SEJAM BEM VINDOS

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Nélson Rodrigues

Na "mulher interessante", a beleza é secundária, irrelevante e, mesmo, indesejável. A beleza interessa nos primeiros quinze dias; e morre, em seguida, num insuportável tédio visual. Era preciso que alguém fosse, de mulher em mulher, anunciando: "Ser bonita não interessa. Seja interessante!"

Secretário de Saúde

Enquanto alguns dizem que nossa cidade sofre por falta de assistência médica o Secretário Municipal de Saúde se destaca. Quero parabenizá-lo por sua perfomance no cargo, que desde que assumiu a pasta tem se doado de forma altruísta para o bom andamento dos trabalhos. Me surpreendi ao chegar na Maternidade Onzieme Rosado, na segunda-feira de carnaval, para me consultar e o encontrei trabalhando em pleno movimento momesco. Isso significa que em meio a folias e repousos nosso secretário se preocupava com o bem-estar da sociedade, com o provimento deste e trabalhava. É isso amigo Reginaldo, continue firme, você é a prova viva de que o conhecimento não é intangível e que desafios foram feitos para serem aceitos e vencidos. Parabéns mais uma vez e vá ad finem.


Só um lembrete:
Temos médicos de plantão todos os dias.
Todos os PSFs já estão em funcionamento.
Já temos odontólogos atendendo a população.
Já dispomos de pediatras.
Em breve trarei mais detalhes dos plantões e médicos da cidade.

Reflexão

Estamos tão preocupados com o que queremos ter que esquecemos de agradecer o que já temos.

Súmula do STJ

A decisão do Superior Tribunal de Justiça de que cheque pré-datado apresentado antes da data marcada no título, gera dano moral transformou-se na Súmula 370. Quem tem costume de depositar antes do dia previsto os cheques que tem em mãos, fiquem atentos, pois isto pode ser revertido numa indenização. Ressalte-se que o cheque para o direito brasileiro é título de crédito de pagamento a vista, não há previsão legal de cheque pré-datado ou pós-datado como alguns queiram, entretanto, como isso acontece comumente, esse fato passou a ser aceito no mundo da legalidade. É o costume se sobrepondo ao direito ou o direito se amoldando aos costumes.

Ícone da Moda

E por falar em patriotismo, nos reportemos um pouco aos Estados Unidos, não neste assunto específico, mas sobre um que vem sendo alvo de toda mídia hodierna: O mais Novo Ícone da Moda Michelle Obama, que diga-se de passagem, uma mulher rara, (não apenas por ser primeira-dama dos Estados Unidos, como pensam alguns, até porque quantas já passaram e não tiveram esse destaque todo), mas por sua inteligência, perspicácia e é claro também pela sua elegância e maestria no mundo da moda. Ressalte-se que para alguns designers e estilistas Michelle Obama: "é mais real que icônica", disse David Wolfe, diretor criativo do Doneger Group, que prevê tendências. "Ela não tem um visual fashion fechado. Ela experimenta, e isso é tudo o que é fashion hoje em dia." Em outras palavras David disse que um ícone é alguém com capacidade para influenciar o público de tal forma, que provoca a mudança de estilos. É alguém que apesar de estar na moda tem estilo próprio, tem apelo definido e deliberado, que faz com que muitas pessoas acompanhem, o que para alguns, ela não tem, ela apenas segue os estilos determinados. O fato é que ela inova também em outro aspecto, pra mim bem relevante por sinal, se veste com roupas de estilistas pouco conhecido e de redes de lojas não muito caras, estabelecendo assim, uma nova diretriz, o que concordo plenamente, pra uma mulher se vestir bem, não necessita pagar por etiqueta, basta analisar o seu perfil e procurar que tem muita coisa bonita, na moda e barata.
É relevante por último destacar, que o realce dado a figura da primeira-dama estadunidense se dar muito mais pelo fato de sua intelectualidade do que pela sua beleza e elegância. Todavia, este é um fato tão raro que a maioria das pessoas nem apercebem-se para tal. Acredito porém que isso venha mudar, as mulheres modernas estão se capacitando e lutando pelo reconhecimento e valorização do que é realmente merecedor e não apenas pelo exterior, pelo físico. Agora, sejamos sinceros, quando foi que presenciamos uma mulher de algum político falar publicamente, como Michelle, com tanta propriedade? Se alguém tem outro exemplo, por favor deixem aqui que publico.

Expressões em latim

Dulce et decorum est pro patria mori = Doce e honroso é morrer pela pátria.


NOTA: foi bem proposital mesmo a frase aludida, ela se encaixa perfeitamente para um país que precisa descobrir o que é patriotismo.
Não se apeguem literalmente a letra, atentem para o sentido mais profundo da expressão.

Ausência

Passei alguns dias ausentes deste espaço, embora já tivesse previsto isso, a mudança se deu pelos motivos. Enquanto pensei ficar este período carnavalesco em retiro na zona rural deste município, não fiquei mas que um dia e fui acometida de uma enfermidade o que me fez voltar para casa e ficar em repouso e consequentemente me afastar daqui por mais tempo que o esperado. Todavia isso não vem ao caso. Estamos de volta e ad finem.

Rotina

Depois de dias de folia e muita festa pra uns e descanso pra outros, voltamos a vida "normal", porque não real. Como é previsível e comum no país do carnaval tudo pára, não se há tempo pra assuntos sérios, como bem disse meu amigo JP aqui no Ad finem... rsrsrsrsrsr. Mas é isso aí, quem gosta curte, quem não gosta aproveita bem o feriadão pra descansar (me insiro nesta classe, ressalte-se que nunca gostei, nem mesmo quando não era evangélica). Se bem que este período de ócio não foi exatamente o que esperava, mas isso também é a vida. O que importa é que estamos aqui e devemos continuar nossa jornada da melhor forma possível. E vida pra frente.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Filme

Assisti ontem a tarde (ao lado do meu esposo, minha cunhada Amanda e minha sobrinha Karol) ao Filme Sete Vidas que dispensa qualquer comentário, por se tratar de uma excelente produção cinematográfica. Não trarei mais informações que possam aguçar mais a curiosidade dos webleitores porque a hora não me permite mais. Tenho que ir a igreja e a hora não espera por ninguém. Portanto gente, até breve. Não sei se postarei esses próximos dois dias, é mais provável que não. Todavia, estarei de volta na quarta-feira se Deus assim me permitir.

Período para retiro

Amanhã os jovens estarão saindo da cidade para o balneário do Sobrinho para retiro. Hoje passamos o dia por lá com alguns jovens e casais da igreja, comemorando o aniversário de meu irmão João Batista. Nesta segunda sairemos em trabalho com a mocidade da igreja, onde na oportunidade será realizada gincanas, dinâmicas, brincadeiras, estudos, debates, reflexão da palavra de Deus. Além disso os jovens terão banho de piscina e passarão dois dias na presença do Senhor. Os Líderes da mocidade Ernesto, Geraldo e o irmão Edinho organizam o evento e contam com a ajuda de alguns jovens casais da igreja.
Estaremos lá.

Feliz Aniversário

Quero parabenizar três pessoas neste espaço. Pessoas que merecem destaque, as quais passo a discorrer:
Primeiro meus parabéns a Jucivan - filho de Juciê - ( que aniversariou ontem) um adolescente que vi nascer e aprendi muito a amá-lo. Menino calmo, tranquilo, inteligente que merece todo nosso amor. A você Jucivan, que Deus ilumine seus passos, te dê felicidade, paz e muitos anos de vida. Em segundo lugar dedico todo o meu amor ao meu irmão João Batista, alguns dizem que o meu irmão preferido, não acho que tenho preferência entre os três irmãos homens que eu tenho, mas sei que ele foi um dos que mais me preocupei e me preocupo. Porém isso não importa agora, o que importa realmente é que desejo tudo de melhor a você e sua família, sabe que podes contar comigo hoje e sempre. Mas o mais importante mesmo foi a feijoada que você nos ofereceu, estava boa demais e o churrasco então! Bem deixemos as brincadeiras de lado. Como disse o nosso amado Pastor Coriolano De us te abençoe e te guarde. Valeu mesmo. Por fim, não poderia deixar de parabenizar a amiga Ivone carlos, desejo a você muita felicidade, paz, amor e muitos anos de vida. Deus te abençoe.

Novo Blog

Visitei hoje o blog do amigo e advogado Hugo Oliveira, quero parabenizá-lo pela decisão de também se enveredar no mundo dos blogueiros. Tenho certeza que ele terá muito a contribuir com os webleitores com sua inteligência e perspicácia. É isso ai, permaneça firme e vamos juntos aprender mais e mais sobre este novo espaço cibernético.
Ah, a você Dr. Hugo e todos os demias amigos que já linkaram o Ad Finem, meus sinceros agradecimentos e esperem só um poquinho que ainda estou aprendendo a lidar com as ferramentas do blogger. Em breve estarei também linkando os blogs que acompanho.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Agradecimentos

Meus agradecimentos ao Dr. Hugo Oliveira. Soube hoje que ele acompanha o Ad finem. Sinto-me lisonjeda com sua participação neste espaço. Valeu.

Expressões em latim

Data venia = com a devida permissão; dada a sua licença;

Reflexão

Gratidão

O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma garotinha se aproximou da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrine.
Os olhos da cor do céu, brilhavam quando viu um determinado objeto. Entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesa azul.
- É para minha irmã. Pode fazer um pacote bem bonito?, diz ela.
O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou: - Quanto de dinheiro você tem? Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e feliz, disse: - Isso dá? Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa. - Sabe, quero dar este presente para minha irma mais velha. Desde que morreu nossa mãe ela cuida da gente e não tem tempo para ela. É aniversário dela e tenho certeza que ficará feliz com o colar que é da cor de seus olhos.
O homem foi para o interior da loja, colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.
- Tome!, disse para a garota. Leve com cuidado.
Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou:
- Este colar foi comprado aqui? - Sim senhora. - E quanto custou? - Ah!, falou o dono da loja. O preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente. A moça continuou: - Mas minha irmã tinha somente algumas moedas! O colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagá-lo! O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem. - Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. ELA DEU TUDO O QUE TINHA. O silêncio encheu a pequena loja e duas lágrimas rolaram pela face emocionada da jovem enquanto suas mãos tomavam o pequeno embrulho.
"Verdadeira doação é dar-se por inteiro, sem restrições. Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura. Seja sempre grato, mas não espere pelo reconhecimento de ninguém. Gratidão com amor não apenas aquece quem recebe, como reconforta quem oferece."

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Adaptação

Estou aos poucos me adaptando aos recursos do blogspot. Confesso a todos que estou apenas engatinhando no mundo dos blogs, todavia estou amando. Continuarei persistindo, procurando melhorar sempre. Não tenho grandes pretensões, até porque, o simples fato de termos a liberdade de expressarmos nossa opinião, já é por si só gratificante. Assim, espero a compreensão de todos vocês com as mudanças que ocorrem e continuarão ocorrendo e continue participando..
Obrigada a todos que já acessaram e os que já recomendaram este blog.
Valeu e vamos ad finem.

Pena de morte

Você sabia que a pena de morte é expressamente proibida pela Constituição de 88? O extenso rol de direitos fundamentais preceituado no artigo 5º da Magna Carta, impossibilita o acontecimento de qualquer transformação nesta área. Muitos legisladores já apresentaram projetos, (na tentativa fragorosamente derrotada), com intuito de implementar a adoção da pena de morte no Brasil. Por se tratar de uma cláusula pétrea, vez que é um direito fundamental, seria necessário rasgar a Constituição, criar uma nova constituinte e elaborar um novo texto constitucional para que isso viesse acontecer em nosso país. Destarte, discussões do tipo, "Você é favor ou contra a pena de morte no Brasil?", não tem muita razão de ser, em que pese não ser a opinião do povo que contribuirá para mudança deste fato, pois a cláusula pétrea também não é passível de transformação por consulta popular.

Expressões em latim

Consuetudo Abrogatoria = Costume que se opõe a uma lei.

Gov. City

O carnaval em Gov. City também promete. Os foliões aguardam ansiosos pelo início que marcará quatro dias de muita animação e folia, pra quem gosta é claro, para outros já, serão dias de total descanso, sossego, folga... ah e nós merecemos, afinal de contas somos filhos de Deus. Independentemente em grupo esteja inserido, lembre-se, o carnaval são quatro dias, a vida e as consequências de nossos atos perpassarão esse curto espaço de tempo. isso é que todos nós esperamos, que tudo ocorra na mais absoluta paz, que possamos na quarta-feira de cinzas agradecer a Deus por tudo. Assim, quer brincando o carnaval, quer descansado, hajamos todos com sabedoria e cuidado, pois esse período sempre é muito crítico.

Carnaval de Mossoró

Depois de anos que não presenciávamos movimentações carnavalesca na cidade vizinha de Mossoró, me surpreendi nesta noite, quando trafegando pelas ruas mossoroenses, ao lado de meu esposo, nos deparávamos com carros alegóricos, pessoas com as mais diversas fantasias e grande agitação. Fato que nos pareceu até estranho, em que pese, este evento ter sido de certa forma deixado de lado da supracitada cidade. É isso ai, parece que o carnaval mossoroense voltou pra ficar.

Destaque

O amigo João Paulo, acadêmico em Direito, deixa um comentário que pela sua pertinência e relevância, reproduzo aqui na página principal e agradeço mais uma vez pela sua interação neste espaço. É uma honra poder contar com a participação de pessoas inteligentes...

João Paulo Meneses Bezerra disse...

Costuma-se afirmar que a família é a célula mater da sociedade. Numa analogia carregada de comicidade, costumo sempre complementar o adágio, acrescentado: “e a escola é a célula pater”. Sem prejuízo da análise conjuntural apontada com bastante propriedade por esta blogger, que detém argumento de autoridade, pois atua na área, vejo-me na obrigação de acrescentar que a violência na escola é a reprodução ou a incidência da violência em todo corpo comunitário. A violência contra as mulheres, os idosos, as crianças, os deficientes físicos e outras minorias produzidas e reproduzidas dentro e fora dos lares, as produções cinematográficas apologéticas, com mensagens claras ou veladas pela hoje chamada subliminaridade, dentre outros fatores, tendem a refletir na escola, microcosmo da sociedade, a qual se vê agora sem possibilidade de controle com relação a essa fato. Por essas questões e pelos pontos elencados no post, é que venho desanimado há algum tempo, pois o discurso segundo o qual a educação é o segredo de progresso de uma nação já soa como uma cantinela enfadonha. É muito discurso e pouca ação. Mas eu sou professor e não desisto nunca. A obstinação é o que move a classe. Lutamos e a nossa luta pode parecer utopia para alguns. Estes talvez vitimados pela educação deficitária ou, quando não, movidos por interesses outros. Porém, senhores, vem aí o carnaval... “Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí...” Por esses quatro dias um País, pobre como o nosso, para e não há espaço para debates sérios e definidores de seu futuro. O que não é em todo condenável. Afinal de contas, quem sobrevive a cutiladas sem anestesia?

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Relevante

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

Nélson Mandela

Piso Salarial

A prefeita Lanice Ferreira anunciou na tarde de hoje que a proposta de incorporação de 20% da regência no salário base do professor não será mais enviada a Câmara. Ela disse que entendia a situação dos professores, mas se preocupa com a folha de pagamento que vai ficar muito alta, todavia, mesmo com as dificuldades existentes ela manterá a gratificação de 40% e dará reajuste salarial de 10% a todos os profissionais da educação.
Valeu prefeita.

Expressões em latim

Bona fide = Boa fé.

E falando em educação...

Cresce assustadoramente nas escolas públicas de nosso país os casos de violência de alunos contra professores. É o descaso com a educação chegando às salas de aula. É o falta de limites por parte dos pais, causando prejuízo emocional indescritível nos nossos jovens e adolescentes. É a falta de valores dantes tão arraigados em nosso meio, hodiernamente deixados de lado. É a falta de recursos, impossibilitando melhores meios de se inovar e promover aulas diferentes. É a falta de união e interação de pais e escola, provocando lacunas de ordem cognitiva e psicológica, que podem ser irreversíveis. Espero ver mudanças em breve neste quadro. Não sei bem por onde deveríamos começar, mas acredito que no dia que entendermos que devem andar juntos escola, família e sociedade civil, aí sim, compreenderemos a nossa força e com ela produziremos dias melhores neste campo.

Ano Letivo

Mais um ano letivo se inicia, com ele as expectativas, os sonhos, os anseios de alunos, professores e demais atores desse processo, que dedicarão boa parte de seu tempo no cansativo, porém totalmente necessário, mundo do aprender e ensinar. Penso ser esta dinâmica, falo da aprendizagem, a mais bela que envolve o ser humano, todavia a mais árdua também, em que pese, fazermos parte de um país em que investimento na educação é visto como um gasto. Não sei onde irá parar a realidade da educação pública no Brasil, se rapidamente não houver uma mudança de postura não só da sociedade civil, não só dos governantes, como primordialmente da classe dos profissionais da educação. Um país que quer se desenvolver investe em educação de olhos fechados. Basta analisarmos o exemplo da china, que depois de ser por completa, destruída pela guerra, hoje é uma das maiores potências mundiais. O que a China fez pra sair do "buraco"? Alguém me responde essa pergunta?

Recomendação

Gostaria de agradecer ao companheiro de curso na faculdade João Paulo Barra de Felipe Guerra, dono do blog www.abelhudonews.blogspot.com, por inserir o Ad finem em lista dos blogs que ele acompnha.
Valeu pela recomendação amigo, já estou recebendo visitas dos munícipes de felipe Guerra.
É uma felicidade pra mim, em tao poucos dias da criação deste diário virtual, já está ultrapassando os limites dix-septienses.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cláusula Pétrea

É parte do texto constitucional, preceituado no art. 60, parágrafo quarto que impõe limitações e reserva algumas matérias em núcleo inalterável. Texto imutável, que impossibilita qualquer alteração, mesmo que seja por emenda, por se tratarem de matérias que são o cerne da ordem constitucional. Destarte, não pode ser objeto de deliberação porpostas que intentem abolir: A Reforma Federativa do Estado; o voto direto, secreto, universal e períodico; a separação dos poderes e os direitos e garantias individuais, previsto no art. 5º da Magna Carta.

Expressões em latim

Diante do fato de ter escolhido uma expressão em latim pra nomear o meu blog, resolvi inserir diariamente o significado de expressões que comumente são utilizadas pelos operadores do direito. E pra começar ai vai a primeira:
Ab alto = Por alto, por presunção, por suspeita.

INDIGNAÇÃO

Conversava hoje com alguns colegas de profissão, (Ivone Carlos, Professor Chagas , Neraide entre outros) na Secretaria Municipal de Educação sobre piso o salarial nacional. Falava pra eles da minha indignação de tanta polêmica com o piso salarial do professor, ressalte-se que isso ocorre a nível nacional o que é pior ainda. Questiono-me o por quê de tanta celeuma com uma coisa tão insignificante. Que país é este que o mínimo de reconhecimento para os educadores causam tanto balbúrdio. Gente, uma lei foi criada pelo legislativo, sancionada pelo o executivo, mas teve ainda de ser submetida ao crivo do Poder Judiciário, somos tão importantes que chegamos ao Supremo. Causa de indignação é também a inércia do Poder Legislativo que permiti que o Judiciário interfira em competências exclusivas dos legisladores. Compete agora a nossa classe nos unirmos e sermos mais coorporativistas e lutarmos em prol dos nosso direitos.
Não poderia deixar de postar também que já encontrei inúmeras pessoas na faculdade dizendo ter acessado o meu blog. Quando pergunto sobre como eles tomaram conhecimento sobre o Ad finem, já que está com tão pouco tempo que criei, tenho a resposta: Vi no Tio Colorau. Portanto meus agradecimentos mais uma vez a Erasmo pela recomendação.

The Place

Obrigada também a Wilton Júnior dono do blog The Place que postou hoje em destaque sobre a criação do Ad finem.
Valeu amigo.

Agradecimentos

Quero agradecer de coração a todos que por aqui já passaram. Sinceramente me surpreendo com o número de pessoas que já me disseram que acessaram meu blog. Fico híper feliz com isso, espero que continuem ad finem comigo.

Interrogação

A caminho do meu trabalho hoje pela manhã, diversas pessoas me pararam na rua perguntando se Lanice Ferreira e Júnior Afonso seriam cassados hoje. Resolvi então postar aqui algumas explicações relevantes, a saber: a audiência que seria realizada neste dia, fazia parte das diligências feitas pelos advogados das duas partes que envolvem o processo. Iria acontecer a acariação de pessoas que foram ouvidas na audiência anterior. Depois da realização desta, ainda deve haver um tempo para as alegações finais dos advogados e só depois disso é que a juíza pode emitir sua sentença. Desta feita, fica claro, (que como alguns opositores de Lanice propagavam na rua) que seria impossivel que a prefeita fosse cassada hoje. Como já foi postado, repito mais uma vez, o pouco que conheço do direito, ressalte-se que ainda é bem pouco mesmo, não vejo razão ainda, para nos assustarmos com os embustes imputados a nossa coligação.

Audiência II

Conforme a previsão feita por este blog ontem, a audiência eleitoral que estava marcada pra hoje foi adiada. Ainda não sei a data que ela acontecerá. Trarei maiores detalhes em breve.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cassação

Ao tentarmos atravessar a rua (se for a pé) e chegarmos ao nosso local de trabalho, nos deparamos com pessoas, cidadãos dix-septienses, que se aproximam de nós apresentando certa ansiedade, querendo explicaçãos sobre o que está acontecendo nas audiências eleitorais que ocorreram e as que ainda estão por vir. Depois de passarem pela cassação em 2005, muitos munícipes ainda sofrem e por isso buscam uma palavra, uma informação. Acontece, que é necessário explicarmos que a situação hodierna distingue-se completamente da pretérita. Não se pode, é claro, expor tudo o que está nos autos do processo, todavia, estamos acompanhando as audiências realizadas e até agora não vimos nada de concreto para que viesse produzir alguma preocupação. Ora, o ônus da prova é de quem acusa, portanto, estamos tranquilos, uma vez que até o momento não consta no processo nehuma prova material que venha a imputar algum crime eleitoral, praticado por Lanice, por Júnior Afonso e nem muito menos por nenhum de seus partidários, que o acompanharam e apoiaram na campanha. Uma primeira ação, empetrada pelas mesmas pessoas que postulam também nestas últimas, já foi indeferida pela juíza Welma. O fato curioso disso tudo é que as partes ativas da ação pedem provas emprestadas, de uma ação que já foi julgada em primeira instância e o pedido nela feito indeferido.
Esperemos então pelos resultados.
Com certeza estamos confiantes na nossa vitória.

Audiência

O advogado Humberto Fernandes solicitou na tarde de hoje à Juíza Welma que a audiência eleitoral, que seria realizada amanhã, fosse adiada. O pleito se deu devido ao fato de o advogado não poder se fazer presentena mesma, uma vez que ele estava já com viagem marcada pra capital do estado. A audiência seria da AIJE - Ação de Investigação Judicial Eleitoral - empetrada pelos candidatos que perderam eleição no último pleito em Gov. Dix-sept Rosado. Nas primeiras horas da manhã, a juíza dará resposta ao pedido do advogado, que se disse totalmente confiante no deferimento de sua postulação.

Retiro

O Presidente da Mocidade da Assembléia de Deus, Francisco Ernesto organiza evento com o intuito de retirar os jovens da cidade para a zona rural no período carnavalesco. O retiro contará com a participação e colaboração de alguns jovens casais da igreja, que o ajudarão neste encontro. Ocorre nestas reuniões gincanas, brincadeiras, momentos de reflexão da palavra de Deus e de descontração, debates e confraternizações. Os jovens estão esperando ansiosamente a data.
É isso ai Ernesto precisamos promover ações inovadoras e interessantes para os nosso jovens. Valeu.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Reflexão

Quando o sonho se desfaz... DEUS reconstrói!
Quando se acabam as forças... DEUS renova!
Quando é inevitável conter as lágrimas... DEUS dá alegria!
Quando não há mais amor... DEUS o faz nascer!
Quando a maldição é certa... DEUS a transforma em benção!
Quando parecer ser o final... DEUS dá novo começo!
Quando a aflição quer persistir... DEUS nos envolve com paz!
Quando a doença assola... DEUS é quem cura!
Quando o impossível se levanta... DEUS torna possível!
Quando faltam palavras... DEUS sabe o que queremos dizer!
Quando tudo se parecer fechar... DEUS abre uma nova porta!
Quando você diz: “Não vou conseguir“... DEUS diz: “Não temas, pois, estoucontigo!
Quando o coração é machucado por alguém... DEUS é quem derrama o bálsamo curador!
Quando não há possibilidades... DEUS faz o milagre!
Quando só há morte...DEUS nos faz persistir!
Quando você não sentir mais esperança...DEUS é a resposta
Quando a noite parecer não ter fim...DEUS

Parabéns

Quero parabenizar o Pastor Coriolano pela passagem do seu aniversário no inicio desse mês e pelo grande empreendimento que ele está realizando na Assembléia de Deus. Uma grande construção, que contribuirá para a melhor atuação da os membros da referida igreja. O Pastor Coriolano é um grande homem de Deus, íntegro, sincero em suas palavras e verdadeiramente um investidor nos trabalhos do Senhor. Parabéns pastor.

ASSEMBLÉIA PARA PROFESSORES

O Sindicato dos Sevidores Municipais de Gov. Dixsept Rosado realizará Assembléia Extraordinária nesta quarta-feira - 18/02/09. Na oportunidade será debatido o piso salarial dos professores que deverá ser implantando ainda neste mês. O Poder Executivo apresentou proposta para o Sindicato e a diretoria apresentou uma contra proposta. É exatamente o que o presidente Hudsmar Carlos pretende com a referida assembléia, repassar as propostas e saber qual o posicionamento da classe. Assim, precisamos participar efetivamente e nos posicionar com aquilo que for melhor para nós.
A assembléia acontecerá na Câmara, as 10:00 h.
PARTICIPEM.

CANTINHO DA POESIA

A Verdade (Carlos Drummond de Andrade)

A porta da verdade estava aberta,
Mas só deixava passar
Meia pessoa de cada vez.
Assim não era possível atingir toda a verdade,
Porque a meia pessoa que entrava
Só trazia o perfil de meia verdade,
E a sua segunda metade
Voltava igualmente com meios perfis
E os meios perfis não coincidiam verdade...
Arrebentaram a porta.Derrubaram a porta,
Chegaram ao lugar luminoso
Onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
Diferentes uma da outra.
Chegou-se a discutir quala metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela
E carecia optar.
Cada um optou conforme
Seu capricho,
sua ilusão, sua miopia.

Agradecimentos

Agradeço aos blogueiros Paulo Martins e Erasmo pela propaganda feita sobre o meu blog.
Valeu.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

AD FINEM: MAIS UMA VEZ.

Algumas pessoas visitaram o blog "Ad finem" e me perguntaram pelo messenger o que significava a expressão acima citada. Recomendo aos webleitores que dê uma olhada no barra direita do blog, onde fica os títulos das publicações já realizadas. Lá tem um poster com o título "Ad finem" e neste eu explico o significado.
Obrigada pelos que aqui já pasaram. Valeu.

" UMA PERGUNTA EXCÊNTRICA ? "

Aos menos familiarizados com as discussões mais recentes no âmbito do Direito Penal a pergunta que integra o título deste estudo pode soar excêntrica. O que são os criminosos senão pessoas? Extraterrestres? Batráqueos? A perplexidade que a pergunta suscita traz subjacente uma intuição ética e juridicamente correcta. Na verdade, o estatuto de pessoa jurídica adquire-se com o nascimento e está internamente relacionado com o estatuto de pessoa ética, por isso que implica a obtenção de uma dignidade que não está dependente da condição nem do comportamento social da pessoa. Como KANT explicitou, numa formulação que marcou o pensamento ético e jurídico liberal, ter uma dignidade significa ter um valor em si mesmo, estar acima de todo o preço, não ser susceptível de troca ou de transacção. Significa isto que por mais hediondo que seja o crime praticado e por mais censurável que seja a culpa revelada, o criminoso não perde a dignidade que adquiriu pelo facto de ser pessoa e portanto deve continuar a ser tratado condignamente apesar da condenação e (eventualmente) da pena a que foi sujeito.


(Trecho do estudo “Os criminosos são pessoas? Eficácia e garantia no combate ao crime organizado”. do Prof. Augusto Silva Dias desenvolvido na Conferência proferida na cidade da Praia, em 20 de março de 2007, por ocasião do lançamento de mais um número da Revista Direito e Cidadania.

ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE OS DIVERSOS TIPOS DE PRISÃO NO BRASIL

Entenda as diferenças entre prisão temporária, preventiva, em flagrante, civil e para efeitos de extradição – modalidades permitidas pela justiça brasileira.

Prisão Temporária: A prisão temporária é uma modalidade de prisão utilizada durante uma investigação. Geralmente é decretada para assegurar o sucesso de uma determinada diligência “imprescindível para as investigações”. Conforme a Lei 7.960/89, que regulamenta a prisão temporária, ela será cabível: I - quando imprescindível para as investigações do inquérito policial; II - quando o indicado não tiver residência fixa ou não fornecer elementos necessários ao esclarecimento de sua identidade; III - quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado nos seguintes crimes de homicídio, sequestro, roubo, estupro, tráfico de drogas, crimes contra o sistema financeiro, entre outros. O prazo de duração da prisão temporária, em regra, é de 5 dias. Entretanto, existem procedimentos específicos que estipulam prazos maiores para que o investigado possa permanecer preso temporariamente.

Prisão Preventiva: A prisão preventiva atualmente é a modalidade de prisão mais conhecida e debatida do ordenamento jurídico. Ela pode ser decretada tanto durante as investigações, quanto no decorrer da ação penal, devendo, em ambos os casos, estarem preenchidos os requisitos legais para sua decretação. O artigo 312 do Código de Processo Penal aponta os requisitos que podem fundamentar a prisão preventiva, sendo eles: a) garantia da ordem pública e da ordem econômica (impedir que o réu continue praticando crimes); b) conveniência da instrução criminal (evitar que o réu atrapalhe o andamento do processo, ameaçando testemunhas ou destruindo provas); c) assegurar a aplicação da lei penal (impossibilitar a fuga do réu, garantindo que a pena imposta pela sentença seja cumprida).
O STF rotineiramente vem anulando decretos de prisão preventiva que não apresentam os devidos fundamentos e não apontam, de forma específica, a conduta praticada pelo réu a justificar a prisão antes da condenação. A Constituição Federal determina que uma pessoa somente poderá ser considerada culpada de um crime após o fim do processo, ou seja, o julgamento de todos os recursos cabíveis.

Prisão em Flagrante: A prisão em flagrante possui uma peculiaridade pouco conhecida pelos cidadãos, que é a possibilidade de poder ser decretada por “qualquer do povo” que presenciar o cometimento de um ato criminoso. As autoridades policiais têm o dever de prender quem esteja em “flagrante delito”.

Prisão para execução da pena: A prisão que objetiva o início da aplicação de uma pena foi objeto de discussão de um recente debate pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal. Os ministros entenderam que ela somente pode ser iniciada quando forem julgados todos os recursos cabíveis a serem interpostos, inclusive àqueles encaminhados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ – Recurso Especial) e Supremo Tribunal Federal (STF – Recurso Extraordinário). Entretanto, isso se aplica aos condenados que responderam o processo em liberdade, pois contra estes não existiam fundamentos para decretação da prisão preventiva. Caso surjam novos fatos que justifiquem a prisão a preventiva, os condenados poderão ser recolhidos antes do julgamento dos recursos.
Esta modalidade de prisão é regulamentada pela Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/1984), que possibilita, inclusive, o sistema de progressão do regime de cumprimento das penas, trata dos direitos e deveres dos presos e determina as sanções às faltas disciplinares, entre outros temas.

Prisão preventiva para fins de extradição: Medida que garante a prisão preventiva do réu em processo de Extradição como garantia de assegurar a efetividade do processo extradicional. É condição para se iniciar o processo de Extradição. A Extradição será requerida depois da Prisão Preventiva para Extradição, por via diplomática ou, na falta de agente diplomático do Estado que a requerer, diretamente de governo a governo. O Ministério das Relações Exteriores remeterá o pedido ao Ministério da Justiça, que o encaminhará ao STF, cabendo ao Ministro Relator ordenar a prisão do extraditando, para que seja colocando à disposição do Supremo Tribunal Federal. A importância da prisão preventiva para extradição se dá pelo fato de que seria impossível para o país, que pretende julgar um criminoso, apresentar pedido de extradição para um determinado estado onde o procurado foi localizado, mas logo após este fugir para outro país.Também de nada adiantaria conceder um pedido de extradição, mas na hora de entregar o estrangeiro ao Estado requerente, não estar com ele em mãos. Entretanto, em casos excepcionais, o STF tem autorizado que estrangeiros com pedido de extradição em curso possam aguardá-lo em liberdade.

Prisão civil do não pagador de pensão alimentícia: Esta é a única modalidade de prisão civil admitida na Justiça brasileira. Recentemente o Supremo reconheceu a ilegalidade de outra espécie de prisão civil, a do depositário infiel.A prisão civil do não pagador de pensão alimentícia tem por objetivo fazer com que o pai ou mãe, ou outro responsável, cumpra sua obrigação de prestar alimentos ao seu filho. Existem debates sobre a possibilidade do filho também possuir o dever de prestar alimentos aos pais, quando estiverem passando necessidades.

FONTE - SITE DO STF.

NOTA: Ressalte-se que atualmente já existem decisões de primeira instância em que foi reconhecida a prestação de alimentos do filho em benefício dos pais. Numa cidade deo Ceará uma juíza decidiu a favor de dois anciãos que impetraram ação na justiça, requerendo a pensão do filho e esta foi julgada procedente.

CANTINHO DA POESIA


Os Ombros Suportam o Mundo (Drummond)

Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.
Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.
Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

CANTINHO DA POESIA

Ou Isto Ou Aquilo (Cecília Meireles)

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.



Nota: Verdadeiramente nossa vida é de escolhas e delas não podemos fugir, pois até se nos escusarmos de fazê-las já estamos optando por algo, nem que seja pela inércia. Assim, se é de arriscar sofrer pela inércia ou omissão, que procuremos não recuar diante das opções da vida e resolvamos de cabeça erguida a melhor maneira e a melhor saída para os obstáculos que se levantam em nosso caminho. Caso contrário, permitiremos sempre que os outros conduzam a nossa vida.

Palavra de Deus

Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.
Salmos - 37 -10.

Amanda

Hoje a festa fica por conta da irmã Amanda. Ela receberá em sua casa as irmãs que fazem parte do encontro das "Mulheres Unidas em Cristo", que é um evento realizado mensalmente, sendo que a cada mês ele ocorre na casa de uma irmã diferente. Neste encontro debatemos assuntos relevantes no universo feminnino, realizamos dinâmicas, reflexões e nos confraternizamos. Cada vez mais percebemos que vale a pena participar, pois aprendemos constantemente nas reuniões.
É isso ai cunhadinha, capricha no lanche que a noite estaremos em sua casa para saboreá-lo ad finem. rsrsrsrs.

FESTA

O conjunto Louvores que Libertam da Assembléia de Deus realiza festa de aniversário neste domingo. A regente Abigail Fernandes, juntamente com airmã Abilene Freire - Dirigente do Departamento de Senhoras organizam o evento. As irmãs que louvam a Deus esperam anciosas pela realização deste, que contará com uma preletora da cidade de Mossoró e cantoras locais.
Parabéns a todos que fazem o conjunto.

Saudades

Dia 11 deste - quarta-feira - fez 18 anos que uma pessoa muita querida partiu. Os que conheceram com certeza concordarão que esta pessoa deixou saudades em nós e nos faz muita falta. sabe aquele tipo de pessoa que parece que realmente não nasceu para viver muito, era o tipo de quem falo. Não pelo fato dele ter partido, não faço uso neste momento do ditado: "Quer ser bom, morra ou se mude", - essa pessoa era convictamente especial, tinha um plus, tinha algo que deixava claro que era diferente. Jucivan, esse era seu nome, mais conhecido por Civan, era cabelereiro, extrovertido, brincalhão, alegre, cheio de energia. Contagiava a todos com sua forma de ver a vida, seu sorriso irradiava à todos que o conhecia. Não recordo de ter visto Civan mal humorado, não recordo de tê-lo visto murmurando ou reclamando da vida, não me recordo de vê-lo brigando ou explodindo. Alegria de viver, esse era seu conceito de vida. Partiu de uma forma trágica e cruel, deixando saudades de seus parentes e amigos e muitas namoradas...
Meu cunhado. Saudades....

Sobre o Concurso

O concurso público realizado no ano passado está sob investigação. Uma comissão presidida pelo vice-prefeito Júnior Afonso investigam as irregularidades e vícios que envolvem o certame e contam com o apoio do MP para alcançar os objetivos empreitados. A comissão já se prepara para elaborar o relatório final sobre o caso. De início a prefeita Lanice suspendeu a validade da homologação para que fosse possível contratar temporariamente o pessoal necessário, em que pese a necessidade de dar andamento aos trabalhos urgentes. Confiamos que com os levantamentos feitos, em breve este caso seja solucionado. Trarei mais detalhes sobre o assunto em postes subsequentes.
Ad finem.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

CANTINHO DA POESIA

Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.

Cecília Meireles

Viagem

A prefeita Lanice Ferreira e o vice-prefeito Júnior Afonso estiveram em Brasília essa semana. Participaram do Encontro do Presidente Lula com os novos prefeitos e prefeitas, na oportunidade os ministros e acessores repassaram para os novos líderes municipais os programas e projetos do Governo Federal. Tive a satisfação de também participar do encontro. Fui convidada pela prefeita para representar a Educação do município e claro, aceitei de pronto a convocação. A experiência foi ótima, ainda não conhecia a Capital do Brasil e melhor fui acompanhada do meu esposo o que fez a viagem ser duplamente agradável.

Elogia da Loucura

Em 2007 tive a imensa satisfação de ser aluna do Professor Ailton Siqueira da Faculdade de Ciências Sociais, homem de uma sapiência invejável e detentor de uma facilidade de envolver e atrair atenção para sua retórica, fazia de suas aulas um momento único de ensinamento e diversão ao mesmo tempo. Bem, vamos ao que interessa, revivi esses momentos porque à época, ele nos indicou um livro que muito me chamou a atenção, procurei algumas vezes esse livro e nunca encontrei. Recentemente estava em uma banca de revista com meu esposo Júnior Afonso e olhando algumas publicações, encontrei-o. Não pensei duas vezes, comprei-o e estou lendo. É um ensaio escrito em 1509 por Erasmo de Roterdã e publicado em 1511. Apenas iniciei a leitura, mas estou gostando. Nele a Loucura é personificada como uma entidade viva e apesar de ainda não poder expressar opinião concreta a respeito, já de pra perceber que uma obra irreverente e espontânea. Quando concluir, prometo voltar aqui com mais detalhes... espero que seja em breve... Pq meu tempo. Afff.,

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ad finem

O título escolhido "Ad finem" é uma expressão em latim que significa "Até o fim". A escolha foi bem sugestiva, fiz intencionalmente com a pretensão de que isto me instigue a perseverar e não desistir. Cada vez que olhar para a expressão, vou lembrar-me de que ela será um incentivo, um estímulo. É claro que a referida que o dito tem também a intenção de influenciar os que por aqui passarem, a ir até o fim.
Espero aprender mais com esta nova empreitada.
Espero poder contar com a participação de muitos amigos.
Está explicado.

Início

Iniciei minha admiração por blogs já alguns anos atrás. Comecei acessando o blog do tio colorau e gostava muito de me enveredar naqueles escritos que considerava instigante e perspicazes. Depois passei a ser também leitora assídua do blog The place do amigo Wilton Júnior, que nos enriquece com sua inteligência e sagacidade, juntamente a estes , tive também o imenso prazer de começar a compartilhar com muitas outras pessoas da agudeza de espiríto de Paulo Martins em seus escritos - e ai vieram outros de colegas de faculdade, outros através de recomendação. A questão é que passei a admirar a arte da escrita através deste acessório, que ao meu ver parece que virou mania, e comentava sempre com meu amigo João Paulo, colega de faculdade, o meu desejo de ousar também neste ramo. Planejamos fazer algo juntos sobre Direito, mas não era exatamente o que eu queria, ainda não sei ao certo o que quero, mas estou aqui. Via a necessidade de ter a presença feminina nesta área, em minha cidade, fato realizado pioneiramente pela colega Lelena. Confesso que ela me inspirou a realizar esse meu desejo e não apenas isso, me deu dicas também para que eu pudesse estar hoje tomando essa iniciativa. Não tenho muitas pretensões com este espaço, intenciono apenas escrever, expor algumas idéias, transmitir alguns pensamentos. Penso que isso pode nos imortalizar um pouco. Já faço isso, já escrevo algumas concepções minhas e agora pretendo deixar neste um pouco de mim. Espero ser persistente e determinada neste intento. Espero ter tempo para poder aqui chegar com uma frequência razoável.
Então vamos lá.