SILVA N 3/9/1978 2 78,1250
900738 RONALDO BERNARDINO VIEIRA N 9/12/1979 3 78,1250
900665 FRANCISCO RADAMES LIMA DANTAS N 8/4/1976 4 68,7500
507067 JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA JÚNIOR N 26/6/1982 5 68,7500
507248 SIDARQUE BATISTA DE SALES N 3/9/1974 6 62,5000
900434 GLEUDIA RODRIGUES DA SILVA N 27/10/1962 59,3750"

"Ps: Nao saiu o nome do cargo, mas é so ir la na pagina da empresa".

Como diz o ditado: "para um bom entendedor meia palavra basta" e acredito que meus webleitores, sem medo de errar, são bons entendedores, assim, dispenso qualquer comentário, deixo aqui apenas, a indignação de Roberta, frente ao problema, para que vocês concluam, por suas próprias convicções, se o concurso está ou não eivado de vício.

Vítima fatal

Visitei ontem a família de Roberto Calixto e pude ver de perto o sentimento de tristeza e pesar de seus familiares. Momento difícil que sabemos que é por certo para todos, todavia, não nos acostumamos e nem queremos passar.

Roberto, como foi relatado ontem neste blog, sofreu acidente no leito do rio Apodi/Mossoró, quando voltava (e não ia, como dito no post anterior) de seu trabalho.

Por ocasião de um desequilíbrio na canoa, esta veio a virar e consequententemente os que ali estavam para atravessarem o rio foram jogados nas águas. Como a correnteza é muito forte, algumas pessoas que caíram conseguiram se segurar em galhos, nos ferros da ponte submersa... contudo, o mesmo não aconteceu com Roberto, vindo ele a óbito e tendo seu corpo sido encontrado às 11:30 da manhã de hoje.

Conversei com Eugênio agora por telefone e o mesmo me informou que o corpo estava na vazante dos afonso, já próximo a Santana. Ele afirmou-me ainda que o corpo se encontra no local do ocorrido, em cima da ponte, aguardando o ITEP.

Um fato curioso, que Eugênio me falou foi sobre a baixa do rio, conforme ele, o rio baixou mais de um metro de ontem para hoje e lá, onde houve o acidente, as pessoas estão transpondo a ponte tranquilamente, sem necessitar de canoa. Fato inusitado, a meu sentir, sendo que em tão poucas horas o rio tenha baixado da forma como ele afirmou.

Roberto era casado com a professora Alzenir e pai de quatro filhos. Iria ele, no próximo dia 11 de junho, completar 40 anos de vida e já planejava, segundo sua esposa, as comemorações para o dia.
Roberto era filho da irmã Lucinda e seu Antonio e tinha, salvo o engano, 10 irmãos.
Sua mãe, a irmã Lucinda, está na data de hoje, 21/05, aniversariando, um dia que marcará por completo a sua vida.

Sem dúvida, um fato lastimável...

Afinal, concurso VALE OU NÃO VALE?

Diversas pessoas nesta semana me interpelaram procurando saber notícias sobre a questão do concurso público de Gov. Dix-sept Rosado, realizado pela ex-prefeito Anaxmandro Vale. Por último recebi uma ligação de uma pessoa solicitando-me que postasse algo a respeito. Vou tentar, apesar de meu pouco tempo. Vamos lá.

O Tio Colorau publicou uma matéria (fato que levou muita gente, que não comprende muito bem do processo em debate, afirmar que nesta próxima segunda-feira, as pessoas aprovadas no aludido concurso, começarão a trabalhar, rsrsrsrsr) sobre o MS (Mandado de Segurança) impetrado por 42 pessoas aprovadas no certame em apreço, dizendo ele: "Alegam os impetrantes que foram aprovados dentro do número de vagas e mesmo assim a atual prefeita não os nomeou, optando pela contratação de terceiros não concursados, o que, no sentir dos impetrantes, é irregular, ilegal e amoral, trazendo prejuízos ao serviço público".

Considerando a assertiva, vale ressaltar:

1º) A atual gestora anulou, através de decreto, a homologação do concurso, temporariamente, até concluir a investigação realizada por uma Comissão constituída para tal. O prazo da anulação ainda não restou findo, assim, não vejo como a magistrada se posicionar diante do fato, pois desta feita, não estaria respeitando um ato administrativo perfeitamente legítimo e legal. Em que pese a Lei 9.784/99, que estabelece normas sobre o processo administrativo alegar "em seu Art. 53: "A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos", a administração nada mais fez do que cumprir a lei.

2º) As investigações não foram concluídas, e os prazos para tal ainda não expiraram, desta feita, não se pode, por assim dizer, que não restaram provas conclusas da existência ou não de vício. Ora, a despeito de as decisões jurisprudenciais entenderem que àqueles que são aprovados, dentro das vagas, em concurso público, já tem direito e não mera expectativa direito; este, não é o caso de Gov. Dix-sept, uma vez que não se pode falar em existência de direito, se não há homologação, prerrogativa indispensável para comprovação do direito adquirido neste caso. Não havendo direito adquirido, não há fundamentação para impetração de um MS, uma vez que seus requisitos imprescindíveis são: "direito líquido e certo".

3º) Entendo que a decisão mais acertada para os que se sentiram prejudicados ou lesados pelo ato administrativo da atual gestão deveria ter sido um recurso administrativo, também previsto na lei supracitada em seu art. 56 (caput e parágrafos), 57 e 58 (caput e incisos I, II) e não um mandado de segurança. Contudo não há mais como se falar nessa possibilidade, tendo em vista que, o prazo legal para esse remédio prescreveu, uma vez que, no bojo do art Art. 59, da referida lei, está expressamente claro que: "Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida".

Assim, não visualizo uma intervenção do poder judiciário neste fato, enquanto estiver em vigência a determinação legal do ato administrativo, perfeitamente previsto e aceitável nas normas referentes ao mesmo.

Procurei a Comissão e fui informada que as investigações estão sendo concluídas e que o Ministério Público contribuiu com o processo investigatório, repassando algumas informações já adquiridas por ele.

Esperemos pois, vejamos onde chegará tudo isso, todavia, posso afirmar aos meus webleitores que a informação de que já está a conclusa a decisão de que o concurso não foi anulado e que as pessoas deverão ser chamadas imediatamente, de fato, isso é uma inverdade incabível e ai sim "imoral". Deveras, uma notícia criada com um fim específico de causar boatos e balbúrdia como é de costume de alguns, que infelizmente não se ocupam em fazer, (como dizem eles) aquilo que os peixes fazem muito bem...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Acidente em Dix-sept Rosado

O ad finem vem como muito pesar, noticiar um fato por demais lamentável. Nesta manhã, Roberto Calixto e outros sofreram um acidente ao atravessar o rio em uma canoa. Segundo informações, ele iria pegar o carro da firma a qual prestava seus serviços e ia trajado com botas e roupas grossas, a canoa virou e somente ele encontra-se desaparecido até o momento. Confesso que estou por demais consternada em tratar do assunto pois sou muito próxima de sua família. Minha irmã Islan, era casada com o irmão dele, Elenilson Calixto. É uma família muito querida e sinto em saber que estão passando por uma situação dessa natureza. Para quem não o conhece, Roberto é irmão de Bebé, que foi candidato a vereador.

Conforme o que me foi repassado há a disponibilidade de coletes salva-vidas, para as pessoas que estão atravessando o rio em canoas, todavia há algumas que se recusam a usar. Não sei se esse foi o caso em questão, mas uma coisa é certa, não deveria ser admitido, que ninguém atravessasse o rio sem estar devidamente prevenido para um possível incidente.

Buscarei mais informações para posteriores posts.
Enquanto isso, só nos resta rogar a Deus pela família aflita.

Wando - Projeto Seis e Meia

O Projeto Seis Meia traz a Mossoró, nesta sexta-feira, o cantor Wando. Fiquei impressionada há pouco (pois não vejo nada de excepcional neste cantor, pra valer tanto) quando soube que depois de aberta a venda dos ingressos para o show, as senhas esgotaram-se.

Comentando sobre isso, fui informada que o que está ocorrendo é a famosa "sociedade" dos cambistas com os eventos dessa natureza. O ingresso custa apenas R$ 10,00, na mão dos cambistas isso pode dobrar ou triplicar. É uma total falta de respeito e consideração para com a população. Será que não é possível aos organizadores desses eventos evitarem esse tipo de barganha? Será que não há como impedir uma ação fraudulenta como esta? Ou será, que como em tudo em nosso país, os grandes também estão tirando os seus lucros?

Oh, "Brazilzim"... Quando será que o povo de bem vai ser respeitado e levado a sério hein minha gente???? Affff, tem horas, que sinceramente, não há mais como ter esperança...
Não há como acreditar que chegaremos ao desenvolvimento se persistimos em agir como um povo "subeducado", "subsocializado", "subdesenvolvido", mesquinho mesmo... Afff. Ninguém merece viu!!!!!!!

Apoio financeiro às prefeituras

A Tribuna do Norte divulgou ontem que as Prefeituras do RN irão receber R$ 23 milhões de FPM extra.
Segundo a matéria, o apoio financeiro instituído pela MP nº 462, de 14 de maio, sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chegará as contas das prefeituras nesta segunda-feira, 25.
A notícia especifica o valor que algumas cidades receberão, todavia, quanto a Gov. Dix-sept Rosado, não há nada.
Conforme a notícia, as cidades com até 10.188 habitantes irão receber 69 mil, no entanto, como nosso município tem mais números de habitantes do que esse previsto, não tive como saber o valor que será repassado para nossa cidade, mas buscarei informações a esse respeito.

Para maiores esclarecimentos veja http://tribunadonorte.com.br/

terça-feira, 19 de maio de 2009

POESIA

Há alguns dias não publico aqui nenhuma poesia. O tempo não tem permitido que eu me dedique, ao ad finem, da forma como desejo, todavia, tenho tentado não deixar meus fiéis webleitores "na mão". Como gosto muito de poesia, acredito que muitos dos que aqui passam também, eis ai mais uma de Fernando Pessoa. Apesar de achá-lo um pouco pesaroso e tendencioso a refletir a vida de forma pessimista, acho que ele exprime com muita propriedade sentimentos que, sem dúvida passam em nossa mente, mais dia menos dia.

Não sei quantas almas tenho
"Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que sogue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo : "Fui eu ?"
Deus sabe, porque o escreveu".
Lindo não é? Forte, profundo. Os poetas têm um plus que não consigo explicar, nem mesmo compreender. Eles conseguem ir dentro de nós, no íntimo e fazer-nos refletir, sentir, pensar. Invejo a sapiência dos poetas.
Queria eu ter a capacidade, inteligência, perspicácia e sagacidade dos grandes poetas.
Queria eu poder dedilhar automaticamente no teclado do meu PC e escrever algo atemporal, que chegasse até o íntimo do meu leitor, independentemente da cor, raça, sexo, religião ou concepção filofófica ou política.
Queria eu fazer tudo parecer diferente, nem que fosse por poucos segundos, em linhas belas que expressam esperança de um novo amanhã.
Queria eu conseguir ir ad finem, sem baixar a cabeça, sem olhar para os lados, sem ouvir a voz daqueles que dizem que não vou conseguir, sem voltar atrás, sem desistir dos meus sonhos, sem desistir de lutar por eles. Queria eu ir ad finem compreendendo que há momentos que é necessário deixar a lágrima rolar, e mostrar a todos a tua dor, contudo, que há outros que precisamos contê-las, pois elas dizem respeito apenas a nós mesmo. Queria eu ir ad finem sem deixar o medo dominar, sem deixar a fé, esperança e o amor faltar. Eita, acho que estou um pouco nostálgica, vocês não acham?!?! Isso acontece...
Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada".

Ciclo de Palestra

A programação abaixo se refere a um ciclo de palestra que será realizado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente neste 21/05, na Câmara Municipal.
A Secretária de Meio Ambiente Amanda Carlos convida toda população para participar do Ciclo de Palestra: A Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró: situação, interevenção e perspectivas".

As palestras tratarão da questão da revitalização do referido rio. O projeto que trata da questão em debate, foi iniciado a nível regional, na época do prefeito Gilberto Martins. Um projeto desenvolvido em nosso município, neste período foi um forte influenciador para a elaboração de um projeto regional sobre a questão preocupante do rio apodi/Mossoró.
O encontro contará com a participação de representantes da UERN, UFERSA E PETROBRÁS. Os interessados em participar procure a referida secretaria para fazer a inscrição.
P.S: Será emitido certificado de participação.


Plano de Saúde para os funcionários

Prefeita Lanice Ferreira demonstra preocupação com o bem estar de seus funcionários aderindo ao Plano de Saúde Hapvida. Ano passado pensei em aderir ao plano pela prefeitura municipal de Mossoró, todavia lá, o benefício não se estendia aos dependentes, o que aqui acontecerá.

Recebemos no Educandário Dix-Septiense ontem e hoje a visita do representante Tasso Bento do Plano de Saúde Hapvida. Tasso foi encarregado de fazer repasse da adesão feita pela Prefeita Lanice Ferreira, ao referido plano. Sem dúvida a adesão ao plano, realizado pela gestora desse município, representa um sinal de desenvolvimento, isto é, ao meu sentir, é um sinônimo de gestão moderna que tem visão de futuro e compreende que as necessidades básicas do ser humano devem ser priorizadas.
O plano terá um custo de 46,11 por pessoa.
Estive agora na Secretaria de Administração, e, segundo o Secretário Francisco Ernesto, cerca de 70 pessoas já aderiram ao plano. Ainda conforme o secretário, os serviços de saúde oferecidos pelo plano, já serão liberados a partir do dia 05 do próximo mês, ou seja não haverá carência. Os interessados em adquirir o plano poderão procurar a supracitada secretaria.
Faço uso das palavras do The Place:
"A prefeita Lanice Ferreira está de parabéns pela iniciativa!"

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Armando Filho

Estive ontem, juntamente com Júnior, Amanda e Shirley, em Mossoró na Primeira Igreja Batista de Mossoró para assistir um culto com a participação do cantor evangélico Armando filho.

Considero Armando um dos melhores cantores gospel do Brasil.

Sem dúvida um homem ungido por Deus. Armando já esteve em nossa cidade no ano de 2006 e em breve estaremos trazendo ele aqui novamente.

Seus louvores invadem a nossa alma e nos transmite a paz.

O evento contou ainda com a participação de Eli de Jesus, um também abençoado cantor gospel.

sábado, 16 de maio de 2009

Exercício

Bianca me enviou este exercício por email e resolvi testá-lo aqui no ad finem. É interessante como nossa mente consegue fazer proezas...

EXERCÍCIOS PARA A MENTE
Exercícios para cérebros enferrujados
Não deixe de ler.


De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.
Sohw de bloa.

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO
53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R
COMO NO554 C4B3Ç4
CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35!
R3P4R3 N155O!
NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO,
M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41
D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3,
S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO?
POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O!
SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

Conseguiu? Legal não é?!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Titia

Em hipótese alguma poderia deixar de homenagear, ainda hoje, uma pessoa mais que especial para mim.

Uma pessoa que contribuiu relevantemente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Uma pessoa que serviu de referência para mim, durante minha infãncia.
Foi através do seu exemplo que resolvi, ainda criança, seguir a carreira pedagógica.
Lembro-me quando bem pequenina, tinha orgulho de dizer aos meus colegas que tinha uma tia professora.
Lembro-me o quanto isso significava para mim.

Hoje afirmo, que sem dúvida alguma, o seu exemplo me fez persistir para chegar onde cheguei.
Era meu propósito ser igual a ela, ocupar o lugar que ela ocupava.

Sou consciente portanto, que almejar adquirir sua sabedoria é um sonho, é notório, que ainda tenho que galgar muitos degraus para me aproximar (nem que seja um pouquinho) do exemplo de vida que ela transmite para nós, da força, da generosidade e caráter que ela representa. Todavia, esforço-me, quem sabe um dia... O certo é que a vida às vezes nos prepara situações boas, que nunca jamais pensamos de forma tão específica.

Estava um dia desses, em minha sala no educandário, quando relembrei-me do período em que minha tia, MARIA SENORA, pessoa maravilhosa a quem me refiro aqui, era diretora deste colégio e nesta época, eu, como toda adolescente, tentava gazear aula, mas era sempre pega de surpresa por ela. Ora, antes deste dia, nunca tinha parado para pensar, que algo que havia almejado tanto na infância, já tinha se concretizado de forma tão literal.

Eu estava ali, em uma função e local que ela tinha ocupado anos atrás.

Titia, sei que não seria necessário expressar tudo isso aqui, pois nada do que foi dito nest post é novidade para ti. Contudo, sou adepta de que pessoas devem ser homenageadas e elogiadas enquanto vivas. Que necessitamos dizer o quanto elas são importantes, enquanto estão ao nosso lado. Que precisamos demonstrar nosso amor, enquanto a pessoa é capaz de perceber, ver, sentir e usufruir.

Por isso tia, quero ratificar mais uma vez que te amo, que tudo isso expressa de forma muito singela o que sinto por ti, pois palavras, ah, o que são palavras, para transmitir o mais belo e mais significante sentimento que é o amor?!?!?!?!?

Parabéns, que Deus lhe conceda muitos e muitos anos de vida.

Reflita

“Nada pode ser mais desigual do que tratar os indivíduos como se eles fossem iguais em todos os aspectos.”

(Dunn apud kussrow e Roshaven)
O princípio da isonomia, garantido pela magna carta, consiste em tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual. Impossível, humanamente falando, tratar as pessoas de maneira igualitária, sem considerar e respeitar suas diferenças. Agir com justiça, não significa dizer, que para todos os casos deverá se ater apenas a uma concepção ou solução. Cada caso é um caso, cada pessoa uma pessoa. Assim, efetivamente, se age com igualdade (se é que isso é possível), quando se atém ao caso específico, analisando-o sob todos os ângulos e considerando as diferenças existentes, buscando sempre um equilíbrio, para que ninguém saia prejudicado.